[TUTORIAL] Reconhecimento de dinheiro
5 participantes
Página 1 de 1
[TUTORIAL] Reconhecimento de dinheiro
Galera, eu bolei um script aqui (só um exemplo) de "reconhecimento de dinheiro do player" :D ESPERO AJUDAR
Então, vamos supor que uma float seja a quantidade de dinheiro que você possui...
Se vc não tiver 10 na float não vai poder ter essa coisa que vc quer, pois não tem dinheiro para comprar, mas se você tiver 10 na float vc pode comprar, pois possui o dinheiro. Para saber se vc possui ou não o dinheiro fiz um variável bool para te informar (Pois prefiro usar a bool que o DebugLog)
Script:
Podem testar ai ;D
Então, vamos supor que uma float seja a quantidade de dinheiro que você possui...
- Código:
public float Dinheiro = 5.5f;
Se vc não tiver 10 na float não vai poder ter essa coisa que vc quer, pois não tem dinheiro para comprar, mas se você tiver 10 na float vc pode comprar, pois possui o dinheiro. Para saber se vc possui ou não o dinheiro fiz um variável bool para te informar (Pois prefiro usar a bool que o DebugLog)
Script:
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class TesteIf : MonoBehaviour {
public float Dinheiro;
public bool PodeComprar;
public bool NãoPode;
void Update () {
if (Dinheiro <= 10f) {
PodeComprar = false;
NãoPode = true;
}
if (Dinheiro == 10f) {
PodeComprar = true;
NãoPode = false;
}
if (Dinheiro >= 10f) {
PodeComprar = true;
NãoPode = false;
}
}
}
Podem testar ai ;D
Re: [TUTORIAL] Reconhecimento de dinheiro
- Código:
public bool PodeComprar(float dinheiro, float custo){
if (custo < dinheiro) return true;
}
- Código:
if (PodeComprar(Player.Grana,10f)){
print ("Voce comprou o produto e gastou " + Player.Grana.ToString());
Player.Grana -= 10f;
}else{
print("Dinheiro insuficiente");
}
ou algo assim
RenanMSV- Instrutor
-
PONTOS : 4060
REPUTAÇÃO : 356
Áreas de atuação : Programação em C#, PHP. SQL, JavaScript (Web)
Respeito as regras :
PS: Aqui
Voce está verificando se o dinheiro é igual ou menor que 10. Depois verifica se é igual a 10, e depois voce verifica se é maior ou igual. Novamente. Caso o dinheiro seja realmente maior a variável será duas vezes setada. E se for igual a 10 ela será 3 vezes.
Apenas uma dica construtiva.
- Código:
if (Dinheiro <= 10f) {
PodeComprar = false;
NãoPode = true;
}
if (Dinheiro == 10f) {
PodeComprar = true;
NãoPode = false;
}
if (Dinheiro >= 10f) {
PodeComprar = true;
NãoPode = false;
Voce está verificando se o dinheiro é igual ou menor que 10. Depois verifica se é igual a 10, e depois voce verifica se é maior ou igual. Novamente. Caso o dinheiro seja realmente maior a variável será duas vezes setada. E se for igual a 10 ela será 3 vezes.
Apenas uma dica construtiva.
RenanMSV- Instrutor
-
PONTOS : 4060
REPUTAÇÃO : 356
Áreas de atuação : Programação em C#, PHP. SQL, JavaScript (Web)
Respeito as regras :
Simplificando
Basta apenas um if e else verificando >10f. com uma bool declarada. Se o resultado for true ele faz o desconto do valor do teu dinheiro. Veja:
Entendeu?
- Código:
public float suaGrana, custoItem; //declarando as variáveis...
//
void start(){
suaGrana = 5.5f; custoItem = 10f; //se quiser, pode setar o valor de <custoItem> e <suaGrana> na start;
}
void update(){
bool podeComprar = (suaGrana >= custoItem); //aqui verifica se vc tem saldo suficiente. Declara dentro do update
if(podeComprar){ //se tiver...
suaGrana -= custoItem; //aqui faz a compra.
print("Compra realizada com sucesso!"); //aqui diz uma mensagenzinha só pra vc testa. depois apague essa se quiser...
}else{ //se não tiver...
print("você não tem grana suficiente!"); //aqui não faz nada, só mostra uma mensagenzinha pra teste
}
}

Última edição por vSync em Qua Jun 15, 2016 9:05 pm, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Apenas simplificando...)
vSync- Iniciante
- PONTOS : 2661
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :
oi eu quero tirar uma duvida, o dinheiro do meu player ta num script de que manda o valor para um text(tmp)... como posso criar uma função para puxar esse valor de dinheiro pra dentro deste script de compra ? to usando um canvas image para visualizar o dinheiro do player dentro do gamer , quero pode utilizar esse dinheiro dentro do game e obter uma atualização dos números no ""texte(tmp)"sem que utilizar ou ganhar
Pkneves- Avançado
- PONTOS : 957
REPUTAÇÃO : 10
Respeito as regras :
[nota]
não sei se e valido, mas eu uso um sistema para "verificar" o total de grana do player, eu salvo 3 valores que são alterados durante o jogo:
o valor gasto - v1
o valor ganho - v2
e o valor total - v3
assim vc pode verificar se o jogador esta usando de maldade verificando se
if(v3 == (v2 - v1)) // valor total e igual o valor ganho menos o valor gasto
se o valor for diferente e por que o jogador fez algo pra alterar a grana
lembrando também que eu nunca uso uma variável que diga do que se trata, nem mesmo pra salvar no playerprefs, evite usar dinheiro, money, total, etc...
Espero ter ajudado, mesmo fugindo do assunto principal kk
não sei se e valido, mas eu uso um sistema para "verificar" o total de grana do player, eu salvo 3 valores que são alterados durante o jogo:
o valor gasto - v1
o valor ganho - v2
e o valor total - v3
assim vc pode verificar se o jogador esta usando de maldade verificando se
if(v3 == (v2 - v1)) // valor total e igual o valor ganho menos o valor gasto
se o valor for diferente e por que o jogador fez algo pra alterar a grana
lembrando também que eu nunca uso uma variável que diga do que se trata, nem mesmo pra salvar no playerprefs, evite usar dinheiro, money, total, etc...
Espero ter ajudado, mesmo fugindo do assunto principal kk

» Marcos, faz um tutorial de como ganhar dinheiro em um Jogo Unity para PC
» reconhecimento de fala simples
» [RESOLVIDO] Reconhecimento de Joystick e Teclado
» sistema de dinheiro
» Dinheiro com jogos
» reconhecimento de fala simples
» [RESOLVIDO] Reconhecimento de Joystick e Teclado
» sistema de dinheiro
» Dinheiro com jogos
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum