[TUTORIAL] Sistema De Save Game Ao Sair Da Fase
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[TUTORIAL] Sistema De Save Game Ao Sair Da Fase
Blz pessoal
estou postando um sistema de save game simples ,porém util.
O funcionamento dele é simples. Bata sair da fase (ex menu de pause e ir no botao sair ou menu pricipal)
ele usa 2 scripts, o GameManager que coleta os dados e salva e o SceneLoader que consulta os dados salvos.
1 script
codigo 2
1 crie um botão com o nome continue ou de sua preferencia.
2 arraste este script para o EventSystem ou outro logar de sua preferencia.
3 coloque o botão criado na etapa 1 no espaço correspondente dentro do script.
ESTE SCRIPT FOI FEITO PELO CHAT GPT.
ESTA FERRAMENTA INCRIVEL ESTA ME AJUDANDO MUITO COM MEUS PROJETOS.
estou postando um sistema de save game simples ,porém util.
O funcionamento dele é simples. Bata sair da fase (ex menu de pause e ir no botao sair ou menu pricipal)
ele usa 2 scripts, o GameManager que coleta os dados e salva e o SceneLoader que consulta os dados salvos.
1 script
- Código:
using UnityEngine.SceneManagement;
using UnityEngine;
public class GameManager : MonoBehaviour
{
private void OnApplicationQuit()
{
// Obtém o nome da cena atual
string currentSceneName = SceneManager.GetActiveScene().name;
// Salva o nome da cena atual no PlayerPrefs
PlayerPrefs.SetString("LastScene", currentSceneName);
// Salva os dados no disco
PlayerPrefs.Save();
}
}
codigo 2
- Código:
using UnityEngine.SceneManagement;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
public class SceneLoader : MonoBehaviour
{
public Button loadSavedSceneButton; // Referência ao botão na interface
private void Start()
{
// Associa o método LoadSavedScene() ao evento de clique do botão
loadSavedSceneButton.onClick.AddListener(LoadSavedScene);
}
private void LoadSavedScene()
{
// Obtém o nome da cena salvo no PlayerPrefs
string savedSceneName = PlayerPrefs.GetString("LastScene", "DefaultSceneName");
// Carrega a cena salva
SceneManager.LoadScene(savedSceneName);
}
}
1 crie um botão com o nome continue ou de sua preferencia.
2 arraste este script para o EventSystem ou outro logar de sua preferencia.
3 coloque o botão criado na etapa 1 no espaço correspondente dentro do script.
ESTE SCRIPT FOI FEITO PELO CHAT GPT.
ESTA FERRAMENTA INCRIVEL ESTA ME AJUDANDO MUITO COM MEUS PROJETOS.
Re: [TUTORIAL] Sistema De Save Game Ao Sair Da Fase
O Lado positivo de usar PlayerPrefs é porque é rápido e pratico.
Porém ao usar informações sensiveis do jogo, como Quantidade de Moedas, Itens e etc. é bom camuflar os dados salvos. Um exemplo simples de como fazer isso é usando a Cifra de César.
Porém ao usar informações sensiveis do jogo, como Quantidade de Moedas, Itens e etc. é bom camuflar os dados salvos. Um exemplo simples de como fazer isso é usando a Cifra de César.

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