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Erro NullReferenceException Não consigo resolver

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DÚVIDA Erro NullReferenceException Não consigo resolver

Mensagem por Renan Miranda RM Ter Ago 29, 2023 3:30 pm

# O código apresentado abaixo não funciona corretamente no jogo

Estou desenvolvendo um jogo de apocalipse zumbi para aprendizagem (foi o tema escolhido pelo curso), a forma de reprodução de áudios nele foi feita utilizando a teoria do singleton, onde um código a parte é responsável por pegar o AudioSource (para que não seja necessário e criar um AudioSource para cada GameObject) uma instância para a reprodução.
Código:
public class Controla_Audio : MonoBehaviour
{
    private AudioSource meuAudioSource;
    public static AudioSource instancia;
    
    private void Awake() {
        meuAudioSource = GetComponent<AudioSource>();
        instancia = meuAudioSource;
    }

}
Mas quando executo o jogo aparece este erro: NullReferenceException: Object reference not set to an instance of an object

Com o código acima so é necessário criar uma variável AudioClip e adicionar o clip logo após fazer a referência da Classe singleton.


Código:
public void TomaDano(int dano){
     Vida -= dano;
     //Código que reproduz o som de dano
     Controla_Audio.instancia.PlayOneShot(SomDeDano);
     ScriptControlaUI.AtualizaSliderVida();

     if(Vida <= 0){
        Time.timeScale = 0;
        TextoGameOver.SetActive(true);
     }
}

Além de não reproduzir o som ainda não permite o funcionamento das linhas abaixo.
OBS: Está tudo devidamente preenchido corretamente.

Renan Miranda RM
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Respeito as regras : Erro NullReferenceException Não consigo resolver WvDYdlf

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DÚVIDA Re: Erro NullReferenceException Não consigo resolver

Mensagem por Renan Miranda RM Qua Ago 30, 2023 1:07 am

Renan Miranda RM escreveu:# O código apresentado abaixo não funciona corretamente no jogo

Estou desenvolvendo um jogo de apocalipse zumbi para aprendizagem (foi o tema escolhido pelo curso), a forma de reprodução de áudios nele foi feita utilizando a teoria do singleton, onde um código a parte é responsável por pegar o AudioSource (para que não seja necessário e criar um AudioSource para cada GameObject) uma instância para a reprodução.
Código:
public class Controla_Audio : MonoBehaviour
{
    private AudioSource meuAudioSource;
    public static AudioSource instancia;
    
    private void Awake() {
        meuAudioSource = GetComponent<AudioSource>();
        instancia = meuAudioSource;
    }

}
Mas quando executo o jogo aparece este erro: NullReferenceException: Object reference not set to an instance of an object

Com o código acima so é necessário criar uma variável AudioClip e adicionar o clip logo após fazer a referência da Classe singleton.


Código:
public void TomaDano(int dano){
     Vida -= dano;
     //Código que reproduz o som de dano
     Controla_Audio.instancia.PlayOneShot(SomDeDano);
     ScriptControlaUI.AtualizaSliderVida();

     if(Vida <= 0){
        Time.timeScale = 0;
        TextoGameOver.SetActive(true);
     }
}

Além de não reproduzir o som ainda não permite o funcionamento das linhas abaixo.

Já resolvi o problema, era a ordem de execução que os scripts estvam sendo executados.

Renan Miranda RM
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Respeito as regras : Erro NullReferenceException Não consigo resolver WvDYdlf

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DÚVIDA Re: Erro NullReferenceException Não consigo resolver

Mensagem por Magnatah Qua Ago 30, 2023 11:03 am

Tenta usar o RequireComponent.

exemplo:
Código:
using System.Collections;
using UnityEngine;

[RequireComponent(typeof(AudioSource))]

public class Exemplo : MonoBehaviour...
Magnatah
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Áreas de atuação : Dєรєиvσlvєdσя Wєb(Fяσит-єиd), Blєиdєя, υиiтy, C#, ρнρ є Jαvαรcяiρт.
Respeito as regras : Erro NullReferenceException Não consigo resolver Aad8pUi

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DÚVIDA Re: Erro NullReferenceException Não consigo resolver

Mensagem por Magnatah Qua Ago 30, 2023 11:21 am

Tambem pode usar um método Singleton diferente:

Código:
public class ControlaAudio : MonoBehaviour
{
    private static ControlaAudio _Control;

    private ControlaAudio { } // Método construtor privado.


    private void Awake()
    {
        // Verifica se já existe uma instância do script e destrói a instância atual se já houver uma.
        if (_Control == null)
            _Control = this;

        else if (_Control != this)
            Destroy(gameObject.GetComponent(_Control.GetType()));
    }

    public static ControlaAudio Instancia() => _Control; // Este método retorna a instância atual do script.


    // Esse método vai ser usado como exemplo mais adiante.
    publico void PlayOneShot(SomDeDano)
    {
        // CODIGOS...
    }
}


Exemplo de Uso:
Código:
public void TomaDano(int dano){
    Vida -= dano;


    //NOVO CÓDIGO QUE REPRODUZ  O  SOM  DE DANO
    ControlaAudio.Instancia().PlayOneShot(SomDeDano);


    ScriptControlaUI.AtualizaSliderVida();

    if(Vida <= 0){
        Time.timeScale = 0;
        TextoGameOver.SetActive(true);
    }
}
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