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DÚVIDA Verificar se player está posado em blogo

Mensagem por theoalves Sex Jul 28, 2023 7:08 pm

Boa noite,

estou fazendo um jogo 3d, onde o player ao pular em um bloco ele depois de um tempo cai. 
No entanto, no código que fiz, o bloco só cai quando o player pisa no centro do bloco.

Código:
using UnityEngine;

public class BlockCair : MonoBehaviour
{
    public float shakeForce = 10f; // Força que o bloco tremerá quando o jogador pular nele
    public float shakeDuration = 1.5f; // Duração do tremer do bloco antes de cair
    public float playerCheckDistance = 1.0f; // Distância do raio para verificar se o jogador está acima do bloco

    private Rigidbody rb;
    private bool isShaking = false;

    void Start()
    {
        rb = GetComponent<Rigidbody>();
    }
    private void Update()
    {
        if (!isShaking)
        {
            // Verificar se o jogador está acima do bloco usando um raio (raycast)
            RaycastHit hit;
            if (Physics.Raycast(transform.position, Vector3.up, out hit, 2))
            {
                if (hit.collider.CompareTag("Player"))
                {
                    isShaking = true;
                    Invoke("StopShakingAndFall", shakeDuration);
                }
            }
        }
    }
    public void StartShaking()
    {

    }

    private void StopShakingAndFall()
    {
        rb.isKinematic = false; // Permite que o bloco caia (não é mais afetado pelo jogador)
    }

    void OnCollisionEnter(Collision collision)
    {
        if (collision.gameObject.CompareTag("Player"))
        {
            StartShaking();
        }
    }
}

Sei que o problema está no "Vector3.up", mas não sei o que fazer para resolver.

Desde já agradeço.

theoalves
Iniciante
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DÚVIDA Re: Verificar se player está posado em blogo

Mensagem por Magnatah Sáb Jul 29, 2023 7:24 pm

use um Collider com o IsTrigger  ativado.

Como fazer:
- Adicione um Objeto-vazio como Filho deste bloco específico. 

- Em seguida, Inclua o componente BoxCollider e proceda com a configuração do collider ajustando a parte superior para que fique ligeiramente mais alto do que o próprio bloco. Lembre-se de marcar a opção IsTrigger para o BoxCollider.

- Crie um script para identificar quando o player estiver sobre o bloco.

Código:
private void OnTriggerEnter(Collider col)
{
    if (col.gameObject.tag == "Player")
    {
        // REALIZA A AÇÃO DO BLOCO CAIR.
        // Invoke("StopShakingAndFall", shakeDuration);
    }
}

OBS: Coloque o player com a tag "Player".
Magnatah
Magnatah
Instrutor

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