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NullReferenceException: Object reference not set to an instance

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DÚVIDA NullReferenceException: Object reference not set to an instance

Mensagem por gamedevretro Qui Fev 09, 2023 10:26 am

preciso de ajuda. Estava criando a AI no unity, e simplesmente não funciona nenhuma das animações, e o AI fica dentro do chão (andando)
e diz, que tem um objecto de referencia não setado, mas eu não sei qual, me ajudem.
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Enemy1 : MonoBehaviour
{
    public int rutina;
    public float cronometro;
    public Animator ani;
    public Quaternion angulo;
    public float grado;


    // Start is called before the first frame update
    void Start()
    {
        ani = GetComponent<Animator>();    
    }

    // Update is called once per frame
    public void Comportamiento_Enemy()
    {
        cronometro += 1 * Time.deltaTime;
        if (cronometro >= 4)
        {
            rutina = Random.Range(0, 2);
            cronometro = 0;
        }
        switch (rutina)
        {
            case 0:
                ani.SetBool("walk", false);
                break;
            case 1:
                grado = Random.Range(0, 360);
                angulo = Quaternion.Euler(0, grado, 0);
                rutina++;
                break;

            case 2:
                transform.rotation = Quaternion.RotateTowards(transform.rotation, angulo, 0.5f);
                transform.Translate(Vector3.forward * 1 * Time.deltaTime);
                ani.SetBool("walk", true);
                break;
        }
    }

    void Update()
    {
        Comportamiento_Enemy();
    }
}

gamedevretro
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PONTOS : 474
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : NullReferenceException: Object reference not set to an instance WvDYdlf

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DÚVIDA Re: NullReferenceException: Object reference not set to an instance

Mensagem por MadCow Qui Fev 09, 2023 12:37 pm

Olá amigo eu tenho uma AI simples para inimigos que funciona bem, é boa para inimigos tipo corpo a corpo, mais vc pode adicionar projetos sem problemas.

Fiz um pequeno vídeo de como utilizar o script ok, sempre verifica se vc esta usando Humanoides e se os parâmetros do Animator estão corretos e a conexão com as animações.

Este Script possui alguns Eventos para vc complementar com outros scripts ou dar mais vida ao Inimigo como Sons, Efeitos, etc.

Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.AI;
using UnityEngine.Events;

public class InimigoAI : MonoBehaviour
{

    public NavMeshAgent agent;

    [SerializeField] string PlayerTag = "Player";
    Transform player;

    public LayerMask whatIsGround, whatIsPlayer;

    [SerializeField] float vidaInimigo;

    //Patrulhamento
    public Vector3 walkPoint;
    bool walkPointSet;
    [SerializeField] float pontoCaminhada;

    //Atacante
    [SerializeField] float tempoEntreAtaques;
    bool PlayerAtacado;

    //Estados
    public float gamaVisao, raioAtaque;
    public bool playerNaVisao, playerNoAlcanceAtaque;

    public Animator anim;

    public UnityEvent EventoInicio;
    public UnityEvent EventoAtaque;
    public UnityEvent EventoPatrulhamento;
    public UnityEvent EventoBuscaPlayer;
    public UnityEvent EventoMorte;

    private void Start()
    {
        if (EventoInicio == null)
            EventoInicio = new UnityEvent();

        if (EventoAtaque == null)
            EventoAtaque = new UnityEvent();

        if (EventoPatrulhamento == null)
            EventoPatrulhamento = new UnityEvent();

        if (EventoBuscaPlayer == null)
            EventoBuscaPlayer = new UnityEvent();

        if (EventoMorte == null)
            EventoMorte = new UnityEvent();

        player = GameObject.FindWithTag(PlayerTag).transform;
        anim.SetBool("Idle", true);
    }

    private void Awake()
    {
        player = GameObject.FindWithTag(PlayerTag).transform;
        agent = GetComponent<NavMeshAgent>();
        EventoInicio.Invoke();
    }

    private void Update()
    {

        playerNaVisao = Physics.CheckSphere(transform.position, gamaVisao, whatIsPlayer);
        playerNoAlcanceAtaque = Physics.CheckSphere(transform.position, raioAtaque, whatIsPlayer);

        if (!playerNaVisao && !playerNoAlcanceAtaque) Patrulhamento();
        if (playerNaVisao && !playerNoAlcanceAtaque) BuscandoPlayer();
        if (playerNoAlcanceAtaque && playerNaVisao) AttackPlayer();
    }

    private void Patrulhamento()
    {
        if (!walkPointSet) GerarPontoCaminho();

        if (walkPointSet)
            agent.SetDestination(walkPoint);

        Vector3 distanceToWalkPoint = transform.position - walkPoint;
        EventoPatrulhamento.Invoke();

        if (distanceToWalkPoint.magnitude < 1f)
            walkPointSet = false;
    }

    private void GerarPontoCaminho()
    {

        float randomZ = Random.Range(-pontoCaminhada, pontoCaminhada);
        float randomX = Random.Range(-pontoCaminhada, pontoCaminhada);

        walkPoint = new Vector3(transform.position.x + randomX, transform.position.y, transform.position.z + randomZ);
        anim.SetBool("Attack", false);
        anim.SetBool("Idle", false);
        anim.SetBool("Walk", true);

        if (Physics.Raycast(walkPoint, -transform.up, 2f, whatIsGround))
            walkPointSet = true;
    }

    private void BuscandoPlayer()
    {
        agent.SetDestination(player.position);
        EventoBuscaPlayer.Invoke();
        anim.SetBool("Attack", false);
        anim.SetBool("Idle", false);
        anim.SetBool("Walk", true);
    }

    private void AttackPlayer()
    {

        agent.SetDestination(transform.position);
        anim.SetBool("Idle", false);
        transform.LookAt(player);

        if (!PlayerAtacado)
        {
            ///CODIGO DO ATAQUE
            anim.SetBool("Walk", false);
            anim.SetBool("Attack", true);
            EventoAtaque.Invoke();

            PlayerAtacado = true;
            Invoke(nameof(ResetAtque), tempoEntreAtaques);
        } else
        {
            anim.SetBool("Walk", true);
        }
    }

    private void ResetAtque()
    {
        PlayerAtacado = false;
    }

    public void DanoNoInimigo(int damage)
    {
        vidaInimigo -= damage;
        anim.SetBool("Hit", true);
        anim.SetBool("Attack", false);
        anim.SetBool("Idle", false);
        anim.SetBool("Walk", false);
        if (vidaInimigo <= 0) Invoke(nameof(InimigoMorreu), 0.5f);
    }
    private void InimigoMorreu()
    {
        anim.SetBool("Attack", false);
        anim.SetBool("Idle", false);
        anim.SetBool("Death", true);
        EventoMorte.Invoke();
    }


    private void OnDrawGizmosSelected()
    {
        Gizmos.color = Color.red;
        Gizmos.DrawWireSphere(transform.position, raioAtaque);
        Gizmos.color = Color.yellow;
        Gizmos.DrawWireSphere(transform.position, gamaVisao);
    }

}

MadCow
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DÚVIDA Re: NullReferenceException: Object reference not set to an instance

Mensagem por gamedevretro Qui Fev 09, 2023 4:33 pm

MadCow escreveu:Olá amigo eu tenho uma AI simples para inimigos que funciona bem, é boa para inimigos tipo corpo a corpo, mais vc pode adicionar projetos sem problemas.

Fiz um pequeno vídeo de como utilizar o script ok, sempre verifica se vc esta usando Humanoides e se os parâmetros do Animator estão corretos e a conexão com as animações.

Este Script possui alguns Eventos para vc complementar com outros scripts ou dar mais vida ao Inimigo como Sons, Efeitos, etc.

Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.AI;
using UnityEngine.Events;

public class InimigoAI : MonoBehaviour
{

    public NavMeshAgent agent;

    [SerializeField] string PlayerTag = "Player";
    Transform player;

    public LayerMask whatIsGround, whatIsPlayer;

    [SerializeField] float vidaInimigo;

    //Patrulhamento
    public Vector3 walkPoint;
    bool walkPointSet;
    [SerializeField] float pontoCaminhada;

    //Atacante
    [SerializeField] float tempoEntreAtaques;
    bool PlayerAtacado;

    //Estados
    public float gamaVisao, raioAtaque;
    public bool playerNaVisao, playerNoAlcanceAtaque;

    public Animator anim;

    public UnityEvent EventoInicio;
    public UnityEvent EventoAtaque;
    public UnityEvent EventoPatrulhamento;
    public UnityEvent EventoBuscaPlayer;
    public UnityEvent EventoMorte;

    private void Start()
    {
        if (EventoInicio == null)
            EventoInicio = new UnityEvent();

        if (EventoAtaque == null)
            EventoAtaque = new UnityEvent();

        if (EventoPatrulhamento == null)
            EventoPatrulhamento = new UnityEvent();

        if (EventoBuscaPlayer == null)
            EventoBuscaPlayer = new UnityEvent();

        if (EventoMorte == null)
            EventoMorte = new UnityEvent();

        player = GameObject.FindWithTag(PlayerTag).transform;
        anim.SetBool("Idle", true);
    }

    private void Awake()
    {
        player = GameObject.FindWithTag(PlayerTag).transform;
        agent = GetComponent<NavMeshAgent>();
        EventoInicio.Invoke();
    }

    private void Update()
    {

        playerNaVisao = Physics.CheckSphere(transform.position, gamaVisao, whatIsPlayer);
        playerNoAlcanceAtaque = Physics.CheckSphere(transform.position, raioAtaque, whatIsPlayer);

        if (!playerNaVisao && !playerNoAlcanceAtaque) Patrulhamento();
        if (playerNaVisao && !playerNoAlcanceAtaque) BuscandoPlayer();
        if (playerNoAlcanceAtaque && playerNaVisao) AttackPlayer();
    }

    private void Patrulhamento()
    {
        if (!walkPointSet) GerarPontoCaminho();

        if (walkPointSet)
            agent.SetDestination(walkPoint);

        Vector3 distanceToWalkPoint = transform.position - walkPoint;
        EventoPatrulhamento.Invoke();

        if (distanceToWalkPoint.magnitude < 1f)
            walkPointSet = false;
    }

    private void GerarPontoCaminho()
    {

        float randomZ = Random.Range(-pontoCaminhada, pontoCaminhada);
        float randomX = Random.Range(-pontoCaminhada, pontoCaminhada);

        walkPoint = new Vector3(transform.position.x + randomX, transform.position.y, transform.position.z + randomZ);
        anim.SetBool("Attack", false);
        anim.SetBool("Idle", false);
        anim.SetBool("Walk", true);

        if (Physics.Raycast(walkPoint, -transform.up, 2f, whatIsGround))
            walkPointSet = true;
    }

    private void BuscandoPlayer()
    {
        agent.SetDestination(player.position);
        EventoBuscaPlayer.Invoke();
        anim.SetBool("Attack", false);
        anim.SetBool("Idle", false);
        anim.SetBool("Walk", true);
    }

    private void AttackPlayer()
    {

        agent.SetDestination(transform.position);
        anim.SetBool("Idle", false);
        transform.LookAt(player);

        if (!PlayerAtacado)
        {
            ///CODIGO DO ATAQUE
            anim.SetBool("Walk", false);
            anim.SetBool("Attack", true);
            EventoAtaque.Invoke();

            PlayerAtacado = true;
            Invoke(nameof(ResetAtque), tempoEntreAtaques);
        } else
        {
            anim.SetBool("Walk", true);
        }
    }

    private void ResetAtque()
    {
        PlayerAtacado = false;
    }

    public void DanoNoInimigo(int damage)
    {
        vidaInimigo -= damage;
        anim.SetBool("Hit", true);
        anim.SetBool("Attack", false);
        anim.SetBool("Idle", false);
        anim.SetBool("Walk", false);
        if (vidaInimigo <= 0) Invoke(nameof(InimigoMorreu), 0.5f);
    }
    private void InimigoMorreu()
    {
        anim.SetBool("Attack", false);
        anim.SetBool("Idle", false);
        anim.SetBool("Death", true);
        EventoMorte.Invoke();
    }


    private void OnDrawGizmosSelected()
    {
        Gizmos.color = Color.red;
        Gizmos.DrawWireSphere(transform.position, raioAtaque);
        Gizmos.color = Color.yellow;
        Gizmos.DrawWireSphere(transform.position, gamaVisao);
    }

}

obrigado amigo, eu vou testar aqui, qualquer coisa eu lhe informo. Vou seguir o video de exemplo.

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PONTOS : 474
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : NullReferenceException: Object reference not set to an instance WvDYdlf

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DÚVIDA Re: NullReferenceException: Object reference not set to an instance

Mensagem por gamedevretro Qui Fev 09, 2023 5:31 pm

Funcionou!!! As animações funcionaram.
Mas... a animação "Idle" não funciona, ela não inicia, e nem volta após um ataque, e a animação "walk" também. Ah, e AI entra no chão quando o player emburra ele...

Erro: Parameter 'Idle' does not exist.
UnityEngine.Animator:SetBool (string,bool)
InimigoAI:AttackPlayer () (at Assets/Scripts/InimigoAI.cs:121)
InimigoAI:Update () (at Assets/Scripts/InimigoAI.cs:76)

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DÚVIDA Re: NullReferenceException: Object reference not set to an instance

Mensagem por BlesseD Qui Fev 09, 2023 7:30 pm

gamedevretro escreveu:Funcionou!!! As animações funcionaram.
Mas... a animação "Idle" não funciona, ela não inicia, e nem volta após um ataque, e a animação "walk" também. Ah, e AI entra no chão quando o player emburra ele...

Erro: Parameter 'Idle' does not exist.
UnityEngine.Animator:SetBool (string,bool)
InimigoAI:AttackPlayer () (at Assets/Scripts/InimigoAI.cs:121)
InimigoAI:Update () (at Assets/Scripts/InimigoAI.cs:76)
É preciso adicionar um parâmetro do tipo Bool com o nome "Idle" no seu animator para a animação funcionar.
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DÚVIDA Re: NullReferenceException: Object reference not set to an instance

Mensagem por gamedevretro Qui Fev 09, 2023 8:31 pm

BlesseD escreveu:
gamedevretro escreveu:Funcionou!!! As animações funcionaram.
Mas... a animação "Idle" não funciona, ela não inicia, e nem volta após um ataque, e a animação "walk" também. Ah, e AI entra no chão quando o player emburra ele...

Erro: Parameter 'Idle' does not exist.
UnityEngine.Animator:SetBool (string,bool)
InimigoAI:AttackPlayer () (at Assets/Scripts/InimigoAI.cs:121)
InimigoAI:Update () (at Assets/Scripts/InimigoAI.cs:76)
É preciso adicionar um parâmetro do tipo Bool com o nome "Idle" no seu animator para a animação funcionar.
eu coloquei, mas não funcionou, foi a primeira coisa que fiz.

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DÚVIDA Re: NullReferenceException: Object reference not set to an instance

Mensagem por MadCow Qui Fev 09, 2023 9:37 pm

Olá verifica os parâmetros das animações são 5 Bool, Idle, Attack, Walk, Hit, Death

Para modificar o erro do Inimigo entrar no chão basta remover o transform.LookAt(player); em AttackPlayer() e por um Quaternion.

Código Atualizado;

Código:
using System.Collections;
using UnityEngine;
using UnityEngine.AI;
using UnityEngine.Events;

[RequireComponent(typeof(Animator))]
[RequireComponent(typeof(NavMeshAgent))]
public class InimigoAI : MonoBehaviour
{

    public NavMeshAgent agent;
    public Animator anim;

    [SerializeField] string PlayerTag = "Player";
    Transform player;

    [Header("Layers do Piso")]
    public LayerMask whatIsGround;
    [Header("Layers do Player")]
    public LayerMask whatIsPlayer;

    [Space]
    [SerializeField] float vidaInimigo;
    [SerializeField] float velocidadeRotar;
    [SerializeField] float pontoCaminhada;
    [SerializeField] float tempoEntreAtaques;

    [Range(0.2f, 1f)]
    [SerializeField] float VolumeAudio = 0.7f;

    bool PlayerAtacado;
    //Patrulhamento
    [Space]
    public Vector3 walkPoint;
    bool walkPointSet;
    

    //Estados
    public float gamaVisao, raioAtaque;
    public bool playerNaVisao, playerNoAlcanceAtaque;

    [Space]
    [Header("Eventos")]
    public UnityEvent EventoInicio;
    public UnityEvent EventoAtaque;
    public UnityEvent EventoPatrulhamento;
    public UnityEvent EventoBuscaPlayer;
    public UnityEvent EventoMorte;

    //ADICIONAR
    private Quaternion _lookVisaoRotate;
    private Vector3 _direcao;
    private AudioSource audioSource;

    AnimatorClipInfo[] m_CurrentClipInfo;

    private void Start()
    {
        if (EventoInicio == null)
            EventoInicio = new UnityEvent();

        if (EventoAtaque == null)
            EventoAtaque = new UnityEvent();

        if (EventoPatrulhamento == null)
            EventoPatrulhamento = new UnityEvent();

        if (EventoBuscaPlayer == null)
            EventoBuscaPlayer = new UnityEvent();

        if (EventoMorte == null)
            EventoMorte = new UnityEvent();

        player = GameObject.FindWithTag(PlayerTag).transform;
        anim.SetBool("Idle", true);

    }

    private void Awake()
    {
        player = GameObject.FindWithTag(PlayerTag).transform;
        agent = GetComponent<NavMeshAgent>();
        EventoInicio.Invoke();
    }

    private void Update()
    {

        playerNaVisao = Physics.CheckSphere(transform.position, gamaVisao, whatIsPlayer);
        playerNoAlcanceAtaque = Physics.CheckSphere(transform.position, raioAtaque, whatIsPlayer);

        if (!playerNaVisao && !playerNoAlcanceAtaque) Patrulhamento();
        if (playerNaVisao && !playerNoAlcanceAtaque) BuscandoPlayer();
        if (playerNoAlcanceAtaque && playerNaVisao) AttackPlayer();
    }

    
    private void Patrulhamento()
    {
        if (!walkPointSet) GerarPontoCaminho();

        if (walkPointSet)
            agent.SetDestination(walkPoint);

        Vector3 distanceToWalkPoint = transform.position - walkPoint;
        EventoPatrulhamento.Invoke();

        if (distanceToWalkPoint.magnitude < 1f)
            walkPointSet = false;
    }

    private void GerarPontoCaminho()
    {

        float randomZ = Random.Range(-pontoCaminhada, pontoCaminhada);
        float randomX = Random.Range(-pontoCaminhada, pontoCaminhada);

        walkPoint = new Vector3(transform.position.x + randomX, transform.position.y, transform.position.z + randomZ);
        anim.SetBool("Attack", false);
        anim.SetBool("Idle", false);
        anim.SetBool("Walk", true);

        if (Physics.Raycast(walkPoint, -transform.up, 2f, whatIsGround))
            walkPointSet = true;
    }

    private void BuscandoPlayer()
    {
        agent.SetDestination(player.position);
        EventoBuscaPlayer.Invoke();
        anim.SetBool("Attack", false);
        anim.SetBool("Idle", false);
        anim.SetBool("Walk", true);
    }

    
    private void AttackPlayer()
    {

        agent.SetDestination(transform.position);
        anim.SetBool("Idle", false);
        //transform.LookAt(player); // COMENTAR

        //ADICIONAR
        _direcao = (player.position - transform.position).normalized;
        _lookVisaoRotate = Quaternion.LookRotation(_direcao);
        transform.rotation = Quaternion.Slerp(transform.rotation, _lookVisaoRotate, Time.deltaTime * velocidadeRotar);
        //FIM ADICIONAR

        if (!PlayerAtacado)
        {
            ///CODIGO DO ATAQUE
            anim.SetBool("Walk", false);
            anim.SetBool("Attack", true);
            EventoAtaque.Invoke();
            PlayerAtacado = true;
            Invoke(nameof(ResetAtque), tempoEntreAtaques);
        } else
        {
            anim.SetBool("Walk", true);
        }
    }



    private void ResetAtque()
    {
        PlayerAtacado = false;
    }

    public void DanoNoInimigo(int damage)
    {
        vidaInimigo -= damage;
        anim.SetBool("Hit", true);
        anim.SetBool("Attack", false);
        anim.SetBool("Idle", false);
        anim.SetBool("Walk", false);
        if (vidaInimigo <= 0) Invoke(nameof(InimigoMorreu), 0.5f);
    }
    private void InimigoMorreu()
    {
        anim.SetBool("Attack", false);
        anim.SetBool("Idle", false);
        anim.SetBool("Death", true);
        EventoMorte.Invoke();
    }

    private void OnDrawGizmosSelected()
    {
        Gizmos.color = Color.red;
        Gizmos.DrawWireSphere(transform.position, raioAtaque);
        Gizmos.color = Color.yellow;
        Gizmos.DrawWireSphere(transform.position, gamaVisao);
    }

}
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DÚVIDA Re: NullReferenceException: Object reference not set to an instance

Mensagem por gamedevretro Sex Fev 10, 2023 11:22 am

funcionou! muito obrigado, nem sei como agradecer.

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DÚVIDA Re: NullReferenceException: Object reference not set to an instance

Mensagem por DarknessShark Sex Fev 10, 2023 11:28 am

eu testei, e funciona, mas, no meu ele não anda, tipo. Ele simplesmente só se desloca, mas não efetua a animação de "Walk" e, também o "Idle" não efetua, ele não começa com o "idle" e não troca após atacar ou quando para.
Eu já verifiquei os bool, e os nomes das animação, e o ataque funciona certinho. É só esses dois que não funcionam bem...
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DÚVIDA Re: NullReferenceException: Object reference not set to an instance

Mensagem por MadCow Sex Fev 10, 2023 8:17 pm

DarknessShark escreveu:eu testei, e funciona, mas, no meu ele não anda, tipo. Ele simplesmente só se desloca, mas não efetua a animação de "Walk" e, também o "Idle" não efetua, ele não começa com o "idle" e não troca após atacar ou quando para.
Eu já verifiquei os bool, e os nomes das animação, e o ataque funciona certinho. É só esses dois que não funcionam bem...

Olá suas animações Walk e Idle estão marcadas como Loop ?
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DÚVIDA Re: NullReferenceException: Object reference not set to an instance

Mensagem por MadCow Sex Fev 10, 2023 8:18 pm

gamedevretro escreveu:funcionou! muito obrigado, nem sei como agradecer.

Por nada, se precisar de ajuda so chamar
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