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Unity - Faz mal ou tem algum problema se usar mts Layers?

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DÚVIDA Unity - Faz mal ou tem algum problema se usar mts Layers?

Mensagem por WLCS22 Sáb Jan 14, 2023 9:54 pm

Boa noite.

Pessoal, tem algum problema se no Jogo tivar mts Layers? Eu tenho mts itens que renderizo para exibir na tela, daí uso o RenderTexture pra isso, mas para que a Câmera pegue apenas determinado item, coloco uma layer nele, para que a câmera pegue só ele. A bronca é que tenho mts itens, só faltam 5 layer pra completar o limite. Engraçado que na Unity 2022 eles deixaram em branco a "UserLayer3" que fica entre a "ignoreRaycast" e "Water" pragente usar (acho), pois tá em branco neh.. enfim. Contando com essa em banco tem mais 4, são as 5 que falei. Outra coisa é a organização. Tem alguma coisa que a gente pode fazer pra organizar as Layers sem que altere as layers dos objetos fiquem trocadas?

Qualquer ajuda é mt bem vinda! Obg!
WLCS22
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DÚVIDA Re: Unity - Faz mal ou tem algum problema se usar mts Layers?

Mensagem por NKKF Seg Jan 16, 2023 12:16 pm

Bora lá.

O limite são 32 layers, isso é/foi definido pela Unity principalmente para ser fácil de ser endereçado (são 2^5), por isso você não pode ir além disso, é um limite imposto pela Unity e há como você contornar, mas não é recomendado (por problemas de performance que você teria ao longo do tempo).

Segundo o próprio "melhores práticas de física" da Unity, você deveria balancear o uso de layers, nem pouco, nem muito, elas servem, principalmente para renderização e cálculo de colisão. Não vejo muito sentido você usar isso para renderização, há maneiras melhoras e mais performáticas para isso, mas física sim há sentido para isso. Uma coisa que faço em meus jogos é não utilizar layers apenas para objetos, mas para relações: [apenas um exemplo] invés de "Character", "Wall" e "Bullet", utilizo apenas "Bullet" e "CollideWithBullet"

https://learn.unity.com/tutorial/physics-best-practices#5c7f8528edbc2a002053b5b4

Você pode encontrar uma resposta similar aqui também

https://gamedev.stackexchange.com/questions/152161/how-does-layer-based-collision-affect-performance
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DÚVIDA Re: Unity - Faz mal ou tem algum problema se usar mts Layers?

Mensagem por WLCS22 Ter Jan 17, 2023 10:52 pm

Entendi, ok. Obg pela ajuda!
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