Unity - Faz mal ou tem algum problema se usar mts Layers?
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Unity - Faz mal ou tem algum problema se usar mts Layers?
Boa noite.
Pessoal, tem algum problema se no Jogo tivar mts Layers? Eu tenho mts itens que renderizo para exibir na tela, daí uso o RenderTexture pra isso, mas para que a Câmera pegue apenas determinado item, coloco uma layer nele, para que a câmera pegue só ele. A bronca é que tenho mts itens, só faltam 5 layer pra completar o limite. Engraçado que na Unity 2022 eles deixaram em branco a "UserLayer3" que fica entre a "ignoreRaycast" e "Water" pragente usar (acho), pois tá em branco neh.. enfim. Contando com essa em banco tem mais 4, são as 5 que falei. Outra coisa é a organização. Tem alguma coisa que a gente pode fazer pra organizar as Layers sem que altere as layers dos objetos fiquem trocadas?
Qualquer ajuda é mt bem vinda! Obg!
Pessoal, tem algum problema se no Jogo tivar mts Layers? Eu tenho mts itens que renderizo para exibir na tela, daí uso o RenderTexture pra isso, mas para que a Câmera pegue apenas determinado item, coloco uma layer nele, para que a câmera pegue só ele. A bronca é que tenho mts itens, só faltam 5 layer pra completar o limite. Engraçado que na Unity 2022 eles deixaram em branco a "UserLayer3" que fica entre a "ignoreRaycast" e "Water" pragente usar (acho), pois tá em branco neh.. enfim. Contando com essa em banco tem mais 4, são as 5 que falei. Outra coisa é a organização. Tem alguma coisa que a gente pode fazer pra organizar as Layers sem que altere as layers dos objetos fiquem trocadas?
Qualquer ajuda é mt bem vinda! Obg!
WLCS22- MembroAvançado
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REPUTAÇÃO : 59
Respeito as regras :
Re: Unity - Faz mal ou tem algum problema se usar mts Layers?
Bora lá.
O limite são 32 layers, isso é/foi definido pela Unity principalmente para ser fácil de ser endereçado (são 2^5), por isso você não pode ir além disso, é um limite imposto pela Unity e há como você contornar, mas não é recomendado (por problemas de performance que você teria ao longo do tempo).
Segundo o próprio "melhores práticas de física" da Unity, você deveria balancear o uso de layers, nem pouco, nem muito, elas servem, principalmente para renderização e cálculo de colisão. Não vejo muito sentido você usar isso para renderização, há maneiras melhoras e mais performáticas para isso, mas física sim há sentido para isso. Uma coisa que faço em meus jogos é não utilizar layers apenas para objetos, mas para relações: [apenas um exemplo] invés de "Character", "Wall" e "Bullet", utilizo apenas "Bullet" e "CollideWithBullet"
https://learn.unity.com/tutorial/physics-best-practices#5c7f8528edbc2a002053b5b4
Você pode encontrar uma resposta similar aqui também
https://gamedev.stackexchange.com/questions/152161/how-does-layer-based-collision-affect-performance
O limite são 32 layers, isso é/foi definido pela Unity principalmente para ser fácil de ser endereçado (são 2^5), por isso você não pode ir além disso, é um limite imposto pela Unity e há como você contornar, mas não é recomendado (por problemas de performance que você teria ao longo do tempo).
Segundo o próprio "melhores práticas de física" da Unity, você deveria balancear o uso de layers, nem pouco, nem muito, elas servem, principalmente para renderização e cálculo de colisão. Não vejo muito sentido você usar isso para renderização, há maneiras melhoras e mais performáticas para isso, mas física sim há sentido para isso. Uma coisa que faço em meus jogos é não utilizar layers apenas para objetos, mas para relações: [apenas um exemplo] invés de "Character", "Wall" e "Bullet", utilizo apenas "Bullet" e "CollideWithBullet"
https://learn.unity.com/tutorial/physics-best-practices#5c7f8528edbc2a002053b5b4
Você pode encontrar uma resposta similar aqui também
https://gamedev.stackexchange.com/questions/152161/how-does-layer-based-collision-affect-performance
NKKF- ProgramadorMaster
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Re: Unity - Faz mal ou tem algum problema se usar mts Layers?
Entendi, ok. Obg pela ajuda!
WLCS22- MembroAvançado
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