DÚVIDA COM OBJETOS TRANSPARENTES, COMO QUE A GPU TRABALHA COM ESSE MODELO?
2 participantes
Página 1 de 1
DÚVIDA COM OBJETOS TRANSPARENTES, COMO QUE A GPU TRABALHA COM ESSE MODELO?
Faz um tempo que estou com uma dúvida sobre objetos transparentes depois de ver alguns modelos que tem suas partes transparentes, como um carro que tem seus vidros separados da lataria.
Ultimamente estudei bastante sobre otimização de modelos 3d e aprendi VÁRIAS técnicas para melhorar no desempenho da renderização do jogo, qualquer um que saiba o básico conhece que: Quanto menor a quantidade de triângulos mais otimizado é o modelo, quanto menor a quantidade de materiais melhor no desempenho e etc... falando de uma maneira beem simples e direta.
A minha dúvida é: Modelos 3d com partes translúcidas são renderizados da mesma maneira que objetos que não possuí transparência?
Criei um modelo de passarela que tem uma grade que foi usado uma imagem transparente, claro que criei toda a textura em um único material pensando na otimização.

Repare que na parte transparente usei um plano para aplicar o efeito de grade no modelo

O meu medo é que se a GPU "Lê" objetos transparentes em camadas diferentes, em vez de otimizar eu estaria sem querer deixando o objeto pesado.
Ex: um modelo tem 30k de tris com partes transparentes, a GPU iria ler o modelo duas vezes, uma leitura para o modelo e a outra leitura iria ler só a parte com transparência, mas como a parte transparente está no modelo único a GPU iria renderizar-ló duas vezes. Ou talvez isso só acontece se o objeto tem dois materiais, um para o objeto sem opacidade e outro material para somente a transparência.
Eu acho que tô viajando mas se alguém poder me dar uma explicação sobre isso.
Ultimamente estudei bastante sobre otimização de modelos 3d e aprendi VÁRIAS técnicas para melhorar no desempenho da renderização do jogo, qualquer um que saiba o básico conhece que: Quanto menor a quantidade de triângulos mais otimizado é o modelo, quanto menor a quantidade de materiais melhor no desempenho e etc... falando de uma maneira beem simples e direta.
A minha dúvida é: Modelos 3d com partes translúcidas são renderizados da mesma maneira que objetos que não possuí transparência?
Criei um modelo de passarela que tem uma grade que foi usado uma imagem transparente, claro que criei toda a textura em um único material pensando na otimização.

Repare que na parte transparente usei um plano para aplicar o efeito de grade no modelo

O meu medo é que se a GPU "Lê" objetos transparentes em camadas diferentes, em vez de otimizar eu estaria sem querer deixando o objeto pesado.
Ex: um modelo tem 30k de tris com partes transparentes, a GPU iria ler o modelo duas vezes, uma leitura para o modelo e a outra leitura iria ler só a parte com transparência, mas como a parte transparente está no modelo único a GPU iria renderizar-ló duas vezes. Ou talvez isso só acontece se o objeto tem dois materiais, um para o objeto sem opacidade e outro material para somente a transparência.
Eu acho que tô viajando mas se alguém poder me dar uma explicação sobre isso.
Re: DÚVIDA COM OBJETOS TRANSPARENTES, COMO QUE A GPU TRABALHA COM ESSE MODELO?
Nunca vi algo explicando isso, mas muito bem pensado.
Talvez seja melhor criar uma nova cena e colocar 1000 objetos transparentes e comparar eles com texturas normais e transparentes para ver qual é mais otimizado
Talvez seja melhor criar uma nova cena e colocar 1000 objetos transparentes e comparar eles com texturas normais e transparentes para ver qual é mais otimizado
Vou fazer uns testes e postar o resultado aqui.stratengine escreveu:Nunca vi algo explicando isso, mas muito bem pensado.
Mas como eu poderia ver isso acontecendo no prática? sei que na aba Stats na cena game mostra a quantidade de triângulos e materiais.
@Fagner eu lhe invoco kkk
talvez saiba me responder
talvez saiba me responder
Fiz alguns testes e não consegui perceber nenhuma diferença, talvez isso sobre a textura realmente pode acontecer e deve ter um impacto no tempo de carregamento da cena.

» (duvida) porque esse erro estranho acontece com o modelo do scketchup
» Como escalar objetos estilo esse jogo?
» [Dúvida] Como uso e com figuro esse asset?
» [Duvida] Como Tocar em objetos
» [DÚVIDA]Ajuda para como fazer esse script voltar a funcionar
» Como escalar objetos estilo esse jogo?
» [Dúvida] Como uso e com figuro esse asset?
» [Duvida] Como Tocar em objetos
» [DÚVIDA]Ajuda para como fazer esse script voltar a funcionar
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos