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Dom Fev 12, 2023 2:19 pm
Sáb Fev 11, 2023 1:01 pm



































































































Botão UI que troca a cor dos objetos

3 participantes

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DÚVIDA Botão UI que troca a cor dos objetos

Mensagem por AGAMENOM Seg Ago 15, 2022 1:09 am

Eu estou precisando de um Botão UI que troca a cor dos objetos.
Mas não consigo encontrar nenhum tutorial que ensina isso.
Alguém saberia me indicar algo?
AGAMENOM
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DÚVIDA Re: Botão UI que troca a cor dos objetos

Mensagem por dutrabr100 Seg Ago 15, 2022 9:13 am

Meu caro iniciante, tu não precisa especificamente de um tutorial que ensine a criar um botão que troque a cor dos objetos.

Tu precisa de um tutorial que ensina a usar os botões e outro que ensine a trocar a cor dos objetos 👀

Depois é só juntar o que aprendeu nos dois.
dutrabr100
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DÚVIDA Re: Botão UI que troca a cor dos objetos

Mensagem por AGAMENOM Seg Ago 15, 2022 5:44 pm

dutrabr100 escreveu:Meu caro iniciante, tu não precisa especificamente de um tutorial que ensine a criar um botão que troque a cor dos objetos.

Tu precisa de um tutorial que ensina a usar os botões e outro que ensine a trocar a cor dos objetos 👀

Depois é só juntar o que aprendeu nos dois.
Cara eu ja tentei fazer isso mas não funciona.
Pois não é a mesma coisa botão é natal e objeto é objeto.
E os códigos são diferentes.
Eu preciso de algo que faça uma ponte entre esses 2. Distressed
AGAMENOM
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DÚVIDA Re: Botão UI que troca a cor dos objetos

Mensagem por Pokedlg Seg Ago 15, 2022 6:29 pm

Depende de que tipo de objeto voce quer alterar a cor, se é um sprite, ou um modelo 3d ou elementos UI... Para cada um desses muda, por exemplo se for:

Obs: Vou explicando as funções do código ao decorrer do script.


Sprite 2D

Caso você esteja querendo alterar a cor de um sprite 2D, voce deverá alterar a cor do SpriteRenderer, que é o componente responsável por renderizar o sprite, e juntamente dar cor ao sprite. Porém, tem um pequeno problema em dar cor a sprites, acontece que ele pega a cor original e mescla com a cor selecionada, tendo como padrão o branco. Para entender melhor, se seu sprite é uma esfera vermelha, (já padrão, não alterada na unity, ou seja voce desenhou ela já vermelha), ao colocar na unity, a cor do SpriteRenderer será setado como branca, padrão e se voce alterar para azul, a esfera posteriormente se tornará roxa, pois mesclou as cores entendeu... 

Enfim vamos para a prática:
Código:
public SpriteRenderer spriteRenderer; //linka o sprite que voce deseja alterar a cor

//Na void de OnClick para o botao

spriteRenderer.color = Color.blue; // altera a cor do spriteRender, utilizado no exemplo o azul



3D Model

Modelos e formas 3d utilizam o material para sua coloração, então em vez de utilizar o SpriteRenderer como anteriormente, voce utilizaria o material, voce fazer isso de algumas formas, como:

Código:
//Linkar direto o material utilizado pelo GameObject alterando sua cor

public Material material; //linka o material utilizado pelo gameobject que voce deseja alterar a cor

//Na void de OnClick para o botao

material.color = Color.red; //e entao muda a cor do material do seu objeto, utilizado no exemplo para vermelho

Porém voce pode fazer isso através do GameObject, em vez de linkar o material, voce pode pegar o material do GameObject utilizando um GetComponent<Renderer>():


Código:
public GameObject objetoPraMudarCor; //linka o GameObject que voce quer mudar a cor

//Na void de OnClick para o botao

Material mat = objetoPraMudarCor.GetComponent<Renderer>().material; //pega o material presente no objeto
mat.color = Color.green; //muda sua cor, utilizando no exemplo para verde




Elementos UI



Diferente dos 2 mencionados anteriormente (não muito, é o mesmo conceito), os elementos UI (Botões, Imagens, Sliders, Barras, Texts...) utilizam o component Image para definir sua cor, então voce pode fazer a mesma coisa, linkar direto a imagem, ou utilizar um GetComponent<Image>() linkando o elemento UI ou GameObject;

Código:
public Image objectImage; //linka o objeto (button, slider, text, image, etc) q queira mudar a cor

//Na void de OnClick para o botao

objectImage.color = Color.yellow; //muda sua cor, como foi feita anteriormente, no exemplo foi alterado para amarelo

E utilizando um GameObject:
Código:
public GameObject objeto; //linka o GameObject, como (button, slider, text, image, etc) q queira mudar a cor

//Na void de OnClick para o botao
Image img = objeto.GetComponent<Image>();

img.color = Color.black; //muda a cor do objeto, utilizado preto no exemplo
Pokedlg
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DÚVIDA Re: Botão UI que troca a cor dos objetos

Mensagem por AGAMENOM Seg Ago 15, 2022 9:06 pm

Pokedlg escreveu:Depende de que tipo de objeto voce quer alterar a cor, se é um sprite, ou um modelo 3d ou elementos UI... Para cada um desses muda, por exemplo se for:

Obs: Vou explicando as funções do código ao decorrer do script.


Sprite 2D

Caso você esteja querendo alterar a cor de um sprite 2D, voce deverá alterar a cor do SpriteRenderer, que é o componente responsável por renderizar o sprite, e juntamente dar cor ao sprite. Porém, tem um pequeno problema em dar cor a sprites, acontece que ele pega a cor original e mescla com a cor selecionada, tendo como padrão o branco. Para entender melhor, se seu sprite é uma esfera vermelha, (já padrão, não alterada na unity, ou seja voce desenhou ela já vermelha), ao colocar na unity, a cor do SpriteRenderer será setado como branca, padrão e se voce alterar para azul, a esfera posteriormente se tornará roxa, pois mesclou as cores entendeu... 

Enfim vamos para a prática:
Código:
public SpriteRenderer spriteRenderer; //linka o sprite que voce deseja alterar a cor

//Na void de OnClick para o botao

spriteRenderer.color = Color.blue; // altera a cor do spriteRender, utilizado no exemplo o azul



3D Model

Modelos e formas 3d utilizam o material para sua coloração, então em vez de utilizar o SpriteRenderer como anteriormente, voce utilizaria o material, voce fazer isso de algumas formas, como:

Código:
//Linkar direto o material utilizado pelo GameObject alterando sua cor

public Material material; //linka o material utilizado pelo gameobject que voce deseja alterar a cor

//Na void de OnClick para o botao

material.color = Color.red; //e entao muda a cor do material do seu objeto, utilizado no exemplo para vermelho

Porém voce pode fazer isso através do GameObject, em vez de linkar o material, voce pode pegar o material do GameObject utilizando um GetComponent<Renderer>():


Código:
public GameObject objetoPraMudarCor; //linka o GameObject que voce quer mudar a cor

//Na void de OnClick para o botao

Material mat = objetoPraMudarCor.GetComponent<Renderer>().material; //pega o material presente no objeto
mat.color = Color.green; //muda sua cor, utilizando no exemplo para verde




Elementos UI



Diferente dos 2 mencionados anteriormente (não muito, é o mesmo conceito), os elementos UI (Botões, Imagens, Sliders, Barras, Texts...) utilizam o component Image para definir sua cor, então voce pode fazer a mesma coisa, linkar direto a imagem, ou utilizar um GetComponent<Image>() linkando o elemento UI ou GameObject;

Código:
public Image objectImage; //linka o objeto (button, slider, text, image, etc) q queira mudar a cor

//Na void de OnClick para o botao

objectImage.color = Color.yellow; //muda sua cor, como foi feita anteriormente, no exemplo foi alterado para amarelo

E utilizando um GameObject:
Código:
public GameObject objeto; //linka o GameObject, como (button, slider, text, image, etc) q queira mudar a cor

//Na void de OnClick para o botao
Image img = objeto.GetComponent<Image>();

img.color = Color.black; //muda a cor do objeto, utilizado preto no exemplo
Obrigado pela explicação. Simpático
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