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Unity 2021.3.4f1 - Adicionar script em um gameObject por código

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DÚVIDA Unity 2021.3.4f1 - Adicionar script em um gameObject por código

Mensagem por erickfabio366 Sex Jul 22, 2022 11:45 am

Eu estou tentando criar um sistema de escolha de personagens, e fiquei em dúvida sobre como adicionar o script de movimento em um gameObject vazio por meio de outro script.
Eu tentei fazer dessa forma mas o script não é adicionado.

Void Start()
{
      gameObject.AddComponent<PlayerMove>();
}

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DÚVIDA Re: Unity 2021.3.4f1 - Adicionar script em um gameObject por código

Mensagem por dutrabr100 Sex Jul 22, 2022 3:54 pm

erickfabio366 escreveu:Eu estou tentando criar um sistema de escolha de personagens, e fiquei em dúvida sobre como adicionar o script de movimento em um gameObject vazio por meio de outro script.
Eu tentei fazer dessa forma mas o script não é adicionado.

Void Start()
{
      gameObject.AddComponent<PlayerMove>();
}
uma sugestão, faça com que todos seus possiveis personagens tenha o componente, porem desativado, assim bastará ativar ele via script em vez de adicionar.

tutorial útil:
https://learn.unity.com/tutorial/enabling-and-disabling-components#
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DÚVIDA Re: Unity 2021.3.4f1 - Adicionar script em um gameObject por código

Mensagem por erickfabio366 Sex Jul 22, 2022 4:11 pm

Como eu posso fazer isso? Por favor.

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DÚVIDA Re: Unity 2021.3.4f1 - Adicionar script em um gameObject por código

Mensagem por dutrabr100 Sex Jul 22, 2022 4:14 pm

erickfabio366 escreveu:Como eu posso fazer isso? Por favor.
para deixar desativado por padrão é só deixar essa checkbox desmarcada:

Unity 2021.3.4f1 - Adicionar script em um gameObject por código CRIX0t4

como se ativa via script ta no link que mandei antes
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DÚVIDA Re: Unity 2021.3.4f1 - Adicionar script em um gameObject por código

Mensagem por erickfabio366 Sex Jul 22, 2022 4:15 pm

Ata, obrigado!

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DÚVIDA Re: Unity 2021.3.4f1 - Adicionar script em um gameObject por código

Mensagem por erickfabio366 Sex Jul 22, 2022 4:53 pm

Aliás, ao ativar o componente, ele ativa de todos os personagens? Como faço pra ativar apenas do escolhido?

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DÚVIDA Re: Unity 2021.3.4f1 - Adicionar script em um gameObject por código

Mensagem por dutrabr100 Sex Jul 22, 2022 4:57 pm

erickfabio366 escreveu:Aliás, ao ativar o componente, ele ativa de todos os personagens? Como faço pra ativar apenas do escolhido?
não vai ativar de todos,

vai ativar apenas o componente do GameObject que  você tiver fazendo referencia na variável.
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DÚVIDA Re: Unity 2021.3.4f1 - Adicionar script em um gameObject por código

Mensagem por erickfabio366 Sex Jul 22, 2022 5:12 pm

Então vamos supor que o gameObject do personagem que eu queira ativar tenha o nome de Dilma. Se eu escrever em um script:
Dilma.PlayerMove.enabled = true;
Eu vou conseguir ligar apenas o componente da Dilma?

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DÚVIDA Re: Unity 2021.3.4f1 - Adicionar script em um gameObject por código

Mensagem por dutrabr100 Sex Jul 22, 2022 5:22 pm

erickfabio366 escreveu:Então vamos supor que o gameObject do personagem que eu queira ativar tenha o nome de Dilma. Se eu escrever em um script:
Dilma.PlayerMove.enabled = true;
Eu vou conseguir ligar apenas o componente da Dilma?
tu precisaria usar o getcomponent antes.

Código:
//nao esquece de atribuir um gameObject a essa var antes
GameObject PersonagemSelecionado;

//dar getComponent
NomeDoComponente temp = PersonagemSelecionado.GetComponent<NomeDoComponente>();

//ativar componente
temp.enabled = true;


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DÚVIDA Re: Unity 2021.3.4f1 - Adicionar script em um gameObject por código

Mensagem por erickfabio366 Sex Jul 22, 2022 5:26 pm

Deu:
error CS0120: An object reference is required for the non-static field, method, or property 'Behaviour.enabled'

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DÚVIDA Re: Unity 2021.3.4f1 - Adicionar script em um gameObject por código

Mensagem por dutrabr100 Sex Jul 22, 2022 5:28 pm

erickfabio366 escreveu:Deu:
error CS0120: An object reference is required for the non-static field, method, or property 'Behaviour.enabled'
manda o script
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DÚVIDA Re: Unity 2021.3.4f1 - Adicionar script em um gameObject por código

Mensagem por dutrabr100 Sex Jul 22, 2022 5:50 pm

erickfabio366 escreveu:Eu estou tentando criar um sistema de escolha de personagens, e fiquei em dúvida sobre como adicionar o script de movimento em um gameObject vazio por meio de outro script.
Eu tentei fazer dessa forma mas o script não é adicionado.

Void Start()
{
      gameObject.AddComponent<PlayerMove>();
}
Uma coisa que eu devia ter perguntado antes, tu ta fazendo essa seleção em uma scene de menu ou direto na scene do jogo ?
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DÚVIDA Re: Unity 2021.3.4f1 - Adicionar script em um gameObject por código

Mensagem por erickfabio366 Sex Jul 22, 2022 5:50 pm

Script de movimentação do player: PlayerMove 
Script de seleção de personagem: Character 

Character script:


using System.Collections:
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Character : MonoBehavior 

    public GameObject playerCharacter; 
    
    void Start()
    {
          PlayerMove temp = playerCharacter.GetComponent<PlayerMove>();
          PlayerMove.enabled = true;
    }
}

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DÚVIDA Re: Unity 2021.3.4f1 - Adicionar script em um gameObject por código

Mensagem por erickfabio366 Sex Jul 22, 2022 5:51 pm

Tô fazendo direto.

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DÚVIDA Re: Unity 2021.3.4f1 - Adicionar script em um gameObject por código

Mensagem por dutrabr100 Sex Jul 22, 2022 5:56 pm

erickfabio366 escreveu:Script de movimentação do player: PlayerMove 
Script de seleção de personagem: Character 

Character script:


using System.Collections:
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Character : MonoBehavior 

    public GameObject playerCharacter; 
    
    void Start()
    {
          PlayerMove temp = playerCharacter.GetComponent<PlayerMove>();
          PlayerMove.enabled = true;
    }
}
Primeiramente uma critica, esses nomes de classes não são muito explicativos...

Verifica 2 coisas:
  1. A Variavel playerCharacter tem um gameObject atribuido a ela.
  2. Esse GameObject da variavel playerCharacter deve possuir o componente PlayerMove.
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DÚVIDA Re: Unity 2021.3.4f1 - Adicionar script em um gameObject por código

Mensagem por erickfabio366 Sex Jul 22, 2022 6:04 pm

Que tipos de nomes de classe você aconselha?

Eu criei um gameObject vazio com o componente PlayerMove e atribuí a ele, mas continua dando erro. Pelo que vi, o erro é na parte do:

PlayerMove.enabled = true;

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DÚVIDA Re: Unity 2021.3.4f1 - Adicionar script em um gameObject por código

Mensagem por dutrabr100 Sex Jul 22, 2022 6:10 pm

erickfabio366 escreveu:Que tipos de nomes de classe você aconselha?

Eu criei um gameObject vazio com o componente PlayerMove e atribuí a ele, mas continua dando erro. Pelo que vi, o erro é na parte do:

PlayerMove.enabled = true;

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class temp : MonoBehaviour
{
    GameObject obj;
    public PointElement pointElement;

    // Start is called before the first frame update
    void Start()
    {
        pointElement = obj.GetComponent<PointElement>();
        pointElement.enabled = true;
    }

   
}

Esse foi um teste que fiz e funcionou perfeitamente... e esta praticamente igual
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DÚVIDA Re: Unity 2021.3.4f1 - Adicionar script em um gameObject por código

Mensagem por erickfabio366 Sex Jul 22, 2022 6:12 pm

Será que não funciona pegar componentes script?

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DÚVIDA Re: Unity 2021.3.4f1 - Adicionar script em um gameObject por código

Mensagem por dutrabr100 Sex Jul 22, 2022 6:15 pm

erickfabio366 escreveu:Será que não funciona pegar componentes script?
funciona sim, eu testei o PointElement é um script
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DÚVIDA Re: Unity 2021.3.4f1 - Adicionar script em um gameObject por código

Mensagem por dutrabr100 Sex Jul 22, 2022 6:16 pm

erickfabio366 escreveu:Que tipos de nomes de classe você aconselha?

Eu criei um gameObject vazio com o componente PlayerMove e atribuí a ele, mas continua dando erro. Pelo que vi, o erro é na parte do:

PlayerMove.enabled = true;
esse gameobject está em cena né ?
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DÚVIDA Re: Unity 2021.3.4f1 - Adicionar script em um gameObject por código

Mensagem por erickfabio366 Sex Jul 22, 2022 6:23 pm

Fiz como seu e funcionou mesmo. Mas agora, como faço pra ativar somente de um personagem?

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DÚVIDA Re: Unity 2021.3.4f1 - Adicionar script em um gameObject por código

Mensagem por dutrabr100 Sex Jul 22, 2022 6:25 pm

erickfabio366 escreveu:Fiz como seu e funcionou mesmo. Mas agora, como faço pra ativar somente de um personagem?
Me explique melhor como vai funcionar essa sua seleção de personagem
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DÚVIDA Re: Unity 2021.3.4f1 - Adicionar script em um gameObject por código

Mensagem por erickfabio366 Sex Jul 22, 2022 6:26 pm

Como coloco o playerCharacter pra pesquisar um gameObject por nome e atribuir?

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Mensagem por erickfabio366 Sex Jul 22, 2022 6:27 pm

Ao entrar na cena de jogo, você ganha uma "profissão" aleatória, e dependendo de qual das 2 for, você se torna um personagem diferente.

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DÚVIDA Re: Unity 2021.3.4f1 - Adicionar script em um gameObject por código

Mensagem por erickfabio366 Sex Jul 22, 2022 6:30 pm

Tipo esse (que não funcionou)

playerCharacter = GameObject.Find("Profissão").GetComponent<PlayerMove>();

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DÚVIDA Re: Unity 2021.3.4f1 - Adicionar script em um gameObject por código

Mensagem por dutrabr100 Sex Jul 22, 2022 6:48 pm

erickfabio366 escreveu:Ao entrar na cena de jogo, você ganha uma "profissão" aleatória, e dependendo de qual das 2 for, você se torna um personagem diferente.
🤦

Então tudo aquilo que falei é inútil, tu pode simplesmente instânciar o prefab da profissão correspondente.

E eu sinto que tu ta colocando a carroça na frente dos bois.
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DÚVIDA Re: Unity 2021.3.4f1 - Adicionar script em um gameObject por código

Mensagem por erickfabio366 Sex Jul 22, 2022 6:52 pm

Malz, sou noob, não entendo muito... ainda mais isso de seleção de personagens.

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Mensagem por erickfabio366 Sex Jul 22, 2022 7:12 pm

Coloquei os 2 personagens em prefabs separados... e ai... faço o quê agora...?

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Mensagem por erickfabio366 Sex Jul 22, 2022 7:15 pm

Crio um script pra "tirar" o personagem escolhido de lá com todos os movimentos ativados?

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Mensagem por dutrabr100 Sex Jul 22, 2022 7:20 pm

erickfabio366 escreveu:Malz, sou noob, não entendo muito... ainda mais isso de seleção de personagens.
🤔 Cara sinceramente, pelo nosso diálogo.

Primeiramente não quero te desanimar na verdade é o oposto. Sei como é frustante querer fazer algo e não conseguir, eu mesmo já desisti umas 3x de aprender Unity, e me arrependo disso. (A essa altura eu já seria bem melhor nisso, senão tivesse cometido tal erro)

Cara não subestime o básico, eu sei como é chato ficar vendo tutorial e repetindo e testando e modificando e testando. Mas é nescessário.

O básico passa una ideia que é algo sem importância, mas na real é o oposto, o básico é a coisa mais importante já que ela vai servir de base para tudo que você aprender futuramente e você vai usar muito o básico.

Então encontre o jeito de aprender que é melhor para você! (Vídeos? Tutoriais em texto ? Livros ?) E aprenda ele, entenda com clareza, faça seus próprios testes além dos tutoriais. E depois quando se sentir confiante faça seu primeiro jogo, de preferência algo pequeno.
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Mensagem por erickfabio366 Sex Jul 22, 2022 7:22 pm

Blz.

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Mensagem por dutrabr100 Sex Jul 22, 2022 7:28 pm

erickfabio366 escreveu:Blz.
Não desanima  Punho
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Mensagem por erickfabio366 Sex Jul 22, 2022 7:30 pm

Vlw, cara! Obrigado!

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Mensagem por dutrabr100 Sex Jul 22, 2022 8:05 pm

erickfabio366 escreveu:Vlw, cara! Obrigado!
E cuidado com o YouTube, aprender com conteúdo não estruturado, as vezes mais atrapalha do que ajuda.

Recomendo o site Unity Learn é gratuito e tem uns pathways ou Livros tu encontra PDFs de quase todos na internet.. se wuiser mando o link do site de livros PDF
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Mensagem por erickfabio366 Sex Jul 22, 2022 8:10 pm

Ajudaria muito, mano.

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Mensagem por dutrabr100 Sex Jul 22, 2022 8:55 pm

erickfabio366 escreveu:Ajudaria muito, mano.
Mandei por mensagem privada, verifica se chegou, é a primeira vez que uso esse recurso do fórum
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