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Qua Out 04, 2023 12:11 pm
Ter Out 03, 2023 9:18 pm
Ter Out 03, 2023 9:08 pm
Ter Out 03, 2023 6:05 pm
Ter Set 26, 2023 12:45 pm
Seg Set 25, 2023 9:02 pm
Seg Set 25, 2023 9:47 am
Sáb Set 23, 2023 2:10 pm
Sex Set 22, 2023 9:01 pm
Qui Set 21, 2023 11:04 am
Qua Set 20, 2023 4:40 pm
Qua Set 20, 2023 9:15 am
Dom Set 17, 2023 12:17 pm
Sex Set 15, 2023 7:24 pm
Sex Set 15, 2023 5:41 pm
Sex Set 15, 2023 4:28 pm
Sex Set 15, 2023 10:56 am
Sex Set 15, 2023 10:15 am
Seg Set 11, 2023 11:43 am
Seg Set 11, 2023 11:31 am
Sáb Set 09, 2023 4:53 pm
Sáb Set 09, 2023 1:44 pm
Ter Set 05, 2023 11:12 pm
Ter Set 05, 2023 3:12 pm
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Sex Set 01, 2023 2:21 pm
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Shader Graph UI

2 participantes

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DÚVIDA Shader Graph UI

Mensagem por Eris Sex Jun 03, 2022 5:13 pm

Irmãos, salve...

Estou tentando criar um HUD, porém, gostaria de usar o Shader Graph.
  • Como posso chegar nesse resultado da imagem do JATO no lado direito do print.
  • Observem que fica numa definição excelente, os detalhes são nítidos.
  • Aproveitando, também estou em busca de um tutorial que explique como deixar a borda iluminada.


Porém só encontro no modelo antigo, gostaria de tentar achar no Shader Graph.

Shader Graph UI ELXLhatW4AAGNX6?format=jpg&name=large

Shader Graph UI ELXLhavXkAAO6t0

Shader Graph UI 20190322195223_1

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DÚVIDA Re: Shader Graph UI

Mensagem por SteveRogers Sáb Jun 04, 2022 11:33 pm

Pra dar o efeito de "iluminado" o material precisa ser do tipo alpha blend / aditivo, recriar um material de UI no shader graph só pra adicionar isso parece overkill, eu baixaria no site da Unity o arquivo de shaders padrões que ela disponibiliza, copiaria o UI/Default que já é alpha blended e só adicionaria o blend mode aditive, se não me engano é "Blend One One".

https://docs.unity3d.com/Manual/SL-Blend.html
é sim o Blend One One, você pode confirmar no paragrafo "Common blend types" desse manual;

Aqui tem um exemplo de shader UI usando aditive

Tem alguma razão especial pra querer que seja feito no shaderGraph?
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DÚVIDA Re: Shader Graph UI

Mensagem por Eris Dom Jun 05, 2022 7:41 am

SteveRogers escreveu:Pra dar o efeito de "iluminado" o material precisa ser do tipo alpha blend / aditivo, recriar um material de UI no shader graph só pra adicionar isso parece overkill, eu baixaria no site da Unity o arquivo de shaders padrões que ela disponibiliza, copiaria o UI/Default que já é alpha blended e só adicionaria o blend mode aditive, se não me engano é "Blend One One".

https://docs.unity3d.com/Manual/SL-Blend.html
é sim o Blend One One, você pode confirmar no paragrafo "Common blend types" desse manual;

Tem alguma razão especial pra querer que seja feito no shaderGraph?

Olá querido irmão, como está?
Estava interessado em compreender melhor o ShaderGraph, pq o shader em script eu não consigo entender nada! Mas se tem essa solução, eu vou usar ela mesmo, ó não sei se vai servir pra URP.

Só me responde duas questões:
Essas imagens como no caso o jato. Eu estou criando elas em 2048, é um bom tamanho, devo criar maiores ou menores?
Esse desenho de borda iluminada é um PNG não é? Que com o efeito de iluminação, chegou nesse resultado. É isso?

Gratidão desde já.

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DÚVIDA Re: Shader Graph UI

Mensagem por SteveRogers Dom Jun 05, 2022 8:02 am

o material da UI é o mesmo em todas as render pipeline, então é compatível sim.
como o shader é aditivo, a textura precisa ter o fundo preto e as linhas do jato precisam ser brancas.
Usando o shader do exemplo você consegue editar a cor pra colocar o tom verde dentro da unity mesmo.
Pra dar esse efeito de brilho, no photoshop basta duplicar a camada das linhas, adicionar um gaussian blur e diminuir a opacidade.
Sobre tamanho, dê preferência a uma resolução que seja próxima a que será utilizada no game, ex: se meu foco é full HD, 1920x1080, quero que essa imagem fique com cerca de 1/4 da altura da tela, então a resolução vai ser algo em torno de 128x256.
usar uma imagem muito grande faz as linhas ficarem serrilhadas quando a Unity ajusta o tamanho, deixando já próximo da resolução fica nítido e as linhas ficam mais suaves.


Última edição por SteveRogers em Dom Jun 05, 2022 8:20 am, editado 1 vez(es)
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DÚVIDA Re: Shader Graph UI

Mensagem por Eris Dom Jun 05, 2022 8:15 am

SteveRogers escreveu:o material da UI é o mesmo em todas as render pipeline, então é compatível sim.
como o shader é aditivo, a textura precisa ter o fundo preto e as linhas do desenho do jato, precisam ser brancas.
usando o shader do exemplo você consegue editar a cor pra colocar o tom verde dentro da unity mesmo.
pra dar esse efeito de brilho, no photoshop basta duplicar a camada das linhas, adicionar um gaussian blur e diminuir a opacidade.
sobre tamanho, dê preferência de a uma resolução que seja próxima da que será utilizada no game, ex: se meu foco é full HD, 1920x1080, e quero que essa imagem fique com cerca de 1/4 da altura da tela, a resolução vai ser algo em torno de 128x256.
usar uma imagem muito grande faz as linhas ficarem serrilhadas quando a Unity ajusta o tamanho, deixando já próximo da resolução ainda fica nítido, mas, as linhas ficam mais suaves.

Hum sim, era essa minha dúvida.
Grato...

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DÚVIDA Re: Shader Graph UI

Mensagem por SteveRogers Dom Jun 05, 2022 8:15 am

Aqui tem um exemplo de como configurar as camadas no Photoshop pra conseguir tanto o efeito de brilho, quanto o destaque da borda exterior.
https://drive.google.com/file/d/10R1_E-bZF-Jh_eQP768LxR4r3_5iiu7k/view?usp=sharing

O resultado final precisa ser mais ou menos assim:
Shader Graph UI 5Tc12ae
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DÚVIDA Re: Shader Graph UI

Mensagem por Eris Dom Jun 05, 2022 9:59 am

SteveRogers escreveu:Aqui tem um exemplo de como configurar as camadas no Photoshop pra conseguir tanto o efeito de brilho, quanto o destaque da borda exterior.
https://drive.google.com/file/d/10R1_E-bZF-Jh_eQP768LxR4r3_5iiu7k/view?usp=sharing

O resultado final precisa ser mais ou menos assim:
Shader Graph UI 5Tc12ae


Show, massa!
Foi como estava montando mesmo...
Segue Abaixo...
Gratidão mais uma vez...
Shader Graph UI PC8kwzLKFBYxhmGULCxjDMMsWFjCGYZYtLGAMwyxbWMAYhlm2sIAxDLNsYQFjGGbZwgLGMMyyhQWMYZhlCwsYwzDLlr8DuwyuC9scarIAAAAASUVORK5CYII=

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