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alguem pode me ajudar com essa adição de item numa lista?

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DÚVIDA alguem pode me ajudar com essa adição de item numa lista?

Mensagem por Pkneves Sex Maio 13, 2022 2:22 pm

o script fica no object, funcionalidade seria pegar Um ScriptableObject likando a ele e adicionar  a uma lista!

Script Lista:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using System.Linq;

public class InventoryController : MonoBehaviour
{
   [SerializeField]
   Item[] arrayInventory;

   public List<Item>_Inventory { get; private set; }

   public void Awake()
   {
      _Inventory = new List<Item>();
      _Inventory = arrayInventory.OrderBy(i => i.Name).ToList();
      MouseSensitive.IsClicked += RemoveItem;
   }

   private void OnDestroy()
   {
      MouseSensitive.IsClicked -= RemoveItem;
   }

   public void AddItem(Item item)
   {
      if (item != null)
         _Inventory.Add (item);
   }

   public void RemoveItem(Item item)
   {
      if (item != null)
         _Inventory.Remove (item);
   }

}

script add item:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class InteragirObjList : MonoBehaviour
{
   public Transform jogador;
   public ScriptableObject ItemDate;
   public InventoryController _Inventory;
   public KeyCode TeclaPegar = KeyCode.P;
   [Range(1,5)]
   public float distanciaMinima = 2;

   void Awake ()
   {
      _Inventory = GetComponent<InventoryController>();
   }

   void Update ()
   {
      if (jogador)
      {
         {
            if (Input.GetKeyDown (TeclaPegar))
            {
               ItemDate += _Inventory.AddItem(item) as ScriptableObject ;
            }
         }
      }
   }
}


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DÚVIDA Re: alguem pode me ajudar com essa adição de item numa lista?

Mensagem por dstaroski Seg Maio 16, 2022 2:15 pm

Boa tarde meu caro!

O que exatamente está ocorrendo? qual seria o erro? também está faltando postar uma classe, o Item.

Abraço!
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DÚVIDA Re: alguem pode me ajudar com essa adição de item numa lista?

Mensagem por Pkneves Seg Maio 16, 2022 10:49 pm

dstaroski escreveu:Boa tarde meu caro!

O que exatamente está ocorrendo? qual seria o erro? também está faltando postar uma classe, o Item.

Abraço!
era pra quando o item fosse pego somente o scriptableobject anexado ao script  fosse adicionado  a lista do inventory

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DÚVIDA Re: alguem pode me ajudar com essa adição de item numa lista?

Mensagem por Pkneves Ter Maio 17, 2022 11:09 am

dstaroski escreveu:Boa tarde meu caro!

O que exatamente está ocorrendo? qual seria o erro? também está faltando postar uma classe, o Item.

Abraço!

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using System.Linq;

[CreateAssetMenu (fileName = "New Item", menuName = "Create Item")]
public class Item : ScriptableObject
{
   public GameObject SpawnOBJ;
   public Sprite Icon;
   public string Name;
   public string Description;
   public int ID { get; private set; }
   public int Count { get {
         return
         FindObjectOfType<InventoryController>()._Inventory.FindAll(x => x.ID == this.ID).Count;

         }
   }

   private void OnEnable() =>
   ID = this.GetInstanceID();
}

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DÚVIDA Re: alguem pode me ajudar com essa adição de item numa lista?

Mensagem por Pokedlg Ter Maio 17, 2022 5:05 pm

Explicação:

Acredito que você tenha errado na classe InteragirObjList na variavel ItemDate, a qual voce deixou com ScriptableObject (pelo que eu entendi o ItemDate seria o objeto a pegar?) e na hora de adicionar o item na linha 26:
Código:
ItemDate += _Inventory.AddItem(item) as ScriptableObject;

Em relação ao ItemDate você teria que colocar a variável como Item, pois ele é uma Classe derivada do ScriptableObject e não a classe ScriptableObject em si. Tente deixar assim:
Código:
public Item ItemDate;

e na linha 26 voce coloca um "+=" para adicionar a lista? Não é assim que se faz a adição a uma lista. Como no outro script você já criou uma void responsável por fazer esta adição na classe InventoryController, tente deixar a linha 26  assim:
Código:
_Inventory.AddItem(ItemDate);


Script Completo com as modificações:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class InteragirObjList : MonoBehaviour
{
  public Transform jogador;
  public Item ItemDate;
  public InventoryController _Inventory;
  public KeyCode TeclaPegar = KeyCode.P;
  [Range(1,5)]
  public float distanciaMinima = 2;

  void Awake ()
  {
      _Inventory = GetComponent<InventoryController>();
  }

  void Update ()
  {
      if (jogador)
      {
        {
            if (Input.GetKeyDown (TeclaPegar))
            {
              _Inventory.AddItem(ItemDate);
            }
        }
      }
  }
}
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DÚVIDA Re: alguem pode me ajudar com essa adição de item numa lista?

Mensagem por Pkneves Ter Maio 17, 2022 10:18 pm

Pokedlg escreveu:Explicação:

Acredito que você tenha errado na classe InteragirObjList na variavel ItemDate, a qual voce deixou com ScriptableObject (pelo que eu entendi o ItemDate seria o objeto a pegar?) e na hora de adicionar o item na linha 26:
Código:
ItemDate += _Inventory.AddItem(item) as ScriptableObject;

Em relação ao ItemDate você teria que colocar a variável como Item, pois ele é uma Classe derivada do ScriptableObject e não a classe ScriptableObject em si. Tente deixar assim:
Código:
public Item ItemDate;

e na linha 26 voce coloca um "+=" para adicionar a lista? Não é assim que se faz a adição a uma lista. Como no outro script você já criou uma void responsável por fazer esta adição na classe InventoryController, tente deixar a linha 26  assim:
Código:
_Inventory.AddItem(ItemDate);


Script Completo com as modificações:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class InteragirObjList : MonoBehaviour
{
   public Transform jogador;
   public Item ItemDate;
   public InventoryController _Inventory;
   public KeyCode TeclaPegar = KeyCode.P;
   [Range(1,5)]
   public float distanciaMinima = 2;

   void Awake ()
   {
      _Inventory = GetComponent<InventoryController>();
   }

   void Update ()
   {
      if (jogador)
      {
         {
            if (Input.GetKeyDown (TeclaPegar))
            {
               _Inventory.AddItem(ItemDate);
            }
         }
      }
   }
}
ola boa noite;
o script continua apresentado erro e o item coletado nao aparece na lista//
erro:
NullReferenceException: Object reference not set to an instance of an object
InteragirObjList.Update () (at Assets/Scripts/Sistema de Inventario/InteragirObjList.cs:26)


desde de já agradeço pela ajuda!

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DÚVIDA Re: alguem pode me ajudar com essa adição de item numa lista?

Mensagem por Pokedlg Ter Maio 17, 2022 10:20 pm

Voce nao definiu o ItemDate, ele é nulo, voce não atribui nenhum valor ao ItemDate, voce tem que colocar que ele é o item mais próximo
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DÚVIDA Re: alguem pode me ajudar com essa adição de item numa lista?

Mensagem por Pkneves Ter Maio 17, 2022 10:44 pm

Pokedlg escreveu:Voce nao definiu o ItemDate, ele é nulo, voce não atribui nenhum valor ao ItemDate, voce tem que colocar que ele é o item mais próximo

poderia me explicar como fazer, sou novato com c#, sei mais +/- o basico

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DÚVIDA Re: alguem pode me ajudar com essa adição de item numa lista?

Mensagem por Pokedlg Ter Maio 17, 2022 10:55 pm

Fica um pouco dificil sem saber as circunstancias, seu jogo é 3d ou 2d? Voce ja fez o sistema para poder pegar o item, pois sem ele nao tem como voce pegar para poder adicioná-lo no inventário. Porque, vejo que voce tem uma variavel representando a distancia minima, mas nao faz uso dela. o ItemDate seria o item mais perto mesmo ou representa outra coisa?
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DÚVIDA Re: alguem pode me ajudar com essa adição de item numa lista?

Mensagem por Pkneves Ter Maio 17, 2022 11:07 pm

Pokedlg escreveu:Fica um pouco dificil sem saber as circunstancias, seu jogo é 3d ou 2d? Voce ja fez o sistema para poder pegar o item, pois sem ele nao tem como voce pegar para poder adicioná-lo no inventário. Porque, vejo que voce tem uma variavel representando a distancia minima, mas nao faz uso dela. o ItemDate seria o item mais perto mesmo ou representa outra coisa?
o jogo é 3d, o sistema para pegar o item seria esse código, no caso este script iria dentro do obj pagável, ItemDate representa um item"Scriptable' que contem os dados para passar para o inventário, no caso oq seria add na list do inventario seria o scriptable e a distancia  mínima para controlar a distancia entre personagem  e obj para dizer se pode pegar ou n

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DÚVIDA Re: alguem pode me ajudar com essa adição de item numa lista?

Mensagem por Pokedlg Ter Maio 17, 2022 11:27 pm

Tente assim:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class InteragirObjList : MonoBehaviour
{
   public Transform jogador;
   public Item ItemDate;
   public InventoryController _Inventory;
   public KeyCode TeclaPegar = KeyCode.P;
   [Range(1,5)]
   public float distanciaMinima = 2;

   void Awake ()
   {
      _Inventory = GetComponent<InventoryController>();
   }

   void Update ()
   {
      float dist = Vector3.Distance(jogador.position, this.gameObject.position);
      if (jogador)
      {
         {
            if (dist <= distanciaMinima && Input.GetKeyDown (TeclaPegar))
            {
               _Inventory.AddItem(ItemDate);
            }
         }
      }
   }
}

Mas lembre-se de atribuir um scriptableobject para o itemDate, por exemplo se o objeto pegável é uma espada, atribui a ele o scriptable object da espada
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DÚVIDA Re: alguem pode me ajudar com essa adição de item numa lista?

Mensagem por Pkneves Qua Maio 18, 2022 3:51 pm

Pokedlg escreveu:Tente assim:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class InteragirObjList : MonoBehaviour
{
   public Transform jogador;
   public Item ItemDate;
   public InventoryController _Inventory;
   public KeyCode TeclaPegar = KeyCode.P;
   [Range(1,5)]
   public float distanciaMinima = 2;

   void Awake ()
   {
      _Inventory = GetComponent<InventoryController>();
   }

   void Update ()
   {
      float dist = Vector3.Distance(jogador.position, this.gameObject.position);
      if (jogador)
      {
         {
            if (dist <= distanciaMinima && Input.GetKeyDown (TeclaPegar))
            {
               _Inventory.AddItem(ItemDate);
            }
         }
      }
   }
}

Mas lembre-se de atribuir um scriptableobject para o itemDate, por exemplo se o objeto pegável é uma espada, atribui a ele o scriptable object da espada

ainda esta dando erro;
erro: Assets\Scripts\Sistema de Inventario\InteragirObjList.cs(21,67): error CS1061: 'GameObject' does not contain a definition for 'position' and no accessible extension method 'position' accepting a first argument of type 'GameObject' could be found (are you missing a using directive or an assembly reference?)

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DÚVIDA Re: alguem pode me ajudar com essa adição de item numa lista?

Mensagem por Pokedlg Qua Maio 18, 2022 3:56 pm

Opa, erro meu, esqueci do transform:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class InteragirObjList : MonoBehaviour
{
  public Transform jogador;
  public Item ItemDate;
  public InventoryController _Inventory;
  public KeyCode TeclaPegar = KeyCode.P;
  [Range(1,5)]
  public float distanciaMinima = 2;

  void Awake ()
  {
      _Inventory = GetComponent<InventoryController>();
  }

  void Update ()
  {
      float dist = Vector3.Distance(jogador.position, this.gameObject.transform.position);
      if (jogador)
      {
        {
            if (dist <= distanciaMinima && Input.GetKeyDown (TeclaPegar))
            {
              _Inventory.AddItem(ItemDate);
            }
        }
      }
  }
}
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DÚVIDA Re: alguem pode me ajudar com essa adição de item numa lista?

Mensagem por Pkneves Qua Maio 18, 2022 4:24 pm

Pokedlg escreveu:Opa, erro meu, esqueci do transform:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class InteragirObjList : MonoBehaviour
{
   public Transform jogador;
   public Item ItemDate;
   public InventoryController _Inventory;
   public KeyCode TeclaPegar = KeyCode.P;
   [Range(1,5)]
   public float distanciaMinima = 2;

   void Awake ()
   {
      _Inventory = GetComponent<InventoryController>();
   }

   void Update ()
   {
      float dist = Vector3.Distance(jogador.position, this.gameObject.transform.position);
      if (jogador)
      {
         {
            if (dist <= distanciaMinima && Input.GetKeyDown (TeclaPegar))
            {
               _Inventory.AddItem(ItemDate);
            }
         }
      }
   }
}

arrumou a 26, porem a linha 27 apareceu um nv, e continua sem add o Itemdate no inventário ;
erro: NullReferenceException: Object reference not set to an instance of an object
InteragirObjList.Update () (at Assets/Scripts/Sistema de Inventario/InteragirObjList.cs:27)

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DÚVIDA Re: alguem pode me ajudar com essa adição de item numa lista?

Mensagem por Pokedlg Qua Maio 18, 2022 4:30 pm

Cara é o que eu tinha dito anteriormente, ou é o ItemDate ou o _Inventory é nulo, você atribuiu o scriptableobject na variavel ItemDate de acordo com o item que possui esse script ? o Gameobject que possui esse script contém a classe InventoryController?
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DÚVIDA Re: alguem pode me ajudar com essa adição de item numa lista?

Mensagem por Pkneves Qua Maio 18, 2022 9:07 pm

Pokedlg escreveu:Cara é o que eu tinha dito anteriormente, ou é o ItemDate ou o _Inventory é nulo, você atribuiu o scriptableobject na variavel ItemDate de acordo com o item que possui esse script ? o Gameobject que possui esse script contém a classe InventoryController?
 o Gameobject que possui esse script nao contém a classe InventoryController,  classe InventoryController fica em um Gameobject vazio

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DÚVIDA Re: alguem pode me ajudar com essa adição de item numa lista?

Mensagem por Pokedlg Qua Maio 18, 2022 9:30 pm

Entao é isso que está causando o problema, voce usa:
Código:
_Inventory = GetComponent<InventoryController>();


Isso faz com que ele procure o script InventoryController no gameobject que vai o InteragirObjList, tente assim:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class InteragirObjList : MonoBehaviour
{
  public Transform jogador;
  public Item ItemDate;
  public InventoryController _Inventory;
  public KeyCode TeclaPegar = KeyCode.P;
  [Range(1,5)]
  public float distanciaMinima = 2;

  void Awake ()
  {
      _Inventory = FindObjectOfType<InventoryController>();
  }

  void Update ()
  {
      float dist = Vector3.Distance(jogador.position, this.gameObject.transform.position);
      if (jogador)
      {
        {
            if (dist <= distanciaMinima && Input.GetKeyDown (TeclaPegar))
            {
              _Inventory.AddItem(ItemDate);
            }
        }
      }
  }
}       
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DÚVIDA Re: alguem pode me ajudar com essa adição de item numa lista?

Mensagem por Pkneves Qui Maio 19, 2022 1:32 pm

Pokedlg escreveu:Entao é isso que está causando o problema, voce usa:
Código:
_Inventory = GetComponent<InventoryController>();


Isso faz com que ele procure o script InventoryController no gameobject que vai o InteragirObjList, tente assim:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class InteragirObjList : MonoBehaviour
{
   public Transform jogador;
   public Item ItemDate;
   public InventoryController _Inventory;
   public KeyCode TeclaPegar = KeyCode.P;
   [Range(1,5)]
   public float distanciaMinima = 2;

   void Awake ()
   {
      _Inventory = FindObjectOfType<InventoryController>();
   }

   void Update ()
   {
      float dist = Vector3.Distance(jogador.position, this.gameObject.transform.position);
      if (jogador)
      {
         {
            if (dist <= distanciaMinima && Input.GetKeyDown (TeclaPegar))
            {
               _Inventory.AddItem(ItemDate);
            }
         }
      }
   }
}        

entendi Assim ele procura o script fora do gameobject... o erro sumiu porem msm assim o ItemDate nao é add ao array, ele na entra na lista

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DÚVIDA Re: alguem pode me ajudar com essa adição de item numa lista?

Mensagem por Pkneves Qui Maio 19, 2022 8:59 pm

Pkneves escreveu:
Pokedlg escreveu:Entao é isso que está causando o problema, voce usa:
Código:
_Inventory = GetComponent<InventoryController>();


Isso faz com que ele procure o script InventoryController no gameobject que vai o InteragirObjList, tente assim:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class InteragirObjList : MonoBehaviour
{
   public Transform jogador;
   public Item ItemDate;
   public InventoryController _Inventory;
   public KeyCode TeclaPegar = KeyCode.P;
   [Range(1,5)]
   public float distanciaMinima = 2;

   void Awake ()
   {
      _Inventory = FindObjectOfType<InventoryController>();
   }

   void Update ()
   {
      float dist = Vector3.Distance(jogador.position, this.gameObject.transform.position);
      if (jogador)
      {
         {
            if (dist <= distanciaMinima && Input.GetKeyDown (TeclaPegar))
            {
               _Inventory.AddItem(ItemDate);
            }
         }
      }
   }
}        

entendi Assim ele procura o script fora do gameobject... o erro sumiu porem msm assim o ItemDate nao é add ao array, ele na entra na lista

ele add o ItemDate no inventorio, porem nao add na arraylist ai quando acesso o painel do inventorio antes de pegar o ItemDate, ele buga quando eu pego e nao aparece mais no inventory, so funciona quando o o painel do inventário  nao foi ativado ainda

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DÚVIDA Re: alguem pode me ajudar com essa adição de item numa lista?

Mensagem por Pokedlg Qui Maio 19, 2022 10:34 pm

Nao entendi muito bem, Nao aparece o item no inventário quando voce pega ele depois de abrir o inventario? é isso? Em que script colocou o instantiate dos itens no inventário?
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DÚVIDA Re: alguem pode me ajudar com essa adição de item numa lista?

Mensagem por Pkneves Ontem à(s) 12:37 pm

Pokedlg escreveu:Nao entendi muito bem, Nao aparece o item no inventário quando voce pega ele depois de abrir o inventario? é isso? Em que script colocou o instantiate dos itens no inventário?
ele aparece no canvas do inventário, porem n add na list<t> arraylist, ai o sistema  buga na hora de pegar como expliquei a cima...

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class SlotsConfig : MonoBehaviour
{
   public ItemReference _element;

   private List<Item> _inventory;

    void Start()
    {
      _inventory = new List<Item> ();
      _inventory = FindObjectOfType<InventoryController> ()._Inventory;
      InstantiateElements ();
   }

   private void InstantiateElements()                                                                               
   {
      for (int i = 0; i < _inventory.Count; i++)
      {
         if (IsRepeated (i))
            continue;

         (Instantiate(_element, transform) as ItemReference).SetValues(_inventory [i]);
      }
   }

   bool IsRepeated(int i)
   {
      if (i == 0)
         return false;

      return _inventory[i].ID == _inventory[i - 1].ID;
   }
}

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DÚVIDA Re: alguem pode me ajudar com essa adição de item numa lista?

Mensagem por Pokedlg Ontem à(s) 1:15 pm

Não entendo como isso acontece sendo que você só faz utilização da arrayInventory na void Awake, quando inicia o jogo, quando ainda não pegou nenhum item, depois não vejo ela sendo utilizada mais em nada que possa ser a causa do problema, Mas caso for isso tente adicionar à array um limite que seria o limite de slots para o inventário e então adicione os itens a array com um loop for:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using System.Linq;

public class InventoryController : MonoBehaviour
{
  
   public Item[] arrayInventory; //deixe-a publica para podermos acessa-la no outro script
  
   public int inventoryLimit; //no inspector defina um valor limite para que funcione

   public List<Item>_Inventory { get; private set; }

   public void Awake()
   {
      _Inventory = new List<Item>();
      arrayInventory = new Item[inventoryLimit];
      _Inventory = arrayInventory.OrderBy(i => i.Name).ToList();
      MouseSensitive.IsClicked += RemoveItem;
   }

   private void OnDestroy()
   {
      MouseSensitive.IsClicked -= RemoveItem;
   }

   public void AddItem(Item item)
   {
      if (item != null)
         _Inventory.Add (item);
   }

   public void RemoveItem(Item item)
   {
      if (item != null)
         _Inventory.Remove (item);
   }

}

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class InteragirObjList : MonoBehaviour
{
   public Transform jogador;
   public Item ItemDate;
   public InventoryController _Inventory;
   public KeyCode TeclaPegar = KeyCode.P;
   [Range(1,5)]
   public float distanciaMinima = 2;

   void Awake ()
   {
      _Inventory = FindObjectOfType<InventoryController>();
   }

   void Update ()
   {
      float dist = Vector3.Distance(jogador.position, this.gameObject.transform.position);
      if (jogador)
      {
         {
            if (dist <= distanciaMinima && Input.GetKeyDown (TeclaPegar))
            {
               for(int i =0; i<_Inventory.arrayInventory.Length; i++)
              {
                  if(_Inventory.arrayInventory[i] == null)
                  {
                      _Inventory.arrayInventory[i] = ItemDate;
                      break;
                  }
            }
               _Inventory.AddItem(ItemDate);
            }
         }
      }
   }
}        
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DÚVIDA Re: alguem pode me ajudar com essa adição de item numa lista?

Mensagem por Pkneves Ontem à(s) 4:03 pm

Pokedlg escreveu:Não entendo como isso acontece sendo que você só faz utilização da arrayInventory na void Awake, quando inicia o jogo, quando ainda não pegou nenhum item, depois não vejo ela sendo utilizada mais em nada que possa ser a causa do problema, Mas caso for isso tente adicionar à array um limite que seria o limite de slots para o inventário e então adicione os itens a array com um loop for:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using System.Linq;

public class InventoryController : MonoBehaviour
{
  
   public Item[] arrayInventory; //deixe-a publica para podermos acessa-la no outro script
  
   public int inventoryLimit; //no inspector defina um valor limite para que funcione

   public List<Item>_Inventory { get; private set; }

   public void Awake()
   {
      _Inventory = new List<Item>();
      arrayInventory = new Item[inventoryLimit];
      _Inventory = arrayInventory.OrderBy(i => i.Name).ToList();
      MouseSensitive.IsClicked += RemoveItem;
   }

   private void OnDestroy()
   {
      MouseSensitive.IsClicked -= RemoveItem;
   }

   public void AddItem(Item item)
   {
      if (item != null)
         _Inventory.Add (item);
   }

   public void RemoveItem(Item item)
   {
      if (item != null)
         _Inventory.Remove (item);
   }

}

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class InteragirObjList : MonoBehaviour
{
   public Transform jogador;
   public Item ItemDate;
   public InventoryController _Inventory;
   public KeyCode TeclaPegar = KeyCode.P;
   [Range(1,5)]
   public float distanciaMinima = 2;

   void Awake ()
   {
      _Inventory = FindObjectOfType<InventoryController>();
   }

   void Update ()
   {
      float dist = Vector3.Distance(jogador.position, this.gameObject.transform.position);
      if (jogador)
      {
         {
            if (dist <= distanciaMinima && Input.GetKeyDown (TeclaPegar))
            {
               for(int i =0; i<_Inventory.arrayInventory.Length; i++)
               {
                   if(_Inventory.arrayInventory[i] == null)
                   {
                       _Inventory.arrayInventory[i] = ItemDate;
                       break;
                   }
            }
               _Inventory.AddItem(ItemDate);
            }
         }
      }
   }
}        
agr s ta adicionando no array, porem continuo com o problema na hora de instanciar no scroll view do painel de inventario, ao acessar o painel antes de pegar o ItemDate, ele meio q buga, e ao fechar o painel e tentar pegar o ItemDate ele nao instancia no scroll view.
Porem quando pego o ItemDate antes do acesso ao painel o script  funciona normal... e ao utilizar a " int inventoryLimit " recebo este erro.
erro:NullReferenceException: Object reference not set to an instance of an object
InventoryController+<>c.<Awake>b__6_0 (Item i) (at Assets/Scripts/Sistema de Inventario/InventoryController.cs:19)
System.Linq.EnumerableSorter`2[TElement,TKey].ComputeKeys (TElement[] elements, System.Int32 count) (at <3dc3a1be8c4f409081a57e8ef88f1fbb>:0)
System.Linq.EnumerableSorter`1[TElement].ComputeMap (TElement[] elements, System.Int32 count) (at <3dc3a1be8c4f409081a57e8ef88f1fbb>:0)
System.Linq.EnumerableSorter`1[TElement].Sort (TElement[] elements, System.Int32 count) (at <3dc3a1be8c4f409081a57e8ef88f1fbb>:0)
System.Linq.OrderedEnumerable`1[TElement].SortedMap (System.Linq.Buffer`1[TElement] buffer) (at <3dc3a1be8c4f409081a57e8ef88f1fbb>:0)
System.Linq.OrderedEnumerable`1[TElement].ToList () (at <3dc3a1be8c4f409081a57e8ef88f1fbb>:0)
System.Linq.Enumerable.ToList[TSource] (System.Collections.Generic.IEnumerable`1[T] source) (at <3dc3a1be8c4f409081a57e8ef88f1fbb>:0)
InventoryController.Awake () (at Assets/Scripts/Sistema de Inventario/InventoryController.cs:19)

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DÚVIDA Re: alguem pode me ajudar com essa adição de item numa lista?

Mensagem por Pokedlg Ontem à(s) 4:05 pm

Tenta excluir a linha 19, pra ver se resolve este erro.
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using System.Linq;

public class InventoryController : MonoBehaviour
{
 
  public Item[] arrayInventory; //deixe-a publica para podermos acessa-la no outro script
 
  public int inventoryLimit; //no inspector defina um valor limite para que funcione

  public List<Item>_Inventory { get; private set; }

  public void Awake()
  {
      _Inventory = new List<Item>();
      arrayInventory = new Item[inventoryLimit];
      MouseSensitive.IsClicked += RemoveItem;
  }

  private void OnDestroy()
  {
      MouseSensitive.IsClicked -= RemoveItem;
  }

  public void AddItem(Item item)
  {
      if (item != null)
        _Inventory.Add (item);
  }

  public void RemoveItem(Item item)
  {
      if (item != null)
        _Inventory.Remove (item);
  }

}
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Mensagem por Pkneves Ontem à(s) 4:45 pm

Pokedlg escreveu:Tenta excluir a linha 19, pra ver se resolve este erro.
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using System.Linq;

public class InventoryController : MonoBehaviour
{
  
   public Item[] arrayInventory; //deixe-a publica para podermos acessa-la no outro script
  
   public int inventoryLimit; //no inspector defina um valor limite para que funcione

   public List<Item>_Inventory { get; private set; }

   public void Awake()
   {
      _Inventory = new List<Item>();
      arrayInventory = new Item[inventoryLimit];
      MouseSensitive.IsClicked += RemoveItem;
   }

   private void OnDestroy()
   {
      MouseSensitive.IsClicked -= RemoveItem;
   }

   public void AddItem(Item item)
   {
      if (item != null)
         _Inventory.Add (item);
   }

   public void RemoveItem(Item item)
   {
      if (item != null)
         _Inventory.Remove (item);
   }

}

O erro sumiu, porém o bagu permanece na instância do item no Scroll Viewr...
Hierarquia do seria Canvas > PainelINVENTORIO> Scroll View> Content ... No caso ele instancia  dentro do Content!

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DÚVIDA Re: alguem pode me ajudar com essa adição de item numa lista?

Mensagem por Pkneves Ontem à(s) 10:09 pm

Pkneves escreveu:
Pokedlg escreveu:Tenta excluir a linha 19, pra ver se resolve este erro.
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using System.Linq;

public class InventoryController : MonoBehaviour
{
  
   public Item[] arrayInventory; //deixe-a publica para podermos acessa-la no outro script
  
   public int inventoryLimit; //no inspector defina um valor limite para que funcione

   public List<Item>_Inventory { get; private set; }

   public void Awake()
   {
      _Inventory = new List<Item>();
      arrayInventory = new Item[inventoryLimit];
      MouseSensitive.IsClicked += RemoveItem;
   }

   private void OnDestroy()
   {
      MouseSensitive.IsClicked -= RemoveItem;
   }

   public void AddItem(Item item)
   {
      if (item != null)
         _Inventory.Add (item);
   }

   public void RemoveItem(Item item)
   {
      if (item != null)
         _Inventory.Remove (item);
   }

}

O erro sumiu, porém o bagu permanece na instância do item no Scroll Viewr...
Hierarquia do seria Canvas > PainelINVENTORIO> Scroll View> Content ... No caso ele instancia  dentro do Content!
Tem uma classe no projeto chamada menu de pause que controla a ativação do painel de inventário e outra classe Munu que controla a variação de acesso entre painel  de inventário inventário de missões essa classe tem duas voids uma que acessa o painel de menu que pausa o jogo e uma que desativa o painel de o jogo despausa

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DÚVIDA Re: alguem pode me ajudar com essa adição de item numa lista?

Mensagem por Pokedlg Ontem à(s) 11:48 pm

Acredito que seja porque voce faz as funções apenas na void Awake e Start o que faz com que ele só funcione uma vez e não em tempo de execução, como tinha falado não precisa modificar o script para adicionar na array, pois ele só era chamada uma vez para colocar os itens para teste ao iniciar o programa. O que você tem que fazer é tornar o inventário funcional enquanto está executando, enquanto ele não foi aberto, ainda não chamou a void Start pois ele está desativado, por isso quando ele é ativado ele executa a void Start apenas uma vez e é quando você abre os slots e faz as instanciações, você citou ess script que ativa o painel do inventário, primeiro tente tornar o método de instanciar statico e publico:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class SlotsConfig : MonoBehaviour
{
  public ItemReference _element;

  private List<Item> _inventory;

    void Start()
    {
      _inventory = new List<Item> ();
      _inventory = FindObjectOfType<InventoryController> ()._Inventory;
  }

  public static void InstantiateElements()                                                                               
  {
      for (int i = 0; i < _inventory.Count; i++)
      {
        if (IsRepeated (i))
            continue;

        (Instantiate(_element, transform) as ItemReference).SetValues(_inventory [i]);
      }
  }

  bool IsRepeated(int i)
  {
      if (i == 0)
        return false;

      return _inventory[i].ID == _inventory[i - 1].ID;
  }
}

e no script de ativar o painel do inventário adicione essa linha logo após ativá-lo:
Código:
SlotsConfig.InstantiateElements();
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