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Ataque indo em direção do personagem mudando a velocidade

2 participantes

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DÚVIDA Ataque indo em direção do personagem mudando a velocidade

Mensagem por Andrewkeny Qua Abr 06, 2022 12:39 pm

o "TIRO" vai em direção ao personagem na velocidade certa, mas quando coloco ele para nascer em um respaw a cada x segundo , quando ele nasce a velocidade muda

public class seguir : MonoBehaviour
{
        
    

    private Vector2 posicaoDoJogador;
    private Rigidbody2D corpoRigido;
    public float forcaDoTiro;
    public float tempoDeVida = 4f;
    // Start is called before the first frame update
    void Start()
    {
        corpoRigido = GetComponent<Rigidbody2D>();        
        posicaoDoJogador = GameObject.FindGameObjectWithTag("MD").transform.position;
        Vector2 direcaoDoTiro = posicaoDoJogador  - (Vector2)transform.position;
        corpoRigido.velocity = direcaoDoTiro.normalized * forcaDoTiro * Time.deltaTime;
        Destroy(gameObject, tempoDeVida);

        

    }
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DÚVIDA Re: Ataque indo em direção do personagem mudando a velocidade

Mensagem por SteveRogers Qua Abr 06, 2022 2:12 pm

Tá tudo correto nesse script, direção correta, normalização... Seria bom você postar o script do spawn.
O que eu mudaria é ao invés de deixar esse código na Start(), eu deixaria num método publico chamado Atirar();
Aí no script do spawn, após instanciar o objeto, primeiro eu moveria o objeto pra posição do spawn e só depois eu acessaria essa Classe "Seguir" e chamaria o Atirar();
Com isso eu evitaria problemas com a ordem de execução e me certificaria de que o vetor2 direcaoDoTiro está sendo calculado a partir da posição correta.
SteveRogers
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DÚVIDA Re: Ataque indo em direção do personagem mudando a velocidade

Mensagem por Andrewkeny Qua Abr 06, 2022 2:31 pm

esse é o do Spawn


public class SpawnController : MonoBehaviour
{

    public GameObject MosquitoPrefab;
    public float rateSpawn;
    public float currentTime;



    // Start is called before the first frame update
    void Start()
    {
        currentTime = 0;
    }

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {
        currentTime += Time.deltaTime;
        if(currentTime >= rateSpawn)
        {
            currentTime = 0;
            GameObject tempPrefab = Instantiate(MosquitoPrefab) as GameObject;
        }
    }
}
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DÚVIDA Re: Ataque indo em direção do personagem mudando a velocidade

Mensagem por SteveRogers Qua Abr 06, 2022 7:00 pm

Então, você não tá passando a posição do spawn pro objeto instanciado.
Eu fiz umas alterações, faço cache do jogador no SpawnController e passo a posição dele pro mosquito quando for atirar, evita ficar procurando o player por tag toda vez.
Também passo a posição do spawn pro mosquito antes de calcular a direção que ele vai se mover, pelo menos agora dá pra ter certeza que a direção tá correta.

Código:
using UnityEngine;

public class SpawnController : MonoBehaviour
{
    public GameObject MosquitoPrefab;
    public float rateSpawn;
    public float currentTime;
    public GameObject jogador;

    // Start is called before the first frame update
    void Start()
    {
        currentTime = 0;
        jogador = GameObject.FindGameObjectWithTag("MD");
    }

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {
        currentTime += Time.deltaTime;
        if (currentTime >= rateSpawn)
        {
            currentTime = 0;
            GameObject tempPrefab = Instantiate(MosquitoPrefab);

            tempPrefab.transform.position = transform.position; //Move o mosquito pro spawn;
            seguir mosquito = tempPrefab.GetComponent<seguir>(); //Pega o script do mosquito;
            mosquito.Atirar(jogador.transform.position); //Atira ele no jogador;
        }
    }
}

Código:
using UnityEngine;

public class seguir : MonoBehaviour
{
    private Rigidbody2D corpoRigido;
    public float forcaDoTiro;
    public float tempoDeVida = 4f;

    public void Atirar(Vector2 posicaoJogador)
    {
        corpoRigido = GetComponent<Rigidbody2D>();       
        Vector2 direcaoDoTiro = posicaoJogador - (Vector2)transform.position;
        corpoRigido.velocity = direcaoDoTiro.normalized * forcaDoTiro * Time.deltaTime;
        Destroy(gameObject, tempoDeVida);
    }
}
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DÚVIDA Re: Ataque indo em direção do personagem mudando a velocidade

Mensagem por Andrewkeny Qua Abr 06, 2022 11:08 pm

obrigado deu boa e consegui entender melhor, 
E quando eu abro o teste do jogo com o Maximize On Play ativado fica mais devagar tbm oque poderia ser?
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DÚVIDA Re: Ataque indo em direção do personagem mudando a velocidade

Mensagem por Andrewkeny Sex Abr 08, 2022 7:57 pm

no SpawnController coloquei no Fixed update e deu boa
Código:
void FixedUpdate()
    {
        currentTime += Time.fixedDeltaTime;
        if(currentTime >= rateSpawn)
        {
            currentTime = 0;
            GameObject tempPrefab = Instantiate(MosquitoPrefab);

            tempPrefab.transform.position = transform.position;
            seguir mosquito = tempPrefab.GetComponent<seguir>();
            mosquito.Atirar(jogador.transform.position);
        }
    }
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