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[SCRIPT] Ler Texto em .TXT Por Chave

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Outro [SCRIPT] Ler Texto em .TXT Por Chave

Mensagem por FelipeSouza11 Seg Out 25, 2021 1:57 am

Fala galera esse script nada mais é do que ler um texto de um arquivo de texto atraves de uma chave,
eu uso para coisas simples tipo configurar um menu ou botoes, legendas etc,

Tutorial de uso:
criar um arquivo de texto "menu.txt" em qualquer lugar do seu computador
edite, crie uma chave ou chaves e o valor igual o formato abaixo


exemplo: arquivo de texo "menu.txt"
chave="valor"  (valor fica entre aspas, quando for ler sera retornado so o que esta dentro das aspas)
Código:

startGame="Start Game"
pauseGame="Pause Game"
optionsGame="Options"




este é o script ,"digamos o plugin", coisa básica: Lin.cs (sera acessado no  Teste.cs) ,nao precisa adicionar a nenhum objeto
Código:
using System.IO;
//using UnityEngine;

public class Lin
{
/*
* Identifica uma chave em um arquivo .txt e retorna o valor dessa chave (script básico)
*somente leitura,
*logica de funcionamento:
* chave="valor"
*/


private string _path;
private string _fileName;

   public Lin(){}

   public void assignPath(string path, string fileName){
       //atribuindo path e nome do arquivo +extensao
       _path=path;
       _fileName=fileName;
 
   }


 public string readKey(string key){
     //Ler linhas do arquivo ,armazenar no array
     string[] lines=File.ReadAllLines(_path+_fileName);

     //loop
     for(int i=0; i<lines.Length; i++){
         //se tem ="
        if(lines[i].Contains("="")){
            //comparar chave
            if(lines[i].Substring(0, lines[i].IndexOf("="))==key){
        //retornar valor
        return lines[i].Substring(lines[i].IndexOf("="")+2, lines[i].Length-lines[i].IndexOf("="")+-3);
}

}
     }
    // se a chave nao for encontrada, retorna a linha abaixo
     return "Erro( chave: ""+key +"" nao foi encontrada)";
 }


}




Script Principal de teste Teste.cs
Código:

using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class Teste : MonoBehaviour
{
    //UiTexts
    public Text startGame, pauseGame, optionsGame;
    Lin data;  //declarando , vamos chamar de data


   
    void Start()
    {
    print("Hello World!"); //teste de programadores :V
    data=new Lin();
    
    //caminho para o arquivo de texto e nome
    //salvei o arquivo na pasta documents
    data.assignPath("C:/Users/Lipe/Documents/","menu.txt");


    //lendo e retornando os valores do arquivo
    //resumindo ao dar play os textos serao trocas pelos que estao no arquivo de texto
    startGame.text=data.readKey("startGame"); //saida Start Game
    pauseGame.text=data.readKey("pauseGame");  //saida Pause Game
    optionsGame.text=data.readKey("optionsGame");  //saida Options
    }

}




fiz o mais básico possivel para entendimento , caso use , use para coisas simples, nao use como save game que dara erros,etc, ha nao ser que voce mange de arquivos textos e System.IO ,
Livre para ediçao etc,
FelipeSouza11
FelipeSouza11
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 2411
REPUTAÇÃO : 198
Idade : 30
Áreas de atuação : Programação Avançada em C#, Html,css, Básica em javascript, VB ,UPN e SA_MP
Respeito as regras : [SCRIPT] Ler Texto em .TXT Por Chave Aad8pUi

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