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Como criar um offset fluido na Unity?

2 participantes

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DÚVIDA Como criar um offset fluido na Unity?

Mensagem por Atho Ter Out 05, 2021 1:41 pm

Olá pessoal. Eu estou precisando que os objetos arrastados pelo meu dedo (touch) não fiquem no mesmo ponto em que meu dedo estiver para que fiquem visíveis o tempo todo. Com isso, preciso que eles fiquem um pouco à frente do meu dedo (transform.position.z) e um pouco ao lado também (transform.position.x) criando um novo vetor intermediário.

Até aí tudo bem pra mim, mas preciso que, quando eu arraste para a esquerda, o offset horizontal seja pra esquerda, mas, quando eu arraste pra direita, ele seja pra direita. Tudo isso de um forma fluida pra que não atrapalhe na hora em que eu quiser encaixar o meu objeto em um local do jogo.

Atualmente, quando tento encaixar, fica muito complicado pelo offset detectar quaisquer mínimos movimentos do dedo. 

Não sei se consegui ser claro. Alguém conseguiria me ajudar, por favor?

Desde já, agradeço.

Atho
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DÚVIDA Re: Como criar um offset fluido na Unity?

Mensagem por MayLeone Ter Out 05, 2021 1:58 pm

Vc pode usar o deltaPosition do touch pra pegar o delta entre o valor do touch do último update, e o touch do update seguinte.
Então vc pode somar esse valor do deltaPosition à posição atual do seu objeto, por exemplo:

Código:
private void TouchMovement(){
Touch _touch = Input.touches[0];

if(_touch.phase == TouchPhase.Moved){
yourObject.position = new Vector2(yourObject.position.x +
                    _touch.deltaPosition.x * speed, yourObject.position.y +
                    _touch.deltaPosition.y * speed);
}
}

Então ali onde tem o "yourObject" vc troca pela referencia do transform do seu objeto, e vc pode criar uma variável do tipo float chamada "speed" pra gerenciar a velocidade da movimentação do objeto, já q eu pressuponho q vc esteja chamando o método do Touch no Update.
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DÚVIDA Re: Como criar um offset fluido na Unity?

Mensagem por Atho Ter Out 05, 2021 2:01 pm

MayLeone escreveu:Vc pode usar o deltaPosition do touch pra pegar o delta entre o valor do touch do último update, e o touch do update seguinte.
Então vc pode somar esse valor do deltaPosition à posição atual do seu objeto, por exemplo:

Código:
private void TouchMovement(){
Touch _touch = Input.touches[0];

if(_touch.phase == TouchPhase.Moved){
yourObject.position = new Vector2(yourObject.position.x +
                    _touch.deltaPosition.x * speed, yourObject.position.y +
                    _touch.deltaPosition.y * speed);
}
}

Então ali onde tem o "yourObject" vc troca pela referencia do transform do seu objeto, e vc pode criar uma variável do tipo float chamada "speed" pra gerenciar a velocidade da movimentação do objeto, já q eu pressuponho q vc esteja chamando o método do Touch no Update.
Vou testar aqui e volto pra dar o retorno. Obrigado

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DÚVIDA Re: Como criar um offset fluido na Unity?

Mensagem por Atho Ter Out 05, 2021 2:35 pm

MayLeone escreveu:Vc pode usar o deltaPosition do touch pra pegar o delta entre o valor do touch do último update, e o touch do update seguinte.
Então vc pode somar esse valor do deltaPosition à posição atual do seu objeto, por exemplo:

Código:
private void TouchMovement(){
Touch _touch = Input.touches[0];

if(_touch.phase == TouchPhase.Moved){
yourObject.position = new Vector2(yourObject.position.x +
                    _touch.deltaPosition.x * speed, yourObject.position.y +
                    _touch.deltaPosition.y * speed);
}
}

Então ali onde tem o "yourObject" vc troca pela referencia do transform do seu objeto, e vc pode criar uma variável do tipo float chamada "speed" pra gerenciar a velocidade da movimentação do objeto, já q eu pressuponho q vc esteja chamando o método do Touch no Update.
Testei e, na verdade o objeto enlouqueceu indo pra todos os lados até com o speed sendo 1

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DÚVIDA Re: Como criar um offset fluido na Unity?

Mensagem por MayLeone Ter Out 05, 2021 2:36 pm

O objeto q vc está tentando mover é um game object ou um rect transform?


Última edição por MayLeone em Ter Out 05, 2021 2:41 pm, editado 2 vez(es)
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DÚVIDA Re: Como criar um offset fluido na Unity?

Mensagem por Atho Ter Out 05, 2021 2:37 pm

MayLeone escreveu:O objeto q vc está tentando mover é um game object ou um rect transform?
Um gameObject

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DÚVIDA Re: Como criar um offset fluido na Unity?

Mensagem por MayLeone Ter Out 05, 2021 2:41 pm

Tenta colocar um speed menor, eu uso aqui o valor 0.004F e fica um valor interessante.
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DÚVIDA Re: Como criar um offset fluido na Unity?

Mensagem por Atho Ter Out 05, 2021 2:52 pm

MayLeone escreveu:Tenta colocar um speed menor, eu uso aqui o valor 0.004F e fica um valor interessante.
Só um detalhe. O deltaPosition é só pra vector2, certo? E o meu game é em 3D e preciso modificar em z

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DÚVIDA Re: Como criar um offset fluido na Unity?

Mensagem por MayLeone Ter Out 05, 2021 2:58 pm

Ahhh aí as coisas mudam de cenário... Tente isso:

Código:
 element.position = new Vector3(element.position.x +
                    _touch.deltaPosition.x * speed, element.position.y, element.position.z * speed + _touch.deltaPosition.y);
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