SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Jogo Mobile - Ultimate Flight Simulator - Real World SDK
Unity - FPS e CPU ???
Usar microfone na Unity
Jogo ficando escuro quando faço a Build pela cena menu
Dúvida sobre movimentação do personagem
[RESOLVIDO] ACESSAR SCRIPT DE OUTRO GAMEOBJECT
Para eu ter shader em meu projeto eu tenho que usar o hdrp ou o 3d padrao?
Rotate Camera Mobile
Sou modelador 3d (!!! Arquitetonico!!!) Disponivel !!!!!!
Preciso de alguém que saiba programação e Raycast
Servidor/cliente usando sockets
Assets carregados com addressables causando erro na versão "buildada"
Jogo multiplayer com salas - não vai para o lobby
Texto - Não escreve no 'play'. Clica mais não digita.
Error Unity Vulkan - Out of memory! (allocating memory for image)
Câmera Não esta renderizando na segunda janela.
Movimento da Câmera No Android
[RESOLVIDO] - Unity não está mais funcionando o "Build and Run"
Precisa de modelador com ou sem experiência
Duvida com "mesclagem" de animação
[TUTORIAL] Como fazer uma gota de água na Unity
Missoes Aparecerem aleatoriamente do nada
Dúvida pafra IOS
botoes não esta funcionando corretamente nem a fisica?
Duvida com NavMeshAgent
COMO AUMENTAR E DIMINUÍ A SENSIBILIDADE DO TOQUE POR CÓDICO (MOBILE)
A Licença da Unity só funciona se eu tiver Internet
Problema com OnTriggerEnter
Transparência ao colidir
bool para evitar de salvar frames repetido
Unity - Transições no AnimatorController rodando errado
problemas com "wall Jump" , atribuir força ao eixo X
Meu Jogo ja Esta Pronto! EXPERIMENTEM!!
JOSTICK NAO SE MOVE
botoes para mobile
ERRO NO SCRIPT FOME E SEDE ETC
CORTAR ARVORES E DROPAR
Configurar sistema
Unity - Sugestões da Loja
Standard Assets para UNITY 5 em ".unitypackage"
Problema com o Shader
[TUTORIAL] Sistema Simples de Falas
Velocímetro Bugado
Como faço para alinhar uma textura na posição absoluta do mundo no shader
Sobre o Tutorial de Cortar Arvores
Erro Mov Player
[TUTORIAL] VELOCIMETRO DE PONTEIRO
[TUTORIAL] Ligar/Desligar luz por Interruptor
Sistema de lampadas
Conversor de movimento do Unity para o MMD [Ajuda]
Script de configurações não esta funcionando corretamente
CAMERA BUGANDO NA TRANSIÇÃO DE CENA
Volante girando errado [AJUDA]
Novo Asset Sistema de Portas e Chaves
ERRO NAS RODAS DO CARRO
[TUTORIAL] Sistema de câmera em primeira pessoa SIMPLES
AJUDA PARA UM SISTEMA DE CHECKPOINT
Jogo offline com Loja?
Unity -TextMeshProUGUI- 1 das coisas q estão deixando a scene lenta p abrir
Detectar quando o animation curve chega no final
Problema com compilação para Android na Unity 2019.4.35
Aplicativo para IOS
Árvores feitas na Unity
RECRUTAMENTO WAR CORE FPS
[RESOLVIDO] Unity - Scrollbar não funciona
[TUTORIAL] AI que cria scripts para você, inclusive scripts para Unity !!!!
[RESOLVIDO] Animando Image na Unity não funciona
Hospedar um jogo multiplay na itch.io
Script para detetectar o movimento do player
Alguém ajuda com um erro por favor? PSDImporter.cs
[RESOLVIDO] - Unity - Rotação da Câmera - Mathf.Clamp não funciona
Alterar textura .unity3d
Comportamento do movimento do inimigo. Sair do caminho e Fugir
Procuro uma equipe
Ajuda Com Sala de Jogo Multiplayer
COMO FAZER A PORTA ABRIR SÓ EMPURRANDO ELA COM O PLAYER?
Visual Studio - Vend os Scripts na Aba "Modo de Exibição de Classe" soltos
app fica fechendo após mobile notification
[RESOLVIDO] Controlar dois player dentro de um jogo multiplay usando mirror
Unity - O Jogo fecha quando vai abrir a Scene
[TUTORIAL] Mudando material
Procuro programador Unity para jogo 2D
AJUDA REALISTIC CAR CONTROLLER
Chama para isqueiro
[RESOLVIDO] Ajuda para destruir objeto
Unity - Sistema de Giro da Tela - Ajuda pfv!
Unity - Touch na Tela do Celular
Dawn Of Hell - Horror Game BR (2022-2023)
Unity - Jogo online ou offline?
ANIMAÇÃO INIMIGO ESTÁ INDO PRA TUDO QUANTO É LADO
[RESOLVIDO] Erro de Script no Android
Bundle Assets, Resources, e Addressables
Jogo online (qual a melhor opção?)
Dúvida sobre como criar o inimigo IA!
Unity dando pause no jogo a cada 4 segundos
bom dia amigos eu sou meio lego nos scripts será que alguem pode me ajudar
JOGO "CHALLENGE" FINALIZADO E DISPONÍVEL PARA BAIXAR.
error CS0246
[TUTORIAL]Como Chamar Um Método Usando Uma String como Parametro
Dom Jun 04, 2023 2:41 pm
Ter maio 30, 2023 7:28 pm
Ter maio 30, 2023 6:04 am
Seg maio 29, 2023 7:53 pm
Sáb maio 27, 2023 3:11 pm
Sex maio 26, 2023 4:59 pm
Sex maio 26, 2023 11:27 am
Qui maio 25, 2023 10:33 am
Sáb maio 20, 2023 12:25 pm
Ter maio 16, 2023 5:43 pm
Ter maio 16, 2023 5:42 pm
Ter maio 09, 2023 7:42 pm
Seg maio 08, 2023 7:13 am
Seg maio 08, 2023 6:38 am
Seg maio 08, 2023 1:49 am
Sáb maio 06, 2023 11:44 pm
Sáb maio 06, 2023 6:42 pm
Sáb maio 06, 2023 1:35 am
Qua maio 03, 2023 12:32 pm
Seg maio 01, 2023 8:51 pm
Seg maio 01, 2023 12:29 pm
Dom Abr 30, 2023 8:49 pm
Dom Abr 30, 2023 5:06 pm
Sáb Abr 29, 2023 4:05 pm
Qui Abr 27, 2023 4:39 pm
Qui Abr 27, 2023 12:40 am
Ter Abr 25, 2023 5:33 pm
Ter Abr 25, 2023 10:23 am
Dom Abr 23, 2023 12:11 am
Sáb Abr 22, 2023 4:27 am
Sex Abr 21, 2023 11:38 pm
Sex Abr 21, 2023 10:21 pm
Qui Abr 20, 2023 4:57 pm
Qui Abr 20, 2023 12:28 pm
Qua Abr 19, 2023 3:03 pm
Qua Abr 19, 2023 1:52 pm
Qua Abr 19, 2023 11:59 am
Qua Abr 19, 2023 11:54 am
Sáb Abr 15, 2023 8:13 pm
Sex Abr 14, 2023 7:43 am
Qui Abr 13, 2023 4:36 pm
Qui Abr 13, 2023 4:36 pm
Qua Abr 12, 2023 6:05 pm
Ter Abr 11, 2023 6:22 pm
Seg Abr 10, 2023 7:33 pm
Seg Abr 10, 2023 3:25 pm
Dom Abr 09, 2023 8:53 pm
Dom Abr 09, 2023 7:26 pm
Dom Abr 09, 2023 5:59 pm
Dom Abr 09, 2023 12:06 am
Sex Abr 07, 2023 7:24 pm
Qui Abr 06, 2023 6:45 am
Qua Abr 05, 2023 9:24 am
Ter Abr 04, 2023 4:55 pm
Ter Abr 04, 2023 1:00 pm
Dom Abr 02, 2023 11:52 pm
Sex Mar 31, 2023 12:50 pm
Sex Mar 31, 2023 11:03 am
Sex Mar 31, 2023 10:05 am
Qua Mar 29, 2023 7:48 pm
Ter Mar 28, 2023 10:50 pm
Ter Mar 28, 2023 9:19 am
Seg Mar 27, 2023 10:16 am
Dom Mar 26, 2023 7:39 pm
Qui Mar 23, 2023 4:52 pm
Ter Mar 21, 2023 11:20 pm
Ter Mar 21, 2023 8:52 pm
Sáb Mar 18, 2023 8:41 pm
Sex Mar 17, 2023 3:12 pm
Sex Mar 17, 2023 1:24 pm
Seg Mar 13, 2023 10:45 pm
Seg Mar 13, 2023 9:48 pm
Seg Mar 13, 2023 8:24 pm
Seg Mar 13, 2023 7:17 pm
Dom Mar 12, 2023 10:27 pm
Dom Mar 12, 2023 7:22 pm
Sex Mar 10, 2023 8:26 pm
Sex Mar 10, 2023 8:00 pm
Qui Mar 09, 2023 9:05 am
Ter Mar 07, 2023 2:27 pm
Sex Mar 03, 2023 6:47 pm
Sex Mar 03, 2023 12:01 am
Qui Mar 02, 2023 4:00 pm
Qui Mar 02, 2023 1:35 pm
Qua Mar 01, 2023 5:47 pm
Qua Mar 01, 2023 2:11 am
Seg Fev 27, 2023 11:08 pm
Seg Fev 27, 2023 7:19 pm
Dom Fev 26, 2023 11:49 pm
Dom Fev 26, 2023 8:29 pm
Dom Fev 26, 2023 7:47 pm
Dom Fev 26, 2023 7:46 pm
Dom Fev 26, 2023 6:08 pm
Sáb Fev 25, 2023 8:16 pm
Seg Fev 13, 2023 7:02 pm
Seg Fev 13, 2023 2:44 am
Dom Fev 12, 2023 9:57 pm
Dom Fev 12, 2023 2:19 pm
Sáb Fev 11, 2023 1:01 pm



































































































Dúvida sobre PlayerPrefs

2 participantes

Ir para baixo

DÚVIDA Dúvida sobre PlayerPrefs

Mensagem por TIKO Dom Out 03, 2021 3:13 pm

Olá, queria saber como usar o PlayerPrefs, o que eu queria fazer é: Eu tenho um int Saldo, eu queria que salvasse essa Int no PlayerPrefs toda vez que eu matasse um inimigo, pra quando eu sair e voltar para o menu eu tenha esse valor salvo para a compra de novos itens, como eu poderia fazer isso? Não sei se o PlayerPrefs é o melhor a se usar, se alguém tiver outra sugestão agradeço.
Obrigado
TIKO
TIKO
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1254
REPUTAÇÃO : 29
Idade : 15
Áreas de atuação : Modelagem 3D (Básico), Programação (Mais básico ainda), Unity 3D, C#
Respeito as regras : Dúvida sobre PlayerPrefs WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dúvida sobre PlayerPrefs

Mensagem por TIKO Dom Out 03, 2021 4:03 pm

Bem, arrumei um jeito aqui, ficou assim:
Código:
public int coins;   

    void Start (){       

        if (PlayerPrefs.HasKey("Coins"))
        {
            coins = PlayerPrefs.GetInt("Coins");
        }
        else
        {
            PlayerPrefs.SetInt("Coins", coins);
            http://Debug.Log("CriouSet");
        }
    }

    private void Update()
    {
        saldo.text  = ("Wallet: " + coins);
        if (coins > PlayerPrefs.GetInt("Coins", coins))
        {
            PlayerPrefs.SetInt("Coins", coins);
            http://Debug.Log("Setou 1");
        }
    }
TIKO
TIKO
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1254
REPUTAÇÃO : 29
Idade : 15
Áreas de atuação : Modelagem 3D (Básico), Programação (Mais básico ainda), Unity 3D, C#
Respeito as regras : Dúvida sobre PlayerPrefs WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dúvida sobre PlayerPrefs

Mensagem por MayLeone Dom Out 03, 2021 6:16 pm

Vamos lá.
PlayerPrefs é muito útil caso você queira armazenar preferências do jogador (como o próprio nome sugere, e também a documentação da Unity.) Ou seja, valores esporádicos como por exemplo, se o jogador prefere que o áudio do jogo esteja ativado/desativado, resolução da tela, idioma, essas coisas...

Caso queira armazenar estruturas de dados mais complexas, como classes e structs, aí o PlayerPrefs não vai te ajudar sozinho.

O que gosto de fazer é unir o PlayerPrefs com o processo de serialização via JSON, através da classe JSONUtility da Unity, que faz esse processo de serialização e deserialização pra gente.

Serializar uma estrutura com JSON, nada mais é que você pegar uma classe por exemplo, e "converter" ela pra uma string.
Então o processo de deserilização é vc pegar essa string com os dados, e "desconverter" pro tipo da classe original. Isso, claro, de grosso-modo falando, caso queira se aprofundar mais nesse assunto, dê um google por aí, ou clique no link que deixei de referência lá encima.

Enfim, esse processo de serialização faz com que os dados contidos na nossa classe/struct se tornem persistentes, ou seja, eles poderão ser salvos e carregados em nosso jogo.

Já o PlayerPrefs serve como um "container" para armazenar esses dados serializados, utilizando o processo de save com as strings, com os metódos "GetString" e "SetString".

Abaixo vou mostrar um exemplo de esquema de como eu salvo e carrego dados nos meus jogos, de um jeito bem simples e genérico (servindo pra qualquer tipo de dado):

1º Como vc sabe, vc pode carregar do PlayerPrefs uma string para resgatar o dado salvo, mas eu pessoalmente acho muito inseguro guardar essas informações via string, pois pode ocorrer erro de digitação e outros problemas.
Uma forma mais segura pra gerar as chaves do PlayerPrefs é através do tipo enum, assim eu posso criar "tipo de dados" a serem armazenados, como por exemplo, dados do jogador, de uma loja, das cenas e tudo o que eu mais precisar:

Código:
using UnityEngine;

namespace Data
{

   public enum DataTypes
    {
        PLAYER_DATA,
        STORAGE_DATA,
        SCENE_DATA
        // ... e todo tipo de dado que seu jogo possa ter...
    }
}


2º Eu crio uma estrutura pra armazenar esses dados: Essa estrutura (uma struct, mas pode ser uma classe, se vc preferir) vai conter o modelo de dados que quero armazenar.
Vamos supor que sejam dados do jogador, tais como: nome, vida, dinheiro, pontos e etc...
Também acho interessante criar uma interface para estipular um tipo em comum sobre esses dados, e lá posso assinar dois métodos: GetDataType e SetDataType (assim, posso retornar e setar o enum da chave pro PlayerPrefs, conforme o dado que quero manter, então, faço essa estrutura implementar a interface:

Código:
using Data;

public interface IPersistentDataBase {

    void SetDataType();
    DataTypes GetDataType();
}

Essa é a interface.

Abaixo, a estrutura implementada:

Código:
using Data;

[System.Serializable]
public struct PersistentDataPlayer : IPersistentDataBase
{
    public string name;
    public float coins;
    public float health;
    public int score;

    private DataTypes dataType;

    public void SetDataType()
    {
        dataType = DataTypes.PLAYER_DATA;
    }

    public DataTypes GetDataType()
    {
        return dataType;
    }
}

Note que essa estrutura está marcada com o atributo "Serializable", isso faz com que ela possa ser serializada e deserializada via json.

3º Crio uma classe estática que vai gerenciar as ações de save e load no jogo:

Código:
using Data;

public static class DataManager
    {
        public static void Save(IPersistentDataBase persistentData)
        {
            string keyToSave = persistentData.GetDataType().ToString();

            if (keyToSave == null)
                return;

            string objectToSave = JsonUtility.ToJson(persistentData);

            PlayerPrefs.SetString(keyToSave, objectToSave);
            PlayerPrefs.Save();
        }

        public static T Load<T>(DataTypes dataType) where T : IPersistentDataBase
        {
            string keyToLoad = dataType.ToString();

            string objectLoaded = PlayerPrefs.GetString(keyToLoad);

            return JsonUtility.FromJson<T>(objectLoaded);
        }

        public static void DeleteAllData() => PlayerPrefs.DeleteAll();
    }

O primeiro método irá salvar a estrutura passada como argumento, através do processo de serialização, e depois salvando essa string no PlayerPrefs, com a chave referente ao objeto que quero salvar.
Note que precisamos passar qual é a estrutura que queremos salvar.

O segundo método carrega esse dado através da deserialização, e retorna esse objeto, então agora toda a estrutura que foi carregada será retornada desse método.
Note que precisamos passar a chave para ser carregado do PlayerPrefs.

O terceiro método simplesmente limpa todos os dados, deletando tudo o que há no PlayerPrefs.

4º Agora sim, no script que quero usar e atualizar esses dados, eu carrego minha estrutura e a gerencio da forma que preciso:

Código:
using UnityEngine;
using Data;

public class PlayerManager : MonoBehaviour
{
    private PersistentDataPlayer _playerData;
    private const DataTypes key = DataTypes.PLAYER_DATA;

    private void Awake()
    {
        if(!string.IsNullOrEmpty(PlayerPrefs.GetString(key.ToString()))){

            _playerData = DataManager.Load<PersistentDataPlayer>(key);
        }

        UpdateData();
        ShowDataOnConsole();
    }

Agora posso atualizar esses dados, conforme desejo (é só um exemplo):

Código:
private void UpdateData()
    {
        _playerData.name = "May";
        _playerData.score += 120;
        _playerData.health += 10;
        _playerData.coins += 300;

        DataManager.Save(_playerData);
    }

É muito importante observar que após atualizar os dados, eu chamo o método para salvar essas informações, assim eu mantenho esses dados armazenados para serem mais tarde carregados com os valores corretos e atualizados.

E posso ler esses dados para algum propósito. 
Neste exemplo eu apenas mostro essas informações no console:

Código:
private void ShowDataOnConsole()
    {
        Debug.Log($"Nome do jogador: {_playerData.name}");
        Debug.Log($"Pontos do jogador: {_playerData.score}");
        Debug.Log($"Vida do jogador: {_playerData.health}");
        Debug.Log($"Moedas do jogador: {_playerData.coins}");
    }
}


Veja que na primeira vez que eu atualizo os dados, as informações estão assim no console:

Dúvida sobre PlayerPrefs S8X98PK

E assim que eu fecho e abro o jogo, os dados são atualizados a partir do que estava salvo:

Dúvida sobre PlayerPrefs IZ5ZWSg

Esse esquema que lhe mostrei serve para o jogo todo, qualquer dado q vc queira guardar e carregar, então é interessante se vc tentar replicar essas entidades no seu projeto, porque no futuro pode ser bem útil.

Caso seu jogo realmente só tenha esse único dado pra salvar, aí realmente o PlayerPrefs supre a sua necessidade.

Espero ter ajudado em algo com esse post.
MayLeone
MayLeone
Instrutor

Feminino PONTOS : 3256
REPUTAÇÃO : 588
Áreas de atuação : Unity & C#
Respeito as regras : Dúvida sobre PlayerPrefs Aad8pUi

http://compilemosfacil.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dúvida sobre PlayerPrefs

Mensagem por TIKO Dom Out 03, 2021 7:00 pm

Sim, nesse caso o único valor que tenho que guardar é esse(pelo menos por enquanto), mas tenho outros projetos que vou precisar disso mesmo, Obrigado
TIKO
TIKO
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1254
REPUTAÇÃO : 29
Idade : 15
Áreas de atuação : Modelagem 3D (Básico), Programação (Mais básico ainda), Unity 3D, C#
Respeito as regras : Dúvida sobre PlayerPrefs WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dúvida sobre PlayerPrefs

Mensagem por TIKO Dom Out 03, 2021 7:14 pm

Mas estou tendo outro problema, não sei se é o correto falar aqui mas vou falar, se precisar crio outro tópico.

Eu fiz como coloquei lá em cima, daí quando dou play e mato um inimigo, ele adiciona o valor que vc ganhou (por outro script) na Int coins, até ai tudo certo, mas quando eu volto para o menu do game(sem fechar o jogo, por um botão) e dou play dnv, quando eu mato os inimigos ele não adiciona nenhum valor! Não sei se tem a ver com o PlayerPrefs, porque nem na variável ele está adicionando o valor, mas ele simplesmente não funciona! E além disso, eu tenho um sistema de desbloquear Players (com esses coins), e novamente, quando abro o jogo, ele funciona normal, subtrai o valor do saldo e tals, mas dps que eu dou play e volto para o menu(sem sair do game), ele consegue comprar, mas não mexe no valor das coins! E tipo, se eu tenho 300, e eu compro um personagem de 200, era pra sobrar 100, mas mesmo não mudando o valor da variavel(continua 300), e eu tento outro personagem de 200, ele não deixa! Como se tivesse menos dinheiro que o preço do player, e realmente tem, mas na variável continua a mesma coisa; E tudo isso acontece dps que eu entro no jogo e volto para o Menu.
TIKO
TIKO
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1254
REPUTAÇÃO : 29
Idade : 15
Áreas de atuação : Modelagem 3D (Básico), Programação (Mais básico ainda), Unity 3D, C#
Respeito as regras : Dúvida sobre PlayerPrefs WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dúvida sobre PlayerPrefs

Mensagem por MayLeone Seg Out 04, 2021 11:12 am

Ok, no código q está no tópico, eu percebo duas coisas q podem mudar:

1° Depois que vc está setando as coins, vc não chama o PlayerPrefs.Save() recomendo q faça isso;

2° Na validação dentro do Update, vc seta o novo valor para coins se oq há no valor atual for maior do q tem no PlayerPrefs, assim, quando o valor for menor, vc não está atualizando o valor, somente quando ele é maior.

Troque para:

Código:
if (coins != PlayerPrefs.GetInt("Coins"))

Assim ele valida se os valores são diferentes um do outro.

Em relação a sua segunda dúvida, não creio q tenha algo a ver com o PlayerPrefs porque ele eh responsável por carregar/salvar dados, e se o problema ocorre ainda com o jogo rodando, pode ser problema em outro script, se possível, poste ele aqui pra darmos uma olhada.


Última edição por MayLeone em Seg Out 04, 2021 6:30 pm, editado 2 vez(es)
MayLeone
MayLeone
Instrutor

Feminino PONTOS : 3256
REPUTAÇÃO : 588
Áreas de atuação : Unity & C#
Respeito as regras : Dúvida sobre PlayerPrefs Aad8pUi

http://compilemosfacil.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dúvida sobre PlayerPrefs

Mensagem por TIKO Seg Out 04, 2021 11:16 am

Ok, se não der certo isso que vc falou eu posto os Scripts aqui
TIKO
TIKO
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1254
REPUTAÇÃO : 29
Idade : 15
Áreas de atuação : Modelagem 3D (Básico), Programação (Mais básico ainda), Unity 3D, C#
Respeito as regras : Dúvida sobre PlayerPrefs WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dúvida sobre PlayerPrefs

Mensagem por TIKO Seg Out 04, 2021 6:58 pm

Aqui vai os Scripts:

GameController - Vai na cena do Menu:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class GameController : MonoBehaviour {

    public int playerID;
    public static GameController instance;
    public GameObject[] data;

    public int coins, valorCoins;
    public Text saldo;
    public GameObject texto, canvasar, CanvasPrefab;
    public GameObject[] canvas;

    void Start () {
        valorCoins = PlayerPrefs.GetInt("Coins");

      // Instantiate(CanvasPrefab);

        texto = GameObject.FindGameObjectWithTag("TextoSaldo");
        saldo = texto.gameObject.GetComponent<Text>();
        canvasar = GameObject.FindGameObjectWithTag("Canvas");

        data = GameObject.FindGameObjectsWithTag("GameController");
        canvas = GameObject.FindGameObjectsWithTag("Canvas");

        if (canvas.Length >= 2)
        {
            Destroy(canvas[1]);
        }
        if (data.Length >= 2)
        {
            Destroy(data[1]);
        }

        DontDestroyOnLoad(this);
        DontDestroyOnLoad(canvasar);

        if (PlayerPrefs.HasKey("Coins"))
        {
            coins = PlayerPrefs.GetInt("Coins");
        }
        else
        {
            PlayerPrefs.SetInt("Coins", coins);
        }

        PlayerPrefs.SetInt("Coins", coins);
        saldo.text = ("Wallet: " + coins);
    }

    void Awake () {
        instance = this;
        for (int i = 0; i < canvas.Length; i++)
        {
            if (canvas.Length > 2)
            {
                Destroy(canvas[1]);
            }
        }
    }

    private void Update()
    {
        valorCoins = coins;
        if (coins != PlayerPrefs.GetInt("Coins"))
        {
            PlayerPrefs.SetInt("Coins", valorCoins);
            PlayerPrefs.Save();
        }
      //    PlayerPrefs.SetInt("Coins", valorCoins);
        saldo.text = ("Wallet: " + coins);
    }
}

PlayerSelection - Vai no Canvas na cena do menu:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class GameController : MonoBehaviour {

    public int playerID;
    public static GameController instance;
    public GameObject[] data;

    public int coins, valorCoins;
    public Text saldo;
    public GameObject texto, canvasar, CanvasPrefab;
    public GameObject[] canvas;

    void Start () {
        valorCoins = PlayerPrefs.GetInt("Coins");

      // Instantiate(CanvasPrefab);

        texto = GameObject.FindGameObjectWithTag("TextoSaldo");
        saldo = texto.gameObject.GetComponent<Text>();
        canvasar = GameObject.FindGameObjectWithTag("Canvas");

        data = GameObject.FindGameObjectsWithTag("GameController");
        canvas = GameObject.FindGameObjectsWithTag("Canvas");

        if (canvas.Length >= 2)
        {
            Destroy(canvas[1]);
        }
        if (data.Length >= 2)
        {
            Destroy(data[1]);
        }

        DontDestroyOnLoad(this);
        DontDestroyOnLoad(canvasar);

        if (PlayerPrefs.HasKey("Coins"))
        {
            coins = PlayerPrefs.GetInt("Coins");
        }
        else
        {
            PlayerPrefs.SetInt("Coins", coins);
        }

        PlayerPrefs.SetInt("Coins", coins);
        saldo.text = ("Wallet: " + coins);
    }

    void Awake () {
        instance = this;
        for (int i = 0; i < canvas.Length; i++)
        {
            if (canvas.Length > 2)
            {
                Destroy(canvas[1]);
            }
        }
    }

    private void Update()
    {
        valorCoins = coins;
        if (coins != PlayerPrefs.GetInt("Coins"))
        {
            PlayerPrefs.SetInt("Coins", valorCoins);
            PlayerPrefs.Save();
        }
      //    PlayerPrefs.SetInt("Coins", valorCoins);
        saldo.text = ("Wallet: " + coins);
    }
}

PlayerInstance - Vai na cena do jogo:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class PlayerInstance : MonoBehaviour {

    public PlayerInstantiate[] playerInstantiate;

    [System.Serializable]
    public struct PlayerInstantiate
    {
        public string playerName;
        public int ID;
        public GameObject player;
    }
    void Start () {
        for (int i = 0; i < playerInstantiate.Length; i++)
        {
            if (playerInstantiate[i].ID == GameController.instance.playerID)
            {
                Instantiate(playerInstantiate[i].player, transform.position, Quaternion.identity).transform.position = new Vector3 (0,0,0);
            }
        }

        if (GameController.instance.playerID == 0)
        {
            Instantiate(playerInstantiate[0].player, transform.position, Quaternion.identity).transform.position = new Vector3(0, 0, 0);
        }
   }
   
   public void Voltar () {
        SceneManager.LoadScene("PlayerSelection");
   }
}

MataPlayer - Vai no inimigo(não sei pq é mata player então kkk):

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class MataPlayer : MonoBehaviour {

    public GameObject player, me;
    public bool meBateu;
    public int quantoGanha;

    void Start()
    {
        me = gameObject;
    }
   void Update () {
        GameObject.FindGameObjectWithTag("Player");
    }

    void OnTriggerEnter(Collider other)
    {
        if (other.gameObject.tag == "Espada")
        {
            GameController.instance.coins = PlayerPrefs.GetInt("Coins") + quantoGanha;
            meBateu = true;
            Destroy(me);
        }
    }
}

Acho que é só isso que estou usando no momento.
TIKO
TIKO
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1254
REPUTAÇÃO : 29
Idade : 15
Áreas de atuação : Modelagem 3D (Básico), Programação (Mais básico ainda), Unity 3D, C#
Respeito as regras : Dúvida sobre PlayerPrefs WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dúvida sobre PlayerPrefs

Mensagem por MayLeone Seg Out 04, 2021 8:00 pm

Vc tá querendo acessar a mesma variável em vários lugares diferentes, mas com valores setados em cada local, aí pode estar gerando esse conflito.
Tente encapsular todo esse processo em um local só, assim:

Código:
using UnityEngine;

public static class CoinsManager{

public static float coins = {get; private set;} = 0;

static CoinsManager(){
coins = PlayerPrefs.GetInt("Coins");
}

public static void IncreaseCoins(float value){
coins += value;
SaveCoins();
}

public static void DecreaseCoins(float value){
coins -= value;
SaveCoins();
}

public static void SetCoinsValue(float value){
coins = value;
SaveCoins();
}

private static void SaveCoins(){
PlayerPrefs.SetInt("Coins", coins);
PlayerPrefs.Save();
}
}

Agora o carregamento e save da quantidade de coins está num local só, vc não precisa ficar gerenciando essas ações em vários locais diferentes.

Quando o jogo é iniciado, a quantidade de coins é carregada através do construtor estático da classe.

Quando vc quiser incrementar o valor das coins, basta chamar:

Código:
CoinsManager.IncreaseCoins(200);

Aqui nesse exemplo, estou adicionando 200 ao valor de coins, com o valor que já tinha lá, então se por exemplo o valor estava 300, "coins" vai valer 500 agora.

Depois que ele atualiza o valor das coins, ele salva isso no PlayerPrefs.

Para decrementar um valor, só fazer:

Código:
CoinsManager.DecreaseCoins(100);

Subtraindo 100 do valor atual das coins.

Para setar um valor diretamente (não é aumentar nem diminuir, é setar mesmo), chame:

Código:
CoinsManager.SetCoinsValue(1200);

Aqui coins passa a valer 1200 direto.

Vc não terá mais uma variável em cada script pra visualizar/atualizar o valor das coins, caso vc queira ler esse valor (num if ou qualquer outra coisa), vc pode fazer assim, por exemplo:

Código:
if(CoinsManager.coins > 10) Debug.Log("Moedas maior q 10");


Para testar tudo isso, antes de implementar oq eu passei aqui, chame no inicializador do seu jogo isso aqui:

Código:
PlayerPrefs.DeleteAll();

Assim os valores q estavam armazenados errados antes, serão limpos.

Depois disso, tire do modo play, apague a linha acima, salve o script do inicializador, e adicione a classe q mostrei aqui, chamando os métodos nas suas classes conforme vc tenha necessidade.
MayLeone
MayLeone
Instrutor

Feminino PONTOS : 3256
REPUTAÇÃO : 588
Áreas de atuação : Unity & C#
Respeito as regras : Dúvida sobre PlayerPrefs Aad8pUi

http://compilemosfacil.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dúvida sobre PlayerPrefs

Mensagem por TIKO Seg Out 04, 2021 8:44 pm

Oq é esse {get; private set;}?
public static float coins = {get; private set;} = 0;
TIKO
TIKO
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1254
REPUTAÇÃO : 29
Idade : 15
Áreas de atuação : Modelagem 3D (Básico), Programação (Mais básico ainda), Unity 3D, C#
Respeito as regras : Dúvida sobre PlayerPrefs WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dúvida sobre PlayerPrefs

Mensagem por TIKO Seg Out 04, 2021 8:54 pm

Po algum motivo ele não estava salvando quando eu fechava e abria o game, dai eu fui ver e esqueci de tirar "PlayerPrefs.DeleteAll()" kkkkkk, mas deu tudo certo, Obrigado!
TIKO
TIKO
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1254
REPUTAÇÃO : 29
Idade : 15
Áreas de atuação : Modelagem 3D (Básico), Programação (Mais básico ainda), Unity 3D, C#
Respeito as regras : Dúvida sobre PlayerPrefs WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dúvida sobre PlayerPrefs

Mensagem por MayLeone Seg Out 04, 2021 11:39 pm

TIKO escreveu:Oq é esse {get; private set;}?
public static float coins = {get; private set;} = 0;

O get e o set são métodos acessores da sua variável, eles vão ditar como essa variável vai ser acessada externamente por outras classes.

O get diz respeito à leitura da variável, ou seja, se essa variável vai poder ser lida externamente por outras classes.
No nosso caso, sim, tanto q vc pode usar isso aqui: CoinsManager.coins, dentro de um if por exemplo, pra ler o seu valor.

Já no caso do set, ele vai gerenciar se essa variável poderá ser setada externamente.
Como coloquei a palavra "private" no Set, significa q sua ação de setar é privado, ou seja, não pode ser setada externamente, ou seja, vc não pode fazer isso aqui em outra classe: CoinsManager.coins = 300;
Pra setar um valor na nossa variável, chamamos um dos métodos ali: Increase, Decrease e SetValues, só podemos setar valores pra essa variável passando por algum desses métodos, pq eles são responsáveis por salvar nossa variável no PlayerPrefs.

Eu estou no celular agora, mas caso queira conhecer mais sobre esse assunto de "proteção de variáveis", eu tenho um artigo sobre, chamado "Encapsulamento na orientação a objetos", só não posso passar o link por estar digitando do celular, mas vc pode fazer uma pesquisa sobre. As palavras-chave são: Propriedades, Métodos acessores, Getters e Setters, Encapsulamento, Dados somente leitura.
MayLeone
MayLeone
Instrutor

Feminino PONTOS : 3256
REPUTAÇÃO : 588
Áreas de atuação : Unity & C#
Respeito as regras : Dúvida sobre PlayerPrefs Aad8pUi

http://compilemosfacil.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dúvida sobre PlayerPrefs

Mensagem por TIKO Ter Out 05, 2021 7:14 pm

É pq deu erro quando coloquei ele no script, daí eu comentei ele e funcionou
TIKO
TIKO
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1254
REPUTAÇÃO : 29
Idade : 15
Áreas de atuação : Modelagem 3D (Básico), Programação (Mais básico ainda), Unity 3D, C#
Respeito as regras : Dúvida sobre PlayerPrefs WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dúvida sobre PlayerPrefs

Mensagem por MayLeone Ter Out 05, 2021 7:30 pm

Tenta por assim:

Código:
public static int coins {get; private set;} = 0;
MayLeone
MayLeone
Instrutor

Feminino PONTOS : 3256
REPUTAÇÃO : 588
Áreas de atuação : Unity & C#
Respeito as regras : Dúvida sobre PlayerPrefs Aad8pUi

http://compilemosfacil.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dúvida sobre PlayerPrefs

Mensagem por TIKO Ter Out 05, 2021 7:48 pm

Agora apareceu isto:

Código:
CS8025   O recurso 'inicializador de autopropriedade' não está disponível em C# 4. Use a versão de linguagem 6 ou superior.   Arivia   C:\Users\Public\Documents\Unity Projects\FPS-Game-Tutorial-master\FPS-Game-Tutorial-master\Arivia\Assets\Scripts\GameController.cs   12   Ativo

Mas ai acho que não é problema do script mais, obrigado!
TIKO
TIKO
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1254
REPUTAÇÃO : 29
Idade : 15
Áreas de atuação : Modelagem 3D (Básico), Programação (Mais básico ainda), Unity 3D, C#
Respeito as regras : Dúvida sobre PlayerPrefs WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dúvida sobre PlayerPrefs

Mensagem por TIKO Ter Out 05, 2021 8:20 pm

Mas se eu tiro o " = 0;" do final funciona.
TIKO
TIKO
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1254
REPUTAÇÃO : 29
Idade : 15
Áreas de atuação : Modelagem 3D (Básico), Programação (Mais básico ainda), Unity 3D, C#
Respeito as regras : Dúvida sobre PlayerPrefs WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dúvida sobre PlayerPrefs

Mensagem por MayLeone Ter Out 05, 2021 9:01 pm

Então, vc está com uma versão meio antiga do C#, por isso não funcionou, esse recurso tá disponível numa versão mais atualizada, acho que a 5 ou a 6.
Mas tudo bem, pode deixar sem a inicialização, eu só coloco por costume e pra ser explícito.
MayLeone
MayLeone
Instrutor

Feminino PONTOS : 3256
REPUTAÇÃO : 588
Áreas de atuação : Unity & C#
Respeito as regras : Dúvida sobre PlayerPrefs Aad8pUi

http://compilemosfacil.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos