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interação com objeto

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DÚVIDA interação com objeto

Mensagem por misakki Qui Ago 26, 2021 7:58 pm

Opa, preciso que alguém me ajude nessa questão, assim, quero poder "interagir" com um objeto quando entrar em contato com este, algo como mostra esse vídeo: 
Preciso criar um jogo educacional, já tá praticamente pronto, só preciso dessa parte de entrar em contato com alguma coisa e aparecer a pergunta, se a resposta estiver certa a pessoa continua o jogo, se não ele vai precisar responder de novo. Procurei, mas não achei nenhum tutorial assim e preciso do jogo pronto segunda-feira. Agradeço desde jáSmile

misakki
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DÚVIDA Re: interação com objeto

Mensagem por Charlesoff Qui Ago 26, 2021 8:27 pm

Existe algumas formas de fazer isso, você pode usar um OnTriggerEnter2D, e fazer a pergunta aparecer na UI quando o player entrar no colisor.
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DÚVIDA Re: interação com objeto

Mensagem por misakki Qui Ago 26, 2021 8:39 pm

@Charlesoff escreveu:Existe algumas formas de fazer isso, você pode usar um OnTriggerEnter2D, e fazer a pergunta aparecer na UI quando o player entrar no colisor.
Oh, pode me explicar os passos? Sou nova nisso e tudo que consegui fazer foi vendo tutoriais

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DÚVIDA Re: interação com objeto

Mensagem por Charlesoff Qui Ago 26, 2021 8:41 pm

Posso sim, um momento.
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DÚVIDA Re: interação com objeto

Mensagem por Charlesoff Qui Ago 26, 2021 9:06 pm

1
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class Damage : MonoBehaviour
{
    bool a;
    public float timeToLoad = 1f;
    public GameObject scoreObj;

    void Update()
    {
        if (a == true)
        {
            //Aqui você pode fazer a pergunta aparecer na tela
            //nesse exemplo do meu game, ele carrega uma cena quando meu player entra em um colisor com a tag
 "rock", e o bool 'a' passa a valer true

            DontDestroyOnLoad(scoreObj);
            SceneManager.LoadScene("Dead");
           
        }
    }
    void OnTriggerEnter2D(Collider2D obj) //Aqui ele detecta quando meu player entra no colisor usando o .tag
    {
        if (obj.tag == "rock")
        {
            a = true;
        }
    }
}

Usando uma tecla junto:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class Damage : MonoBehaviour
{
    bool a;
    public float timeToLoad = 1f;
    public GameObject scoreObj;

    void Update()
    {
        if (a == true && Input.GetKeyDown(KeyCode.F))
        {
            //Aqui você pode fazer a pergunta aparecer na tela quando o player estiver dentro do colisor e
apertar a tecla F
            //nesse exemplo do meu game, ele carrega uma cena quando meu player entra em um colisor
            DontDestroyOnLoad(scoreObj);
            SceneManager.LoadScene("Dead");
           
        }
    }
    void OnTriggerEnter2D(Collider2D obj)
    {
        if (obj.tag == "rock")
        {
            a = true;
        }
    }

    void OnTriggerExit2D(Collider2D obj) //Aqui detecta quando o player sai, para o 'a", ficar true só quando estou dentro do colisor
    {
        if (obj.tag == "rock")
        {
            a = false;
        }
    }
}



Não esqueça de habilitar o isTrigger no colisor.
interação com objeto PgCQatJ
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DÚVIDA Re: interação com objeto

Mensagem por misakki Qui Ago 26, 2021 9:21 pm

@Charlesoff escreveu:1
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class Damage : MonoBehaviour
{
    bool a;
    public float timeToLoad = 1f;
    public GameObject scoreObj;

    void Update()
    {
        if (a == true)
        {
            //Aqui você pode fazer a pergunta aparecer na tela
            //nesse exemplo do meu game, ele carrega uma cena quando meu player entra em um colisor com a tag
 "rock", e o bool 'a' passa a valer true

            DontDestroyOnLoad(scoreObj);
            SceneManager.LoadScene("Dead");
            
        }
    }
    void OnTriggerEnter2D(Collider2D obj) //Aqui ele detecta quando meu player entra no colisor usando o .tag
    {
        if (obj.tag == "rock")
        {
            a = true;
        }
    }
}

Usando uma tecla junto:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class Damage : MonoBehaviour
{
    bool a;
    public float timeToLoad = 1f;
    public GameObject scoreObj;

    void Update()
    {
        if (a == true && Input.GetKeyDown(KeyCode.F))
        {
            //Aqui você pode fazer a pergunta aparecer na tela quando o player estiver dentro do colisor e
apertar a tecla F
            //nesse exemplo do meu game, ele carrega uma cena quando meu player entra em um colisor
            DontDestroyOnLoad(scoreObj);
            SceneManager.LoadScene("Dead");
            
        }
    }
    void OnTriggerEnter2D(Collider2D obj)
    {
        if (obj.tag == "rock")
        {
            a = true;
        }
    }

    void OnTriggerExit2D(Collider2D obj) //Aqui detecta quando o player sai, para o 'a", ficar true só quando estou dentro do colisor
    {
        if (obj.tag == "rock")
        {
            a = false;
        }
    }
}



Não esqueça de habilitar o isTrigger no colisor.
interação com objeto PgCQatJ
Muito obrigadaa, vou tentar fazer tudo agora mesmo Smile

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DÚVIDA Re: interação com objeto

Mensagem por Charlesoff Qui Ago 26, 2021 9:58 pm

Para o resto fiz uma base, usando InputField.
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.SceneManagement;
using TMPro;
using UnityEngine.UI;

public class Damage : MonoBehaviour
{
    bool a;
    int valorcerto = 1;
    public TMP_InputField inputField;
    public GameObject pergunta;
    public Button botao;

    void Start()
    {
        var myButton = botao.GetComponent<Button>();
        myButton.onClick.AddListener(resposta);
        pergunta.SetActive(false);
    }

    void resposta()
    {
        if (inputField.text == valorcerto.ToString())
        {
            print("acertou");
        }
    }
    void Update()
    {
        if (a == true)
        {
            pergunta.SetActive(true);
        }

       
    }
    void OnTriggerEnter2D(Collider2D obj)
    {
        if (obj.tag == "rock")
        {
            a = true;
        }
    }

    void OnTriggerExit2D(Collider2D obj)
    {
        if (obj.tag == "rock")
        {
            a = false;
        }
    }
}



Aí você pode deixar como vc quer. Não posso dar scripts prontos, então fiz só um exemplo.
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DÚVIDA Re: interação com objeto

Mensagem por misakki Qui Ago 26, 2021 11:14 pm

Ah, ok, vou fazer o máximo pra conseguir fazer tudo certinho kkkkkk, obrigada novamente

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DÚVIDA Re: interação com objeto

Mensagem por misakki Sab Ago 28, 2021 12:17 am

@Charlesoff escreveu:Para o resto fiz uma base, usando InputField.
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.SceneManagement;
using TMPro;
using UnityEngine.UI;

public class Damage : MonoBehaviour
{
    bool a;
    int valorcerto = 1;
    public TMP_InputField inputField;
    public GameObject pergunta;
    public Button botao;

    void Start()
    {
        var myButton = botao.GetComponent<Button>();
        myButton.onClick.AddListener(resposta);
        pergunta.SetActive(false);
    }

    void resposta()
    {
        if (inputField.text == valorcerto.ToString())
        {
            print("acertou");
        }
    }
    void Update()
    {
        if (a == true)
        {
            pergunta.SetActive(true);
        }

        
    }
    void OnTriggerEnter2D(Collider2D obj)
    {
        if (obj.tag == "rock")
        {
            a = true;
        }
    }

    void OnTriggerExit2D(Collider2D obj)
    {
        if (obj.tag == "rock")
        {
            a = false;
        }
    }
}



Aí você pode deixar como vc quer. Não posso dar scripts prontos, então fiz só um exemplo.
Moçoo, eu estava tentando fazer aqui, mas acho que não estou fazendo certo, quando o personagem encosta no objeto ele não colide e passa direto, não aparece a pergunta nem nada e queria que depois que ele acertasse, a "tela" saísse e pudesse continuar o jogo, acredito que preciso colocar mais alguma coisa no script do player, mas não sei exatamente o que.. pode me dar uma luz de novo?? interação com objeto 1f629  interação com objeto 1f629

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DÚVIDA Re: interação com objeto

Mensagem por Charlesoff Sab Ago 28, 2021 12:22 am

Pode postar seu script aqui para eu ver?
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DÚVIDA Re: interação com objeto

Mensagem por misakki Sab Ago 28, 2021 12:58 am

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.SceneManagement;
using TMPro;
using UnityEngine.UI;

public class Damage : MonoBehaviour
{
    bool a;

    int valorcerto = 1;

    public GameObject image;

    public TMP_InputField inputField;

    public GameObject pergunta;

    public Button botao;

    void Start()
    {
        var myButton = botao.GetComponent<Button>();
        myButton.onClick.AddListener(resposta);
        pergunta.SetActive(true);
    }

    void resposta()
    {
        if (inputField.text == valorcerto.ToString())
        {
            print("acertou");
        }
    }
    void Update()
    {
        if (a == true)
        {
            pergunta.SetActive(true);
        }


    }
    void OnTriggerEnter2D(Collider2D collider)
    {
        if(collider.gameObject.tag == "Cherries")
        {
            a = true;
        }
    }

    void OnTriggerExit2D(Collider2D collider)
    {
        if (collider.gameObject.tag == "Cherries")
        {
            a = false;
        }
    }
}

@Charlesoff escreveu:Pode postar seu script aqui para eu ver?

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DÚVIDA Re: interação com objeto

Mensagem por Charlesoff Sab Ago 28, 2021 9:58 am

Mudei algumas coisas, e acho que você esqueceu de por o rigidbody no player, configurei o script assim:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using TMPro;
using UnityEngine.UI;

public class teste : MonoBehaviour
{
    bool a;

    int valorcerto = 2;

    public GameObject image;

    public TMP_InputField inputField;

    public GameObject pergunta;

    public Button botao;

    void Start()
    {
        var myButton = botao.GetComponent<Button>();
        myButton.onClick.AddListener(resposta);
        pergunta.SetActive(false);
    }

    void resposta()
    {
        if (inputField.text == valorcerto.ToString())
        {
            Destroy(pergunta);
        }
    }
    void Update()
    {
        if (a == true)
        {
            pergunta.SetActive(true);
        }
    }
    void OnTriggerEnter2D(Collider2D collider)
    {
        if(collider.tag == "Cherries")
        {
            a = true;
        }
    }

    void OnTriggerExit2D(Collider2D collider)
    {
        if (collider.tag == "Cherries")
        {
            a = false;
        }
    }
}

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DÚVIDA Re: interação com objeto

Mensagem por Charlesoff Sab Ago 28, 2021 10:13 am

Outra coisa, recomendo fazer o script de interação para por nos objetos da cena, e não no Player.

Você pode até criar só um script de problemas matemáticos, onde você possa configurar tudo pelo inspector, e evitar ficar perdendo tempo escrevendo um monte de script.
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DÚVIDA Re: interação com objeto

Mensagem por misakki Dom Ago 29, 2021 8:19 pm

@Charlesoff escreveu:Outra coisa, recomendo fazer o script de interação para por nos objetos da cena, e não no Player.

Você pode até criar só um script de problemas matemáticos, onde você possa configurar tudo pelo inspector, e evitar ficar perdendo tempo escrevendo um monte de script.
Obrigadaa, consegui fazer tudo certinho dessa vez!!  interação com objeto 1f601

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DÚVIDA Re: interação com objeto

Mensagem por misakki Dom Ago 29, 2021 9:35 pm

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using TMPro;
using UnityEngine.UI;

public class Damage : MonoBehaviour
{
    bool a;


    int valorcerto = Unacceptable, unhappy, unattractive;


    public GameObject image;

    public TMP_InputField inputField;

    public GameObject pergunta;

    public Button botao;

    void Start()
    {
        var myButton = botao.GetComponent<Button>();
        myButton.onClick.AddListener(resposta);
        pergunta.SetActive(false);
    }

    void resposta()
    {
        if (inputField.text == valorcerto.ToString())
        {
            Destroy(pergunta);
        }
    }
    void Update()
    {
        if (a == true)
        {
            pergunta.SetActive(true);
        }
    }
    void OnTriggerEnter2D(Collider2D collider)
    {
        if (collider.tag == "Cherries")
        {
            a = true;
        }
    }

    void OnTriggerExit2D(Collider2D collider)
    {
        if (collider.tag == "Cherries")
        {
            a = false;
        }
    }
}
Desculpa, mais uma coisinha, a parte da resposta "Unacceptable, unhappy, unattractive" está dando o erro CS0103, ali só pode ir números?

@Charlesoff escreveu:Outra coisa, recomendo fazer o script de interação para por nos objetos da cena, e não no Player.

Você pode até criar só um script de problemas matemáticos, onde você possa configurar tudo pelo inspector, e evitar ficar perdendo tempo escrevendo um monte de script.

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DÚVIDA Re: interação com objeto

Mensagem por Charlesoff Dom Ago 29, 2021 9:47 pm

O InputField.text é string, você pode mudar a variável 'valorcerto' para string, sem precisar do '.ToString()'
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DÚVIDA Re: interação com objeto

Mensagem por misakki Seg Ago 30, 2021 12:27 am

@Charlesoff escreveu:O InputField.text é string, você pode mudar a variável 'valorcerto' para string, sem precisar do '.ToString()'
if (inputField.text == string) Desta maneira?

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DÚVIDA Re: interação com objeto

Mensagem por Charlesoff Seg Ago 30, 2021 12:33 am

Seria assim:

public string valorcerto = "valor em texto";

Só substituir no lugar da int.
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DÚVIDA Re: interação com objeto

Mensagem por Charlesoff Seg Ago 30, 2021 12:35 am

Na verificação:

if (inputField.text == valorcerto){}
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DÚVIDA Re: interação com objeto

Mensagem por misakki Seg Ago 30, 2021 12:52 am

@Charlesoff escreveu:Seria assim:

public string valorcerto = "valor em texto";

Só substituir no lugar da int.
Ah, okay, muito obrigada, agora realmente TUDO deu certo

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