SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Problema com compilação para Android na Unity 2019.4.35
RECRUTAMENTO WAR CORE FPS
Detectar quando o animation curve chega no final
Unity -TextMeshProUGUI- 1 das coisas q estão deixando a scene lenta p abrir
[RESOLVIDO] Unity - Scrollbar não funciona
[TUTORIAL] AI que cria scripts para você, inclusive scripts para Unity !!!!
[RESOLVIDO] Animando Image na Unity não funciona
Aplicativo para IOS
Hospedar um jogo multiplay na itch.io
Script para detetectar o movimento do player
Alguém ajuda com um erro por favor? PSDImporter.cs
[RESOLVIDO] - Unity - Rotação da Câmera - Mathf.Clamp não funciona
Alterar textura .unity3d
Comportamento do movimento do inimigo. Sair do caminho e Fugir
Procuro uma equipe
Ajuda Com Sala de Jogo Multiplayer
COMO FAZER A PORTA ABRIR SÓ EMPURRANDO ELA COM O PLAYER?
Visual Studio - Vend os Scripts na Aba "Modo de Exibição de Classe" soltos
app fica fechendo após mobile notification
[RESOLVIDO] Controlar dois player dentro de um jogo multiplay usando mirror
Unity - O Jogo fecha quando vai abrir a Scene
[TUTORIAL] Mudando material
Procuro programador Unity para jogo 2D
AJUDA REALISTIC CAR CONTROLLER
Chama para isqueiro
[RESOLVIDO] Ajuda para destruir objeto
Unity - Sistema de Giro da Tela - Ajuda pfv!
Unity - Touch na Tela do Celular
Dawn Of Hell - Horror Game BR (2022-2023)
Unity - Jogo online ou offline?
ANIMAÇÃO INIMIGO ESTÁ INDO PRA TUDO QUANTO É LADO
[RESOLVIDO] Erro de Script no Android
Bundle Assets, Resources, e Addressables
Jogo online (qual a melhor opção?)
Dúvida sobre como criar o inimigo IA!
Unity dando pause no jogo a cada 4 segundos
bom dia amigos eu sou meio lego nos scripts será que alguem pode me ajudar
JOGO "CHALLENGE" FINALIZADO E DISPONÍVEL PARA BAIXAR.
error CS0246
[TUTORIAL]Como Chamar Um Método Usando Uma String como Parametro
[TUTORIAL] Sistema de FPS com Corpo
NullReferenceException: Object reference not set to an instance
dúvida ao criar subscription no play console
Unity - Scene Demorando pra abrir
Erro Slider de Cor
Alguem sabe que tipo de antena é essa ?
Encontrando um ponto de colisão.
Preciso de vocess! Coisinha simples mais me embananei. Meu primeiro game.
[TUTORIAL] Como carregar uma cena em segundo plano?
push notification com firebase falha
PROCURO UMA EQUIPE - Pagamento VIA PIX
Testem Meu Novo Jogo WEBGL ANDROIDD
ajuste de tela automático de celular
como fazer um chat interativo offline?
Música grátis para Jogos Indies [Calma, Relaxante, Flauta e outras coisas]
PROCURO PROGRAMADOR EXPERIENTE PHOTON
problema com canvas ui button
Banco de dados em Unity v2021.3.4f1
Sistema de Yu-Gi-Oh! - LINK PARA DOWNLOAD 2023
Int de dinheiro fica com numeros negativos em vez de travar no "0"
UNITY - FORMAÇÃO DE EQUIPE
[TUTORIAL] Open World Project - Para Unity-
Tutorial + Kit Para Criar seu Game Multiplayer em 5 Minutos
Como fazer movimentação no estilo tunnel Rush
[RESOLVIDO] Ajuste de tela
Debugar erro ao fechar build do projeto
[RESOLVIDO] Como Suavizar transição de uma Animação pra outra
[RESOLVIDO] Fixar tamanho/resolução proporcional da janela da aplicação
Como faço pra chamar a funçao de um script em outro ?
[RESOLVIDO] Alterar variaveis de classes instanciadas no inspector
como fazer o objeto spawnar com uma cor aleatória dentre as que eu quero?
Blender-Cell Fracture - Juntar as Animações de Todos os Fragmentos em 1 só
Oque acham dessa pequena música?
Unity - Faz mal ou tem algum problema se usar mts Layers?
Drag and drop em um rect específico da UI
Inimigo mudar de animação
[RESOLVIDO] Texto aparecer tipo donkey kong
De 0 a 10, qual a chance de isso causar problemas legais ao vender o jogo?
Teaser do meu novo projeto, War land
SCRIPT QUE SALVA A CENA INTEIRA.
datebest.net - visit link to find love or quick sex !
[RESOLVIDO] Dropdown Salvar a Resolução da tela
[RESOLVIDO] Visual Studio - Como saber onde um método está sendo usado
Teste Chat Openai
Como alterar um GameObject dentro de uma array
Baixos Brasil - Jogo de Carro Brasileiro!
Erro il2cpp unity 2022
[RESOLVIDO] "Is Trigger" não funcionando
FORMAÇÃO DE EQUIPE UNITY 3D
Equipamento para usar no Cinemachine
[RESOLVIDO] Destruir objetos com o mesmo id
Salvar seleção do Toggle
Fiz uma música orquestral para uma batalha final contra um Boss
Como você foi Hackeado DENOVO!!!???
PROCURO UMA EQUIPE - Pagamento VIA Pix
PROCURO PROGRAMADOR EXPERIENTE EM MIRROR
Visual Studio - Como abrir um Script com determinada configuração?
Mover objeto no eixo y
EXPORTAR CENA EM FORMATO DE VIDEO?
Ontem à(s) 10:50 pm
Ontem à(s) 7:39 pm
Ontem à(s) 6:24 pm
Ontem à(s) 6:19 pm
Qui Mar 23, 2023 4:52 pm
Ter Mar 21, 2023 11:20 pm
Ter Mar 21, 2023 8:52 pm
Ter Mar 21, 2023 4:00 pm
Sáb Mar 18, 2023 8:41 pm
Sex Mar 17, 2023 3:12 pm
Sex Mar 17, 2023 1:24 pm
Seg Mar 13, 2023 10:45 pm
Seg Mar 13, 2023 9:48 pm
Seg Mar 13, 2023 8:24 pm
Seg Mar 13, 2023 7:17 pm
Dom Mar 12, 2023 10:27 pm
Dom Mar 12, 2023 7:22 pm
Sex Mar 10, 2023 8:26 pm
Sex Mar 10, 2023 8:00 pm
Qui Mar 09, 2023 9:05 am
Ter Mar 07, 2023 2:27 pm
Sex Mar 03, 2023 6:47 pm
Sex Mar 03, 2023 12:01 am
Qui Mar 02, 2023 4:00 pm
Qui Mar 02, 2023 1:35 pm
Qua Mar 01, 2023 5:47 pm
Qua Mar 01, 2023 2:11 am
Seg Fev 27, 2023 11:08 pm
Seg Fev 27, 2023 7:19 pm
Dom Fev 26, 2023 11:49 pm
Dom Fev 26, 2023 8:29 pm
Dom Fev 26, 2023 7:47 pm
Dom Fev 26, 2023 7:46 pm
Dom Fev 26, 2023 6:08 pm
Sáb Fev 25, 2023 8:16 pm
Seg Fev 13, 2023 7:02 pm
Seg Fev 13, 2023 2:44 am
Dom Fev 12, 2023 9:57 pm
Dom Fev 12, 2023 2:19 pm
Sáb Fev 11, 2023 1:01 pm
Sex Fev 10, 2023 11:14 pm
Sex Fev 10, 2023 8:18 pm
Sex Fev 10, 2023 7:46 pm
Qui Fev 09, 2023 11:29 pm
Qui Fev 09, 2023 11:01 pm
Qui Fev 09, 2023 5:42 pm
Qua Fev 08, 2023 2:20 pm
Ter Fev 07, 2023 11:47 pm
Seg Fev 06, 2023 8:24 pm
Seg Fev 06, 2023 5:40 pm
Dom Fev 05, 2023 12:53 am
Sáb Fev 04, 2023 3:42 pm
Sáb Fev 04, 2023 2:29 pm
Sáb Fev 04, 2023 12:07 am
Sex Fev 03, 2023 10:53 pm
Sex Fev 03, 2023 10:28 pm
Qui Fev 02, 2023 7:52 pm
Qui Fev 02, 2023 8:49 am
Qua Fev 01, 2023 5:56 pm
Ter Jan 31, 2023 1:00 am
Dom Jan 29, 2023 11:12 pm
Sáb Jan 28, 2023 6:50 pm
Sex Jan 27, 2023 8:52 pm
Sex Jan 27, 2023 4:53 am
Qui Jan 26, 2023 10:56 pm
Dom Jan 22, 2023 11:53 am
Dom Jan 22, 2023 3:33 am
Sáb Jan 21, 2023 3:27 pm
Sáb Jan 21, 2023 2:15 pm
Sex Jan 20, 2023 4:30 pm
Sex Jan 20, 2023 2:15 pm
Qua Jan 18, 2023 10:19 pm
Qua Jan 18, 2023 9:47 am
Ter Jan 17, 2023 10:52 pm
Ter Jan 17, 2023 4:08 pm
Ter Jan 17, 2023 2:45 pm
Seg Jan 16, 2023 7:20 pm
Seg Jan 16, 2023 12:18 pm
Dom Jan 15, 2023 3:02 pm
Sáb Jan 14, 2023 7:02 pm
Sex Jan 13, 2023 8:29 am
Qui Jan 12, 2023 5:15 am
Qui Jan 12, 2023 2:31 am
Qua Jan 11, 2023 1:33 pm
Ter Jan 10, 2023 11:55 am
Ter Jan 10, 2023 10:58 am
Ter Jan 10, 2023 3:04 am
Seg Jan 09, 2023 10:43 pm
Seg Jan 09, 2023 6:30 am
Seg Jan 09, 2023 3:18 am
Seg Jan 09, 2023 2:32 am
Sáb Jan 07, 2023 5:55 pm
Sáb Jan 07, 2023 4:01 pm
Sáb Jan 07, 2023 1:38 pm
Sex Jan 06, 2023 9:15 am
Sex Jan 06, 2023 6:33 am
Qui Jan 05, 2023 5:27 pm
Qui Jan 05, 2023 2:50 pm
Qua Jan 04, 2023 3:07 pm



































































































Como pego uma posição dentro de um Collider e acesso ela?

2 participantes

Ir para baixo

DÚVIDA Como pego uma posição dentro de um Collider e acesso ela?

Mensagem por RenatoBarreto Qui Ago 19, 2021 4:43 pm

Olá pessoal, tudo bem?

Não sei se é a melhor maneira de se fazer isto, mas estou criando um assistente para tiro.

Criei um Box Collider no meu player e sempre que o Inimigo atravessar este Box, o collider pega a posição de onde ele está, porém como faço parar o tiro ir em direção a ela?

Da maneira que estou fazendo agora, a arma está pegando a posição do Vector3 mas está atirando em um lugar aleatório no mundo do jogo e não na posição do Box.

Por enquanto o Script está assim: 
Código:
private void OnTriggerEnter(Collider other)
    {
        if (other.gameObject.CompareTag("Carro"))
        {
        GameObject gHit = other.gameObject;
        Transform tHit = gHit.transform;
        Enemyposition = new Vector3(tHit.position.x,
                                    tHit.position.y,
                                    tHit.position.z
                                    );
        Debug.Log(Enemyposition);
        }
    }

    public void Shoot()
    {

        AT.audioTiros.Play();

        
        Ray ray = new Ray(attackPoint.transform.position, Enemyposition);
        RaycastHit hit;
        Vector3 targetPoint;
        if(Physics.Raycast(attackPoint.transform.position, Enemyposition, out hit)){          
            targetPoint = hit.point;
        } else {
            targetPoint = ray.GetPoint(180);
        }

RenatoBarreto
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 784
REPUTAÇÃO : 5
Idade : 31
Respeito as regras : Como pego uma posição dentro de um Collider e acesso ela? WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Como pego uma posição dentro de um Collider e acesso ela?

Mensagem por Fagner Qui Ago 19, 2021 6:01 pm

Não seria mais simples manter registro dos inimigos, usando uma lista ou array?
Com isso você não dependeria do inimigo passar no colisor e nem precisaria encher a cena com colisores...
Isso é pro jogo estilo Rocket League?
mantendo o registro dos jogadores, você pode por exemplo calcular o ângulo pra cada um deles, e com base na direção do joystick, pegar o inimigo com o ângulo mais próximo do que você tentou mirar.
Sobre o raycast, é desnecessário, imagina que você travou a mira no inimigo x, se você disparar um raycast na posição dele é meio óbvio que vai acertar, então dá pra poupar uns ciclos de cpu e só dar dano usando a própria referencia que você pegou usando o ângulo.
Raycast só é válido se o player tiver que mirar, mas se ainda quiser insistir no sistema atual, basta alterar essa linha
Código:
Ray ray = new Ray(attackPoint.transform.position, Enemyposition);

mas fazendo new Ray((Enemyposition - attackPoint.transform.position).normalized);
aí sim você vai ter uma direção.

E aqui:
Código:
if(Physics.Raycast(attackPoint.transform.position, Enemyposition, out hit)){

Você vai passar o ray que criou mais um valor máximo de distancia, e o out hit
Fagner
Fagner
Moderador

Masculino PONTOS : 3835
REPUTAÇÃO : 665
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras : Como pego uma posição dentro de um Collider e acesso ela? Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Como pego uma posição dentro de um Collider e acesso ela?

Mensagem por RenatoBarreto Sex Ago 20, 2021 9:43 am

Eai Fagner, tudo bom?

Cara, é esse jogo mesmo, acabei tendo alguns problemas no trabalho nos últimos meses e tive que dar uma parada no projeto e voltei a algumas semanas atrás.
Cara, sobre esta maneira que você indicou de fazer a mira, você teria algum arquivo em blog ou fórum, etc que me ajudasse a fazer esta mira da maneira que você indicou? A minha ideia é que a mira do carro se conecte-se minimamente ao inimigo, apenas quando ele estiver em uma área pequena em frente ao Player. Como uma assistência de mira mesmo. 

Vou pesquisar também sobre esta mira da maneira que você indicou. 

Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda de sempre.

RenatoBarreto
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 784
REPUTAÇÃO : 5
Idade : 31
Respeito as regras : Como pego uma posição dentro de um Collider e acesso ela? WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Como pego uma posição dentro de um Collider e acesso ela?

Mensagem por Fagner Sex Ago 20, 2021 10:45 am

Isso aqui deve servir de base pra ti:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class AimAssist : MonoBehaviour
{
    public List<Transform> inimigos;
    public float lockAngulo = 10;
    public Transform target;

    private void Update()
    {
        if (ValidarAssist())
        {
            //Já encontrei o inimigo a minha frente (target), ele está no angulo limite e posso atirar nele;
            //Variável target contem a referencia do inimigo que eu posso atirar;
        }
        else
        {
            //Não posso atirar;
        }
    }

    private bool ValidarAssist()
    {
        float anguloRetorno;
        Transform inimigoAtual = EncontrarInimigo(out anguloRetorno);//Aqui recebo o transform do inimigo com menor angulo, e no out vem o valor que calculei no outro metodo, evita um novo calculo :)
       
        if (anguloRetorno < lockAngulo)
        {
            if (inimigoAtual != null)
            {
                target = inimigoAtual;
            }
        }
        else
        {
            target = null;
        }

        return anguloRetorno < lockAngulo; //Se o angulo atual for menor que o limite, posso lockar no inimigo;
    }

    private Transform EncontrarInimigo(out float anguloRetorno) //anguloRetorno recebe o melhor angulo e passa pro metodo que chamou o Encontrar Inimigo.
    {
        float melhorAngulo = float.MaxValue; //Inicia com o valor maximo
        int indiceInimigoSelecionado = -1;

        for (int i = 0; i < inimigos.Count; i++)
        {
            float angulo = Vector3.Angle(transform.forward, (inimigos[i].position - transform.position).normalized); //Angulo entre a frente do carro do jogador e a direcao pro inimigo (i)

            if (angulo < melhorAngulo) //Se o angulo do inimigo atual for menor que o valor armazenado, salvo o novo valor e guardo o indice desse inimigo;
            {
                melhorAngulo = angulo;
                indiceInimigoSelecionado = i;               
            }
        }

        anguloRetorno = melhorAngulo;

        if (indiceInimigoSelecionado != -1) //Apenas pra não dar erro, caso não tenha mais nenhum inimigo vivo.
        {
            return inimigos[indiceInimigoSelecionado];
        }
        else
        {
            return null;
        }
    }

    #region Debug

    private void OnDrawGizmos()
    {
        if (target != null)
        {
            Gizmos.DrawLine(target.position, transform.position);
        }

        //Desenha os limites do angulo do Assist
        Quaternion rot = Quaternion.Euler(0, lockAngulo, 0);
        Gizmos.DrawLine(transform.position, rot * transform.forward * 20);
        rot = Quaternion.Euler(0, -lockAngulo, 0);
        Gizmos.DrawLine(transform.position, rot * transform.forward * 20);
    }

    #endregion
}
Fagner
Fagner
Moderador

Masculino PONTOS : 3835
REPUTAÇÃO : 665
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras : Como pego uma posição dentro de um Collider e acesso ela? Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Como pego uma posição dentro de um Collider e acesso ela?

Mensagem por RenatoBarreto Sex Ago 20, 2021 2:17 pm

Fagner muito obrigado cara. Tu é o melhor. rsrs

Eu só estou dando uma estudada em como implementar este sistema, retirar o Ray como você indicou e acessar os Players instanciados nesta List de inimigos. Mas tu já me deu um excelente caminho.

RenatoBarreto
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 784
REPUTAÇÃO : 5
Idade : 31
Respeito as regras : Como pego uma posição dentro de um Collider e acesso ela? WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Como pego uma posição dentro de um Collider e acesso ela?

Mensagem por RenatoBarreto Seg Ago 23, 2021 11:23 am

Fagner, desculpa mas só queria perturbar você com mais um detalhe. 

No Código você criou tem uma lista de inimigos no início correto. Eu estava tendo um pouquinho de dificuldade de entender a implementação deste código, então peguei este tutorial  que é bem parecido com o código que você passou, fui comparando cada passa para não só usar o código mas também entender como ele funciona. 

Mas estou com uma dúvida em relação ao seu List no início.

Vamos lá, por enquanto no meu game os Carros dos jogadores são instanciados, por enquanto são apenas 4 player, todos os carros estão usando a TAG "Carro" então, ao ser instanciados ele criam uma lista com a Tag correto? Ficando Carro[0], Carro[1], Carro[2], Carro[3].

Além disso, fiz um mecanismo para passar uma Layer para cada Carro ao ser instânciado. Ficando Player 1, Player 2, Player 3 e Player 4.

Pela List que você passou no seu código, como eu consigo fazer com que este código pegue todos os carros que foram instanciados, e use eles como alvo? (Menos o carro pertencente a arma que esta com ele.) 

Quando eu faço em jogo, se eu pegar o carro e colocar no componente correspondente ele passa a seguir, mas ainda não sei como fazer isso automaticamente.

RenatoBarreto
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 784
REPUTAÇÃO : 5
Idade : 31
Respeito as regras : Como pego uma posição dentro de um Collider e acesso ela? WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Como pego uma posição dentro de um Collider e acesso ela?

Mensagem por Fagner Seg Ago 23, 2021 11:34 am

Ainda está usando o Mirror?
Se sim, basta preencher a lista na OnStartAuthority();
Esse método só é chamado no objeto que você tem autoridade, no caso, apenas seu veiculo.

Também dá pra fazer assim:
Código:
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class AimAssist : MonoBehaviour
{
    public List<Transform> inimigos;

    private void Start()
    {
        Carro meuCarro = GetComponent<Carro>();//PEgo o carro em que esse script está

        Carro[] carros = FindObjectsOfType<Carro>(); //Pego todos os carros na cena;

        for (int i = 0; i < carros.Length; i++)//Percorro todos os carros, se não for o meu, adiciono à lista.
        {
            if (carros[i] != meuCarro)
            {
                inimigos.Add(carros[i].transform);
            }
        }
    }
}

Eu criei o array de transform, mas talvez seja mais conveniente criar o array usando o script do veiculo como tipo, dessa forma você ainda tem acesso ao transform, mas facilita caso queira acessar algum atributo do veiculo, como a vida, etc.
Afinal você não vai querer continuar lockando a mira num carro que já morreu.

#edit:
Não lembrei que inimigos era uma lista, atualizei o code.
Fagner
Fagner
Moderador

Masculino PONTOS : 3835
REPUTAÇÃO : 665
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras : Como pego uma posição dentro de um Collider e acesso ela? Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Como pego uma posição dentro de um Collider e acesso ela?

Mensagem por RenatoBarreto Seg Ago 23, 2021 12:08 pm

Pior que não cara, rsrsrs

Na verdade eu quero e pretendo ainda voltar nisso, mas eu sou muito ruim no básico na programação cara, estava me sentindo dando um passo muito maior do que minhas pernas pensando em modo online no jogo agora, sabe? 

Mas eu ainda estou tentando fazer um protótipo jogável para decidir o que fazer depois disso. Como eu te falei, eu fiquei um bom tempo se mexer no projeto por causa do trabalho e voltei a pouco. 

É isso cara, ainda estou meio na dúvida do que fazer. O que eu quero de fato é terminar esse protótipo e depois decidir se eu abandono ou sigo em frente. De qualquer maneira, até aqui, todo esse estudo foi muito bom pois aprendi muito em relação a modelagem 3D para jogos.

RenatoBarreto
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 784
REPUTAÇÃO : 5
Idade : 31
Respeito as regras : Como pego uma posição dentro de um Collider e acesso ela? WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Como pego uma posição dentro de um Collider e acesso ela?

Mensagem por RenatoBarreto Seg Ago 23, 2021 12:17 pm

Eu tinha mandado a resposta antes de você editar. rs

Cara, mais uma vez muito obrigado, tu é o melhor rsrsrs.

Pior que vendo o código parece tudo tão fácil, é impressionante. 

Vlw mesmo.

RenatoBarreto
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 784
REPUTAÇÃO : 5
Idade : 31
Respeito as regras : Como pego uma posição dentro de um Collider e acesso ela? WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos