SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
um probleminha com ScriptableObject e Dictonary
Como mover persongaem (terceira pessoa) ignorando para onde a câmera aponta
movimentação de inimigo junto ao cenário
[RESOLVIDO] Unity - Vídeos não são rodados. Faço vídeos ou as Animações?
[RESOLVIDO] Ativação de objetos de acordo com a direção do inimigo
Problema ao tornar personagem filho de outro objeto
Colissão e destruição
[RESOLVIDO] Inventário para iniciantes
Unity3D - Problema de sincronização de armas em jogo multiplayer
War Core FPS - Recrutamento
[RESOLVIDO] Bool que decide se o inimigo tirar voce do jogo ou não
Unity - Giro da câmera ao redor do tabulerio
[RESOLVIDO] Problema no check-in do Plastic SCM
Lista e ativar e desativar funções do script
Lançamento Oficial War Core Fps
Qual versão da Unity é mais rápida?
Respawnar O Inimigo em Pontos Aleatórios
DÚVIDA COM OBJETOS TRANSPARENTES, COMO QUE A GPU TRABALHA COM ESSE MODELO?
Divulgação do meu jogo e Canal
Ajuda com logica entre namespace e classes
Dúvida sobre os botões UI,comando de troca de texto por Quest não funciona.
Particle System e Animation Criados no Blender não funciona na Unity
Objeto UI interagir com GameObject
[TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
JOGO DE RPG COM PET E MUITO MAIS
Animar parte do corpo do personagem dentro do Armature na Unity?
Divulgação do meu primeiro jogo
[____ENQUETE____] Eleições para presidente 2022 (2º turno)
Pegar Objeto
SLOW MOTION EFFECT
Objeto que abre arquivos ao encostar
Fazer objeto sumir após perda de contato com a imagem.
Impedir ação do jogador(a) num local específico
Posição das bordas de um plane referentes as bordas de outro
Sistema de Yu-Gi-Oh! - ATT [2020]
Plataforma Móvel 3D
Interrogação, jogo de puzzle 3D
JOGO ANDROID OPINIAO DE VOCES?
ajuda dados Json não carrega no celular
Imagem VR Quest 2 Screenshot - Salvar a imagem no VR
Converter um script de otimização 3D para 2D
PRoblema com IsGrounded
Música contínua mais transições.
Pedestre se movimentado muito rápido.
sistema de atropelamento
Ajuda com Prefab Urgente!!
Espada ficando TORTA
comparar string e int
UNITY - BRCA AFUNDANDO NA AGUA
Unity - Os ícones da Tela ficam fora do lugar nos simuladores
[____ENQUETE____] Eleições para presidente 2022
Unity - Scene Pesada são os Scripts. Ajuda!
Camera fps (unity) alguem me ajuda pls
Jogador não esta sendo validado em rede multijogador
Unity - Áudios deixam a Scene pesada pra abrir
Alguém ai sabe como fazer a build de um app para android com mais de 150mb?
sensibilidade do mouse
Animação completa em personagem rotacionável pelo mouse
Alguém pode me ajudar
Como fazer com que as partículas sejam puxadas para um ponto específico?
Adicionar png
Lançamento de mais um jogo Dangerous crossing
[____ADERIR A UMA CATEGORIA NO FÓRUM____]
Ativar um objeto quando desativar outro e vice-versa (Unity)
[GRATIS] PACK DE MODELOS 3D PARA JOGO DE TERROR
Upbge gameplay travada
Como ARRUMAR ISSO!
Quem tem JOGO publicado na steam e que fazer parceria para publicação!
RECRUTAMENTO PARA JOGO DE FPS MULTIPLAYER
Unity configurar para compilar para linux
Tamanho da câmera
[RESOLVIDO] ativar isKinematic por 3 segundos e depois desativar
Vídeo sobre problemas comuns em jogos e suas possíveis soluções
[Lançamento] YODA RUNNER DISPONÍVEL PARA ANDROID
[Em Desenvolvimento] App Razor Downloader
Ativar animação de porta abrindo sozinha com trigger n funciona!
Veiculo não esta causando dano ao jogador, após ser destruído.
Preciso de ajuda para importar personagem estilo Minecraft no mixamo
Como fazer um sistema simulando desmembramento dos NPCs em combate?
Progresso jogo clicker
Multiplayer com Network ou Photon?
Baixos de Quebrada, novo jogo para android confiram!
img aparecer so a primeira vez que entra no game
[ASSET] Sistema completo de Auto Save para Editor
Problema com sincronização jogo multiplayer - Photon
Problema no Parallax
Enviar valor de variável para outro script ao apertar um botão.
Melhorar script de som de impacto
Ajuda erro em bool IsGrounded()
PRECISO DE UM PROGRAMADOR PARA AJUDAR NO PROJETO DE FPS (IREI PAGAR)
Serializar Dictionary no Scriptable Object
Quem aqui tem jogos publicados no Steam?
[TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5
Intancias
Adicionar backface culling em um shader
Alguem me ajuda com script simples?
NullReferenceException Object reference not set to an instance of an object
Como evitar que personagem se levante onde não há espaço suficiente?
Som falhando no Android
Hoje à(s) 12:18 pm
Ontem à(s) 10:58 am
Ontem à(s) 9:13 am
Sex Nov 25, 2022 11:59 am
Qui Nov 24, 2022 11:07 pm
Qui Nov 24, 2022 11:05 pm
Qui Nov 24, 2022 10:33 pm
Qua Nov 23, 2022 10:51 am
Sab Nov 19, 2022 11:10 pm
Qua Nov 16, 2022 8:08 pm
Qua Nov 16, 2022 5:23 pm
Qua Nov 16, 2022 5:20 pm
Ter Nov 15, 2022 10:28 am
Seg Nov 14, 2022 11:29 pm
Seg Nov 14, 2022 3:15 pm
Seg Nov 14, 2022 2:19 pm
Dom Nov 13, 2022 3:34 pm
Sab Nov 12, 2022 6:17 pm
Qua Nov 09, 2022 7:05 pm
Dom Nov 06, 2022 10:16 am
Sab Nov 05, 2022 6:37 pm
Qui Nov 03, 2022 10:04 pm
Qui Nov 03, 2022 9:42 am
Qua Nov 02, 2022 10:28 pm
Qua Nov 02, 2022 12:09 pm
Ter Nov 01, 2022 6:27 pm
Seg Out 31, 2022 10:58 am
Dom Out 30, 2022 7:42 pm
Dom Out 30, 2022 11:46 am
Sab Out 29, 2022 1:47 pm
Qui Out 27, 2022 6:07 pm
Qua Out 26, 2022 7:28 pm
Ter Out 25, 2022 4:33 pm
Qui Out 20, 2022 6:57 pm
Qui Out 20, 2022 11:51 am
Qua Out 19, 2022 7:34 pm
Qua Out 19, 2022 7:06 pm
Qua Out 19, 2022 3:38 pm
Qua Out 19, 2022 3:35 pm
Qua Out 19, 2022 12:24 am
Ter Out 18, 2022 11:13 am
Seg Out 17, 2022 5:16 pm
Seg Out 17, 2022 2:06 pm
Seg Out 17, 2022 1:57 pm
Sab Out 15, 2022 5:29 pm
Sex Out 14, 2022 12:06 pm
Qui Out 13, 2022 9:20 pm
Seg Out 10, 2022 8:22 pm
Sex Out 07, 2022 11:04 pm
Sex Out 07, 2022 9:32 pm
Qui Out 06, 2022 4:34 pm
Qua Out 05, 2022 8:55 pm
Dom Out 02, 2022 8:24 pm
Sab Out 01, 2022 7:05 pm
Sex Set 30, 2022 10:58 pm
Qui Set 29, 2022 10:35 am
Seg Set 26, 2022 6:42 pm
Seg Set 26, 2022 4:55 pm
Dom Set 25, 2022 2:31 pm
Sab Set 24, 2022 8:58 am
Sab Set 24, 2022 8:31 am
Qui Set 22, 2022 9:58 pm
Qua Set 21, 2022 4:34 pm
Qua Set 21, 2022 11:47 am
Qua Set 21, 2022 11:21 am
Qua Set 21, 2022 11:17 am
Seg Set 19, 2022 2:25 pm
Dom Set 18, 2022 6:59 am
Sab Set 17, 2022 1:01 pm
Sab Set 17, 2022 10:35 am
Qua Set 14, 2022 5:44 pm
Ter Set 13, 2022 6:39 pm
Ter Set 13, 2022 9:11 am
Ter Set 13, 2022 9:00 am
Seg Set 12, 2022 11:26 pm
Seg Set 12, 2022 4:40 pm
Dom Set 11, 2022 10:49 pm
Dom Set 11, 2022 5:21 pm
Sex Set 09, 2022 8:10 pm
Qui Set 08, 2022 9:13 pm
Qua Set 07, 2022 10:34 pm
Qua Set 07, 2022 10:09 pm
Ter Set 06, 2022 6:30 pm
Ter Set 06, 2022 11:01 am
Seg Set 05, 2022 7:33 pm
Sex Set 02, 2022 5:50 pm
Sex Set 02, 2022 10:28 am
Qui Set 01, 2022 1:27 pm
Qua Ago 31, 2022 12:49 am
Ter Ago 30, 2022 11:44 am
Seg Ago 29, 2022 2:03 pm
Dom Ago 28, 2022 6:31 pm
Qui Ago 25, 2022 4:58 pm
Sab Ago 20, 2022 3:27 pm
Sex Ago 19, 2022 5:50 pm
Sex Ago 19, 2022 10:03 am
Sex Ago 19, 2022 2:35 am
Qui Ago 18, 2022 10:13 am
Qua Ago 17, 2022 10:48 am
stratengine
Rangel Oblivion
MarcosSchultz
WLCS22
AGAMENOM
MarcosSchultz
MarcosSchultz
erickfabio366
ProBrStalker
Sheyk
AGAMENOM
WLCS22
gabrimo
AGAMENOM
Sheyk
WLCS22
leetmz
Crash Psycho
Crash Psycho
stratengine
Fluttershy28
WLCS22
Fluttershy28
Snorre
IgorFporto
WLCS22
Fluttershy28
stratengine
stratengine
stratengine
AGAMENOM
joaovictori00
Rangel Oblivion
gabrimo
Insurgente
Rangel Oblivion
Rangel Oblivion
claudiano2020
claudiano2020
c4stor
rafaelllsd
Fluttershy28
Fluttershy28
HaresHent
dutrabr100
claudiano2020
dutrabr100
claudiano2020
Magic D
WLCS22
MarcosSchultz
WLCS22
dutrabr100
ProBrStalker
WLCS22
Fluttershy28
CelU93
Leonardo2700
Weslley
dutrabr100
dutrabr100
Patrick
MarcosSchultz
Weslley
Weslley
Weslley
lovuxd
thales.ulisses
Sheyk
NoctisDregon
dutrabr100
ApcRaffs
Rangel Oblivion
Rangel Oblivion
rafaelllsd
lovuxd
Weslley
Crash Psycho
CelU93
Weslley
Édipo
Édipo
Andrewkeny
Rangel Oblivion
Caio Cesar Miguel
Hohenheim
dutrabr100
Rangel Oblivion
RenanHero
Édipo
Weslley
thales.ulisses
Rangel Oblivion
JoaoVitwoh
SteveRogers
Rangel Oblivion
Sheyk
Rangel Oblivion
mama2401

Preciso de dicas para configurar o Bake do Lighting Para Android

2 participantes

Ir para baixo

DÚVIDA Preciso de dicas para configurar o Bake do Lighting Para Android

Mensagem por Crash Psycho Ter Maio 04, 2021 4:37 am

Estou criando um jogo para android e usei o cenário com modelos e texturas low poly e resolvi deixar a luz como estática então criei um bake, eu não tenho costume de criar bake de luzes ainda mais para android se alguém poder me dar umas dicas de otimização do bake.

Abaixo terá 3 prints do cenário 1 com bake, 1 sem bake e 1 com bake mostrando a configuração que estou usando.

Como podem ver na imagem abaixo a cena está com bake mas a textura( é uma textura sólida) da parede a casa fica borrada 
Preciso de dicas para configurar o Bake do Lighting Para Android QYUUn92



Na imagem abaixo é a cena sem bake com luz em tempo real, eu gostaria de criar um bake com uma aparecia parecida da cena em tempo real.
Preciso de dicas para configurar o Bake do Lighting Para Android TIkFGyR




Abaixo mostra a configuração que usei para fazer o bake da cena
Preciso de dicas para configurar o Bake do Lighting Para Android LFxGsUd


Última edição por glauco em Ter Maio 04, 2021 4:39 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Sou burro)
Crash Psycho
Crash Psycho
Modelador

Masculino PONTOS : 3004
REPUTAÇÃO : 164
Idade : 23
Áreas de atuação : unity 3D...
Game Design .
Modelador 3d, uso o blender.
se aperfeiçoando na unity 3D.

Respeito as regras : Preciso de dicas para configurar o Bake do Lighting Para Android WvDYdlf

https://www.instagram.com/crash_psycho/

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Preciso de dicas para configurar o Bake do Lighting Para Android

Mensagem por Fagner Ter Maio 04, 2021 1:12 pm

O "problema" tem duas origens, a primeira é a compressão usada no lightmap, isso adiciona banding a imagem dando esse aspecto borrado ou criando linhas na transição da iluminação. A segunda vem justamente de usar uma cor sólida como textura, isso deixa mais evidente o banding.


Tem algumas coisas que você pode fazer, mas tudo tem um preço.
Você pode desmarcar o "compress lightmap" e tudo fica perfeito (talvez precise de mais samples ou habilitar o denoiser), mas isso vai deixar teu jogo enorme dependendo do tamanho do mapa... e o pior, pode fechar em alguns aparelhos pelo alto consumo de memória.

Aumentando a quantidade de samples (indirect, enviro) vai diminuir o tamanho das "manchas" ao custo de mais tempo de bake, mas leva uma eternidade e no fim a compressão vai estragar o resultado mesmo que a iluminação esteja perfeita sem mancha nenhuma.

#edit
Eu vi que seu jogo é um runner, como acredito que tenha poucos blocos, você pode usar a estratégia de não comprimir os lightmaps, apenas tente diminuir a escala dos objetos no lightmap, pra colocar mais coisas numa mesma textura, essa configuração fica no meshRenderer (Lightmap scale).

#edit2
"eu gostaria de criar um bake com uma aparecia parecida da cena em tempo real."
A unica diferença em termos visuais é o Ambient occlusion que está ativado no bake, removendo vai deixar mais parecido com o em tempo real e diminui bastante o problemas das manchas.
Fagner
Fagner
Moderador

Masculino PONTOS : 3714
REPUTAÇÃO : 662
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras : Preciso de dicas para configurar o Bake do Lighting Para Android Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Preciso de dicas para configurar o Bake do Lighting Para Android

Mensagem por Crash Psycho Ter Maio 04, 2021 2:35 pm

Fagner escreveu:O "problema" tem duas origens, a primeira é a compressão usada no lightmap, isso adiciona banding a imagem dando esse aspecto borrado ou criando linhas na transição da iluminação. A segunda vem justamente de usar uma cor sólida como textura, isso deixa mais evidente o banding.


Tem algumas coisas que você pode fazer, mas tudo tem um preço.
Você pode desmarcar o "compress lightmap" e tudo fica perfeito (talvez precise de mais samples ou habilitar o denoiser), mas isso vai deixar teu jogo enorme dependendo do tamanho do mapa... e o pior, pode fechar em alguns aparelhos pelo alto consumo de memória.

Aumentando a quantidade de samples (indirect, enviro) vai diminuir o tamanho das "manchas" ao custo de mais tempo de bake, mas leva uma eternidade e no fim a compressão vai estragar o resultado mesmo que a iluminação esteja perfeita sem mancha nenhuma.

#edit
Eu vi que seu jogo é um runner, como acredito que tenha poucos blocos, você pode usar a estratégia de não comprimir os lightmaps, apenas tente diminuir a escala dos objetos no lightmap, pra colocar mais coisas numa mesma textura, essa configuração fica no meshRenderer (Lightmap scale).

#edit2
"eu gostaria de criar um bake com uma aparecia parecida da cena em tempo real."
A unica diferença em termos visuais é o Ambient occlusion que está ativado no bake, removendo vai deixar mais parecido com o em tempo real e diminui bastante o problemas das manchas.
Vou usar essas dicas que você deu, conhece uma configuração boa do lighting? pq eu estou usando a configuração padrão da unity só mexi no lightmap resolution e size.
Você disse que para aumentar a quantidade de samples, eu não faço ideia de até quando aumentar ainda mais que é para android...

Você também disse para diminuir a escala do lightmap dos objetos a única coisa que sei é que se deixar o valor no maximo o Scale In Lightmap a resolução da sombra no objeto fica com qualidade melhor
 Preciso de dicas para configurar o Bake do Lighting Para Android EFxOUjM


o tamanho do cenário tem 500M
Preciso de dicas para configurar o Bake do Lighting Para Android HSj3HjS





Se precisar posso deixar mais detalhado as configurações que estou usando é que eu preciso do melhor resultado e otimizado do bake para poder aplicar em outros cenários( todos tem 500m).
Uma coisa que vale a pena ser destacado que você disse que "pra colocar mais coisas numa mesma textura" o cenário tem cerca de 500m talvez seja necessário aumentar o tamanho, mas aumentar o tamanho de Q? kkk
Max Lightmap Size?
Crash Psycho
Crash Psycho
Modelador

Masculino PONTOS : 3004
REPUTAÇÃO : 164
Idade : 23
Áreas de atuação : unity 3D...
Game Design .
Modelador 3d, uso o blender.
se aperfeiçoando na unity 3D.

Respeito as regras : Preciso de dicas para configurar o Bake do Lighting Para Android WvDYdlf

https://www.instagram.com/crash_psycho/

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Preciso de dicas para configurar o Bake do Lighting Para Android

Mensagem por Fagner Ter Maio 04, 2021 4:12 pm

conhece uma configuração boa do lighting?
Não existe receita de bolo, tem que ir experimentando até achar uma configuração que seja melhor pra sua necessidade.

Você disse que para aumentar a quantidade de samples, eu não faço ideia de até quando aumentar ainda mais que é para android...
A quantidade de samples só afeta o tempo que a Unity vai passar calculando o lightmap, mais samples permitem que a engine calcule a iluminação com mais fidelidade, não tem impacto algum de performance no android, só vai te custar tempo.

Uma coisa que vale a pena ser destacado que você disse que "pra colocar mais coisas numa mesma textura" o cenário tem cerca de 500m talvez seja necessário aumentar o tamanho, mas aumentar o tamanho de Q? kkk
Max Lightmap Size?
Exite sempre uma troca, por padrão a Unity usa texturas comprimidas pra poder usar bastante texturas, o que sugeri foi fazer o oposto, usar menos texturas (menor tamanho e quantidade) só que sem compressão.
Uma textura de 2048 vai te dar detalhes finos, mas ainda vai ter as manchas, uma de 512 sem compressão não terá manchas, mas terá menos detalhes, encontre um balanço que não prejudique tanto uma coisa nem outra.

O Lightmap Size só diz o tamanho máximo da textura que a unity vai utilizar pra criar um ou vários lightmaps, não quer dizer que tudo vai ser encaixado numa única textura do tamanho que você especifica ali.
Se eu tenho minha cena que ocupa 3 lightmaps de 512, eu posso mudar pra um de 1024 que vou conseguir alocar as UVs que antes usavam 3 texturas de 512 num único lightmap de 1024 (cabem 4 texturas de 512 em uma de 1024), o que ajuda com a performance, mas aumentar esse valor faz a Unity precisar de mais memória pra conseguir gerar o lightmap, então fico limitado ao máximo que meu computador tem de VRAM.

Como seu cenário é praticamente fixo, não é acessível pelo jogador, eu faria o lightmap no blender para apenas uma casa de cada modelo e reutilizaria para todas as outras, com isso você reduziria muito a quantidade de texturas mantendo uma qualidade até melhor que essa aí.
Entenda "lightmap" como uma textura comum, ele só ia deixar a aparência de iluminado como é na Unity, ele não projetaria sombras no jogador nem nada desse tipo, mas como seu jogador fica sempre na rua, talvez isso seja uma opção. 
Lembre-se que um jogo de android é visto numa tela pequena e ainda de longe, não digo pra ser desleixado, mas não se preocupe tanto com qualidade de sombra, o jogador vai estar focado em outra coisa e nem vai perceber todos os detalhes que você tá se matando pra colocar, foque no que fica mais próximo da tela.
Fagner
Fagner
Moderador

Masculino PONTOS : 3714
REPUTAÇÃO : 662
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras : Preciso de dicas para configurar o Bake do Lighting Para Android Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Preciso de dicas para configurar o Bake do Lighting Para Android

Mensagem por Crash Psycho Ter Maio 04, 2021 6:03 pm

vlw @Fagner  suas dicas vão me ajudar muito.
Mas o que eu quero realmente melhorar é o escurecimento da texturas, sem o bake em tempo real as texturas ficam claras ae com bake fica escura totalmente diferente do original mas acredito que seja por causa do ambiente oclusion.
Crash Psycho
Crash Psycho
Modelador

Masculino PONTOS : 3004
REPUTAÇÃO : 164
Idade : 23
Áreas de atuação : unity 3D...
Game Design .
Modelador 3d, uso o blender.
se aperfeiçoando na unity 3D.

Respeito as regras : Preciso de dicas para configurar o Bake do Lighting Para Android WvDYdlf

https://www.instagram.com/crash_psycho/

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Preciso de dicas para configurar o Bake do Lighting Para Android

Mensagem por Fagner Ter Maio 04, 2021 6:33 pm

Eu notei que você só tem dois modelos de casas, e algumas variações de textura, ainda assim, na Unity cada objeto precisa ter um espaço único na UV do lightmap e é tratado como um objeto completamente diferente.
Pra esse caso o bake no Blender seria perfeito pra poupar memória, dá pra gravar a iluminação apenas de um dos terrenos e as duas variações de casa, depois do bake pronto, você pode copiar o modelo quantas vezes quiser sem aumentar a quantidade de textura necessária, pois todos usam a mesma.
Você pode ter blocos inteiros usando só uma textura de 1024 pra iluminação de tudo.

Fagner
Fagner
Moderador

Masculino PONTOS : 3714
REPUTAÇÃO : 662
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras : Preciso de dicas para configurar o Bake do Lighting Para Android Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Preciso de dicas para configurar o Bake do Lighting Para Android

Mensagem por Crash Psycho Ter Maio 04, 2021 6:50 pm

Fagner escreveu:Eu notei que você só tem dois modelos de casas, e algumas variações de textura, ainda assim, na Unity cada objeto precisa ter um espaço único na UV do lightmap e é tratado como um objeto completamente diferente.
Pra esse caso o bake no Blender seria perfeito pra poupar memória, dá pra gravar a iluminação apenas de um dos terrenos e as duas variações de casa, depois do bake pronto, você pode copiar o modelo quantas vezes quiser sem aumentar a quantidade de textura necessária, pois todos usam a mesma.
Você pode ter blocos inteiros usando só uma textura de 1024 pra iluminação de tudo.

de fato o bake no blender ficaria bem melhor e leve, vou tentar usar essas dicas que você me apresentou muito obrigado  Smile
Crash Psycho
Crash Psycho
Modelador

Masculino PONTOS : 3004
REPUTAÇÃO : 164
Idade : 23
Áreas de atuação : unity 3D...
Game Design .
Modelador 3d, uso o blender.
se aperfeiçoando na unity 3D.

Respeito as regras : Preciso de dicas para configurar o Bake do Lighting Para Android WvDYdlf

https://www.instagram.com/crash_psycho/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos