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Ajuda com key em script

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DÚVIDA Ajuda com key em script

Mensagem por Triskal Ter 30 Mar - 0:28

Tenho esse script e gostaria que ele fosse ativado ao pressionar a tecla E. 
Em que linha devo colocar para ser ativado ao pressionar a tecla E?

using UnityEngine;
using UnityEngine.Events;

public class TriggerEvent : MonoBehaviour {

    public enum Modes { Once, MoreTimes }

    public Modes Mode = Modes.Once;
    [Space(5)]
    public UnityEvent triggerEvent;

    [SaveableField]
    public bool isPlayed;

    public void Trigger()
    {
        if (!isPlayed)
        {
            triggerEvent.Invoke();

            if (Mode == Modes.Once)
            {
                isPlayed = true;
            }
        }
    }

    void Update()
    {
        if (GetComponent<Collider>() && !GetComponent<Collider>().enabled)
        {
            isPlayed = false;
        }
    }

    void OnTriggerEnter(Collider other)
    {
        if (other.tag == "Player" && !isPlayed)
        {
            triggerEvent.Invoke();
            isPlayed = true;
        }
    }

    private void OnTriggerExit(Collider other)
    {
        if (other.tag == "Player" && isPlayed && Mode == Modes.MoreTimes)
        {
            isPlayed = false;
        }
    }
}

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DÚVIDA Re: Ajuda com key em script

Mensagem por rr indie games Ter 30 Mar - 12:54

Todo método de verificação de teclas deve ser executado no método Update:
Código:
docs.unity3d.com/ScriptReference/MonoBehaviour.Update.html
O método Update é executado a cada frame, logo se seu jogo roda a 60FPS o Update será executado 60 vezes a cada segundo.
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DÚVIDA Re: Ajuda com key em script

Mensagem por Triskal Ter 30 Mar - 14:48

Eu alterei esse script pra porta abrir ao apertar E, mas ta dando erro. Se tiro essas alterações funciona.

O que posso estar fazendo errado? O erro está na parte de pressionar a tecla...

using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
[RequireComponent(typeof(BoxCollider))]
[RequireComponent(typeof(AudioSource))]
public class Teleporte : MonoBehaviour
{


    bool podeInteragir = false; //eu criei
    public GameObject Jogador; // euc riei


    public Transform[] destinos;
    public AudioClip audioTeleporte;
    [Space(10)]
    public bool destruirAoColidir = false;
    AudioSource emissorDeSom;
    bool rotinaIniciada = false;



    void Update() //eu criei
    {
        if (podeInteragir == true && Input.GetKeyDown(KeyCode.E))
        {
            Jogador.GetComponent<SalvarPosic>().SalvarLocalizacao();
        }




        void Awake()
        {
            emissorDeSom = GetComponent<AudioSource>();
            emissorDeSom.playOnAwake = false;
            emissorDeSom.loop = false;
            GetComponent<BoxCollider>().isTrigger = true;
        }

        void OnTriggerEnter(Collider other)
        {
            if (destinos.Length > 0 && !rotinaIniciada)
            {
                int destino = Random.Range(0, destinos.Length);
                if (destinos[destino])
                {
                    other.transform.position = destinos[destino].position;
                    other.transform.rotation = destinos[destino].rotation;
                    if (destruirAoColidir)
                    {
                        StartCoroutine("EsperarParaDestruir");
                    }
                }
                if (audioTeleporte)
                {
                    emissorDeSom.clip = audioTeleporte;
                    emissorDeSom.PlayOneShot(emissorDeSom.clip);
                }
            }
        }

        IEnumerator EsperarParaDestruir()
        {
            rotinaIniciada = true;
            MeshRenderer mesh = GetComponent<MeshRenderer>();
            if (mesh)
            {
                mesh.enabled = false;
            }
            yield return new WaitForSeconds(5);
            Destroy(gameObject);
        }




    }// ate aqui

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DÚVIDA Re: Ajuda com key em script

Mensagem por Triskal Ter 30 Mar - 14:53

Faltou um pedaço. Aqui ta inteiro:

using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
[RequireComponent(typeof(BoxCollider))]
[RequireComponent(typeof(AudioSource))]
public class Teleporte : MonoBehaviour
{


    bool podeInteragir = false; //eu criei
    public GameObject Jogador; // euc riei


    public Transform[] destinos;
    public AudioClip audioTeleporte;
    [Space(10)]
    public bool destruirAoColidir = false;
    AudioSource emissorDeSom;
    bool rotinaIniciada = false;



    void Update() //eu criei
    {
        if (podeInteragir == true && Input.GetKeyDown(KeyCode.E))
        {
            Jogador.GetComponent<SalvarPosic>().SalvarLocalizacao();
        }




        void Awake()
        {
            emissorDeSom = GetComponent<AudioSource>();
            emissorDeSom.playOnAwake = false;
            emissorDeSom.loop = false;
            GetComponent<BoxCollider>().isTrigger = true;
        }

        void OnTriggerEnter(Collider other)
        {
            if (destinos.Length > 0 && !rotinaIniciada)
            {
                int destino = Random.Range(0, destinos.Length);
                if (destinos[destino])
                {
                    other.transform.position = destinos[destino].position;
                    other.transform.rotation = destinos[destino].rotation;
                    if (destruirAoColidir)
                    {
                        StartCoroutine("EsperarParaDestruir");
                    }
                }
                if (audioTeleporte)
                {
                    emissorDeSom.clip = audioTeleporte;
                    emissorDeSom.PlayOneShot(emissorDeSom.clip);
                }
            }
        }

        IEnumerator EsperarParaDestruir()
        {
            rotinaIniciada = true;
            MeshRenderer mesh = GetComponent<MeshRenderer>();
            if (mesh)
            {
                mesh.enabled = false;
            }
            yield return new WaitForSeconds(5);
            Destroy(gameObject);
        }




    }// ate aqui





          



    void OnTriggerEnter() //eucriei
    {
        podeInteragir = true;
    }

    void OnTriggerExit()
    {
        podeInteragir = false;
    }

    void OnGUI()
    {
        if (podeInteragir == true)
        {
            GUIStyle stylez = new GUIStyle();
            stylez.alignment = TextAnchor.MiddleCenter;
            GUI.skin.label.fontSize = 20;
            GUI.Label(new Rect(Screen.width / 2 - 50, Screen.height / 2 + 50, 200, 30), "Pressione 'E'");
        }
    }// ate aqui
} //deixar essa

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DÚVIDA Re: Ajuda com key em script

Mensagem por Pokedlg Ter 30 Mar - 15:35

Voce quer fazer que apenas quando ele clicar "E" ele teleporte é isso?

Se for, voce pode utilizar um OnTriggerStay(). Voce terá que mudar um pouco seu código, porque pelo que parece no seu script voce teletransporta quando objeto colide na void OnTriggerEnter e para isso voce parece utilizar 2 script, nao entendi muito bem, mas voce pode fazer tudo em 1, voce tambem pode deixar seu código um pouco mais organizado, olhe:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

[RequireComponent(typeof(BoxCollider))]
[RequireComponent(typeof(AudioSource))]
public class Teleporte : MonoBehaviour
{


    bool podeInteragir = false; //eu criei
    public GameObject Jogador; // euc riei


    public Transform[] destinos;
    public AudioClip audioTeleporte;
    [Space(10)]
    public bool destruirAoColidir = false;
    AudioSource emissorDeSom;
    bool rotinaIniciada = false;



    void Update() //eu criei
    {
        if (podeInteragir == true && Input.GetKeyDown(KeyCode.E))
        {
            Jogador.GetComponent<SalvarPosic>().SalvarLocalizacao();
        }
    }


    void Awake()
    {
        emissorDeSom = GetComponent<AudioSource>();
        emissorDeSom.playOnAwake = false;
        emissorDeSom.loop = false;
        GetComponent<BoxCollider>().isTrigger = true;
    }

    void OnTriggerEnter()
    {
        podeInteragir = true;
    }

    void OnTriggerStay(Collider other)
    {
        if(podeInteragir == true && Input.GetKeyDown(KeyCode.E))
        {
            Teleportar(other.gameObject);
        } 
    }

    void OnTriggerExit()
    {
        podeInteragir = false;
    }

    void Teleportar(GameObject obj)
    {
        if (destinos.Length > 0 && !rotinaIniciada)
        {
            int destino = Random.Range(0, destinos.Length);
            if (destinos[destino])
            {
                obj.transform.position = destinos[destino].position;
                obj.transform.rotation = destinos[destino].rotation;
                if (destruirAoColidir)
                {
                    StartCoroutine("EsperarParaDestruir");
                }
            }
            if (audioTeleporte)
            {
                emissorDeSom.clip = audioTeleporte;
                emissorDeSom.PlayOneShot(emissorDeSom.clip);
            }
        }
    }

    IEnumerator EsperarParaDestruir()
    {
        rotinaIniciada = true;
        MeshRenderer mesh = GetComponent<MeshRenderer>();
        if (mesh)
        {
            mesh.enabled = false;
        }
        yield return new WaitForSeconds(5);
        Destroy(gameObject);
    }

    void OnGUI()
    {
        if (podeInteragir == true)
        {
            GUIStyle stylez = new GUIStyle();
            stylez.alignment = TextAnchor.MiddleCenter;
            GUI.skin.label.fontSize = 20;
            GUI.Label(new Rect(Screen.width / 2 - 50, Screen.height / 2 + 50, 200, 30), "Pressione 'E'");
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DÚVIDA Re: Ajuda com key em script

Mensagem por Triskal Ter 30 Mar - 21:12

Valeu amigo, muito obrigado!!!!

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DÚVIDA Re: Ajuda com key em script

Mensagem por Pokedlg Ter 30 Mar - 22:49

Denada Smile Curti isso
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DÚVIDA Re: Ajuda com key em script

Mensagem por Triskal Qui 1 Abr - 15:28

Agora estou tendo outro problema, todas as cenas estão sendo salvas e mesmo destruindo na cena, quando vou pra outra e volto a cena se reproduz de novo, como faço pra impedir isso?

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DÚVIDA Re: Ajuda com key em script

Mensagem por Triskal Qui 1 Abr - 15:32

Pra impedir que uma cutscene em questão, ou um objeto, seja destruído ao invés de salvar com os outros?

Em cima, coloquei cena, mas é cutscene. Ao sair de uma cena e ir pra outra, a cutscene se reproduz de novo mesmo usando destroy. Acredito que seja o código pra não ser destruído os objetos q vão pra próxima cena, mas esse em questão eu quero destruir.

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DÚVIDA Re: Ajuda com key em script

Mensagem por Pokedlg Qui 1 Abr - 16:55

Voce poderia criar um novo post com esta duvida, pois como ela é diferente da duvida inicial voce pode criar um post para que outras pessoas que tenham a mesma duvida procurem e ja ache e para que mais pessoas possam te responder, e assim explicar melhor a duvida. Smile
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DÚVIDA Re: Ajuda com key em script

Mensagem por Triskal Qui 1 Abr - 17:18

Verdade. Obrigado!

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