SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
mensagem na tela
[TUTORIAL] Unity 2019 - Lanterna e pilhas, com UI
como fazer um sistema de Livro e paginas na Unity?
como mudar a qualidade do ambient occlusion pelo script?
alterar material
[TUTORIAL] Sistema de Combos (Mobile e PC)
[JOGO] Darkman jogo de puzzle | Pixel Art
AGAIN ! [Game Jam]
Tela de escolher um nome ativa quando sai e entra na cena de novo...
Fazer Objeto sair de 1 lado da camera e entrar do outro lado em seguida
[TUTORIAL] COMO CRIAR UM JOGO DE LUTA 2D UNITY 2021
Copiar um componente de um GameObject para outro já configurado?
Idioma automático por país??
[TUTORIAL] Sistema de diálogo/mensagens na Unity
Rotação ao colidir.
travar RigidBody2D através de codigo
Como resolver problema da mesh não renderizar após fazer a build
[RESOLVIDO] Trocar o áudio dependendo da tag do terreno
Funcionalidade Vuforia - UNITY 3D
RANDOMIZAR ATAQUES
Unity + Photon 2
Criar app pra mais de um idioma
Função de "aspirar" mobs, itens, etc.
[RESOLVIDO]GetKeyUp ativando sozinho
Posso controlar o wheelsCollider.rpm?
[TUTORIAL] Escolher a quantos FPS (fixos) o seu jogo deverá rodar.
Personagem dentro da agua
[RESOLVIDO] Sript de pegar itens no cenario
[TUTORIAL] Campo de visão dos inimigos (Enemy FOV) com Raycast ou OverlapSphere
Fazer o Player colar em uma base redonda
tem como altera o nome no forum
Como detectar se teclado ou controle foi conectado???
erro NO MONOBEHAVIOUR SCRIPTS IN THE FILE
Seleção de Personagem
[ASSET PACKAGE] Game Check Update
Adicionar mais um ataque ao inimigo.
Como faço para Camera ignorar um objeto?
Segundo Teaser do meu novo jogo galera, Sanatório Macabro. Em breve
[RESOLVIDO] VSCode não mostra erros nem identa o Código
Baixem meu jogo O Labirinto v1.25 completo e gratuito
Player girando e animação não executa
[RESOLVIDO] Problema com C# e Rigidbody
[RESOLVIDO] Recarregar arma.
Como acessar o Smoothness das texturas do terrain
Sistema de Tiro com Raycast
Velocidade com Button UI.
ERRO AO UPAR NA GOOGLE PLAY STORE
me ajuda por favor
Animaçoes não executa, nem a IDLE
Mini-Map
[TUTORIAL] Como o C# funciona
A Imagem do Objeto não muda
Animaçoes nao executa mais, nem a Idle
[RESOLVIDO] Como usar um Botao(GameObject) igual a um Botao(UI) no Mobile
Sistema de Tiro com Raycast
Algum modelador bom? Compro Modelagem
[RESOLVIDO] Rotação invertida, como resolvo isso??
carregamento de dados entre cenas
Blender bugado ????
AUDIO EM UM DETERMINADO MOMENTO
Dúvida sobre modificação do Event Trigger por scritpt
Carro dá spawn no ar
U2019 - Animações e efeitos após jogador levar hit? por outro jogador?
Não consigo Desabilitar um efeito especifico no pós processamento...
Como Desativar e mudar qualidade de sombra por código???
[TUTORIAL] Primeiro programa "complexo" em C# para iniciantes
Eu estou com dúvida de como instalar a unity com Unity Hub
Pulo "muito Alto"
rotação e aceleração.
Movimentação mobile.
Ativar botão
De Blender pra Unity - Cell Fracture não funciona!
sugestões de otimização?
Carregamento com porcentagem...
[RESOLVIDO] Blender Cell Fracture não aparece no Add-ons - Ajuda!
Movimentação - rotação
Erro Codigo de movimentação.
Cronometro 3,2,1 fica bugado ajuda aee...
[Problema] Ativo o Animator e o boneco não sai do lugar
Morre pausa e aparece botao pra reiniciar mas reinicia o jogo pausado
Script de movimentação e câmera não executa corretamente
FBX não gera sombra
[TUTORIAL] Mostrar Data e Hora atual do Computador em um texto
Sketchup pede para aumentar o projeto
Mudar cor da faixa de texto.
Mexer em variavel de objeto instanciado
Como utilizar o design pattern MVC na Unity?
[RESOLVIDO] RIGIDYBODY tá pulando sozinho pra longe. O que pode ser?
[RESOLVIDO] Compatibilidade e travamentos - unity android
Alguem sabe um meio pra fazer um habitat com criaturas?
[RESOLVIDO] Ajuda com script simples
[RESOLVIDO] Como trocar uma imagem ao clicar num botão em unity c#
[RESOLVIDO] Ponto A ao Ponto B em um determinado tempo
[RESOLVIDO] Duvida Unity (C#)
[RESOLVIDO] Bug no tittle screen
[RESOLVIDO] Erro CS0122
Projeto em desenvolvimento Yoda Runner.
[RESOLVIDO] Duvida Unity (C#)
Duvida com inimigo
Ontem à(s) 9:08 pm
Ontem à(s) 5:06 pm
Ontem à(s) 12:53 pm
Qua Ago 04, 2021 8:07 pm
Qua Ago 04, 2021 7:35 pm
Qua Ago 04, 2021 7:06 pm
Seg Ago 02, 2021 11:33 pm
Seg Ago 02, 2021 1:46 pm
Dom Ago 01, 2021 11:28 pm
Dom Ago 01, 2021 10:34 pm
Dom Ago 01, 2021 4:58 pm
Dom Ago 01, 2021 1:41 pm
Dom Ago 01, 2021 12:41 pm
Dom Ago 01, 2021 11:23 am
Sex Jul 30, 2021 2:19 pm
Sex Jul 30, 2021 12:07 pm
Sex Jul 30, 2021 8:50 am
Qui Jul 29, 2021 9:45 pm
Qui Jul 29, 2021 9:43 pm
Qui Jul 29, 2021 10:54 am
Qua Jul 28, 2021 6:12 pm
Qua Jul 28, 2021 5:15 pm
Qua Jul 28, 2021 4:39 pm
Qua Jul 28, 2021 2:28 pm
Qua Jul 28, 2021 9:36 am
Ter Jul 27, 2021 1:20 am
Dom Jul 25, 2021 11:12 pm
Dom Jul 25, 2021 10:51 pm
Dom Jul 25, 2021 6:16 pm
Dom Jul 25, 2021 4:03 pm
Dom Jul 25, 2021 12:39 pm
Sab Jul 24, 2021 11:02 pm
Sab Jul 24, 2021 9:35 pm
Sab Jul 24, 2021 12:11 pm
Sab Jul 24, 2021 3:55 am
Sex Jul 23, 2021 4:02 pm
Sex Jul 23, 2021 2:26 pm
Sex Jul 23, 2021 11:50 am
Qui Jul 22, 2021 8:08 pm
Qui Jul 22, 2021 3:38 pm
Qui Jul 22, 2021 3:00 pm
Qui Jul 22, 2021 10:47 am
Qua Jul 21, 2021 6:09 pm
Qua Jul 21, 2021 6:07 pm
Qua Jul 21, 2021 3:41 pm
Qua Jul 21, 2021 5:00 am
Qua Jul 21, 2021 12:30 am
Ter Jul 20, 2021 7:17 pm
Ter Jul 20, 2021 1:21 pm
Ter Jul 20, 2021 10:24 am
Ter Jul 20, 2021 8:27 am
Ter Jul 20, 2021 6:23 am
Ter Jul 20, 2021 6:09 am
Seg Jul 19, 2021 9:06 pm
Seg Jul 19, 2021 9:09 am
Seg Jul 19, 2021 12:22 am
Dom Jul 18, 2021 11:20 pm
Dom Jul 18, 2021 9:10 pm
Dom Jul 18, 2021 2:55 pm
Dom Jul 18, 2021 11:17 am
Sab Jul 17, 2021 11:10 pm
Sab Jul 17, 2021 11:00 pm
Sab Jul 17, 2021 10:49 pm
Sab Jul 17, 2021 10:38 pm
Sab Jul 17, 2021 7:53 pm
Sab Jul 17, 2021 11:20 am
Sab Jul 17, 2021 11:12 am
Sab Jul 17, 2021 6:52 am
Sab Jul 17, 2021 6:39 am
Sab Jul 17, 2021 6:32 am
Sab Jul 17, 2021 6:28 am
Sab Jul 17, 2021 1:16 am
Sex Jul 16, 2021 7:29 pm
Sex Jul 16, 2021 5:40 pm
Sex Jul 16, 2021 5:02 pm
Sex Jul 16, 2021 12:49 pm
Sex Jul 16, 2021 9:25 am
Sex Jul 16, 2021 12:20 am
Qui Jul 15, 2021 6:16 pm
Qui Jul 15, 2021 5:06 pm
Qua Jul 14, 2021 5:59 pm
Qua Jul 14, 2021 5:35 pm
Qua Jul 14, 2021 11:02 am
Seg Jul 12, 2021 9:27 pm
Seg Jul 12, 2021 12:13 pm
Dom Jul 11, 2021 11:08 pm
Dom Jul 11, 2021 10:30 pm
Dom Jul 11, 2021 7:13 pm
Sab Jul 10, 2021 7:05 pm
Sab Jul 10, 2021 10:05 am
Sex Jul 09, 2021 2:51 pm
Qui Jul 08, 2021 7:36 pm
Qui Jul 08, 2021 7:13 pm
Qui Jul 08, 2021 1:53 pm
Qui Jul 08, 2021 1:14 pm
Qui Jul 08, 2021 12:59 pm
Qua Jul 07, 2021 11:48 pm
Qua Jul 07, 2021 10:13 pm
Qua Jul 07, 2021 2:14 pm
gui78h3
Lecosouza
Fagner
edugamer69
edugamer69
Pokedlg
PauloFR
dutrabr100
stratengine
felipekieling
RGT
Rangel Oblivion
diegopds
RGT2020
Pokedlg
MayLeone
Crash Psycho
Fagner
Fagner
ViniciusTKH
Regis2030
Fagner
dezorolon
dutrabr100
Fagner
danilojpbr212
Pokedlg
kaiquecachoeira1
VitinRuas
Lester202123
bruno92
Fagner
aikow
Pokedlg
FelipeSouza11
ViniciusTKH
Charlesoff
Patrick
WLCS22
jeancvo3
MarcosSchultz
amanda.ilg
LucasBR
jeancvo3
SauloeArthur
PauloFR
JoelMJunior
cleitinhoRasta
jhonih00010
PauloFR
PauloFR
PauloFR
PauloFR
crazylagg
Valério
jhonih00010
jhonih00010
PauloFR
Crash Psycho
edu63
PauloFR
PauloFR
PauloFR
PauloFR
Fagner
PauloFR
Franttyck
PauloFR
PauloFR
PauloFR
PauloFR
WLCS22
Morpheus
jhonih00010
WLCS22
Fagner
NKKF
jhonih00010
MatheusTD
MarcosSchultz
Magnatah
Magnatah
Fagner
Charlesoff
MayLeone
MayLeone
MayLeone
RodrigoPrivilegium
Fagner
ProBrStalker
ronigleydson
a32515
RobsonRAS
VittorTGame23
brunera
patriicia
ffabim
VittorTGame23
jeancvo3

quem pode me dizer porque isso todo para um simples script de movimento

2 participantes

Ir para baixo

DÚVIDA quem pode me dizer porque isso todo para um simples script de movimento

Mensagem por zeref Sab Mar 20, 2021 9:48 pm

Ola meu povo blz 
bem vamos direto ao assunto primeiramente esse script não e meu mais sim de  muriloms do site da (U@ni@!tLi@s%@t)
 


sobre o script e bem Tenso mais Lindo ao mesmo tempo

como um script mais simples pode se tão complicado

gostaria de uma explicação porque ne? vivendo e aprendendo

quem puder responder eu agradeço

1 isso e para si mostra que sabe programa ?
2 para deixar o script mais robusto e a prova de falhas ?
3-evitar problemas críticos no desenvolvimento lá na frente
4- e como posso usar esse modelo de script no jogo
5- qual o método e esse e como e chamado (  eu sei que ele tem sistema de  hierarquia e criação de componentes)
6- outros motivos 

e também estou fazendo um script que faz tudo isso sem divide nada, mas ele está sendo desenvolvido
 então vamos usar como medida de comparação entre o meu e o dele ok
obs(ainda vou implantar um sistema de vida e escada nele ainda )

quero saber se o meu script vai falhar em algum momento do game ou não
e saber qual e o mais falho



meu script 
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;


public class PleyerBese1 : MonoBehaviour
{

    // pulo Defalt

    bool estarnocao = false, estarPulando = false, dualJupmp = false;
    public float jumpForce = 10, raioDoGizmo = 0.5f;
    public Transform graudCheck; public Rigidbody2D rb2d;
    public LayerMask Grald;
    //movimento Defalt
    public SpriteRenderer sprite;
    public float Speed = 5, rumSpeed = 10, muver;
    
    

    

    

    
    private void Start()
    {
        rb2d = GetComponent<Rigidbody2D>();
        graudCheck = GameObject.Find("GroundChek").transform;
        //sprite = GetComponent<SpriteRenderer>();
        

    }
    private void Update()
    {     ///////////////////////////|\\\\\
          //(parte base do scrip)////////////////////////////////////////////|
          //verificadores de obstaculos EX( parede, ção, aqua, inimigos e etc)|
          /////////////////////////////////////////////////////////////////////|

        //Movimento en terra (Normal/ Defalt)
        muver = Input.GetAxis("Horizontal") * Speed;


        // pulo
        {
            estarPulando = Input.GetButtonDown("Jump");
            estarnocao = Physics2D.OverlapCircle(graudCheck.position, raioDoGizmo, Grald);
            if(estarnocao)
            {
                dualJupmp = false;

                Debug.Log("Estarpilano" + estarPulando);
                
            }
            
            
        }
    //
        
      
    }
    private void FixedUpdate()
    {
        Movimetono();

    }
    public void Movimetono()
    {
        rb2d.velocity = new Vector2(muver, rb2d.velocity.y);
        if ( muver >= 0 && sprite.flipX == false || muver <= 0 && sprite.flipX == true)
        {
            flip();
        }
      

        // movimeto em terra firme compativel com comtrole de xbom de PC
        

         flip();
        // sys pulo duplo
        if (estarPulando)
        {
            if (estarnocao)
            {
                DoJump();
                dualJupmp = true;
             //   Debug.Log("estar pulando1");
            }
            else if (!estarnocao && dualJupmp)
            {
                DoJump();
                dualJupmp = false;
               // Debug.Log("estar pulando2");
            }
        }
        void flip()
        {
            sprite.flipX = !sprite.flipX;
        }
        void DoJump()
            {
                rb2d.velocity = new Vector2(rb2d.velocity.x, 0);
                rb2d.AddForce(Vector2.up * jumpForce);
            }
    }


    private void OnDrawGizmos()
    {
        Gizmos.color = Color.red;
        Gizmos.DrawWireSphere(graudCheck.position, raioDoGizmo );
    }


}





aparte de agora e o script de muriloms 

script principal: CharacterComponents

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class CharacterComponents : MonoBehaviour
{
    // Parametros para movimento
    protected float horizontalInput;

    // Pulo
    protected bool jumpPressed;

    // Dash
    protected bool dashPressed;

    // Componentes
    protected CharacterController _controller;
    protected CharacterMovement _movement;
    protected CharacterJump _jump;
    protected CharacterSensors _sensors;
    protected CharacterFlip _flip;
    protected Animator animator;
    protected Character _character;


    // Start is called before the first frame update
    protected virtual void Start()
    {
        _controller = GetComponent<CharacterController>();
        _character = GetComponent<Character>();
        _movement = GetComponent<CharacterMovement>();
        _jump = GetComponent<CharacterJump>();
        _sensors = GetComponent<CharacterSensors>();
        _flip = GetComponent<CharacterFlip>();
        animator = GetComponent<Animator>();
    }

    // Update is called once per frame
    protected virtual void Update()
    {
        HandleAbility();
    }

    // Método principal -- lógica de cada habilidade
    protected virtual void HandleAbility()
    {
        InternalInput();
        HandleInput();
    }

    /// Input necessario para executar acoes
    protected virtual void HandleInput()
    {

    }

    /// Input principais para controlar o agente - jogador
    protected virtual void InternalInput()
    {
        if (_character.CharacterType == Character.CharacterTypes.Player)
        {
            // Movimento horizontal
            horizontalInput = Input.GetAxisRaw("Horizontal");

            // Pulo
            jumpPressed = Input.GetButtonDown("Jump");

            // Dash
            dashPressed = Input.GetKeyDown(KeyCode.E);

        }
    }
}


Script secundário:CharacterMovement
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class CharacterMovement : CharacterComponents
{
    [Header("Settings")]
    [SerializeField] private float walkSpeed = 4f;

    // Controle da velocidade de movimento - andar
    public float MoveSpeed { get; set; }

    // Parametros internos
    private readonly int walkMoveParamater = Animator.StringToHash("isWalk");

    protected override void Start()
    {
        base.Start();
        MoveSpeed = walkSpeed;
    }

    protected override void HandleAbility()
    {
        base.HandleAbility();

        MoveCharacter();
        UpdateAnimations();
  
    }

    // Movimentar agente pela velocidade atual
    private void MoveCharacter()
    {
        float movement = horizontalInput * MoveSpeed;
        _controller.MoveHorizontalCharacter(movement);
        
        if(movement > 0)
        {
            _flip.FaceDirection(1);
        }
        else if(movement < 0)
        {
            _flip.FaceDirection(-1);
        }
        else
        {
            return;
        }
        
    }

    // Update Animation
    private void UpdateAnimations()
    {
        if (Mathf.Abs(horizontalInput) > 0.1f)
        {
            if (_character.CharacterAnimator != null)
            {
                _character.CharacterAnimator.SetBool(walkMoveParamater, true);
            }
        }
        else
        {
            if (_character.CharacterAnimator != null)
            {
                _character.CharacterAnimator.SetBool(walkMoveParamater, false);
            }
        }
    }

    public void ResetSpeed()
    {
        MoveSpeed = walkSpeed;
    }
}

Script secundário: CharacterJump
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class CharacterJump : CharacterComponents
{
    [Header("Settings")]
    [SerializeField] private float jumpForce = 10f;
    [SerializeField] private float jumpTime = 0.02f;

    // Controle forca do pulo
    public float JumpForce { get; set; }
    
    // Parametros internos
    private bool isJumping;
    private float jumpTimeCounter;

    private readonly int jumpParamater = Animator.StringToHash("isJump");

    protected override void Start()
    {
        base.Start();
        JumpForce = jumpForce;
    }

    
    protected override void HandleAbility()
    {
        base.HandleAbility();

        if (jumpPressed && _sensors.OnGround)
        {
            // Parametros definidos para pulo
            isJumping = true;
            jumpTimeCounter = jumpTime;

            // Acao pulo
            Jump();

            // Animation
            UpdateAnimations();
        }

        // Pulo Duplo
        if (jumpPressed && isJumping)
        {
            if(jumpTimeCounter > 0)
            {
                Jump();
                jumpTimeCounter -= Time.deltaTime;
            }
            else
            {
                isJumping = false;
            }
        }

    }

    private void Jump()
    {
        _controller.MoveVerticalCharacter(JumpForce);

    }

    // Update Animation
    private void UpdateAnimations()
    {
        if (jumpPressed)
        {
            if (_character.CharacterAnimator != null)
            {
                _character.CharacterAnimator.SetTrigger(jumpParamater);
            }
        }
        
    }
}

s
Script secundário: CharacterFlip
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class CharacterFlip : CharacterComponents
{
    
    // Returns if our character is facing Right
    public bool FacingRight { get; set; }

    private void Awake()
    {
        FacingRight = true;
    }

    

    // Makes our character face the direction in which is moving
    public void FaceDirection(int newDirection)
    {
        if (newDirection == 1)
        {
            _controller.SetDirectionCharacter(new Vector3(0, 0, 0));
            FacingRight = true;
        }
        else
        {
            _controller.SetDirectionCharacter(new Vector3(0, 180, 0));
            FacingRight = false;
        }
    }
}

s

Script secundário: CharacterDash
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class CharacterDash : CharacterComponents
{
    public enum DashState
    {
        Ready,
        Dashing,
        Cooldown
    }

    [Header("Settings")]
    [SerializeField] private float speedDash = 4f;
    [SerializeField] private float dashTimer;
    [SerializeField] private float maxDash = 2f;

    // Parametros internos
    private Vector2 savedVelocity;
    private DashState dashState;
    
    private readonly int dashMoveParamater = Animator.StringToHash("isDash");


    protected override void HandleAbility()
    {
        base.HandleAbility();

        UpdateAnimations();

        // Definir possibilidade de executar o Dash
        switch (dashState)
        {
            case DashState.Ready:
                if (dashPressed)
                {
                    Dash();
                    
                    dashState = DashState.Dashing;
                }
                break;
            case DashState.Dashing:
                dashTimer += Time.deltaTime * 3;
                if (dashTimer >= maxDash)
                {
                    dashTimer = maxDash;
                    StopDash();
                    dashState = DashState.Cooldown;
                }
                break;
            case DashState.Cooldown:
                dashTimer -= Time.deltaTime;
                if (dashTimer <= 0)
                {
                    dashTimer = 0;
                    dashState = DashState.Ready;
                }
                break;
        }
    }

    // Acao do Dash
    private void Dash()
    {
        _movement.MoveSpeed = _movement.MoveSpeed * speedDash;
    }

    // Parar dash
    private void StopDash()
    {
        _movement.ResetSpeed();
    }

    // Update Animation
    private void UpdateAnimations()
    {
        if (dashPressed)
        {
            if (_character.CharacterAnimator != null)
            {
                _character.CharacterAnimator.SetTrigger(dashMoveParamater);
            }
        }

    }
}

s

Script secundário: CharacterMovement

s

zeref
Iniciante
Iniciante

Masculino PONTOS : 768
REPUTAÇÃO : 0
Áreas de atuação : Unity : programador C# Iniciante e + ou -Intermediário
Respeito as regras : quem pode me dizer porque isso todo para um simples script de movimento  WvDYdlf

https://github.com/Vinicius-Melo-VMS

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: quem pode me dizer porque isso todo para um simples script de movimento

Mensagem por MarcosSchultz Dom Mar 21, 2021 2:49 am

Eeeentão, o cara está usando o conceito de Orientação a Objeto... Em tese, seria o certo de se trabalhar na Unity, embora eu não seja muito fã disso.

A filosofia de Orientação a objeto é meio que ter um código para cada coisinha, então tipo, você quer que o seu personagem pule, você só arrasta o script de pulo pra ele... você quer que ele ande, só arrasta o script de movimento pra ele e tal. Mas pessoalmente, não curto muito essa abordagem não.
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 63625
REPUTAÇÃO : 2584
Idade : 24
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : quem pode me dizer porque isso todo para um simples script de movimento  Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos