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Qua Abr 26, 2017 9:14 pm
Qua Abr 26, 2017 6:53 pm
Qua Abr 26, 2017 5:55 pm
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Qua Abr 26, 2017 2:27 pm
Qua Abr 26, 2017 1:55 pm
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Ter Abr 25, 2017 9:55 pm
Ter Abr 25, 2017 9:33 pm
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marcos4503
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dstaroski
dstaroski
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Gabriel César O
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Ronmaster
PauloFR
marcos4503
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marcos4503
PauloFR
joveem
marcos4503
nicolasfive
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Mic4el
Madness
Lucas Garcia Frade
Madness
John Rambo
PauloFR
Matrirxp
MrTFGamer1
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Gabriel César O
Gabriel César O
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MarcosSchultz
MarcosSchultz
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MarcosSchultz
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MarcosSchultz
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MarcosSchultz
MarcosSchultz
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MarcosSchultz
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[TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

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TUTORIAL [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Dez 15, 2015 3:35 pm

IIII ae pessoal, criei este sistema ultra compledo de:

Tutorial Unity 5
Sistema de fome
Sistema de sede
Barra de estamina - stamina
Barra de vida - life bar
Dano por queda

Vídeo mostrando como faze-lo




ASSISTAM O VÍDEO PARA EVITAR ERROS

Scripts do tutorial:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;
using UnityStandardAssets.Characters.FirstPerson;
public class Controle : MonoBehaviour {
 private CharacterController controlador;
 private GameObject Jogador;
 private float UltimaPosicaoEmY,DistanciaDeQueda;
 [Range(1,15)]
 public float AlturaQueda = 4,DanoPorMetro = 5 ;
 public Image BarraVida, BarraEstamina, BarraFome, BarraSede;
 [Range(20,500)]
 public float VidaCheia = 100, EstaminaCheia = 100, FomeCheia = 100, SedeCheia = 100,velocidadeEstamina = 250;
 [HideInInspector]
 public float VidaAtual, EstaminaAtual, FomeAtual, SedeAtual;
 private bool semEstamina = false;
 private float cronometroFome,cronometroSede,velocidadeCaminhando,velocidadeCorrendo;
 void Start (){
 controlador = GetComponent <CharacterController> ();
 VidaAtual = VidaCheia;
 EstaminaAtual = EstaminaCheia;
 FomeAtual = FomeCheia;
 SedeAtual = SedeCheia;
 Jogador = GameObject.FindWithTag ("Player");
 velocidadeCaminhando = Jogador.GetComponent<FirstPersonController> ().m_WalkSpeed;
 velocidadeCorrendo = Jogador.GetComponent<FirstPersonController> ().m_RunSpeed;
 }
 void Update (){
 SistemaDeQueda ();
 SistemaDeVida ();
 SistemaDeEstamina ();
 SistemaDeFome ();
 SistemaDeSede ();
 AplicarBarras ();
 }
 void SistemaDeQueda(){
 if (UltimaPosicaoEmY > Jogador.transform.position.y && controlador.velocity.y < 0) {
 DistanciaDeQueda += UltimaPosicaoEmY-Jogador.transform.position.y;
 }
 UltimaPosicaoEmY = Jogador.transform.position.y;
 if (DistanciaDeQueda >= AlturaQueda && controlador.isGrounded) {
 VidaAtual = VidaAtual - DanoPorMetro*DistanciaDeQueda;
 DistanciaDeQueda = 0;
 UltimaPosicaoEmY = 0;
 }
 if (DistanciaDeQueda < AlturaQueda && controlador.isGrounded) {
 DistanciaDeQueda = 0;
 UltimaPosicaoEmY = 0;
 }
 }
 void SistemaDeFome(){
 FomeAtual -= Time.deltaTime;
 if (FomeAtual >= FomeCheia) {
 FomeAtual = FomeCheia;
 }
 if (FomeAtual <= 0) {
 FomeAtual = 0;
 cronometroFome += Time.deltaTime;
 if (cronometroFome >= 3) {
 VidaAtual -= (VidaCheia * 0.005f);
 EstaminaAtual -= (EstaminaCheia * 0.1f);
 cronometroFome = 0;
 }
 } else {
 cronometroFome = 0;
 }
 }
 void SistemaDeSede(){
 SedeAtual -= Time.deltaTime;
 if (SedeAtual >= SedeCheia) {
 SedeAtual = SedeCheia;
 }
 if (SedeAtual <= 0) {
 SedeAtual = 0;
 cronometroSede += Time.deltaTime;
 if (cronometroSede >= 3) {
 EstaminaAtual -= (EstaminaCheia * 0.1f);
 cronometroSede = 0;
 }
 } else {
 cronometroSede = 0;
 }
 }
 void SistemaDeEstamina(){
 float multEuler = ((1/EstaminaCheia) * EstaminaAtual)*((1/FomeCheia) * FomeAtual);
 if (EstaminaAtual >= EstaminaCheia) {
 EstaminaAtual = EstaminaCheia;
 } else {
 EstaminaAtual += Time.deltaTime*(velocidadeEstamina/40)*Mathf.Pow(2.718f,multEuler);
 }
 if (EstaminaAtual <= 0) {
 EstaminaAtual = 0;
 Jogador.GetComponent<FirstPersonController> ().m_RunSpeed = velocidadeCaminhando;
 semEstamina = true;
 }
 if (semEstamina == true && EstaminaAtual >= (EstaminaCheia * 0.15f)) {
 Jogador.GetComponent<FirstPersonController> ().m_RunSpeed = velocidadeCorrendo;
 semEstamina = false;
 }
 if (Input.GetKey (KeyCode.LeftShift) && semEstamina == false) {
 EstaminaAtual -= Time.deltaTime*(velocidadeEstamina/15)*Mathf.Pow(2.718f,multEuler);
 }
 }
 void SistemaDeVida(){
 if (VidaAtual >= VidaCheia) {
 VidaAtual = VidaCheia;
 } else if (VidaAtual <= 0) {
 VidaAtual = 0;
 Morreu ();
 }
 }
 void AplicarBarras(){
 BarraVida.fillAmount = ((1/VidaCheia) * VidaAtual);
 BarraEstamina.fillAmount = ((1/EstaminaCheia) * EstaminaAtual);
 BarraFome.fillAmount = ((1/FomeCheia) * FomeAtual);
 BarraSede.fillAmount = ((1/SedeCheia) * SedeAtual);
 }
 void Morreu (){
 Debug.Log("Morreu por falta de comida");
 }
}

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Coletaveis : MonoBehaviour{
 public enum TIPO{
 Comida,
 Bebida,
 Vida,
 Energia
 }
 public TIPO TipoDoItem;
 [Range(1,500)]
 public float QuantoRepor = 50;
 private GameObject Jogador;
 void Start (){
 Jogador = GameObject.FindWithTag ("Player");
 }
 void OnTriggerStay(Collider other){
 if (Input.GetKeyDown ("e") && other.gameObject == Jogador.gameObject) {
 switch (TipoDoItem) {
 case TIPO.Comida:
 Jogador.GetComponent<Controle> ().FomeAtual += QuantoRepor;
 Destroy (gameObject);
 break;
 case TIPO.Bebida:
 Jogador.GetComponent<Controle> ().SedeAtual += QuantoRepor;
 Destroy (gameObject);
 break;
 case TIPO.Vida:
 Jogador.GetComponent<Controle> ().VidaAtual += QuantoRepor;
 Destroy (gameObject);
 break;
 case TIPO.Energia:
 Jogador.GetComponent<Controle> ().EstaminaAtual += QuantoRepor;
 Destroy (gameObject);
 break;
 }
 }
 }
}


Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 9:16 pm, editado 1 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por Thalles Br em Ter Dez 15, 2015 7:57 pm

Muito Bom
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por GustavoMaster em Qua Dez 16, 2015 1:23 pm

O que é o switch o break e o case ? vi no site da unity mas n entendi muita coisa !
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Dez 16, 2015 2:05 pm

GustavoMaster escreveu:O que é o switch o break e o case ? vi no site da unity mas n entendi  muita coisa !

Talvez isto ajude Very Happy

http://www.schultzgames.com/t742-tutorial-entenda-como-funciona-enum-switch-break-case-no-c#3938
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por GustavoMaster em Qua Dez 16, 2015 8:50 pm

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por Marssa em Dom Dez 20, 2015 1:06 pm

Marcos, urgente, eu estou fazendo um projeto oficial mas por acidente eu deletei os materiais e as texturas dos meus prefabs e agora esta tudo rosa, como eu faço para voltar ou arrumar???
Urgente!!!!!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por iagoangelo25@gmail.com em Dom Dez 20, 2015 1:50 pm

Mano, eu fiz um comando no scripts de vida para nao aparecer a vida na tela, mas no caso tenho um problema, eu nao consigo alterar para 100 de vida nao aparece me da um help por favor *-*

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Dez 20, 2015 9:15 pm

Marssa escreveu:Marcos, urgente, eu estou fazendo um projeto oficial mas por acidente eu deletei os materiais e as texturas dos meus prefabs e agora esta tudo rosa, como eu faço para voltar ou arrumar???
Urgente!!!!!

Não misture dúvidas que não tem nada a ver com o tópico...

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Dez 20, 2015 9:16 pm

iagoangelo25@gmail.com escreveu:Mano, eu fiz um comando no scripts de vida para nao aparecer a vida na tela, mas no caso tenho um problema, eu nao consigo alterar para 100 de vida nao aparece me da um help por favor *-*

Cara, explica melhor o que você fez, postando o que você alterou no script e prints
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TUTORIAL Scripts

Mensagem por iagoangelo25@gmail.com em Dom Dez 20, 2015 9:18 pm

Marcos, me da um help mano ! fiz um comando para por no scripts, copiando uns dos seus tutoriais ! só que quando termino de fazer o comando, nao aparece o 100 de vida para definir 100 ou 50 de vida

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Dez 20, 2015 9:22 pm

iagoangelo25@gmail.com escreveu:Marcos, me da um help mano ! fiz um comando para por no scripts, copiando uns dos seus tutoriais ! só que quando termino de fazer o comando, nao aparece o 100 de vida para definir 100 ou 50 de vida
Como eu ja disse, poste o script e prints... não tem como saber o que você fez só com isso de informação
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por iagoangelo25@gmail.com em Dom Dez 20, 2015 9:31 pm



Veja o print ai mano, to quebrando e tentando descobrir desde das 9 da manha

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Dez 20, 2015 9:33 pm

iagoangelo25@gmail.com escreveu:

Veja o print ai mano, to quebrando e tentando descobrir desde das 9 da manha

Definitivamente não estou entendendo o problema... o valor que você colocar na variavel "VidaInicial" será passado para a varável estática "VIDA"
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por iagoangelo25@gmail.com em Dom Dez 20, 2015 9:48 pm



Assim, era para aparecer esse comando " Vida Inicial 100 " só que no meu caso essa opção nao aparece no Player ( script )

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Dez 20, 2015 9:51 pm

iagoangelo25@gmail.com escreveu:

Assim, era para aparecer esse comando " Vida Inicial 100 " só que no meu caso essa opção nao aparece no Player ( script )

Pode não estar aparecendo por que o script está com erros ou o nome dele está diferente do nome da classe... ai não vai compilar as variáveis
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por iagoangelo25@gmail.com em Dom Dez 20, 2015 9:54 pm

E como resolvo esse problema mano ? tenho que arrumar isso ate amanha meio dia Sad por favor me ajuda !!! tem algum tutorial explicando isso corrigindo !! ??

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Dez 20, 2015 9:57 pm

iagoangelo25@gmail.com escreveu:E como resolvo esse problema mano ? tenho que arrumar isso ate amanha meio dia Sad por favor me ajuda !!! tem algum tutorial explicando isso corrigindo !! ??

Crie um tópico exclusivo para dúvidas que não tenham a ver com o assunto do tópico. O tópico deve ser criado na área "Dúvidas em geral".

Poste o seu script e prints da sua cena para uma melhor resolução do problema
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por lenon lima em Sex Jun 17, 2016 4:55 pm

Cara, eu keria saber como colocar essa barra de vida sendo que ela so caia ou diminua  quando o inimigo atacar tem como?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Jun 17, 2016 11:05 pm

lenon lima escreveu:Cara, eu keria saber como colocar essa barra de vida sendo que ela so caia ou diminua  quando o inimigo atacar tem como?

Quer implementar ela em um sistema de inimigo que você já tem ou quer apenas tirar a parte da fome/sede, etc?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por lenon lima em Qua Jun 22, 2016 11:31 am

MarcosSchultz escreveu:
lenon lima escreveu:Cara, eu keria saber como colocar essa barra de vida sendo que ela so caia ou diminua  quando o inimigo atacar tem como?

Quer implementar ela em um sistema de inimigo que você já tem ou quer apenas tirar a parte da fome/sede, etc?
Cara, eu tenho o Script do  inimigo ,kero implementar ela ao player e quando o inimigo atacar seja essa bara diminua na tela a cada ataque,

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Jun 23, 2016 3:58 pm

lenon lima escreveu:
MarcosSchultz escreveu:
lenon lima escreveu:Cara, eu keria saber como colocar essa barra de vida sendo que ela so caia ou diminua  quando o inimigo atacar tem como?

Quer implementar ela em um sistema de inimigo que você já tem ou quer apenas tirar a parte da fome/sede, etc?
Cara, eu tenho o Script do  inimigo ,kero implementar ela ao player e quando o inimigo atacar seja essa bara diminua na tela a cada ataque,
Crie um tópico separado com a sua dúvida, postando o seu script do inimigo e postando o link deste tópico, para saber-mos que tem relação com estes scripts aqui Very Happy

e poste a sua dúvida no tópico.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por aluno virtual em Sex Jul 22, 2016 9:50 pm

COMO EU POSSO FAZER EM TIPO DE % TIPO VIDA : 100%  SEDE 9%
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por weslleyFx em Sex Jul 22, 2016 10:13 pm

vc tem que pegar algo que exiba texto e iguala a variável que guarda o valor da vida
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por aluno virtual em Sex Jul 22, 2016 10:16 pm

TIPO COMO ?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por weslleyFx em Sex Jul 22, 2016 10:21 pm

Código:
public Text labelLife;
public int life;

void Update()
{
    lableLife.text = life.ToString();
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por aluno virtual em Sex Jul 22, 2016 10:23 pm

EU APENAS ADICIONO OU SUBSTITUO ALGUMA LINHA MUITO OBRIGado
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por weslleyFx em Sab Jul 23, 2016 9:42 am

você adiciona no seu script a variável do tipo Text e iguala com sua variável da vida
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TUTORIAL Ajuda Ae

Mensagem por jubileu01 em Sab Jul 23, 2016 1:14 pm

Question :cry:unity.standardassets.characters.firstperson.firstpersoncontroller.m_walkspeed is inassecible
unity.standardassets.characters.firstperson.firstpersoncontroller.m_runspeed is inassecible

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Jul 23, 2016 2:41 pm

jubileu01 escreveu:Question :cry:unity.standardassets.characters.firstperson.firstpersoncontroller.m_walkspeed is inassecible
unity.standardassets.characters.firstperson.firstpersoncontroller.m_runspeed is inassecible

Nuss, ta até destacado no tutorial em vermelho "VEJAM O VÍDEO PARA EVITAR ERROS", e foi isto que você não fez...
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por sabrinab em Seg Ago 01, 2016 8:30 am

Estou com alguns erros, o personagem não coleta os consumíveis e outro referente ao andar/correr, agradeço se puder ajudar." />
Código:


using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;
using UnityStandardAssets.Characters.ThirdPerson;
public class Controle : MonoBehaviour
{
    private CharacterController controlador;
    private GameObject Jogador;
    private float UltimaPosicaoEmY, DistanciaDeQueda;
    [Range(1, 15)]
    public float AlturaQueda = 4, DanoPorMetro = 5;
    public Image BarraVida, BarraEstamina, BarraFome, BarraSede;
    [Range(20, 500)]
    public float VidaCheia = 100, EstaminaCheia = 100, FomeCheia = 100, SedeCheia = 100, velocidadeEstamina = 250;
    [HideInInspector]
    public float VidaAtual, EstaminaAtual, FomeAtual, SedeAtual;
    private bool semEstamina = false;
    private float cronometroFome, cronometroSede, velocidadeCaminhando, velocidadeCorrendo;
    void Start()
    {
        controlador = GetComponent<CharacterController>();
        VidaAtual = VidaCheia;
        EstaminaAtual = EstaminaCheia;
        FomeAtual = FomeCheia;
        SedeAtual = SedeCheia;
        Jogador = GameObject.FindWithTag("Player");
        //velocidadeCaminhando = Jogador.GetComponent<ThirdPersonController>().walkSpeed;
        //velocidadeCorrendo = Jogador.GetComponent<ThirdPersonController>().runSpeed;
        velocidadeCaminhando = GetComponent<ThirdPersonController>().walkSpeed;
        velocidadeCorrendo = GetComponent<ThirdPersonController>().runSpeed;
    }
    void Update()
    {
        SistemaDeQueda();
        SistemaDeVida();
        SistemaDeEstamina();
        SistemaDeFome();
        SistemaDeSede();
        AplicarBarras();
    }
   void SistemaDeQueda()
    {
        if (UltimaPosicaoEmY > Jogador.transform.position.y && controlador.velocity.y < 0)
        {
            DistanciaDeQueda += UltimaPosicaoEmY - Jogador.transform.position.y;
        }
        UltimaPosicaoEmY = Jogador.transform.position.y;
        if (DistanciaDeQueda >= AlturaQueda && controlador.isGrounded)
        {
            VidaAtual = VidaAtual - DanoPorMetro * DistanciaDeQueda;
            DistanciaDeQueda = 0;
            UltimaPosicaoEmY = 0;
        }
        if (DistanciaDeQueda < AlturaQueda && controlador.isGrounded)
        {
            DistanciaDeQueda = 0;
            UltimaPosicaoEmY = 0;
        }
    }
    void SistemaDeFome()
    {
        FomeAtual -= Time.deltaTime;
        if (FomeAtual >= FomeCheia)
        {
            FomeAtual = FomeCheia;
        }
        if (FomeAtual <= 0)
        {
            FomeAtual = 0;
            cronometroFome += Time.deltaTime;
            if (cronometroFome >= 3)
            {
                VidaAtual -= (VidaCheia * 0.005f);
                EstaminaAtual -= (EstaminaCheia * 0.1f);
                cronometroFome = 0;
            }
        }
        else
        {
            cronometroFome = 0;
        }
    }
    void SistemaDeSede()
    {
        SedeAtual -= Time.deltaTime;
        if (SedeAtual >= SedeCheia)
        {
            SedeAtual = SedeCheia;
        }
        if (SedeAtual <= 0)
        {
            SedeAtual = 0;
            cronometroSede += Time.deltaTime;
            if (cronometroSede >= 3)
            {
                EstaminaAtual -= (EstaminaCheia * 0.1f);
                cronometroSede = 0;
            }
        }
        else
        {
            cronometroSede = 0;
        }
    }
    void SistemaDeEstamina()
    {
        float multEuler = ((1 / EstaminaCheia) * EstaminaAtual) * ((1 / FomeCheia) * FomeAtual);
        if (EstaminaAtual >= EstaminaCheia)
        {
            EstaminaAtual = EstaminaCheia;
        }
        else
        {
            EstaminaAtual += Time.deltaTime * (velocidadeEstamina / 40) * Mathf.Pow(2.718f, multEuler);
        }
        if (EstaminaAtual <= 0)
        {
            EstaminaAtual = 0;
            Jogador.GetComponent<ThirdPersonController>().runSpeed = velocidadeCaminhando;
            semEstamina = true;
        }
        if (semEstamina == true && EstaminaAtual >= (EstaminaCheia * 0.15f))
        {
            Jogador.GetComponent<ThirdPersonController>().runSpeed = velocidadeCorrendo;
            semEstamina = false;
        }
        if (Input.GetKey(KeyCode.LeftShift) && semEstamina == false)
        {
            EstaminaAtual -= Time.deltaTime * (velocidadeEstamina / 15) * Mathf.Pow(2.718f, multEuler);
        }
    }
    void SistemaDeVida()
    {
        if (VidaAtual >= VidaCheia)
        {
            VidaAtual = VidaCheia;
        }
        else if (VidaAtual <= 0)
        {
            VidaAtual = 0;
            Morreu();
        }
    }
    void AplicarBarras()
    {
        BarraVida.fillAmount = ((1 / VidaCheia) * VidaAtual);
        BarraEstamina.fillAmount = ((1 / EstaminaCheia) * EstaminaAtual);
        BarraFome.fillAmount = ((1 / FomeCheia) * FomeAtual);
        BarraSede.fillAmount = ((1 / SedeCheia) * SedeAtual);
    }
    void Morreu()
    {
        Debug.Log("Você Morreu!");
    }
}



/*if (UltimaPosicaoEmY > Player.transform.position.y && controlador.velocity.y < 0)
{
    DistanciaDeQueda += UltimaPosicaoEmY - Player.transform.position.y;
}
UltimaPosicaoEmY = Player.transform.position.y;
if (DistanciaDeQueda >= AlturaQueda && controlador.isGrounded)
{
    VidaAtual = VidaAtual - DanoPorMetro * DistanciaDeQueda;
    DistanciaDeQueda = 0;
    UltimaPosicaoEmY = 0;
}
if (DistanciaDeQueda < AlturaQueda && controlador.isGrounded)
{
    DistanciaDeQueda = 0;
    UltimaPosicaoEmY = 0;
}

if (LastPositionY > Jogador.transform.position.y && controlador.velocity.y < 0)
{
    DistanceFall += LastPositionY - Jogador.transform.position.y;

}

LastPositionY = Jogador.transform.position.y;

if (DistanceFall >= DistanceFallMax && controlador.isGrounded)
{
    VidaAtual = VidaAtual - MeterDamage * DistanceFall;
    //Controle.VidaAtual = Controle.VidaAtual - MeterDamage * DistanceFall;
    //ZerarVariaveis();
}


if (DistanceFall < DistanceFallMax && controlador.isGrounded)
{
   // ZerarVariaveis();
}
}*/



Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Coletaveis : MonoBehaviour
{
    public enum TIPO
    {
        Comida,
        Bebida,
        Vida,
        Energia
    }
    public TIPO TipoDoItem;
    [Range(1, 500)]
    public float QuantoRepor = 20;
    private GameObject Jogador;
    void Start()
    {
        Jogador = GameObject.FindWithTag("Player");
    }
    void OnTriggerStay(Collider other)
    {
        if (Input.GetKeyDown("e") && other.gameObject == Jogador.gameObject)
        {
            switch (TipoDoItem)
            {
                case TIPO.Comida:
                    Jogador.GetComponent<Controle>().FomeAtual += QuantoRepor;
                    Destroy(gameObject);
                    break;
                case TIPO.Bebida:
                    Jogador.GetComponent<Controle>().SedeAtual += QuantoRepor;
                    Destroy(gameObject);
                    break;
                case TIPO.Vida:
                    Jogador.GetComponent<Controle>().VidaAtual += QuantoRepor;
                    Destroy(gameObject);
                    break;
                case TIPO.Energia:
                    Jogador.GetComponent<Controle>().EstaminaAtual += QuantoRepor;
                    Destroy(gameObject);
                    break;
            }
        }
    }
}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Ago 02, 2016 4:47 pm

Está dando algum erro? tem como upar a imagem no Imgur e postar uma print do erro aqui?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por WiredD em Seg Ago 15, 2016 6:47 pm

Marcos estou com um problema, com o box collider do consumivel, tipo

Eu uso no cenario um terreno (3D Object > Terrain) e quando coloco um box collider no objeto sem marcar o Is Trigger, ele se mantem em cima do terreno

Porem quando eu marco "Is Trigger" ele passa pelo terreno e cai no "VOID" da unity, atravessa o terreno em si.. Tem alguma solução pra isso?

OBS: Está atravessando também objetos 3D comom Cube e Plane


E o problema é o Rigdbody, Porem preciso dele pra usar a função de Gravidade, pois como é uma fruta o meu consumivel, tenho o script que faz com ela caia do prefab arvore, e pra cair precisa da Use Gravity do rigidbody
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Ago 16, 2016 2:29 am

WiredD escreveu:Marcos estou com um problema, com o box collider do consumivel, tipo

Eu uso no cenario um terreno (3D Object > Terrain) e quando coloco um box collider no objeto sem marcar o Is Trigger, ele se mantem em cima do terreno

Porem quando eu marco "Is Trigger" ele passa pelo terreno e cai no "VOID" da unity, atravessa o terreno em si.. Tem alguma solução pra isso?

OBS: Está atravessando também objetos 3D comom Cube e Plane


E o problema é o Rigdbody, Porem preciso dele pra usar a função de Gravidade, pois como é uma fruta o meu consumivel, tenho o script que faz com ela caia do prefab arvore, e pra cair precisa da Use Gravity do rigidbody

Adicione 2 colisores no objeto. um pequeno (sphere collider) sem o "IsTrigger" marcado. Depois vá em AddComponent e adicione um BoxCollider bem grandão e marque a opção "IsTrigger". pronto
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por WiredD em Ter Ago 16, 2016 2:59 am

Resolvido xD Thx
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por dinodragom em Dom Set 04, 2016 12:34 am

Obrigado Marcos, seus tutoriais estão me ajudando muito, olhando o código eu vi que vc não colocou perca de dano na sede, foi intencional?
Seria na linha 77.


Código:
VidaAtual -= (VidaCheia * 0.005f);

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Set 04, 2016 11:33 pm

dinodragom escreveu:Obrigado Marcos, seus tutoriais estão me ajudando muito, olhando o código eu vi que vc não colocou perca de dano na sede, foi intencional?
Seria na linha 77.


Código:
VidaAtual -= (VidaCheia * 0.005f);

Sim, por que é algo que geralmente deveria acontecer, ou perca de estamina, mas isto da para alterar... e é por sinal, uma perda bem baixa.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por Eduardoro39 em Dom Set 25, 2016 6:37 pm

Deu um erro aqui error CS1061: Type `FirstPersonController' does not contain a definition for `m_WalkSpeed' and no extension method `m_WalkSpeed' of type `FirstPersonController' could be found (are you missing a using directive or an assembly reference?)

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Set 25, 2016 10:38 pm

Eduardoro39 escreveu:Deu um erro aqui error CS1061: Type `FirstPersonController' does not contain a definition for `m_WalkSpeed' and no extension method `m_WalkSpeed' of type `FirstPersonController' could be found (are you missing a using directive or an assembly reference?)

É por que você não assistiu o vídeo -.- Precisa modificar scripts.


Além disso, o erro está se referindo ao FirstPerson em vez do FPSController da Unity 5, que é usado no vídeo.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por mglucas0123 em Qua Nov 23, 2016 5:34 pm

Ola Marcos eu estou tendo um problema quando tento adicionar o script ao meu personagem sabe oque devo fazer? 
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por weslleyFx em Qua Nov 23, 2016 10:42 pm

verifique se o nome do arquivo tem o mesmo nome da classe
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por mglucas0123 em Qui Nov 24, 2016 12:13 am

weslleyFx escreveu:verifique se o nome do arquivo tem o mesmo nome da classe
Como Verifico ? Sou Novato Nessa Area
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Nov 24, 2016 1:57 am

O nome que você colocou tem que ser exatamente igual ao nome da classe ué

Primeiramente, assista o vídeo completo para evitar erros com a importação dos assets...


Agora, para verificar o nome do script, basta ver se o nome que você colocou no script na hora de criá-lo é TOTALMENTE IGUAL ao nome da classe que tem no script... Por exemplo, perto do início do script tem um trecho assim:

Código:
public class Controle : MonoBehaviour {

Ali está a classe, e o nome dela é "Controle". Então, o nome que você tem que ter colocado no seu script na hora de criá-lo tem que ser exatamente este, diferenciando minúsculas de maiúsculas.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por mglucas0123 em Qui Nov 24, 2016 9:25 am

MarcosSchultz escreveu:O nome que você colocou tem que ser exatamente igual ao nome da classe ué

Primeiramente, assista o vídeo completo para evitar erros com a importação dos assets...


Agora, para verificar o nome do script, basta ver se o nome que você colocou no script na hora de criá-lo é TOTALMENTE IGUAL ao nome da classe que tem no script... Por exemplo, perto do início do script tem um trecho assim:

Código:
public class Controle : MonoBehaviour {

Ali está a classe, e o nome dela é "Controle". Então, o nome que você tem que ter colocado no seu script na hora de criá-lo tem que ser exatamente este, diferenciando minúsculas de maiúsculas.
 Cara Muito Obrigado.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por PrimeStudio em Seg Nov 28, 2016 1:45 pm

como posso fazer para a vida e a estamina se regenerarem sozinha? sem ter que usar os coletáveis

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Nov 29, 2016 3:22 am

PrimeStudio escreveu:como posso fazer para a vida e a estamina se regenerarem sozinha? sem ter que usar os coletáveis

Tente adicionar isto na void Update do script principal:

Código:
EstaminaAtual += Time.deltaTime * 0.2f;
VidaAtual += Time.deltaTime * 0.2f;
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por Hardencio em Ter Nov 29, 2016 10:13 am

Marcos, muito bom mesmo!! Já pensei no meu próximo game, me baseando nessa seu sistema! Abraço
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda

Mensagem por garden em Sex Mar 31, 2017 11:44 am

Alguem faz pro RigidBodyFirstPersonController to presizando

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