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[TUTORIAL] DANO POR QUEDA e BARRA DE VIDA CONTÍNUA no mesmo script

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TUTORIAL [TUTORIAL] DANO POR QUEDA e BARRA DE VIDA CONTÍNUA no mesmo script

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Out 16, 2015 12:30 am

Faaala galera... Dei uma melhorada em alguns tutoriais antigos que eu havia feito... Ajustei o sistema de dano por queda para ser compatível com o sistema de barra de vida... basicamente vai tudo no mesmo script.

Primeiramente, coloque a tag "Player" no seu jogador 

Agora, crie um script em C# com o nome JOGADOR e cole este código nele:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class JOGADOR : MonoBehaviour {

 private CharacterController controlador;
 private GameObject Jogador;
 private float UltimaPosicaoEmY,DistanciaDeQueda;
 public float DistanciaMaximaDeQueda = 4,DanoPorMetro = 5 ;

 private float VidaDoPersonagem;
 public Texture Sangue,Contorno;
 public int VidaCheia = 100;

 void Start (){
 controlador = GetComponent <CharacterController> ();
 VidaDoPersonagem = VidaCheia;
 Jogador = GameObject.FindWithTag ("Player");
 }
 void Update (){
 if (UltimaPosicaoEmY > Jogador.transform.position.y && controlador.velocity.y < 0) {
 DistanciaDeQueda += UltimaPosicaoEmY-Jogador.transform.position.y;
 }
 UltimaPosicaoEmY = Jogador.transform.position.y;
 if (DistanciaDeQueda >= DistanciaMaximaDeQueda && controlador.isGrounded) {
 VidaDoPersonagem = VidaDoPersonagem - DanoPorMetro*DistanciaDeQueda;
 ZerarVariaveis ();
 }
 if (DistanciaDeQueda < DistanciaMaximaDeQueda && controlador.isGrounded) {
 ZerarVariaveis ();
 }
 //
 if (VidaDoPersonagem >= VidaCheia) {
 VidaDoPersonagem = VidaCheia;
 } else if (VidaDoPersonagem <= 0) {
 VidaDoPersonagem = 0;
 Morreu ();
 }
 }
 void ZerarVariaveis (){
 DistanciaDeQueda = 0;
 UltimaPosicaoEmY = 0;
 }
 void OnGUI (){
 GUI.DrawTexture (new Rect (Screen.width / 25, Screen.height / 15, Screen.width / 5.5f/VidaCheia*VidaDoPersonagem, Screen.height / 25), Sangue);
 GUI.DrawTexture (new Rect (Screen.width / 40, Screen.height / 40, Screen.width / 5, Screen.height / 8), Contorno);
 }
 void Morreu (){
 //coloque comandos para a morte aqui
 }
}

Agora basta configurar as variáveis e jogar as texturas nos seus devidos lugares, uma com o meio transparente para ser o contorno, e outra vermelha, para ser a vida...

Eu utilizei estas aqui:

[TUTORIAL] DANO POR QUEDA e BARRA DE VIDA CONTÍNUA no mesmo script Rjxtq7i

[TUTORIAL] DANO POR QUEDA e BARRA DE VIDA CONTÍNUA no mesmo script NiMmFc3


Estes 2 tutoriais podem servir de referência:

Tomar dano ao cair
Barra de vida contínua


Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 9:17 pm, editado 1 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] DANO POR QUEDA e BARRA DE VIDA CONTÍNUA no mesmo script

Mensagem por YGORRIEFF em Sex Out 16, 2015 3:33 am

VLW MANO TU E DEMAIS ME AJUDO MT SIMPLIFICO

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] DANO POR QUEDA e BARRA DE VIDA CONTÍNUA no mesmo script

Mensagem por Elinfe em Seg Nov 23, 2015 8:27 am

Bom dia!

Parabéns, pelo tutorial.

Estou tendo um probleminha, com a barra de vida, estou usando Unity 5, e a minha barra de vida é um Slider, bem, quando sofro a queda de acordo com a limitações o Slider de vida continua a diminuir, tipo limito a queda a 8 metros, se caio 9 metros o Slider diminui até zerar a vida.  O que fazer?

O código é esse:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Queda : MonoBehaviour {

private CharacterController controlador;
public Transform player;
private float UPY, DQ;//Ultima Posicao em Y, Distancia de Queda
public float DMQ = 4, DPM = 5 ;//Distancia Maxima de Queda / Dano por Metro;

private ContadorVida contadorVida;//Criando uma variavel e buscando no Script ContadorVida os dados necessarios. 


void Start () 
{
controlador = GetComponent();
contadorVida = Camera.main.gameObject.GetComponent();//Contador de vida fora do player

}


void Update () 
{
DistanciaQ ();

}

void DistanciaQ()//Calcula a distancia entre o player e o chao
{
if (UPY > player.transform.position.y && controlador.velocity.y < 0) 
{
DQ += UPY - player.transform.position.y;
Debug.Log(DQ);
}
UPY = player.transform.position.y;

if (DQ >= DMQ && controlador.isGrounded) 
{
contadorVida.vidaPlayer = contadorVida.vidaPlayer - DPM *DQ;
contadorVida.BarraLive((float)contadorVida.vidaPlayer / contadorVida.vidaPlayerM);
}


if (DQ < DMQ && controlador.isGrounded) 
{
ZerarVariaveis ();
}

}

void ZerarVariaveis()
{
DQ = 0;
UPY = 0;

}

}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] DANO POR QUEDA e BARRA DE VIDA CONTÍNUA no mesmo script

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Nov 23, 2015 12:53 pm

Não entendi direito sua dúvida... poderia especificar melhor???

A prorósito, essa sua void Start está meio estranha. Cade os componentes?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] DANO POR QUEDA e BARRA DE VIDA CONTÍNUA no mesmo script

Mensagem por Elinfe em Qua Nov 25, 2015 4:16 pm

Consegui resolver, agora tá fino, obrigado pela atenção.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] DANO POR QUEDA e BARRA DE VIDA CONTÍNUA no mesmo script

Mensagem por edumoran em Sex Dez 02, 2016 9:24 pm

cara esta dando este erro oque pode ser

access it.
You probably need to add a CharacterController to the game object "person". Or your script needs to check if the component is attached before using it.
UnityEngine.CharacterController.get_velocity () (at C:/buildslave/unity/build/artifacts/generated/common/modules/Physics/DynamicsBindings.gen.cs:3300)
JOGADOR.Update () (at Assets/scripts/JOGADOR.cs:21)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] DANO POR QUEDA e BARRA DE VIDA CONTÍNUA no mesmo script

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Dez 02, 2016 11:24 pm

@edumoran escreveu:cara esta dando este erro oque pode ser

access it.
You probably need to add a CharacterController to the game object "person". Or your script needs to check if the component is attached before using it.
UnityEngine.CharacterController.get_velocity () (at C:/buildslave/unity/build/artifacts/generated/common/modules/Physics/DynamicsBindings.gen.cs:3300)
JOGADOR.Update () (at Assets/scripts/JOGADOR.cs:21)

O seu Jogador usa CharacterController?

Ele é um FPSController ou um CharacterController? Por que é necessário.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] DANO POR QUEDA e BARRA DE VIDA CONTÍNUA no mesmo script

Mensagem por edumoran em Sab Dez 03, 2016 2:16 am

fpscontroller
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] DANO POR QUEDA e BARRA DE VIDA CONTÍNUA no mesmo script

Mensagem por edumoran em Sab Dez 03, 2016 2:23 am

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] DANO POR QUEDA e BARRA DE VIDA CONTÍNUA no mesmo script

Mensagem por Weslley em Sab Dez 03, 2016 11:36 pm

fpsController Não pode ser encontrado esse script exist ? ou a unity não compilou
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] DANO POR QUEDA e BARRA DE VIDA CONTÍNUA no mesmo script

Mensagem por vitorpruss em Qua Maio 30, 2018 1:08 am

Olá pessoal, alguém pode me informar onde habilito ou o que estou fazendo de errado. Obrigado

MissingComponentException: Não há 'CharacterController' anexado ao objeto de jogo "ThirdPersonController", mas um script está tentando acessá-lo.
Você provavelmente precisará adicionar um CharacterController ao objeto de jogo "ThirdPersonController". Ou o seu script precisa verificar se o componente está conectado antes de usá-lo.
UnityEngine.CharacterController.get_velocity () (em C: /buildslave/unity/build/artifacts/generated/bindings_old/common/Physics/DynamicsBindings.gen.cs: 3283)
JOGADOR.Update () (at Assets/Scenes/JOGADOR.cs:24)

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] DANO POR QUEDA e BARRA DE VIDA CONTÍNUA no mesmo script

Mensagem por vitorpruss em Qua Maio 30, 2018 1:16 am

@vitorpruss escreveu:Olá pessoal, alguém pode me informar onde habilito ou o que estou fazendo de errado. Obrigado

MissingComponentException: Não há 'CharacterController' anexado ao objeto de jogo "ThirdPersonController", mas um script está tentando acessá-lo.
Você provavelmente precisará adicionar um CharacterController ao objeto de jogo "ThirdPersonController". Ou o seu script precisa verificar se o componente está conectado antes de usá-lo.
UnityEngine.CharacterController.get_velocity () (em C: /buildslave/unity/build/artifacts/generated/bindings_old/common/Physics/DynamicsBindings.gen.cs: 3283)
JOGADOR.Update () (at Assets/Scenes/JOGADOR.cs:24)
Eu segui o Tutorial importando o asset nativo da Unity e ThirdPersonCharacter e ele anda pula tudo normal, porem da este erro com este script.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] DANO POR QUEDA e BARRA DE VIDA CONTÍNUA no mesmo script

Mensagem por NKKF em Qua Maio 30, 2018 1:45 pm

@vitorpruss escreveu:Olá pessoal, alguém pode me informar onde habilito ou o que estou fazendo de errado. Obrigado

MissingComponentException: Não há 'CharacterController' anexado ao objeto de jogo "ThirdPersonController", mas um script está tentando acessá-lo.
Você provavelmente precisará adicionar um CharacterController ao objeto de jogo "ThirdPersonController". Ou o seu script precisa verificar se o componente está conectado antes de usá-lo.
UnityEngine.CharacterController.get_velocity () (em C: /buildslave/unity/build/artifacts/generated/bindings_old/common/Physics/DynamicsBindings.gen.cs: 3283)
JOGADOR.Update () (at Assets/Scenes/JOGADOR.cs:24)
Você adicionou o componente Character Controller no objeto "ThirdPersonController"?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] DANO POR QUEDA e BARRA DE VIDA CONTÍNUA no mesmo script

Mensagem por vitorpruss em Qua Maio 30, 2018 7:01 pm

@NKKF escreveu:
@vitorpruss escreveu:Olá pessoal, alguém pode me informar onde habilito ou o que estou fazendo de errado. Obrigado

MissingComponentException: Não há 'CharacterController' anexado ao objeto de jogo "ThirdPersonController", mas um script está tentando acessá-lo.
Você provavelmente precisará adicionar um CharacterController ao objeto de jogo "ThirdPersonController". Ou o seu script precisa verificar se o componente está conectado antes de usá-lo.
UnityEngine.CharacterController.get_velocity () (em C: /buildslave/unity/build/artifacts/generated/bindings_old/common/Physics/DynamicsBindings.gen.cs: 3283)
JOGADOR.Update () (at Assets/Scenes/JOGADOR.cs:24)
Você adicionou o componente Character Controller no objeto "ThirdPersonController"?
Obrigado, eu não havia colocado este componente e agora fiz isso,  o erro não aparece mais porém o personagem salta da tela ao minimo toque e desaparece.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] DANO POR QUEDA e BARRA DE VIDA CONTÍNUA no mesmo script

Mensagem por vitorpruss em Qua Maio 30, 2018 7:35 pm

@vitorpruss escreveu:
@NKKF escreveu:
@vitorpruss escreveu:Olá pessoal, alguém pode me informar onde habilito ou o que estou fazendo de errado. Obrigado

MissingComponentException: Não há 'CharacterController' anexado ao objeto de jogo "ThirdPersonController", mas um script está tentando acessá-lo.
Você provavelmente precisará adicionar um CharacterController ao objeto de jogo "ThirdPersonController". Ou o seu script precisa verificar se o componente está conectado antes de usá-lo.
UnityEngine.CharacterController.get_velocity () (em C: /buildslave/unity/build/artifacts/generated/bindings_old/common/Physics/DynamicsBindings.gen.cs: 3283)
JOGADOR.Update () (at Assets/Scenes/JOGADOR.cs:24)
Você adicionou o componente Character Controller no objeto "ThirdPersonController"?
Obrigado, eu não havia colocado este componente e agora fiz isso,  o erro não aparece mais porém o personagem salta da tela ao minimo toque e desaparece.
Zerei os atributos do componente 'Character Controller" que esta dentro do third person controller, e a movimentação voltou ao normal, porém a barra de vida nao sofreu alterações nem ocorre dano algum.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] DANO POR QUEDA e BARRA DE VIDA CONTÍNUA no mesmo script

Mensagem por francisco barroso em Dom Out 07, 2018 8:47 am

mas o player só leva dano se cair de um lugar alto? ele morre no final ou precisa de animaçao de morte?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] DANO POR QUEDA e BARRA DE VIDA CONTÍNUA no mesmo script

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Out 09, 2018 8:13 pm

@francisco barroso escreveu:mas o player só leva dano se cair de um lugar alto? ele morre no final ou precisa de animaçao de morte?

Os comandos de morte é você quem deve criar de acordo com o seu jogo, dentro da void "Morte"
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] DANO POR QUEDA e BARRA DE VIDA CONTÍNUA no mesmo script

Mensagem por Pablo Conti em Sex Out 12, 2018 11:59 pm

@MarcosSchultz escreveu:Faaala galera... Dei uma melhorada em alguns tutoriais antigos que eu havia feito... Ajustei o sistema de dano por queda para ser compatível com o sistema de barra de vida... basicamente vai tudo no mesmo script.

Primeiramente, coloque a tag "Player" no seu jogador 

Agora, crie um script em C# com o nome JOGADOR e cole este código nele:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class JOGADOR : MonoBehaviour {

 private CharacterController controlador;
 private GameObject Jogador;
 private float UltimaPosicaoEmY,DistanciaDeQueda;
 public float DistanciaMaximaDeQueda = 4,DanoPorMetro = 5 ;

 private float VidaDoPersonagem;
 public Texture Sangue,Contorno;
 public int VidaCheia = 100;

 void Start (){
 controlador = GetComponent <CharacterController> ();
 VidaDoPersonagem = VidaCheia;
 Jogador = GameObject.FindWithTag ("Player");
 }
 void Update (){
 if (UltimaPosicaoEmY > Jogador.transform.position.y && controlador.velocity.y < 0) {
 DistanciaDeQueda += UltimaPosicaoEmY-Jogador.transform.position.y;
 }
 UltimaPosicaoEmY = Jogador.transform.position.y;
 if (DistanciaDeQueda >= DistanciaMaximaDeQueda && controlador.isGrounded) {
 VidaDoPersonagem = VidaDoPersonagem - DanoPorMetro*DistanciaDeQueda;
 ZerarVariaveis ();
 }
 if (DistanciaDeQueda < DistanciaMaximaDeQueda && controlador.isGrounded) {
 ZerarVariaveis ();
 }
 //
 if (VidaDoPersonagem >= VidaCheia) {
 VidaDoPersonagem = VidaCheia;
 } else if (VidaDoPersonagem <= 0) {
 VidaDoPersonagem = 0;
 Morreu ();
 }
 }
 void ZerarVariaveis (){
 DistanciaDeQueda = 0;
 UltimaPosicaoEmY = 0;
 }
 void OnGUI (){
 GUI.DrawTexture (new Rect (Screen.width / 25, Screen.height / 15, Screen.width / 5.5f/VidaCheia*VidaDoPersonagem, Screen.height / 25), Sangue);
 GUI.DrawTexture (new Rect (Screen.width / 40, Screen.height / 40, Screen.width / 5, Screen.height / 8), Contorno);
 }
 void Morreu (){
 //coloque comandos para a morte aqui
 }
}

Agora basta configurar as variáveis e jogar as texturas nos seus devidos lugares, uma com o meio transparente para ser o contorno, e outra vermelha, para ser a vida...

Eu utilizei estas aqui:

[TUTORIAL] DANO POR QUEDA e BARRA DE VIDA CONTÍNUA no mesmo script Rjxtq7i

[TUTORIAL] DANO POR QUEDA e BARRA DE VIDA CONTÍNUA no mesmo script NiMmFc3


Estes 2 tutoriais podem servir de referência:

Tomar dano ao cair
Barra de vida contínua

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] DANO POR QUEDA e BARRA DE VIDA CONTÍNUA no mesmo script

Mensagem por Pablo Conti em Sab Out 13, 2018 12:00 am

Oi Pessoal eu fiz tudo certinho e deu esse erro no script C# me ajudem
O Erro e esse
Assets/vida/JOGADOR.cs(4,14): error CS0101: The namespace `global::' already contains a definition for `JOGADOR'

Pablo Conti
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] DANO POR QUEDA e BARRA DE VIDA CONTÍNUA no mesmo script

Mensagem por francisco barroso em Sab Out 13, 2018 4:00 pm

@Pablo Conti escreveu:Oi Pessoal eu fiz tudo certinho e deu esse erro no script C# me ajudem
O Erro e esse
Assets/vida/JOGADOR.cs(4,14): error CS0101: The namespace `global::' already contains a definition for `JOGADOR'
script duplicado ou vc ja tem um script com o nome JOGADOR

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