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Dom Maio 05, 2019 9:00 pm
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Sex Abr 26, 2019 7:40 pm
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[TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

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TUTORIAL [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Jan 29, 2015 5:07 pm

Neste tutorial vou mostrar uma maneira simples de fazer uma barra de HP 100% continua:

Vídeo:





Scripts:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class VIDA : MonoBehaviour {
 public float VidaDoPersonagem;
 public Texture Sangue,Contorno;
 public int VidaCheia = 100;
 void Start (){
 VidaDoPersonagem = VidaCheia;
 }
 void Update (){
 if (VidaDoPersonagem >= VidaCheia) {
 VidaDoPersonagem = VidaCheia;
 } else if (VidaDoPersonagem <= 0) {
 VidaDoPersonagem = 0;
 }
 }
 void OnGUI (){
 GUI.DrawTexture (new Rect (Screen.width / 25, Screen.height / 15, Screen.width / 5.5f/VidaCheia*VidaDoPersonagem, Screen.height / 25), Sangue);
 GUI.DrawTexture (new Rect (Screen.width / 40, Screen.height / 40, Screen.width / 5, Screen.height / 8), Contorno);
 }
}


[TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua Contorno

[TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua Sangue%2B%281%29



Para quem quiser, tem este tutorial que junta Barra de vida com um sistema de queda por dano:


Tutorial


Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 8:46 pm, editado 2 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por Pedro Cirilo em Dom Maio 03, 2015 11:40 am

como ligar ela a vida q o monstro da agua tira?????

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Maio 03, 2015 1:08 pm

Esse aqui vai funcionar no projeto de terror com o script do monstro da água :D

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class PLAYER : MonoBehaviour {
  public float VIDA;
  public Texture Sangue,Contorno;
  public int VidaCheia = 100;
  void Start (){
      VIDA = VidaCheia;
  }
  void Update (){
      if (VIDA >= VidaCheia) {
        VIDA = VidaCheia;
      } else if (VIDA <= 0) {
        VIDA = 0;
      }
  }
  void OnGUI (){
      GUI.DrawTexture (new Rect (Screen.width / 25, Screen.height / 15, Screen.width / 5.5f/VidaCheia*VIDA, Screen.height / 25), Sangue);
      GUI.DrawTexture (new Rect (Screen.width / 40, Screen.height / 40, Screen.width / 5, Screen.height / 8), Contorno);
  }
}


Se apresentar algum erro, me avise :D
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por guigui2471 em Dom Jun 07, 2015 10:56 pm

como faz para o mostro me atacar e eu perde vida e quando chega a zero eu morrer ou da
load numa outra lvl que eu criei chamado "menu"

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Jun 07, 2015 11:45 pm

dentro deste else if

Código:

else if (VIDA <= 0) {
        VIDA = 0;
      }

você adiciona um comando de LoadLevel com o nome da sua cena de menu


Código:

else if (VIDA <= 0) {
        Application.LoadLevel("Menu");
      }

e coloque a cena de menu na aba build ( file > build Settings ) senão da erro
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por hidekiwes em Seg Jun 08, 2015 10:51 pm

Oi,Alguém poderia me ajudar,estou com dificuldade no unity5 de animar minha arma(tranco),não estou conseguindo adicionar no script a função: GetComponent.<AudioSource> ().Play(); o "Play" fica vermelho No Unity quando ponho aparece: Assets/scripts/CubeGunBehaviour.cs(47,46): error CS1525: Unexpected symbol `<', expecting `identifier. .

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Jun 08, 2015 10:57 pm

seria interessante criar um tópico proprio na área de dúvidas para esta dúvida hidekiwes, postando o script inteiro para uma resolução mais facil do problema :D
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por YanProductions em Sex Jun 19, 2015 11:08 pm

Como faz para eu perder vida quando eu for atacado por um monstro e o script dele?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por Hu3_bR em Sab Jun 20, 2015 4:37 pm

Pra você perder vida quando o monstro te "ataca" tem que usar a função "OnCollisionEnter" e colocar a tag do monstro, é a maneira mais fácil de se fazer.. Isso com javascript, não sei se com o C# é igual.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Jun 21, 2015 1:13 pm

Yan, você pode utilizar um Vector3.Distance para medir a distancia entre o Player e o inimigo... se a distancia for menor do que 2 por exemplo, ai uma função de ataque é chamada...

Já tenho essa inteligência artificial pronta aqui:

http://www.schultzgames.com/t107-tutorial-ai-enemy-jogos-de-terror
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por victor23df em Dom Jul 05, 2015 11:22 pm

como faz pra mudar o lugar que a barra aparece criei uma pro monstro e pro jogador, entao fica as duas juntas

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Jul 08, 2015 12:34 pm

você basicamente vai ter que mecher no rect da posição inicial da barra...

aqui:

Código:
Screen.width/25

e aqui:

Código:
Screen.width/40
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por victor23df em Qua Jul 08, 2015 5:47 pm

Obrigado ja consegui resolver a posicao eu queria por embaixo na tela e eram 2 barras um de um personagem e do outro, queria saber agora como fazer para a barra de vida ficar grudada no personagem caso ele se mova.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Jul 09, 2015 12:34 pm

Bom, ai você precisa fazer um sistema diferente... no caso seria um Objeto ( um quad de preferência ) com um script de lookAt( para a vida ficar apontada para a tela o tempo todo )

o lookAt que é um comando da Unity teria que seguir a camera, e o sistema para a vida ser mostrada no Quad fica a sua preferência...
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por LUCIFER em Qua Jul 29, 2015 10:44 pm

COLOCO O COD POREM NÃO APARECE NADA NA TELA
USO O UNITY 5.1
SÓ APARECE ESSE ERRO.
null texture passed to GUI.DrawTexture
UnityEngine.GUI:DrawTexture(Rect, Texture)
eta:OnGUI() (at Assets/TESTE SCRPITS/eta.cs:31)

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por Chilinger em Qui Jul 30, 2015 8:35 am

Manda o codico mas acho que vc esquece de colocar a textura antes de dar play por que vc tem quer colocar ela a direita arrasta e colocar

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Jul 30, 2015 12:50 pm

Exatamente o que o Chilinger falou... você esqueceu de linkar a textura na variavel do script...
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por LUCIFER em Qui Jul 30, 2015 4:08 pm

sim eu coloquei a a textura ja e funcionou, mas não era isso que voces falaram, eu tive que colocar o rigidy body ao ivez de fps controll, cara é muito bugado as coisas pra mim.
agora tenho que me matar ma tentar colocar essa barra de vida junto com o personagem me seguir se me ver e me matar.
obrigado

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por dinho em Sab Set 19, 2015 8:52 pm

Olá Marcos sou novo no forúm e estou desenvolvendo um jogo de luta no Unity, estou tentando adaptar o script da Barra de VIDA com esse script.js:

Código:
#pragma strict

var vidaPlayer    : float;
var textoVida      : UnityEngine.UI.Text;
var CorpoInimigo  : GameObject;

function Start () {
vidaPlayer  = 100;
}

function Update () {

textoVida.text = "VidaPlayer 2: "+vidaPlayer;

}


function OnCollisionEnter(collision: Collision){
 if (collision.gameObject.tag == "Player1")
 
  {
 
vidaPlayer = vidaPlayer -0.5;
if (vidaPlayer<=0){
 

  CorpoInimigo = Instantiate (CorpoInimigo,transform.position,transform.rotation);

Destroy(gameObject);
  }
    }
 }


Será que vc Pode me dar uma Luz? Eu montei +- assim, mas esta dando erros.
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class VIDA : MonoBehaviour {
   public float VidaDoPersonagem;
   public Texture Sangue,Contorno;
   public int VidaCheia = 100;
   public GameObject  CorpoInimigo;
   void Start (){
      VidaDoPersonagem = VidaCheia;
   }
   void Update (){
      if (VidaDoPersonagem >= VidaCheia) {
         VidaDoPersonagem = VidaCheia;
      } else if (VidaDoPersonagem <= 0) {
         VidaDoPersonagem = 0;
      }
}

   void OnCollisionEnter(Collision collision) {
      if (collision.gameObject.tag == "Player1"){
         
         VidaDoPersonagem=VidaDoPersonagem -0.5;
         if (VidaDoPersonagem <=0){
            
            
            CorpoInimigo=Instantiate(CorpoInimigo,transform.position,transform.rotation);
            
            Destroy(gameObject);
         }
      }


    OnGUI ()
      
      GUI.DrawTexture (new Rect (Screen.width / 25, Screen.height / 15, Screen.width / 5.5f/VidaCheia*VidaDoPersonagem, Screen.height / 25), Sangue);
      GUI.DrawTexture (new Rect (Screen.width / 40, Screen.height / 40, Screen.width / 5, Screen.height / 8), Contorno);
   }
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Set 19, 2015 9:44 pm

Seu script está com bastante erros... alguns bobos de chaves fora de ordem e falta de comandos, e alguns de alteração de sintaxe na troca de java para C#...

Corrigido fica +/- assim:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class VIDA : MonoBehaviour {
   public float VidaDoPersonagem;
   public Texture Sangue,Contorno;
   public int VidaCheia = 100;
   public GameObject CorpoInimigo;
   void Start (){
      VidaDoPersonagem = VidaCheia;
   }
   void Update (){
      if (VidaDoPersonagem >= VidaCheia) {
         VidaDoPersonagem = VidaCheia;
      } else if (VidaDoPersonagem <= 0) {
         VidaDoPersonagem = 0;
      }
   }
   void OnCollisionEnter(Collision collision) {
      if (collision.gameObject.tag == "Player1") {
         VidaDoPersonagem = VidaDoPersonagem - 0.5f;
      }
      if(VidaDoPersonagem <=0){
         Instantiate(CorpoInimigo,transform.position,transform.rotation);
         Destroy(gameObject);
      }
   }
   void OnGUI () {
      GUI.DrawTexture (new Rect (Screen.width / 25, Screen.height / 15, Screen.width / 5.5f/VidaCheia*VidaDoPersonagem, Screen.height / 25), Sangue);
      GUI.DrawTexture (new Rect (Screen.width / 40, Screen.height / 40, Screen.width / 5, Screen.height / 8), Contorno);
   }
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por dinho em Sab Set 19, 2015 9:56 pm

valeuuuu!!!Marcos, vc é o cara.
Eu sou modelador iniciante, e não manjo nada de script,kkkk estava tentando adaptar esses somente com a idéia que eu tinha , mas ficou perfeito , valeu cara .
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por dinho em Qua Set 23, 2015 1:21 am

Olá Marcos como eu posso modificar script p/ que a Barra "sangue" diminua da esq. para direita da tela >>>>>?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Set 23, 2015 1:41 pm

Altere a posição inicial em X, que são os 2 primeiros comandos das barras
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por carol_souza em Seg Set 28, 2015 3:42 pm

Pessoal, to com problemas para rodar um script projetado para Unity 4, no Unity 5. Alguém pode me ajudar?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Set 28, 2015 4:04 pm

Por favor crie um tópico postando sua dúvida e o script com o erro :D
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por WafGamer em Dom Nov 15, 2015 9:24 pm

Tá dando esse erro, o que fiz de errado?
Assets/SCRIPT'S/Player.cs(13,1): error CS8025: Parsing error

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por hellkiller em Dom Nov 15, 2015 9:57 pm

ta faltando ou tem algum "}" a mais no seu script
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Nov 15, 2015 10:05 pm

@WafGamer escreveu:Tá dando esse erro, o que fiz de errado?
Assets/SCRIPT'S/Player.cs(13,1): error CS8025: Parsing error

Poste o seu script
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por WafGamer em Dom Nov 15, 2015 10:15 pm

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Player : MonoBehaviour {
 public static int VIDA;
 public int VidaInicial;
 void Start () {
 VIDA = VidaInicial
 }
 void Update () {
 
 }
}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Nov 15, 2015 10:19 pm

@WafGamer escreveu:
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Player : MonoBehaviour {
 public static int VIDA;
 public int VidaInicial;
 void Start () {
 VIDA = VidaInicial
 }
 void Update () {
 
 }
}

Faltou um ";" depois da variavel "VidaInicial" ali na void Start
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por WafGamer em Dom Nov 15, 2015 10:55 pm

valeu mano, ratiada minha kkk

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por RenanMSV em Seg Nov 16, 2015 12:47 am

Console. Uma ferramenta tao util e tao ignorada ._.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por anizioNoob em Qua Mar 16, 2016 11:33 am

vdd
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por victorfernandes92 em Ter Mar 22, 2016 6:55 pm

[TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua QHCM2nO

Existe alguma maneira de fazer essa barra de vida sem que esse problema ocorra?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por hellkiller em Qua Mar 23, 2016 10:24 am

Use um if na sua vida, para que ela não chegue a zero, tipo sua vida vai diminuindo , mais so diminui se for maior que 1 a variavel vida.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Mar 23, 2016 1:46 pm

Da uma olhada neste tutorial... eu uso UI para fazer barras contínuas

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por victorfernandes92 em Qua Mar 23, 2016 5:06 pm

hellkiller, creio que esse não é o problema, acho que é algo com a própria função DrawTexture mesmo

MarcosSchultz, obrigado pela dica, essa maneira se adequa exatamente ao que eu queria

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por vivianPanzenhagen em Sex Mar 25, 2016 12:52 am

Como eu faço para que a barra de vida diminua de acordo com o tempo?
Exemplo: Inicio a aplicação já começa a diminuir a vida e preciso armazenar uma pontuação de acordo com o tempo que já passou.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Mar 25, 2016 11:05 pm

Código:
VidaDoPersonagem -= Time.deltaTime;

isso no Update fará a vida descer aos poucos
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por matsuismael em Seg Maio 16, 2016 10:17 pm

Valeu Marcos, Tutorial excelente. 
Mas estou com uma duvida. 
Em java uso esse script para dano 

#pragma strict
var exp = transform; 

function OnTriggerEnter (other : Collider){ 
    if(other.CompareTag("Player")){
        Instantiate (exp,transform.position,transform.rotation);
    transform.position.z=31;
    transform.position.x=Random.Range(-18.2,18.2);
    Player.vida-=1; 
  
    }

ou seja ao colidir com a  nave, o objeto causava 1 de dano e explode, e retorna a  um ponto aleatório. 

Como poderia transforma esse Script para C e funciona com o script de cima?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por ScorpionG4mer em Ter Maio 17, 2016 1:08 am

@matsuismael escreveu:Valeu Marcos, Tutorial excelente. 
Mas estou com uma duvida. 
Em java uso esse script para dano 

#pragma strict
var exp = transform; 

function OnTriggerEnter (other : Collider){ 
    if(other.CompareTag("Player")){
        Instantiate (exp,transform.position,transform.rotation);
    transform.position.z=31;
    transform.position.x=Random.Range(-18.2,18.2);
    Player.vida-=1; 
  
    }

ou seja ao colidir com a  nave, o objeto causava 1 de dano e explode, e retorna a  um ponto aleatório. 

Como poderia transforma esse Script para C e funciona com o script de cima?
Conversão: (Não consegui converter a parte do transform.position
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class ConversaoJsParaCSHARP : MonoBehaviour {//coloqueAquiONomeDoScript

   public Transform exp;
   // Use this for initialization
   void Start () {
   
   }
   
   // Update is called once per frame
   void Update () {
   
   }
   void OnTriggerEnter(Collider other){
      if (other.CompareTag ("Player")) {
         Instantiate (exp, new Vector3(transform.position.x,transform.position.y,transform.position.z),new Quaternion(transform.rotation.x,transform.rotation.y,transform.rotation.z,transform.rotation.w));
         Player.vida -= 1;
      }
   }
}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por matsuismael em Ter Maio 17, 2016 8:51 am

Bom dia Scorpion
O script ta dando erro. 

Essa parte 
Player.vida -= 1;
Seria para o antigo Script que tava em java
para tenta funciona com o script de cima já tentei muda os nomes para
VIDA.VidaDoPersonagem -= 1;
VIDA.VidaCheia -= 1;
VIDA.Sangue -= 1;  

Mas nada funciona
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por Weslley em Ter Maio 17, 2016 9:08 am

@matsuismael escreveu:Bom dia Scorpion
O script ta dando erro. 

Essa parte 
Player.vida -= 1;
Seria para o antigo Script que tava em java
para tenta funciona com o script de cima já tentei muda os nomes para
VIDA.VidaDoPersonagem -= 1;
VIDA.VidaCheia -= 1;
VIDA.Sangue -= 1;  

Mas nada funciona

a variável vida esta static ?
o mesmo para a Classe vida a Variáveis que esta tentado acessar estão static ?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por matsuismael em Ter Maio 17, 2016 2:19 pm

Weslley não tava em  static
mas agora que coloquei aconteceu outra coisa aki, mas ta blz =D
Ja deu uma luz no fim do túnel kkk
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por matsuismael em Qua Maio 18, 2016 6:26 pm

Eai pessoal, mas uma duvida =D
Peguei esse script e tentei passa para java 
ficou mais ou menos assim....
#pragma strict

static var Vida = 100; 
var Sangue : Texture; 
var  Contorno : Texture; 
var VidaCheia = 100;

function Start () {
    Vida = VidaCheia;    
}

function Update (){
    if(Vida>=VidaCheia){
        Vida=VidaCheia; 
    }

    else if(Vida<=0){
        Vida=0; 
    }
}

function OnGUI () {
    GUI.Label (new Rect(Screen.width / 40, Screen.height / 15, Screen.width / 3/ VidaCheia*Vida, Screen.height /10), Sangue);
    GUI.Label (Rect(Screen.width / 40, Screen.height / 15, Screen.width / 5, Screen.height / 2), Contorno);
}

e com o segundo script (Um para causa dano na Vida ficou assim

function OnTriggerEnter (other : Collider){ 
    if(other.CompareTag("Player")){
        Instantiate (exp,transform.position,transform.rotation);
    transform.position.z=31;
    transform.position.x=Random.Range(-18.2,18.2);
    Teste.Vida-=10; 
    }

Ate que funcionou mas o problema e que, ao recebe o dano a barra se move em duas direções. 
Ou seja, alem dela fica menor, ela fica mais fina
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Maio 18, 2016 11:45 pm

Cara, por que java?

A Unity provavelmente irá descontinuar o Java futuramente... Por que converter algo que já está em C# para java?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por Weslley em Qua Maio 18, 2016 11:55 pm

Seria uma boa se o unity usa-se C++
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por matsuismael em Qui Maio 19, 2016 4:40 pm

Bom amigos, eu entrei no mundo no unity faz 10 dias, vi alguns tutorias e todos estavam ensinando em java, então o projeto que comecei esta todo java =/. Não sabia desse ponto...
Foi bom que agora posso foca em aprender em C#.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por Yuri Alexs em Sab Maio 21, 2016 9:39 am

Bom dia Marcos.

Se der faz um tutorial de barra de vida com Slider (ui), eu fiz no meu projeto e é bem mais fácil e rápido que modificar o tamanho das imagens.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Maio 22, 2016 10:51 pm

Eu utilizei slider neste tutorial :D

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