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[TUTORIAL] Unity 5 - Pulo Duplo (Double Jump) para 2D e 3D

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TUTORIAL [TUTORIAL] Unity 5 - Pulo Duplo (Double Jump) para 2D e 3D

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Abr 04, 2016 4:25 pm

Fala pessoal, elaborei este tutorial simples mostrando como fazer um sistema de Pulo Duplo, tanto para jogos 2D como também para jogos 3D...

Vídeo: 



Script para 2D

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(Rigidbody2D))]
public class Pulo : MonoBehaviour {
 public Vector2 direcaoDoPulo = new Vector3(0,1);
 public float distanciaDoChao = 1, forcaDoPulo = 7, tempoPorPulo = 1;
 public LayerMask LayersNaoIgnoradas = -1;
 private bool estaNoChao, pulou1, pulou2, podePular;
 private Rigidbody2D corpoRigido;

 void Start () {
 corpoRigido = GetComponent<Rigidbody2D> ();
 pulou1 = pulou2 = false;
 podePular = true;
 }

 void Update () {
 estaNoChao = Physics2D.Linecast (transform.position, transform.position - Vector3.up*distanciaDoChao, LayersNaoIgnoradas);
 if ((pulou1 == true || pulou2 == true) && estaNoChao == true) {
 pulou1 = pulou2 = false;
 }
 if (Input.GetKeyDown (KeyCode.Space) && estaNoChao == false) {
 pulou1 = true;
 }
 if (Input.GetKeyDown (KeyCode.Space) && estaNoChao == true && pulou1 == false && pulou2 == false && podePular == true) {
 StartCoroutine ("CronometroPular");
 pulou1 = true;
 pulou2 = false;
 corpoRigido.AddForce (direcaoDoPulo * forcaDoPulo, ForceMode2D.Impulse);
 }
 if (Input.GetKeyDown (KeyCode.Space) && estaNoChao == false && pulou1 == true && pulou2 == false && podePular == true) {
 StartCoroutine ("CronometroPular");
 pulou1 = true;
 pulou2 = true;
 corpoRigido.AddForce (direcaoDoPulo * forcaDoPulo*2, ForceMode2D.Impulse);
 }
 }

 IEnumerator CronometroPular(){
 podePular = false;
 yield return new WaitForSeconds (tempoPorPulo);
 podePular = true;
 }
}

=========================================================================
Script para 3D

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(Rigidbody))]
public class Pulo : MonoBehaviour {
 public Vector3 direcaoDoPulo = new Vector3(0,1,0);
 public float distanciaDoChao = 1, forcaDoPulo = 7, tempoPorPulo = 1;
 public LayerMask LayersNaoIgnoradas = -1;
 private bool estaNoChao, pulou1, pulou2, podePular;
 private Rigidbody corpoRigido;

 void Start () {
 corpoRigido = GetComponent<Rigidbody> ();
 pulou1 = pulou2 = false;
 podePular = true;
 }

 void Update () {
 estaNoChao = Physics.Linecast (transform.position, transform.position - Vector3.up*distanciaDoChao, LayersNaoIgnoradas);
 if ((pulou1 == true || pulou2 == true) && estaNoChao == true) {
 pulou1 = pulou2 = false;
 }
 if (Input.GetKeyDown (KeyCode.Space) && estaNoChao == false) {
 pulou1 = true;
 }
 if (Input.GetKeyDown (KeyCode.Space) && estaNoChao == true && pulou1 == false && pulou2 == false && podePular == true) {
 StartCoroutine ("CronometroPular");
 pulou1 = true;
 pulou2 = false;
 corpoRigido.AddForce (direcaoDoPulo * forcaDoPulo, ForceMode.Impulse);
 }
 if (Input.GetKeyDown (KeyCode.Space) && estaNoChao == false && pulou1 == true && pulou2 == false && podePular == true) {
 StartCoroutine ("CronometroPular");
 pulou1 = true;
 pulou2 = true;
 corpoRigido.AddForce (direcaoDoPulo * forcaDoPulo*2, ForceMode.Impulse);
 }
 }

 IEnumerator CronometroPular(){
 podePular = false;
 yield return new WaitForSeconds (tempoPorPulo);
 podePular = true;
 }
}


Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 8:47 pm, editado 1 vez(es)

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Pulo Duplo (Double Jump) para 2D e 3D

Mensagem por ldmldm em Dom Abr 10, 2016 10:25 am

Parabéns pelos excelentes tutoriais... estou aprendendo muito com seu canal e este fórum. Me tira algumas dúvidas (faça um vídeo no canal se preferir também): e aquele projeto junto com o Jean da TlesGames, esta rolando ainda? E aquele outro projeto seu de veículos que você colocaria na Asset Store de graça ou para vender, também está rolando ainda? Forte abraço e fique com Deus.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Pulo Duplo (Double Jump) para 2D e 3D

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Abr 10, 2016 12:55 pm

ldmldm escreveu:Parabéns pelos excelentes tutoriais... estou aprendendo muito com seu canal e este fórum. Me tira algumas dúvidas (faça um vídeo no canal se preferir também): e aquele projeto junto com o Jean da TlesGames, esta rolando ainda? E aquele outro projeto seu de veículos que você colocaria na Asset Store de graça ou para vender, também está rolando ainda? Forte abraço e fique com Deus.

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O projeto está andando devagar, conforme cada um tem tempo... e o asset está sendo trabalhado a 3 meses já, e está em processo contínuo de desenvolvimento. É algo realmente complexo, e acho que vai chegar nas 4000 mil linhas.

Ainda não apareceram colaboradores para o projeto sair de graça, talvez pela complexidade dos modelos e pelo fato de terem de ser originais. A idéia é ter uns 10 veículos e também um cenário top para poder testar o asset a vontade...

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Pulo Duplo (Double Jump) para 2D e 3D

Mensagem por PiTLorD em Qui Abr 28, 2016 2:27 am

como eu faço pra utilizar esse jump com character controller tem como ??

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Pulo Duplo (Double Jump) para 2D e 3D

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Abr 28, 2016 2:27 pm

PiTLorD escreveu:como eu faço pra utilizar esse jump com character controller tem como ??

ahh, difícil....

você teria que deixar o jump em 0, más tem alguns problemas, por que o characterController trabalhar com um Rigidbody kinemático, dentre outras coisas... teria que refazer todo o sistema

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Pulo Duplo (Double Jump) para 2D e 3D

Mensagem por PiTLorD em Qua Maio 04, 2016 1:42 pm

vlw ai consegui  um jeito meio na gambiara  ...

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Pulo Duplo (Double Jump) para 2D e 3D

Mensagem por Callyde Jr em Ter Jul 12, 2016 11:48 am

Ele tambem funciona com a Unity 4?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Pulo Duplo (Double Jump) para 2D e 3D

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Jul 13, 2016 7:01 pm

Callyde Jr escreveu:Ele tambem funciona com a Unity 4?

Acredito que sim... não tem nada de novo no script.

Mas por que usar Unity 4? Ela é muito menos otimizada e tem muitos recursos a menos.

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