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[TUTORIAL] Script de pulo para jogos 3D em geral (Unity - C#)

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TUTORIAL [TUTORIAL] Script de pulo para jogos 3D em geral (Unity - C#)

Mensagem por MarcosSchultz em Sab 2 Jan - 11:59

Fala galera, estou trazendo este script que serve praticamente em tudo que é jogo 3D... Basta jogar ele no objeto e configurar as variáveis...

O Vetor "direcaoDoPulo" diz a direção que será aplicada força para o pulo... quando estiver em 0, nenhuma força será aplicada...
O enum "LayersNaoIgnoradas", diz quais layers que servirão para detectar o chão... se você desmarcar alguma, ela não será detectada como chão pelo personagem.

O resto acho que é meio intuitivo... Basta configurar e apertar espaço para sair pulando por ai Very Happy

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(Rigidbody))]
public class Pulo : MonoBehaviour {

 public Vector3 direcaoDoPulo = new Vector3 (0, 1, 0);
 [Range(1,20)]
 public float forcaDoPulo = 5.0f;
 [Range(0.5f,10.0f)]
 public float DistanciaDoChao = 1;
 [Range(0.5f,5.0f)]
 public float TempoPorPulo = 1.5f;
 public LayerMask LayersNaoIgnoradas = -1;
 private bool estaNoChao, contar = false;
 private float cronometro = 0;
 private Rigidbody corpoRigido;

 void Start(){
 corpoRigido = GetComponent<Rigidbody>();
 }

 void Update(){

 estaNoChao = Physics.Linecast (transform.position, transform.position - Vector3.up*DistanciaDoChao, LayersNaoIgnoradas);

 if(Input.GetKeyDown(KeyCode.Space) && estaNoChao == true && contar == false){
 corpoRigido.AddForce(direcaoDoPulo * forcaDoPulo, ForceMode.Impulse);
 estaNoChao = false;
 contar = true;
 }

 if (contar == true) {
 cronometro += Time.deltaTime;
 }
 if (cronometro >= TempoPorPulo) {
 contar = false;
 cronometro = 0;
 }
 }
}


Última edição por MarcosSchultz em Ter 7 Jun - 20:15, editado 1 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Script de pulo para jogos 3D em geral (Unity - C#)

Mensagem por bartyz em Qua 13 Jan - 20:14

Valeu Deu Certinho, Mais Me Tira Uma Duvida Se eu Quiser Que Ele Vá um Pouco Para Frente Como Faço ?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Script de pulo para jogos 3D em geral (Unity - C#)

Mensagem por MarcosSchultz em Qua 13 Jan - 22:15

bartyz escreveu:Valeu Deu Certinho, Mais Me Tira Uma Duvida Se eu Quiser Que Ele Vá um Pouco Para Frente Como Faço ?

O script já é para você mesmo configurar, basta alterar a variável "direcaoDoPulo"
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Script de pulo para jogos 3D em geral (Unity - C#)

Mensagem por bartyz em Qui 14 Jan - 10:47

Malz nao tinha percebido, mais deu um erro vai na hora de mudar a direção do pulo eu coloco no eixo z mais ele nao segui o eixo z do meu personagem mais sim da tela

exemplo:

coloquei 1 de eixo z ate quando meu personagem esta de costa ele da um pulo pra frente nao na direção que o personagem esta

quando estou de lado e pulo no eixo z nao na posição que meu personagem esta

como arrumar isso ?

bartyz
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Script de pulo para jogos 3D em geral (Unity - C#)

Mensagem por MarcosSchultz em Qui 14 Jan - 11:47

bartyz escreveu:Malz nao tinha percebido, mais deu um erro vai na hora de mudar a direção do pulo eu coloco no eixo z mais ele nao segui o eixo z do meu personagem mais sim da tela

exemplo:

coloquei 1 de eixo z ate quando meu personagem esta de costa ele da um pulo pra frente nao na direção que o personagem esta

quando estou de lado e pulo no eixo z nao na posição que meu personagem esta

como arrumar isso ?

Não é erro, o script é feito assim... Eu uso posição global para fazer o AddForce. se quiser de acordo com o Player, tem que pegar a posição local dele, do transform
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Script de pulo para jogos 3D em geral (Unity - C#)

Mensagem por AnderGames em Dom 26 Fev - 9:55

no meu fica dando um problema de quando o personagem está na beirada ele fica bugado e não pula, e em se mexe...
Meu Script
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

[AddComponentMenu("Personagem/MovimentacaoBase")]
[RequireComponent(typeof(CapsuleCollider))]
[RequireComponent(typeof(Rigidbody))]
[RequireComponent(typeof(Animator))]

public class BaseDaMovimentacao : MonoBehaviour {

    Animator Animation;
    CharacterController CharacterController;
    Rigidbody CorpoRigido;
    Vector3 gravidade;
    Vector3 GirarCorpo;
    //public bool GirarCorpoDevagar;
    //public float TempoGirarCorpo;

    [System.Serializable]
    public class Anim
    {
        public string AnimAndar = "Andar";
        public string AnimVirar = "Virar";
        public string AnimNoChao = "NoChao";
        public string AnimNoAr = "NoAr";
        [System.Serializable]
        public class Ipt
        {
            public float Andar;
            public float Virar;
            public bool NoChao;
            public bool NoAr;
        }
        [SerializeField]
        public Ipt Input;
    }
    [SerializeField]
    public Anim Animaçoes;

    [System.Serializable]
    public class Pulo
    {
        public LayerMask Pular;
        public float DistanciaDoChao;
        public float ForcaDoPulo;
    }
    [SerializeField]
    public Pulo ConfigPulo;

    [System.Serializable]
    public class Cabeca
    {
        public GameObject OssoCabeça;
        public GameObject MouseLook;
    }
    [SerializeField]
    public Cabeca MoverCabeca;

    [System.Serializable]
    public class Rot
    {
        public bool PrimeiraPessoa = true;
        public bool TerceiraPessoa;
    }
    //[SerializeField]
    //public Rot Rotacionar;
    [System.Serializable]
    public class Fis
    {
        public PhysicMaterial MaterialNoAR;
        public PhysicMaterial MaterialNoChao;
    }
    [SerializeField]
    public Fis Fisica;

    // Use this for initialization
    void Start () {
        CharacterController = GetComponent<CharacterController>();
        CorpoRigido = GetComponent<Rigidbody>();
        Animation = GetComponent<Animator>();
    }

    void Update()
    {
        //Girar Corpo
        GirarCorpo = new Vector3(0, MoverCabeca.MouseLook.transform.eulerAngles.y, 0);
        transform.eulerAngles = Vector3.Lerp(transform.eulerAngles, GirarCorpo, 100 * Time.deltaTime);

        //Mover Cabeça
        MoverCabeca.OssoCabeça.transform.eulerAngles = MoverCabeca.MouseLook.transform.eulerAngles;

        //Pular
        Animaçoes.Input.NoChao = Physics.Linecast(transform.position, transform.position - Vector3.up * ConfigPulo.DistanciaDoChao, ConfigPulo.Pular);
        Debug.DrawLine(transform.position, transform.position - Vector3.up * ConfigPulo.DistanciaDoChao);

        if (Input.GetKey(KeyCode.Space) && Animaçoes.Input.NoChao == true)
        {
            Animaçoes.Input.NoAr = true;
            CorpoRigido.AddForce(0, 1, 0 * ConfigPulo.ForcaDoPulo, ForceMode.Impulse);
        }
        if (Animaçoes.Input.NoChao == true)
        {
            GetComponent<Animator>().applyRootMotion = true;
            StartCoroutine(TempoDePulo());
            GetComponent<CapsuleCollider>().material = Fisica.MaterialNoChao;
        }
        else
        {
            GetComponent<Animator>().applyRootMotion = false;
            GetComponent<CapsuleCollider>().material = Fisica.MaterialNoAR;
        }
        //Andar
        Animaçoes.Input.Andar = Input.GetAxis("Horizontal");
        Animaçoes.Input.Virar = Input.GetAxis("Vertical");

        //Animar
        Animation.SetFloat(Animaçoes.AnimAndar, Animaçoes.Input.Andar);
        Animation.SetFloat(Animaçoes.AnimVirar, Animaçoes.Input.Virar);
        Animation.SetBool(Animaçoes.AnimNoChao, Animaçoes.Input.NoChao);
        Animation.SetBool(Animaçoes.AnimNoAr, Animaçoes.Input.NoAr);
    }
    IEnumerator TempoDePulo()
    {
        yield return new WaitForSeconds(0.5f);
        Animaçoes.Input.NoAr = false;
    }
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Script de pulo para jogos 3D em geral (Unity - C#)

Mensagem por lucasfera15 em Dom 26 Fev - 14:50

MarcosSchultz escreveu:
bartyz escreveu:Malz nao tinha percebido, mais deu um erro vai na hora de mudar a direção do pulo eu coloco no eixo z mais ele nao segui o eixo z do meu personagem mais sim da tela

exemplo:

coloquei 1 de eixo z ate quando meu personagem esta de costa ele da um pulo pra frente nao na direção que o personagem esta

quando estou de lado e pulo no eixo z nao na posição que meu personagem esta

como arrumar isso ?

Não é erro, o script é feito assim... Eu uso posição global para fazer o AddForce. se quiser de acordo com o Player, tem que pegar a posição local dele, do transform
Marcos,o seu script tem um bug por causa do raycast,até mesmo eu tava falando sobre isso num tópico,o bug é o mesmo que o script roller ball do standard assets tem,como usa raycast,se ficar pressionando varias vezes,vai ter uma hora que o raycast vai fazer com que o objeto pule no ar,porque o raycast detectou o chão ainda no ar,eu uso um script de pulo que faz com que isso não aconteça,eu vi num tutorial no fórum da unity,ele usa raycast mas o raycast é disparado depois da borda do colisor,olha vou mandar o script(js)
Código:
 var distToGround: float;
 var jumpSpeed: float = 8;
 
 function Start(){
  // get the distance to ground
  distToGround = GetComponent.<Collider>().bounds.extents.y;//o negocio ta qui e na function is grounded
 }
 
 function IsGrounded(): boolean {
  return Physics.Raycast(transform.position, -Vector3.up, distToGround + 0.1);
 }
 
 function Update () {
  if (Input.GetKey(KeyCode.Space) && IsGrounded()){
    GetComponent.<Rigidbody>().velocity.y = jumpSpeed;
  }
 }
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Script de pulo para jogos 3D em geral (Unity - C#)

Mensagem por MarcosSchultz em Seg 27 Fev - 14:15

Tem várias maneiras de resolver isto... uma delas é encurtar a distância do raycast através da variável "Distancia do chao".

Outra maneira é usar a void OnCollisionStay para detectar se está colidindo.

Outra maneira ainda é usar o comando isGrounded do chacacterController.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Script de pulo para jogos 3D em geral (Unity - C#)

Mensagem por Duarte em Sex 14 Jul - 19:17

Eu tentei colocar esse sistema de pulo so que nao esta funcionando por que ja tenho um script de movimentaçao com eu faria para adicionar esse pulo ou outro sistema de pulo sem modificar meu script de movimentaçao?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Script de pulo para jogos 3D em geral (Unity - C#)

Mensagem por Gabriel César O em Dom 16 Jul - 5:22

NICE TUTO! ^^
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Script de pulo para jogos 3D em geral (Unity - C#)

Mensagem por MarcosSchultz em Sex 21 Jul - 19:24

Duarte escreveu:Eu tentei colocar esse sistema de pulo so que nao esta funcionando por que ja tenho um script de movimentaçao com eu faria para adicionar esse pulo ou outro sistema de pulo sem modificar meu script de movimentaçao?

Refaz o script de movimentação ué... mas depende de como ele é feito.
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