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[TUTORIAL] Sistema de pulo ( com linecast ) para jogos 2D

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TUTORIAL [TUTORIAL] Sistema de pulo ( com linecast ) para jogos 2D

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Out 21, 2015 11:00 pm

Fala galera; desenvolvi este sistema simples de Pulo para jogos 2D, a única coisa que você precisará fazer é designar uma Layer a ser ignorada ( Layer do Player ) e configurar as variáveis...

O script de Pulo é este:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(Rigidbody2D))]
public class Pulo : MonoBehaviour {

 [Range(1,20)]
 public float forcaDoPulo = 5.0f;
 [Range(0.5f,10.0f)]
 public float DistanciaDoChao = 1;
 [Range(0.5f,5.0f)]
 public float TempoPorPulo = 1.5f;
 public LayerMask LayersNaoIgnoradas = -1;
 private bool estaNoChao, contar = false;
 private float cronometro = 0;
 private Rigidbody2D corpoRigido2D;

 void Start(){
 corpoRigido2D = GetComponent<Rigidbody2D>();
 }
 
 void Update(){

 estaNoChao = Physics2D.Linecast (transform.position, transform.position - Vector3.up*DistanciaDoChao, LayersNaoIgnoradas).transform;

 if(Input.GetKeyDown(KeyCode.Space) && estaNoChao == true && contar == false){
 Vector3 jump = new Vector2(0.0f, 1.0f);
 corpoRigido2D.AddForce(jump * forcaDoPulo, ForceMode2D.Impulse);
 estaNoChao = false;
 contar = true;
 }

 if (contar == true) {
 cronometro += Time.deltaTime;
 }
 if (cronometro >= TempoPorPulo) {
 contar = false;
 cronometro = 0;
 }
 }
}


Este script é EXCLUSIVO para jogos 2D, então requer um colisor 2D... se for 3D dará erros.


Agora basta configurar as variáveis a gosto, más preste atenção nas variáveis:

DistanciaDoChao e LayersNaoIgnoradas

Estas variáveis devem ser configuradas corretamente... A primeira "DistanciaDoChao" é a distancia que o seu personagem tem do chão, então se ele estiver mais longe do que isso, não conseguira pular ( por que deve estar no ar ) então deve ser configurada corretamente...

A segunda variável, "LayersNaoIgnoradas" são todas as layers que o linecast irá perceber... e como padrão, todas vem marcadas... Você terá que colocar o seu Player em uma Layer e desmarcar esta layer na variavel "LayersNaoIgnoradas", pois o linecast deve ignorar o Player

E pronto, sistema funcionando Very Happy
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