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Eu fiz uma escutura no blender e gostaria de saber como posso otimizar ela pra usar em jogo , por que ela ficou com muitas vertices isso ta pesando com só ela na minha cena no blender , queria saber se tem alguma opção pra otimizar , ou se tem alguem que sabe ou se sabe um bom tutorial ensinando pra não deixar ela pesada como está agora ?
TioUV
Modelador
PONTOS : 2715 REPUTAÇÃO : 61 Áreas de atuação : Meu quarto Respeito as regras :
bom amigo, acredito que a única maneira de fazer essa redução de vertices, seja você mesmo reduzindo ou apagando as vertices no blender.. Talvez exista um software que faça isso pra você, mas eu já pesquisei e nunca achei..
marcos4503
Instrutor
PONTOS : 4863 REPUTAÇÃO : 578 Idade : 25 Áreas de atuação :
Programação, Mobile, Web e Design.
Veja meus assets para Unity!
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marcos4503 escreveu:Tudo bem! Evite ao máximo utilizar muitas vertices num objeto só. Vou te dar uma boa base pra começar com exemplo de um personagem princiapal:
Se seu jogo for para mobile faça no máximo 2500 vertices. Se for pra PC, faça no máximo 8000 vertices.
Vale lembrar que com 1500 a 2500 vértices já se obtem um bom nível de detalhe visual!
Pra persongem , tipo humano mesmo , é a mesma coisa ?
TioUV
Modelador
PONTOS : 2715 REPUTAÇÃO : 61 Áreas de atuação : Meu quarto Respeito as regras :
TioUV escreveu:obrigado mano , vai ser meio complicado mais acho que agora vou vim criando outra malha por cima e deletar a escultura.
O nome disso é retopologia, era exatamente o que ia te recomendar... Dê uma olhadinha no youtube sobre retopologia com o blender, pois tem alguns modificadores bem úteis para esta tarefa, como o ShrinkWrap, Mirror, e as opções de snap. Uma coisa que recomendo também, é utilizar imagens de referências sobre topologia, pra garantir que seu modelo possa ser animado sem problemas.
Isabela
Avançado
PONTOS : 2631 REPUTAÇÃO : 260 Idade : 24 Respeito as regras :
Se o modelo que você ta criando for realmente uma escultura estática, recomendo que use poucas vertices (o minimo que der pra usar sem perder no detalhe) e compense o detalhe da sua escultura com um bom shader de sombra, reflexo e uma textura bem bacaninha! Aqui um exemplo de modelo que usa poucas vertices e ainda sim tem um ÓTIMO nivel de detalhe:
Ao olhar, você deve tar pensando "isso aqui deve usar umas 5000 vertices ou mais" kkkk mas não, acredite, esse modelo usa por volta de 1500! Mas como? Esse modelo, se você olhar bem, vai ver que a raiz do cabelo dela é desenhada na cabeça, dispensando o uso de mais vertices para o detalhe, alem disso vários detalhes da camiseta tambem são desenhados na pele dela, e só é usado uma sombra pra dar a impressão de altura. A calça tambem por exemplo, é desenhada na pele dela, e assim por adiante! Espero que tenhamos dado uma boa ideia de otimização pra você! Boa sorte!
marcos4503
Instrutor
PONTOS : 4863 REPUTAÇÃO : 578 Idade : 25 Áreas de atuação :
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