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[TUTORIAL] Mudando material

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TUTORIAL [TUTORIAL] Mudando material

Mensagem por Dom3000 em Ter 17 Abr 2018 - 20:01

olá galera venho aqui postar um tutorial  de mudar o material de meshes e Skinmeshes, coloque esse script no obj que quer trocar os materiais, ele mudara todos os materiais dos filhos também, em um botão  muda para o material selecionado e no outro volta ao original;

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using System;

public class MudandoMaterial : MonoBehaviour
{

    public bool MudarMaterial;
    public bool VoltarMaterial;
    [Space(20)]
    public Material MaterialTrocar;
    // Variaveis dos Materiais
    [Serializable]
    public class MatsOriginal
    {

        [Space(10)]
        [HideInInspector]
        public SkinnedMeshRenderer[] Skins;
        [Space(20)]
        [HideInInspector]
        public MeshRenderer[] Meshes;
        [Space(10)]
        public List<SkinnedMeshRenderer> SkinsAchados;
        public List<MeshRenderer> MeshesAchados;


        [Space(20)]
        public List<Mats> SkinsMats;

        [Space(20)]
        public List<Mats> MeshesMats;



        [Serializable]
        public class Mats
        {
            public Material[] Materiais;
        }


    }

    [Space(30)]
    public MatsOriginal MaterialOriginal;
   

    float CroGuard;
    void GuardarMateriais()
    {


        if (CroGuard == 0)
        {

            MaterialOriginal.Skins = GetComponentsInChildren<SkinnedMeshRenderer>();


            for (int x = 0; x < MaterialOriginal.Skins.Length; x++)
            {

                if (!MaterialOriginal.SkinsAchados.Contains(MaterialOriginal.Skins[x]))
                {

                    MaterialOriginal.SkinsAchados.Add(MaterialOriginal.Skins[x]);
                    MaterialOriginal.SkinsMats.Add(new MatsOriginal.Mats());
                    MaterialOriginal.SkinsMats[x].Materiais = MaterialOriginal.Skins[x].materials;

                }
            }
        }


        CroGuard += Time.deltaTime;

        if (CroGuard <= 1)
        {

            MaterialOriginal.Meshes = GetComponentsInChildren<MeshRenderer>();

            for (int x = 0; x < MaterialOriginal.Meshes.Length; x++)
            {

                if (!MaterialOriginal.MeshesAchados.Contains(MaterialOriginal.Meshes[x]))
                {
                    MaterialOriginal.MeshesAchados.Add(MaterialOriginal.Meshes[x]);
                    MaterialOriginal.MeshesMats.Add(new MatsOriginal.Mats());
                    MaterialOriginal.MeshesMats[x].Materiais = MaterialOriginal.Meshes[x].materials;

                }
            }
        }










    }


    [Space(10)]
    public List<Material> MateriaisOriginais;
    void TransformarEmPedra()
    {

        SkinnedMeshRenderer[] Skins = GetComponentsInChildren<SkinnedMeshRenderer>();
        // torna o material de pedra nas Skins
        for (int s = 0; s < Skins.Length; s++)
        {

            Material[] Mats = Skins[s].materials;

            for (int m = 0; m < Mats.Length; m++)
            {

                MateriaisOriginais.Add(Skins[s].materials[m]);

                Mats[m] = MaterialTrocar;

            }

            Skins[s].materials = Mats;

        }



        MeshRenderer[] Meshs = GetComponentsInChildren<MeshRenderer>();

        // Torna pedra todas as meshes

        for (int s = 0; s < Meshs.Length; s++)
        {

            Material[] Mats = Meshs[s].materials;

            for (int m = 0; m < Mats.Length; m++)
            {

                MateriaisOriginais.Add(Skins[s].materials[m]);

                Mats[m] = MaterialTrocar;

            }

            Meshs[s].materials = Mats;

        }










    }


    private void Start()
    {
        GuardarMateriais();
    }


    private void Update()
    {
        if (MudarMaterial)
        {
            Invoke("TransformarEmPedra", 0.1f);
            MudarMaterial = false;
        }

        if (VoltarMaterial)
        {
            Invoke("VoltarMateriais", 0.1f);
            VoltarMaterial = false;
        }





    }



    void VoltarMateriais()
    {
        {// esta void toca quando o obj é destruido e nesse caso serve para tornar os materiais originais novamente



            SkinnedMeshRenderer[] Skins = GetComponentsInChildren<SkinnedMeshRenderer>();

            // torna o material de pedra nas Skins
            for (int s = 0; s < Skins.Length; s++)
            {

                Skins[s].materials = MaterialOriginal.SkinsMats[s].Materiais;

            }



            MeshRenderer[] Meshs = gameObject.GetComponentsInChildren<MeshRenderer>();

            // Torna pedra todas as meshes

            for (int s = 0; s < Meshs.Length; s++)
            {

                Meshs[s].materials = MaterialOriginal.MeshesMats[s].Materiais;

            }



        }



    }
}

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Respeito as regras : [TUTORIAL]  Mudando material  WvDYdlf

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