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[RESOLVIDO] Problemas com script (Movimentação em primeira pessoa)

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Resolvido [RESOLVIDO] Problemas com script (Movimentação em primeira pessoa)

Mensagem por BlesseD Ter maio 17, 2022 10:19 pm

Boa noite, recentemente eu busquei fazer em meu projeto um método em que pudesse andar observando o corpo do personagem.. Tudo fluiu extremamente bem. Porém, em uma tentativa de adicionar um asset modificado no projeto, no qual pedia para Instalar/melhorar algumas das funções da Unity, pois se tratava de um "Novo pacote do sistema de entrada". Fez com que apenas um script desse método parasse de funcionar (estava funcionando perfeitamente). Eu não sei exatamente o que aconteceu, já que esse asset modifica algumas coisas, incluindo alguns "Inputs", pois nele também há um sistema de corpo em primeira pessoa, mas não era exatamente o que eu queria no momento.

O Método que busquei fazer, se constituía por alguns scripts, mas o erro vem desses eu creio:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class FpsControllerInput : MonoBehaviour
{
    // Start is called before the first frame update
    public Vector2 GetMoveAxis()
    {
        return new Vector2(Input.GetAxis("Horizontal"), Input.GetAxis("Vertical")).normalized;
    }



    public Vector2 GetMouseAxis()
    {
        return new Vector2(Input.GetAxis("Mouse X"), Input.GetAxis("Mouse Y"));

    }
    public bool GetSprint()
    {
        return Input.GetKey(KeyCode.LeftShift);
    }

}

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class FpsControllador : MonoBehaviour
{
    [SerializeField] float moveSpeed = 10f;
    [SerializeField] float CameraSens = 5f;
    [SerializeField] Transform headPos = null;
    [SerializeField] Transform Cam = null;
    [SerializeField] float clampRotation = 100f;
    FpsControllerInput fpsControllerInput;
    FpsAnimationController fpsAnimation;
    Rigidbody rb;
    float mousex;

    private void Awake()
    {
        fpsControllerInput = GetComponent<FpsControllerInput>();
        fpsAnimation = GetComponent<FpsAnimationController>();
        rb = GetComponent<Rigidbody>();
    }
     void Update()
    {

        LookAround();
    }

    void FixedUpdate()
    {
        if (fpsControllerInput.GetMoveAxis().magnitude > 0)
        {
            rb.velocity = transform.forward * fpsControllerInput.GetMoveAxis().y * (fpsControllerInput.GetSprint() ? moveSpeed + 3f : moveSpeed) + transform.right * fpsControllerInput.GetMoveAxis().x * moveSpeed;

        }
        else if (rb.velocity.z != 0 || rb.velocity.x != 0)
        {
            rb.velocity = Vector3.up * rb.velocity.y;
        }

        fpsAnimation.PlayerAnimation(fpsControllerInput.GetMoveAxis());
    }

    void LookAround()
    {
        Cam.position = headPos.position;
        mousex -= fpsControllerInput.GetMouseAxis().y;
        Cam.localRotation = Quaternion.Euler(Mathf.Clamp(mousex * CameraSens,-clampRotation, clampRotation), 0, 0);
        transform.Rotate(transform.up, fpsControllerInput.GetMouseAxis().x * CameraSens);
    }
}
ERRO: NullReferenceException: Object reference not set to an instance of an object
FpsControllador.FixedUpdate () (at Assets/3D Objetos/Scripts/FpsControllador.cs:41)


Última edição por BlesseD em Qua maio 18, 2022 1:47 am, editado 2 vez(es)
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Problemas com script (Movimentação em primeira pessoa)

Mensagem por dstaroski Ter maio 17, 2022 10:27 pm

Boa noite!

Parece que ele não está encontrando o FpsAnimationController, e atribuindo ao fpsAnimation, por isso está nula a referência. Tem certeza de que esse script está no mesmo objeto que está o script FpsControllador?

Abraço!
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Problemas com script (Movimentação em primeira pessoa)

Mensagem por BlesseD Ter maio 17, 2022 10:32 pm

dstaroski escreveu:Boa noite!

Parece que ele não está encontrando o FpsAnimationController, e atribuindo ao fpsAnimation, por isso está nula a referência. Tem certeza de que esse script está no mesmo objeto que está o script FpsControllador?

Abraço!
Rapaz, era exatamente isso, fui ver e realmente estava fora haha.. Brigadão mano!
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Problemas com script (Movimentação em primeira pessoa)

Mensagem por dstaroski Ter maio 17, 2022 10:36 pm

BlesseD escreveu:
dstaroski escreveu:Boa noite!

Parece que ele não está encontrando o FpsAnimationController, e atribuindo ao fpsAnimation, por isso está nula a referência. Tem certeza de que esse script está no mesmo objeto que está o script FpsControllador?

Abraço!
Rapaz, era exatamente isso, fui ver e realmente estava fora haha.. Brigadão mano!
Que bom que deu certo, show! abraço!
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