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Carregamento de caixas

3 participantes

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DÚVIDA Carregamento de caixas

Mensagem por Kdu Dom maio 23, 2021 1:12 am

Como faço para fazer o jogador carregar caixas, eu coloquei para toda vez q eu estiver no campo e apertar "x" eu carregar a caixa mas acontece q eu pego outras caixas juntos e eu queor que pegue uma por vez, tentei colocar o script no player mas eu tinha q criar muitas variáveis e isso me gerou mt dor de cabeça, estou começando agora se alguem poder me ajudar agradeço!

Código:
//CÓDIGO FORMATADO

public class SistemaDeCaixas: MonoBehaviour
{
  public GameObject scriptDaCaixa;
  public bool carregarCaixas;
  public GameObject interacao;
  public GameObject caixa;
  public GameObject caixaAberta;
  public Transform braco;
  public float distancia;
 
  // Start is called before the first frame update
  void Start()
  {

  }

  // Update is called once per frame
  void Update()
  {
    carregarCaixas = scriptDaCaixa.GetComponent<Caixa>().estaCarregando;
    distancia = Vector3.Distance(braco.position, caixa.transform.position);

  }

  public void OnTriggerStay2D(Collider2D hit)
  {
    if (hit.gameObject.tag == "Player")
    {
      interacao.SetActive(true);
     
      if (Input.GetKey(KeyCode.Z))
      {
        caixaAberta.transform.position = new Vector3(caixa.transform.position.x, caixa.transform.position.y);
        caixaAberta.SetActive(true);
        caixa.SetActive(false);
      }
     
      if (Input.GetKey(KeyCode.X) && carregarCaixas == false)
      {
        caixaAberta.SetActive(false);
        caixa.transform.position = braco.position;
      }
     
      if (distancia == 0) {
        carregarCaixas = true;
      } else {
        carregarCaixas = false;
      }
    }
  }
}


Última edição por Fagner em Dom maio 23, 2021 2:22 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Código Formatado, cortesia do Pokedlg)

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DÚVIDA Re: Carregamento de caixas

Mensagem por Pokedlg Dom maio 23, 2021 9:54 am

Código Formatado:
O que acontece exatamente? Quando voce aperta "x", ele pega todas caixas que estão na cena? Ou ele pega uma e depois quando voce aperta "x" denovo ele pega outra?
Pokedlg
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DÚVIDA Re: Carregamento de caixas

Mensagem por Kdu Dom maio 23, 2021 2:59 pm

Pokedlg escreveu:
Código Formatado:
O que acontece exatamente? Quando voce aperta "x", ele pega todas caixas que estão na cena? Ou ele pega uma e depois quando voce aperta "x" denovo ele pega outra?
ele pega outra quando eu aperto x

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DÚVIDA Re: Carregamento de caixas

Mensagem por Pokedlg Dom maio 23, 2021 6:30 pm

Desculpe demorar, estava tentando resolver problemas com projetos da Unity...

Voce colocou este script na caixa certo?
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DÚVIDA Re: Carregamento de caixas

Mensagem por Kdu Dom maio 23, 2021 6:44 pm

sim mas ela puxava uma variavel do script do player

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DÚVIDA Re: Carregamento de caixas

Mensagem por Pokedlg Dom maio 23, 2021 7:28 pm

Voce poderia adicionar todas suas caixas a uma array e identificar se possui alguma ocupada nos braços e se possuir as outras nao podem mudar de posição, mas isto é mais simples de resolver e não precisa fazer todo este procedimento.

A forma mais simples de resolver, apenas deixe sua float distancia como static.

Troque:
Código:
public float distancia;


Por:
Código:
public static float distancia;


Acontece que o static meio que relaciona entre os scripts e todos vao possuir por exemplo a distancia 0 ao apertar "x", mas na verdade não estão.
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DÚVIDA Re: Carregamento de caixas

Mensagem por diegopds Dom maio 23, 2021 8:23 pm

Kdu escreveu:Como faço para fazer o jogador carregar caixas, eu coloquei para toda vez q eu estiver no campo e apertar "x" eu carregar a caixa mas acontece q eu pego outras caixas juntos e eu queor que pegue uma por vez, tentei colocar o script no player mas eu tinha q criar muitas variáveis e isso me gerou mt dor de cabeça, estou começando agora se alguem poder me ajudar agradeço!

Código:
//CÓDIGO FORMATADO

public class SistemaDeCaixas: MonoBehaviour
{
  public GameObject scriptDaCaixa;
  public bool carregarCaixas;
  public GameObject interacao;
  public GameObject caixa;
  public GameObject caixaAberta;
  public Transform braco;
  public float distancia;
  
  // Start is called before the first frame update
  void Start()
  {

  }

  // Update is called once per frame
  void Update()
  {
    carregarCaixas = scriptDaCaixa.GetComponent<Caixa>().estaCarregando;
    distancia = Vector3.Distance(braco.position, caixa.transform.position);

  }

  public void OnTriggerStay2D(Collider2D hit)
  {
    if (hit.gameObject.tag == "Player")
    {
      interacao.SetActive(true);
      
      if (Input.GetKey(KeyCode.Z))
      {
        caixaAberta.transform.position = new Vector3(caixa.transform.position.x, caixa.transform.position.y);
        caixaAberta.SetActive(true);
        caixa.SetActive(false);
      }
      
      if (Input.GetKey(KeyCode.X) && carregarCaixas == false)
      {
        caixaAberta.SetActive(false);
        caixa.transform.position = braco.position;
      }
      
      if (distancia == 0) {
        carregarCaixas = true;
      } else {
        carregarCaixas = false;
      }
    }
  }
}
o que imaginei foi, fazer uma contagem, como vc quer que carregue apenas um, crie uma variavel int e toda vez que pegar uma caixa vc aumenta 1 e verifica se a variavel é maior do que 1 se for maior do 1 não deixa pegar a caixa.

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DÚVIDA Re: Carregamento de caixas

Mensagem por Kdu Dom maio 23, 2021 11:12 pm

modifiquei o codigo no maximo que deu mas n consegui

esse é o codigo do player  Carregamento de caixas 1f447 

Código:
[size=17]estouCarregando = Caixa.caixaAberta;[/size]




esse aqui é o codigo da caixa Carregamento de caixas 1f447 

Código:
[size=17]using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class Caixa : MonoBehaviour
{
    public bool caixaCarregada;
    public GameObject interacao;
    public GameObject braco;
    public GameObject interacaoCaixaAberta;
    public SpriteRenderer renderSprite;
    public Sprite _outroSprite;
    public static bool caixaAberta;
    public Collider2D _collider;

    // Start is called before the first frame update
    void Start()
    {
        
        caixaAberta = false;
    }

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {
        caixaCarregada = Jogador.estouCarregando;
        _collider = GetComponent<Collider2D>();
        renderSprite = GetComponent<SpriteRenderer>();

    }
    private void OnTriggerStay2D(Collider2D other) {
        if(other.gameObject.tag == "Player"){
            if(caixaAberta == false){
                interacao.SetActive(true);
                if(Input.GetKey(KeyCode.X) && caixaCarregada == false){
                    _collider.enabled = false;
                    transform.position = braco.transform.position;
                    interacao.SetActive(false);
                    caixaCarregada = true;
                    

                }
                if(Input.GetKeyUp(KeyCode.X)){
                    caixaCarregada = false;
                    _collider.enabled = true;
                }
                if(Input.GetKey(KeyCode.Z) && caixaCarregada == false){
                    interacao.SetActive(false);
                    renderSprite.sprite = _outroSprite;
                    caixaAberta = true;
                }
            }
            if(caixaAberta == true){
                interacao.SetActive(false);
                interacaoCaixaAberta.SetActive(true);
                if(Input.GetKey(KeyCode.X) && caixaCarregada == false){
                    transform.position = braco.transform.position;
                    interacaoCaixaAberta.SetActive(false);
                }
            }
        }
    }
}
[/size]

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DÚVIDA Re: Carregamento de caixas

Mensagem por Pokedlg Seg maio 24, 2021 3:36 pm

Mas e o script anterior "SistemaDeCaixas"? Voce excluiu ele?
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DÚVIDA Re: Carregamento de caixas

Mensagem por Kdu Seg maio 24, 2021 9:46 pm

sim, eu refiz o script e tals

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DÚVIDA Re: Carregamento de caixas

Mensagem por Pokedlg Seg maio 24, 2021 11:02 pm

Tente deixar seu script do player com apenas uma variavel bool static:
Código:
public static bool estouCarregando;


E deixe seu script da Caixa assim:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class Caixa : MonoBehaviour
{
    public GameObject interacao;
    public GameObject braco;
    public GameObject interacaoCaixaAberta;
    public SpriteRenderer renderSprite;
    public Sprite _outroSprite;
    public static bool caixaAberta;
    public Collider2D _collider;

    // Start is called before the first frame update
    void Start()
    {
        caixaAberta = false;
    }

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {
        _collider = GetComponent<Collider2D>();
        renderSprite = GetComponent<SpriteRenderer>();
    }
    private void OnTriggerStay2D(Collider2D other) {
        if(other.gameObject.tag == "Player"){
            if(caixaAberta == false){
                interacao.SetActive(true);
                if(Input.GetKey(KeyCode.X) && Jogador.estouCarregando == false){
                    _collider.enabled = false;
                    transform.position = braco.transform.position;
                    interacao.SetActive(false);
                    Jogador.estouCarregando = true;
                   

                }
                if(Input.GetKeyUp(KeyCode.X)){
                    Jogador.estouCarregando = false;
                    _collider.enabled = true;
                }
                if(Input.GetKey(KeyCode.Z) && Jogador.estouCarregando == false){
                    interacao.SetActive(false);
                    renderSprite.sprite = _outroSprite;
                    caixaAberta = true;
                }
            }
            if(caixaAberta == true){
                interacao.SetActive(false);
                interacaoCaixaAberta.SetActive(true);
                if(Input.GetKey(KeyCode.X) && Jogador.estouCarregando == false){
                    transform.position = braco.transform.position;
                    interacaoCaixaAberta.SetActive(false);
                    Jogador.estouCarregando = true;
                }
            }
        }
    }
}
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