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[TUTORIAL] Definir funções em botões UI por meio de scripts (Button.onClick)

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TUTORIAL [TUTORIAL] Definir funções em botões UI por meio de scripts (Button.onClick)

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Jun 07, 2020 8:19 pm

Olá pessoal, elaborei um tutorialzinho simples mostrando como definir funções em botões UI por meio de um script... É bastante simples, e eu explico no vídeo abaixo.


Vídeo: 




Código do terceiro botão:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class Funcoes : MonoBehaviour {

    public Button botao3;
    public InputField input1;
    public InputField input2;
    public Text textoResposta;

    private void Start() {
        botao3.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
        botao3.onClick.AddListener(() => Multiplicacao(input1, input2, textoResposta));
    }

    public void Multiplicacao(InputField valor1, InputField valor2, Text resposta) {
        float _valor1 = float.Parse(valor1.text);
        float _valor2 = float.Parse(valor2.text);
        float multiplicacao = _valor1 * _valor2;
        resposta.text = multiplicacao.ToString();
    }
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Definir funções em botões UI por meio de scripts (Button.onClick)

Mensagem por gtcmcsgo em Seg Jun 08, 2020 8:14 am

Muito bom marcos, sempre é bom conhecimento amais, essa funcao float parse converte string para float?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Definir funções em botões UI por meio de scripts (Button.onClick)

Mensagem por ffabim em Sex Jun 12, 2020 7:25 pm

não entendi o porque o uso disso, o Addlistener direto na função não é o suficiente.
ou é necessário caso não haja o  event system
Código:
new Button.ButtonClickedEvent();
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Definir funções em botões UI por meio de scripts (Button.onClick)

Mensagem por Weslley em Sex Jun 12, 2020 7:38 pm

@ffabim escreveu:não entendi o porque o uso disso, o Addlistener direto na função não é o suficiente.
ou é necessário caso não haja o  event system
Código:
new Button.ButtonClickedEvent();
Sim já é suficiente, ele so vai remover todos listeners registrados, acredito que seja questão de gosto ou algo do tipo
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Definir funções em botões UI por meio de scripts (Button.onClick)

Mensagem por ffabim em Sex Jun 12, 2020 9:54 pm

@Weslley escreveu:
@ffabim escreveu:não entendi o porque o uso disso, o Addlistener direto na função não é o suficiente.
ou é necessário caso não haja o  event system
Código:
new Button.ButtonClickedEvent();
Sim já é suficiente, ele so vai remover todos listeners registrados, acredito que seja questão de gosto ou algo do tipo
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Definir funções em botões UI por meio de scripts (Button.onClick)

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Jun 22, 2020 2:18 am

@ffabim escreveu:não entendi o porque o uso disso, o Addlistener direto na função não é o suficiente.
ou é necessário caso não haja o  event system
Código:
new Button.ButtonClickedEvent();

É suficiente se o botão já existe ou possui events... do contrário não é, pois você vai estar tentando adicionar funções em uma lista inexistente...

Uma lista vazia é diferente de uma lista inexistente, e esse comando ai cria uma lista vazia.

Da pra deixar sem o comando, mas haverão situações onde vão ocorrer alguns erros, então eu preferi deixar com o comando, para prevenir possíveis problemas :D
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