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[TUTORIAL] Mover objetos com o mouse, estilo Amnesia

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TUTORIAL [TUTORIAL] Mover objetos com o mouse, estilo Amnesia

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Dez 28, 2014 6:11 pm

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ATENÇÃO, UMA VERSÃO MAIS RECENTE E SEM BUGS DESTE TUTORIAL ENCONTRA-SE NESTE LINK: http://www.schultzgames.com/t296-tutorial-mover-girar-e-lancar-objetos-com-o-mouse-estilo-amnesia#1448


















Versão mais antiga do tutorial abaixo \/ \/ \/




ATENÇÃO, A PRIMEIRA PARTE DO TUTORIAL SERVE NA UNITY 3 OU UNITY 4... SE VOCÊ JÁ ESTIVER USANDO A UNITY 5, UTILIZE OS SCRIPTS DA SEGUNDA PARTE DO TUTORIAL, QUE SÃO ESPECIFICAMENTE DIRECIONADOS A UNITY 5, PARA EVITAR ERROS 




Os objetos que são possiveis de se mover, devem ter a tag " OBJETO "

Crie um novo script em C# com o nome OBJETOS e adicione este script nele

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(MeshCollider))]
public class OBJETOS : MonoBehaviour {
 private Vector3 screenPoint;
 private Vector3 offset;
 private GameObject Jogador;
 private float distanciaDoJogador;
 private bool estaMovento;
 public float distanciaMinima = 0;
 public float distanciamentoMax = 4;
 private float tempoDeDeslocamento = 0.3f;
 private Vector3 velocity = Vector3.zero;
 private float numeroo;
 private Vector3 curPosition;
 private Vector3 mousePosition;
 public float velocidadeDeRotacao = 5;
 void Start (){
 estaMovento = false;
 Jogador = GameObject.FindWithTag ("Player");
 }
 void Update (){
 distanciaDoJogador = Vector3.Distance (Jogador.transform.position, transform.position);
 if (distanciaDoJogador <= distanciaMinima) {
 numeroo++;
 tempoDeDeslocamento = 0.1f;
 } else {
 tempoDeDeslocamento = 0.3f;
 }
 //scrool do mouse
 if (Input.GetAxis("Mouse ScrollWheel") < 0){
 numeroo--;
 }
 if (Input.GetAxis("Mouse ScrollWheel") > 0){
 numeroo++;
 }
 if (numeroo < 1) {
 numeroo = 1;
 }
 if (numeroo > distanciamentoMax) {
 numeroo = distanciamentoMax;
 }
 //checar se esta movendo
 if (Input.GetMouseButtonDown (0) && MouseLook.consegueMover == true) {
 estaMovento = true;
 rigidbody.useGravity = false;
 }
 if (Input.GetMouseButtonUp (0)) {
 estaMovento = false;
 rigidbody.useGravity = true;
 numeroo = 0;
 }
 }
 void OnMouseDown(){
 screenPoint = Camera.main.WorldToScreenPoint(gameObject.transform.position);
 offset = gameObject.transform.position - Camera.main.ScreenToWorldPoint(new Vector3(Input.mousePosition.x, Input.mousePosition.y, screenPoint.z));
 }
 void FixedUpdate (){
 if (estaMovento == true) {
 Vector3 curScreenPoint = new Vector3(Screen.width / 2, Screen.height / 2, screenPoint.z+1+ numeroo);
 Vector3 curPosition = Camera.main.ScreenToWorldPoint (curScreenPoint) + offset;
 rigidbody.position = Vector3.SmoothDamp(transform.position, curPosition, ref velocity, tempoDeDeslocamento);
 }
 //ROTACIONAR OBJETOS
 if (Input.GetKey(KeyCode.R)) {
 MouseLook.SemMovimento = true;
 Quaternion rotacaoAtual = transform.rotation;
 Quaternion rotacaoFinal = Quaternion.Euler(Input.mousePosition.x/3,Input.mousePosition.y,Input.mousePosition.z);
 transform.rotation = Quaternion.Lerp(rotacaoAtual, rotacaoFinal, velocidadeDeRotacao*Time.deltaTime);
 } else {
 MouseLook.SemMovimento = false;
 }
 }
}

Agora vá no script " MouseLook " do seu Player, e troque o codigo daquele script por este código:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[AddComponentMenu("Camera-Control/Mouse Look")]
public class MouseLook : MonoBehaviour {
 public enum RotationAxes { MouseXAndY = 0, MouseX = 1, MouseY = 2 }
 public RotationAxes axes = RotationAxes.MouseXAndY;
 public float sensitivityX = 15F;
 public float sensitivityY = 15F;
 public float minimumX = -360F;
 public float maximumX = 360F;
 public float minimumY = -60F;
 public float maximumY = 60F;
 float rotationY = 0F;
 //=============VARIAVEIS ADICIONAIS=====================//
 public static bool consegueMover,SemMovimento;
 public float DistanciaMinimaDoObjeto = 4;
 public Texture2D mira;
 public bool ativarMira;
 void OnGUI (){
 if (ativarMira == true) {
 GUI.DrawTexture (new Rect (Screen.width / 2 - mira.width / 2, Screen.height / 2 - mira.height / 2, mira.width, mira.height), mira);
 }
 }
 void Update (){
 //=====================RAYCAST=====================//
 Ray ray = Camera.main.ScreenPointToRay(Input.mousePosition);
 RaycastHit hit;
 bool colisao = Physics.Raycast (ray, out hit);
 if(colisao && Vector3.Distance(transform.position,hit.transform.position)<DistanciaMinimaDoObjeto){
 if(hit.transform.gameObject.tag == "OBJETO"){
 consegueMover = true;
 }
 } else {
 consegueMover = false;
 }
 //===================== COMANDOS DO MOUSELOOK ================//
 if (SemMovimento == false) {
 Screen.lockCursor = false;
 if (axes == RotationAxes.MouseXAndY) {
 float rotationX = transform.localEulerAngles.y + Input.GetAxis ("Mouse X") * sensitivityX;
 rotationY += Input.GetAxis ("Mouse Y") * sensitivityY;
 rotationY = Mathf.Clamp (rotationY, minimumY, maximumY);
 transform.localEulerAngles = new Vector3 (-rotationY, rotationX, 0);
 } else if (axes == RotationAxes.MouseX) {
 transform.Rotate (0, Input.GetAxis ("Mouse X") * sensitivityX, 0);
 } else {
 rotationY += Input.GetAxis ("Mouse Y") * sensitivityY;
 rotationY = Mathf.Clamp (rotationY, minimumY, maximumY);
 transform.localEulerAngles = new Vector3 (-rotationY, transform.localEulerAngles.y, 0);
 }
 }
 if (SemMovimento == true) {
 Screen.lockCursor = false;
 } else {
 Screen.lockCursor = true;
 }
 }
 void Start (){
 SemMovimento = false;
 consegueMover = false;
 Screen.showCursor = false;
 Screen.lockCursor = true;
 if (GetComponent<Rigidbody>())
 GetComponent<Rigidbody>().freezeRotation = true;
 }
}


Como usar:

No script da caixa você deve configurar apenas a distancia minima e máxima do objeto, e a velocidade de giro


No mouseLook, você deve configurar a variavel distanciaminimadoobjeto, de acordo com a distancia minima que você conseguirá alcançar o objeto

Jogue uma textura na variavel " mira ", tenho esta caso alguém queira:



E na variavel Ativar Mira você pode escolher se quer ativa-la ou não.




=======================================================================


Funcionamento no jogo:

chegando perto e segurando apertado, você pega o objeto

rolando o scrool do mouse, você aproxima e desaproxima o objeto, até os limites que você configurou

segurando " R " apertado enquanto está segurando o objeto, você trava a rotação da camera e pode rotacionar o objeto que está segurando.




SE VOCÊ ESTIVER UTILIZANDO A UNITY 5, USE OS SCRIPTS ABAIXO:




Os objetos que são possiveis de se mover, devem ter a tag " OBJETO "

Crie um novo script em C# com o nome OBJETOS e adicione este script nele


Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(MeshCollider))]
public class OBJETOS : MonoBehaviour {
 private Vector3 screenPoint;
 private Vector3 offset;
 private GameObject Jogador;
 private float distanciaDoJogador;
 private bool estaMovento;
 public float distanciaMinima = 0;
 public float distanciamentoMax = 4;
 private float tempoDeDeslocamento = 0.3f;
 private Vector3 velocity = Vector3.zero;
 private float numeroo;
 private Vector3 curPosition;
 private Vector3 mousePosition;
 public float velocidadeDeRotacao = 5;
 void Start (){
 estaMovento = false;
 Jogador = GameObject.FindWithTag ("Player");
 }
 void Update (){
 distanciaDoJogador = Vector3.Distance (Jogador.transform.position, transform.position);
 if (distanciaDoJogador <= distanciaMinima) {
 numeroo++;
 tempoDeDeslocamento = 0.1f;
 } else {
 tempoDeDeslocamento = 0.3f;
 }
 //scrool do mouse
 if (Input.GetAxis("Mouse ScrollWheel") < 0){
 numeroo--;
 }
 if (Input.GetAxis("Mouse ScrollWheel") > 0){
 numeroo++;
 }
 if (numeroo < 1) {
 numeroo = 1;
 }
 if (numeroo > distanciamentoMax) {
 numeroo = distanciamentoMax;
 }
 //checar se esta movendo
 if (Input.GetMouseButtonDown (0) && MouseLook.consegueMover == true) {
 estaMovento = true;
 GetComponent<Rigidbody>().useGravity = false;
 }
 if (Input.GetMouseButtonUp (0)) {
 estaMovento = false;
 GetComponent<Rigidbody>().useGravity = true;
 numeroo = 0;
 }
 }
 void OnMouseDown(){
 screenPoint = Camera.main.WorldToScreenPoint(gameObject.transform.position);
 offset = gameObject.transform.position - Camera.main.ScreenToWorldPoint(new Vector3(Input.mousePosition.x, Input.mousePosition.y, screenPoint.z));
 }
 void FixedUpdate (){
 if (estaMovento == true) {
 Vector3 curScreenPoint = new Vector3(Screen.width / 2, Screen.height / 2, screenPoint.z+1+ numeroo);  
 Vector3 curPosition = Camera.main.ScreenToWorldPoint (curScreenPoint) + offset;
 GetComponent<Rigidbody>().position = Vector3.SmoothDamp(transform.position, curPosition, ref velocity, tempoDeDeslocamento);
 }
 //ROTACIONAR OBJETOS
 if (Input.GetKey(KeyCode.R)) {
 MouseLook.SemMovimento = true;
 Quaternion rotacaoAtual = transform.rotation;
 Quaternion rotacaoFinal = Quaternion.Euler(Input.mousePosition.x/3,Input.mousePosition.y,Input.mousePosition.z);
 transform.rotation = Quaternion.Lerp(rotacaoAtual, rotacaoFinal, velocidadeDeRotacao*Time.deltaTime);
 } else {
 MouseLook.SemMovimento = false;
 }
 }
}

Agora vá no script " MouseLook " do seu Player, e troque o codigo daquele script por este código:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[AddComponentMenu("Camera-Control/Mouse Look")]
public class MouseLook : MonoBehaviour {
 public enum RotationAxes { MouseXAndY = 0, MouseX = 1, MouseY = 2 }
 public RotationAxes axes = RotationAxes.MouseXAndY;
 public float sensitivityX = 15F;
 public float sensitivityY = 15F;
 public float minimumX = -360F;
 public float maximumX = 360F;
 public float minimumY = -60F;
 public float maximumY = 60F;
 float rotationY = 0F;
 //=============VARIAVEIS ADICIONAIS=====================//
 public static bool consegueMover,SemMovimento;
 public float DistanciaMinimaDoObjeto = 4;
 public Texture2D mira;
 public bool ativarMira;
 void OnGUI (){
 if (ativarMira == true) {
 GUI.DrawTexture (new Rect (Screen.width / 2 - mira.width / 2, Screen.height / 2 - mira.height / 2, mira.width, mira.height), mira);
 }
 }
 void Update (){
 //=====================RAYCAST=====================//
 Ray ray = Camera.main.ScreenPointToRay(Input.mousePosition);
 RaycastHit hit;
 bool colisao = Physics.Raycast (ray, out hit);
 if(colisao && Vector3.Distance(transform.position,hit.transform.position)<DistanciaMinimaDoObjeto){
 if(hit.transform.gameObject.tag == "OBJETO"){
 consegueMover = true;
 }
 } else {
 consegueMover = false;
 }
 //===================== COMANDOS DO MOUSELOOK ================//
 if (SemMovimento == false) {
 Screen.lockCursor = false;
 if (axes == RotationAxes.MouseXAndY) {
 float rotationX = transform.localEulerAngles.y + Input.GetAxis ("Mouse X") * sensitivityX;  
 rotationY += Input.GetAxis ("Mouse Y") * sensitivityY;
 rotationY = Mathf.Clamp (rotationY, minimumY, maximumY);
 transform.localEulerAngles = new Vector3 (-rotationY, rotationX, 0);
 } else if (axes == RotationAxes.MouseX) {
 transform.Rotate (0, Input.GetAxis ("Mouse X") * sensitivityX, 0);
 } else {
 rotationY += Input.GetAxis ("Mouse Y") * sensitivityY;
 rotationY = Mathf.Clamp (rotationY, minimumY, maximumY);
 transform.localEulerAngles = new Vector3 (-rotationY, transform.localEulerAngles.y, 0);
 }
 }
 if (SemMovimento == true) {
 Screen.lockCursor = false;
 } else {
 Screen.lockCursor = true;
 }
 }
 void Start (){
 SemMovimento = false;
 consegueMover = false;
 Cursor.visible = false;
 Screen.lockCursor = true;
 if (GetComponent<Rigidbody>())
 GetComponent<Rigidbody>().freezeRotation = true;
 }
}


Última edição por MarcosSchultz em Qua Jun 08, 2016 2:29 am, editado 6 vez(es)

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover objetos com o mouse, estilo Amnesia

Mensagem por RC0D3 em Sex Fev 27, 2015 2:15 am

ola,mt bom xD

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover objetos com o mouse, estilo Amnesia

Mensagem por janjao0101 em Seg Mar 02, 2015 1:30 am

VLWWWWW!!!!!!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover objetos com o mouse, estilo Amnesia

Mensagem por janjao0101 em Seg Mar 02, 2015 1:55 am

"Funcionamento no jogo:

chegando perto e segurando apertado, você pega o objeto"

Cara, como assim segurando apertado?? qual a tecla eu uso?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover objetos com o mouse, estilo Amnesia

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Mar 02, 2015 3:02 am

segurando com o mouse apertado...

é a mesma coisa que Amnesia ou penumbra

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover objetos com o mouse, estilo Amnesia

Mensagem por dimmuo em Dom Maio 24, 2015 3:51 pm

Na unity 5 o script MouseLook e diferente, ele nao esta contido no player... como proceder?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover objetos com o mouse, estilo Amnesia

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Maio 24, 2015 6:25 pm

O script do mouseLook é o mesmo, basta acha-lo...


O que muda é que ele não é linkado no personagem e na camera

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover objetos com o mouse, estilo Amnesia

Mensagem por HWgamers em Sex Jun 19, 2015 6:40 pm

Oi Marcos , Eu fiz tudo certinho so que quando eu aperto pra pegar um objeto ele pega todos , oque eu faço?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover objetos com o mouse, estilo Amnesia

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Jun 20, 2015 2:11 am

Esse tutorial é quase o primeiro do meu canal... só reparei agora que fiz uma burrada nele...

não posso utilizar uma variavel estática, eu tenho que pegar uma variavel do componente do objeto que estou lidando... Más fique tranquilo, quando eu tiver um tempo vou corrigir este erro e postar os scripts aqui.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover objetos com o mouse, estilo Amnesia

Mensagem por fita123 em Sex Jul 01, 2016 12:19 am

valeu com vc é dez.
aé vc sabi como colocar objetos no Iventario no tipo "RESIDENT EVIL 3"

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REPUTAÇÃO : 0
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover objetos com o mouse, estilo Amnesia

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Jul 01, 2016 7:08 pm

fita123 escreveu:valeu com vc é dez.
aé vc sabi como colocar objetos no Iventario no tipo "RESIDENT EVIL 3"

Cara, difícil dizer, por que o inventário tem que ser montado em cima do seu jogo... 

A maioria dos sistemas pode ser criado antes e implementado no jogo, mas inventário é uma coisa que deve ser feita em cima de um sistema que você já tenha.

MarcosSchultz
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover objetos com o mouse, estilo Amnesia

Mensagem por fita123 em Dom Jul 03, 2016 2:00 am

OK Valeo,

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