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[TUTORIAL] Mover Objeto para lugar do click do Mouse

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TUTORIAL [TUTORIAL] Mover Objeto para lugar do click do Mouse

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Dez 27, 2014 7:52 pm

Coloque este script no objeto ( o script deve ser em C# e ter o nome " Mover " )

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Mover: MonoBehaviour {
 private bool flag = false;
 private Vector3 PontoDeLocomocao;
 public float duration = 50.0f;
 private float yAxis;
 void Start(){
 yAxis = gameObject.transform.position.y -1;
 }
 void Update () {
 if((Input.touchCount > 0 && Input.GetTouch(0).phase == TouchPhase.Began) || (Input.GetMouseButtonDown(0))){
 RaycastHit hit;
 Ray ray;
 #if UNITY_EDITOR
 ray = Camera.main.ScreenPointToRay(Input.mousePosition);
 #elif (UNITY_ANDROID || UNITY_IPHONE || UNITY_WP8)
 #endif
 if(Physics.Raycast(ray,out hit)){
 flag = true;
 PontoDeLocomocao = hit.point;
 PontoDeLocomocao.y = yAxis;
 Debug.Log(PontoDeLocomocao);
 }
 }
 if(flag && !Mathf.Approximately(gameObject.transform.position.magnitude, PontoDeLocomocao.magnitude)){
 gameObject.transform.position = Vector3.Lerp(gameObject.transform.position, PontoDeLocomocao, 1/(duration*(Vector3.Distance(gameObject.transform.position, PontoDeLocomocao))));
 }
 else if(flag && Mathf.Approximately(gameObject.transform.position.magnitude, PontoDeLocomocao.magnitude)) {
 flag = false;
 Debug.Log("Eu estou aqui");
 }
 }
 }


Ele funciona em terrenos planos. Move o objeto para onde você clicou ( aconselho por rigidbody no objeto para cair caso fique no ar )


OPÇÃO 2


Tem este outro script também

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class SeguirClique : MonoBehaviour {
 public float speed = 0.1f;
 private Vector3 target;
 void Start () {
 //    rigidbody.freezeRotation = true;
 target = transform.position;
 }
 void FixedUpdate () {
 target.y = transform.position.y;
 if (Input.GetButtonDown ("Fire1")) {
 RaycastHit hit;
 var ray = Camera.main.ScreenPointToRay (Input.mousePosition);
 if (Physics.Raycast (ray, out hit, 1000)) {
 target = hit.point;        
 }
 }  
 if (Vector3.Distance(transform.position, target) > 0.1f) {
 transform.LookAt(target);
 transform.Translate(0,0,speed/100);                
 }
 }
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover Objeto para lugar do click do Mouse

Mensagem por riukuh em Sab Jul 02, 2016 11:39 pm

Poderia fazer um vídeo tutorial? Very Happy

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover Objeto para lugar do click do Mouse

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Jul 03, 2016 7:23 pm

riukuh escreveu:Poderia fazer um vídeo tutorial? Very Happy

Por que, qual seria a dúvida ou o problema?

Até poderia, mas tem muitos tutoriais na frente...
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover Objeto para lugar do click do Mouse

Mensagem por Marc7 em Qua Jul 13, 2016 4:00 am

Bom dia,

como este topico trata de movimento de objeto, resolvi postar aqui minha duvida.
Sou novo no forum e tentei criar novo topico, mas não sabia que só a administração é quem faz isso.

Estou tentando fazer com que um objeto se movimente em um movimento "vai e  volta", entre dois pontos (no caso seria duas posições no eixo X).

Suponhamos que na scene o objeto esteja na posição x -6 e vai se mover até a posiçãox  6, em seguida vai voltar até à posição -6 de novo, e novamente vai até a 6, isso vai se repetindo em vai e volta.

Eu escrevi esse script aqui:

using UnityEngine;
using System.Collections;

public class ScriptMover : MonoBehaviour {

    public float speed;
    public bool direcao;
    public float duracaoDirecao = 2.5f;

    private float tempoNaDirecao;

    void Start () {

    }

    void Update() {

        if (direcao) {
            transform.eulerAngles = new Vector2(0, 180);
        }
        else {
            transform.eulerAngles = new Vector2(0, 0);
        }
        transform.Translate(Vector2.right * speed * Time.deltaTime);
        tempoNaDirecao += Time.deltaTime;

        if (tempoNaDirecao >= duracaoDirecao) {
            tempoNaDirecao = 0;
            direcao = !direcao;
        }
    }
}

nesse script o objeto começa se movendo no sentido positivo e muda para a direção contraria quando dá 2.5 segundos, mas ele inverte seu angulo em Y como se agora estivesse olhando para trás.

eu quero que e o objeto sempre fique virado para frente, mas que mude a direção quando dá 2.5 segundos.

tem alguma forma de fazer esse efeito sem precisar de mexer no eulerAngles do objeto, mas que ele vá e volte?
agradeço ajuda!!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover Objeto para lugar do click do Mouse

Mensagem por Guilherme_cj852 em Qua Jul 13, 2016 6:30 pm

Marc7 escreveu:Bom dia,

como este topico trata de movimento de objeto, resolvi postar aqui minha duvida.
Sou novo no forum e tentei criar novo topico, mas não sabia que só a administração é quem faz isso.

Estou tentando fazer com que um objeto se movimente em um movimento "vai e  volta", entre dois pontos (no caso seria duas posições no eixo X).

Suponhamos que na scene o objeto esteja na posição x -6 e vai se mover até a posiçãox  6, em seguida vai voltar até à posição -6 de novo, e novamente vai até a 6, isso vai se repetindo em vai e volta.

Eu escrevi esse script aqui:

using UnityEngine;
using System.Collections;

public class ScriptMover : MonoBehaviour {

    public float speed;
    public bool direcao;
    public float duracaoDirecao = 2.5f;

    private float tempoNaDirecao;

    void Start () {

    }

    void Update() {

        if (direcao) {
            transform.eulerAngles = new Vector2(0, 180);
        }
        else {
            transform.eulerAngles = new Vector2(0, 0);
        }
        transform.Translate(Vector2.right * speed * Time.deltaTime);
        tempoNaDirecao += Time.deltaTime;

        if (tempoNaDirecao >= duracaoDirecao) {
            tempoNaDirecao = 0;
            direcao = !direcao;
        }
    }
}

nesse script o objeto começa se movendo no sentido positivo e muda para a direção contraria quando dá 2.5 segundos, mas ele inverte seu angulo em Y como se agora estivesse olhando para trás.

eu quero que e o objeto sempre fique virado para frente, mas que mude a direção quando dá 2.5 segundos.

tem alguma forma de fazer esse efeito sem precisar de mexer no eulerAngles do objeto, mas que ele vá e volte?
agradeço ajuda!!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover Objeto para lugar do click do Mouse

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Jul 13, 2016 6:47 pm

Marc7 escreveu:Bom dia,

como este topico trata de movimento de objeto, resolvi postar aqui minha duvida.
Sou novo no forum e tentei criar novo topico, mas não sabia que só a administração é quem faz isso.

Estou tentando fazer com que um objeto se movimente em um movimento "vai e  volta", entre dois pontos (no caso seria duas posições no eixo X).

Suponhamos que na scene o objeto esteja na posição x -6 e vai se mover até a posiçãox  6, em seguida vai voltar até à posição -6 de novo, e novamente vai até a 6, isso vai se repetindo em vai e volta.

Eu escrevi esse script aqui:

using UnityEngine;
using System.Collections;

public class ScriptMover : MonoBehaviour {

    public float speed;
    public bool direcao;
    public float duracaoDirecao = 2.5f;

    private float tempoNaDirecao;

    void Start () {

    }

    void Update() {

        if (direcao) {
            transform.eulerAngles = new Vector2(0, 180);
        }
        else {
            transform.eulerAngles = new Vector2(0, 0);
        }
        transform.Translate(Vector2.right * speed * Time.deltaTime);
        tempoNaDirecao += Time.deltaTime;

        if (tempoNaDirecao >= duracaoDirecao) {
            tempoNaDirecao = 0;
            direcao = !direcao;
        }
    }
}

nesse script o objeto começa se movendo no sentido positivo e muda para a direção contraria quando dá 2.5 segundos, mas ele inverte seu angulo em Y como se agora estivesse olhando para trás.

eu quero que e o objeto sempre fique virado para frente, mas que mude a direção quando dá 2.5 segundos.

tem alguma forma de fazer esse efeito sem precisar de mexer no eulerAngles do objeto, mas que ele vá e volte?
agradeço ajuda!!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover Objeto para lugar do click do Mouse

Mensagem por Marc7 em Qui Jul 14, 2016 3:12 am

Ok Marcos vou seguir isso. valeu!
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