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[TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

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TUTORIAL [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Jan 28, 2016 6:13 pm

Fala pessoal, elaborei este tutorial simples para mostrar como vocês podem criar os próprios veículos de maneira simples e com uma suspensão extremamente realista...

Vídeo: 



Scripts usados:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(Rigidbody))]
public class VeiculoSimples : MonoBehaviour {
 public Transform[] MeshRodas;
 public WheelCollider[] ColisorRodas;
 public float torque = 1000, pesoVeiculo = 1500;
 private float angulo, direcao;
 private Rigidbody corpoRigido;
 void Start () {
 corpoRigido = GetComponent<Rigidbody> ();
 corpoRigido.mass = pesoVeiculo;
 }
 void Update () {
 direcao = Input.GetAxis ("Horizontal");
 if (Input.GetAxis ("Horizontal") > 0.7f || Input.GetAxis ("Horizontal") < -0.7f) {
 angulo = Mathf.Lerp (angulo, direcao, Time.deltaTime * 4);
 } else {
 angulo = Mathf.Lerp (angulo, direcao, Time.deltaTime * 2);
 }
 }
 void FixedUpdate(){
 ColisorRodas [0].steerAngle = angulo * 40;
 ColisorRodas [1].steerAngle = angulo * 40;
 //
 ColisorRodas [2].motorTorque = Input.GetAxis("Vertical")*torque;
 ColisorRodas [3].motorTorque = Input.GetAxis("Vertical")*torque;

 for (int x = 0; x < ColisorRodas.Length; x++) {
 Quaternion quat;
 Vector3 pos;
 ColisorRodas [x].GetWorldPose (out pos, out quat);
 MeshRodas [x].position = pos;
 MeshRodas [x].rotation = quat;
 }
 }
}


Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 8:47 pm, editado 1 vez(es)

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por hellkiller em Qui Jan 28, 2016 7:19 pm

Muito Bom!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por juansa23 em Sex Jan 29, 2016 5:15 am

Vo testar e jaja digo como fico no caminhao kk

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por Matheus sonico em Sex Jan 29, 2016 3:09 pm

como eu faço para desativar e ativar esse scritp atraves de um script js ex

var dirigindo:boolean;

function Update () {

GetComponent(VeiculoSimples).enabled = dirigindo;
}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Jan 29, 2016 11:13 pm

Matheus sonico escreveu:como eu faço para desativar e ativar esse scritp atraves de um script js ex

var dirigindo:boolean;

function Update () {

       GetComponent(VeiculoSimples).enabled = dirigindo;
}

Basta declarar uma variavel do tipo "VeiculoSimples" e usar o enabeld mesmo... Más por que javaScript? A unity já deixou de dar suporte ao JavaScript, C# eh a linguagem que manda

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por Matheus sonico em Sex Jan 29, 2016 11:54 pm

Marcos eu aprendi a usar o unity3D com o GamesIndie por isso programo em js Smile

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por GuiMVP em Sab Jan 30, 2016 5:11 pm

Hello Schultz gatão Razz
Cara no final quando você fala que quer fazer a asset e tals, e fala que para nos modelarmos os carros e tudo la....
Então primeiro jogo da minha vida foi GTA SA, e quando fui ficando mais velho e tals, conheci os mods e comecei eu a mesmo customizar meu GTA ai um gringo la invento um mod chamado IMVEHFT (Existe um tbm chamado STEERING que tem mais algumas outras funções e que você pode achar veiculos adaptados para os dois ao mesmo tempo Very Happy ) que da as funções reais de um carro para os carros do GTA SA, mas não qualquer modelo 3D, você tem que adapitalos e separar tudo, ai pensei os MODS (Carros, Motos, Caminhões, etc) de GTA SA são livres e qualquer um pode usá los, os autores mesmo falam unica coisa que pedem são os creditos, então porque você não usa eles?

Unica coisa que teria que fazer e abrir no blender (ou outro), e converter os modelos para um formato que a Unity aceite...

Bom foi uma dica eu mesmo vou tentar fazer isso aqui (tentar pq eu n sei usar nada la no blender kk, meu nogocio mesmo e Zmodeler Very Happy), bom sé for tentar ou alguem tentar fazer para você mesmo boa sorte na conversão Very Happy

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Jan 30, 2016 7:34 pm

Os modelos que estou procurando precisam ser medium poly, com parte interna, volante movel, cambio de marchas movel, varetas dos piscas moveis, limpadores de parabrisa moveis, pivot e rodas separadas, luzes de frente, ré, freio, piscas, sinaleiras, faroletes, marcadores de velocidade, etc...

Como eu disse no vídeo, é pra ser o asset mais completo da AssetStore, por isso está extremamente difícil achar modelos... Aquele do vídeo que eu mostrei foi o único +/- que eu consegui, más tive que fazer altos ajustes no sketchUp para conseguir usa-lo

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por Mattheus em Dom Jan 31, 2016 5:32 pm

Assets/car/VeiculoSimples.cs(4,14): error CS0101: The namespace `global::' already contains a definition for `VeiculoSimples'

O meu unity ta dando esse erro Sad Sad

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por hellkiller em Dom Jan 31, 2016 7:05 pm

Matheus respeita as regras do forum,regra n2
Quanto ao seu problema provavelmente VC copiou o script, e o nome do seu script n corresponde ao que esta no codigo ,verifique o nome do script na unity, com O dessa linha.

Código:
public class VeiculoSimples : MonoBehaviour {


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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por Mattheus em Seg Fev 01, 2016 9:11 pm

hellkiller escreveu:Matheus respeita as regras do forum,regra n2
Quanto ao seu problema provavelmente VC copiou o script, e o nome do seu script n corresponde ao que esta no codigo ,verifique o nome do script na unity, com  O dessa linha.

Código:
public class VeiculoSimples : MonoBehaviour {


Como Assim "Matheus respeita as regras do forum,regra n2"?
2 - Proibido nick ofensivo, tanto para com o fórum como para outros membros (punição: troca do nome por "MembroXX")

Quanto ao meu problema, os nomes correspondem, eu tinha copiado o Script antes mais depois fis ele pelo tutorial do video e deu o mesmo erro...

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Fev 01, 2016 10:43 pm

Mattheus escreveu:
hellkiller escreveu:Matheus respeita as regras do forum,regra n2
Quanto ao seu problema provavelmente VC copiou o script, e o nome do seu script n corresponde ao que esta no codigo ,verifique o nome do script na unity, com  O dessa linha.

Código:
public class VeiculoSimples : MonoBehaviour {


Como Assim "Matheus respeita as regras do forum,regra n2"?
2 - Proibido nick ofensivo, tanto para com o fórum como para outros membros (punição: troca do nome por "MembroXX")

Quanto ao meu problema, os nomes correspondem, eu tinha copiado o Script antes mais depois fis ele pelo tutorial do video e deu o mesmo erro...

What? tem um botão gigante na página principal mostrando as regras do fórum, e a número 2 não é essa ai não.

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TUTORIAL consegui, mais...

Mensagem por Mattheus em Ter Fev 23, 2016 10:29 am

MarcosSchultz escreveu:
Mattheus escreveu:
hellkiller escreveu:Matheus respeita as regras do forum,regra n2
Quanto ao seu problema provavelmente VC copiou o script, e o nome do seu script n corresponde ao que esta no codigo ,verifique o nome do script na unity, com  O dessa linha.

Código:
public class VeiculoSimples : MonoBehaviour {


Como Assim "Matheus respeita as regras do forum,regra n2"?
2 - Proibido nick ofensivo, tanto para com o fórum como para outros membros (punição: troca do nome por "MembroXX")

Quanto ao meu problema, os nomes correspondem, eu tinha copiado o Script antes mais depois fis ele pelo tutorial do video e deu o mesmo erro...

What? tem um botão gigante na página principal mostrando as regras do fórum, e a número 2 não é essa ai não.






Blz cara mals. Resolvi esse problema. Mais agr deu outro erro. Usei esse script em um carro da asset setore e deu certo. Mais tentei usar em um carro feito no skechup, o problema é q a roda fica toda invertida qnd dou Play mesmo com as roda alinhadas em X,y e z.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por Mattheus em Ter Fev 23, 2016 11:16 am

MarcosSchultz escreveu:
Mattheus escreveu:
hellkiller escreveu:Matheus respeita as regras do forum,regra n2
Quanto ao seu problema provavelmente VC copiou o script, e o nome do seu script n corresponde ao que esta no codigo ,verifique o nome do script na unity, com  O dessa linha.

Código:
public class VeiculoSimples : MonoBehaviour {


Como Assim "Matheus respeita as regras do forum,regra n2"?
2 - Proibido nick ofensivo, tanto para com o fórum como para outros membros (punição: troca do nome por "MembroXX")

Quanto ao meu problema, os nomes correspondem, eu tinha copiado o Script antes mais depois fis ele pelo tutorial do video e deu o mesmo erro...

What? tem um botão gigante na página principal mostrando as regras do fórum, e a número 2 não é essa ai não.

Blz. Já resolvi o problema, mais agr o problema é q as rodas ficam invertidas, mesmo com o X,y e o z alinhados. O carro q estou tentando editar foi feito no skechup.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por Mattheus em Ter Fev 23, 2016 11:29 am

MarcosSchultz escreveu:
Mattheus escreveu:
hellkiller escreveu:Matheus respeita as regras do forum,regra n2
Quanto ao seu problema provavelmente VC copiou o script, e o nome do seu script n corresponde ao que esta no codigo ,verifique o nome do script na unity, com  O dessa linha.

Código:
public class VeiculoSimples : MonoBehaviour {


Como Assim "Matheus respeita as regras do forum,regra n2"?
2 - Proibido nick ofensivo, tanto para com o fórum como para outros membros (punição: troca do nome por "MembroXX")

Quanto ao meu problema, os nomes correspondem, eu tinha copiado o Script antes mais depois fis ele pelo tutorial do video e deu o mesmo erro...

What? tem um botão gigante na página principal mostrando as regras do fórum, e a número 2 não é essa ai não.

Blz. Já resolvi o problema, mais agr o problema é q as rodas ficam invertidas, mesmo com o X,y e o z alinhados. O carro q estou tentando editar foi feito no skechup.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Fev 23, 2016 12:37 pm

Veja o vídeo passo a passo cara, você não está prestando atenção da parte que eu falei sobre o eixo Z

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por Marquess em Seg Abr 11, 2016 12:16 pm

sem dúvida o melhor tutor do seguimento...

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por Schneider666 em Seg Maio 02, 2016 1:44 am

não sei se alguem ai ja havia comentado antes a minha ideia mas.... para fazer a centralização do pivô da roda não seria mais fácil usar uma esfera ou um cilindro ao invés de ter que medir o centro da roda ou não?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Maio 03, 2016 1:45 am

Não por causa de algumas referências como torque, dentre outras coisas.

A Unity já usa raio nas próprias wheelColliders para facilitar as centenas de cálculos que envolvem as rodas.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por Schneider666 em Ter Maio 03, 2016 11:39 pm

ah sim vlw eu vi q é meio dificil sem ser com aquela referencia, tipo vi que não fica muito preciso, não da a medida exata tbm e obrigado por me tirar essa duvida ja consegui fazer la a roda girar certinho quero ver se aprendo agr a fazer um script pra ele ter freio e uma chase cam depois se conseguir eu compartilho ae como eu fiz tipo eu não sei muito bem programar ainda mas eu aprendo aos poucos uma  coisa de cada vez...

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por vitorhpmelo em Dom Maio 15, 2016 4:18 pm

Olá, segui o tutorial e deu um problema que minhas rodas estão orbitando os wheel colliders, não estão seguindo a posição deles, o que poderia ser ?


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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por AndyShow em Dom Maio 15, 2016 4:37 pm

vitorhpmelo escreveu:Olá, segui o tutorial e deu um problema que minhas rodas estão orbitando os wheel colliders, não estão seguindo a posição deles, o que poderia ser ?

Problema nos Eixos, Presta Atenção se os Eixos tão Certos Verde pra Cima Azul pra frente,em tudo nas rodas,no carro,etc.... e se as rodas tem um Pivô bem no Centro, as vezes as rodas tão com Pivô do Lado, pq ela gira sempre em torno do Pivo central, senão tiver certo, cria um gameobject e coloca a roda Dentro, bem no centro do Pivo!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por vitorhpmelo em Dom Maio 15, 2016 4:51 pm

Já resolvi aqui, obrigado!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por karllus250 em Qua Jun 15, 2016 11:36 am

o meu acontece isso como resolver[img][/img]

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Jun 15, 2016 1:55 pm

Cara, preciso saber como você está montando... com certeza tem algo muito errado, provavelmente com as massas do veículo, etc

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por karllus250 em Ter Jun 21, 2016 8:47 pm

MarcosSchultz escreveu:Cara, preciso saber como você está montando... com certeza tem algo muito errado, provavelmente com as massas do veículo, etc
marcos vlw eu olhei denovo o video e ja achei o erro  Very Happy Very Happy Very Happy

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por karllus250 em Sab Jun 25, 2016 9:56 am

como fazer os botoes volante etc para android

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Jun 25, 2016 5:12 pm

karllus250 escreveu:como fazer os botoes volante etc para android

Difícil dizer, por que nem eu fiz ainda para o meu asset, kkkkk

Na verdade, não é difícil, mas não estou conseguindo fazer o Unity Remote funcionar, para poder gravar tutoriais relacionados a android.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por karllus250 em Sex Ago 12, 2016 9:52 pm

COMO COLOCAR UM SISTEMA DE SOM NESSE SCRIPT

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Ago 13, 2016 3:01 pm

Cara, um sistema de som? nesse script? Quase impossível.

Você precisa elaborar um sistema de marchas, do contrário, não tem nem aonde se basear para fazer o som do motor ficar mais rápido ou mais lento.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por karllus250 em Ter Ago 23, 2016 4:03 pm

marcos como coloca som nesse script do carro

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Ago 25, 2016 1:28 am

Com um código de umas 500 linhas, kkkkk

Para colocar som neste sistema, primeiro você precisa fazer um sistema de marchas, pois o som é baseado nisto.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por rafaelxd5 em Sab Set 17, 2016 6:29 pm

Galera criei vários script e também testei o do Marcos , só que simplesmente não consigo fazer saltos (Stunts estilo GTA kkj) com wheel Collider  parece que ele não pega uma velocidade boa, editei valores e mesmo assim não consigo! HELP_ME   I love you I love you

[RESOLVIDO] diminui o "Drag" do carro, agora parece uma bala!!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por simaomenezes em Ter Dez 13, 2016 2:24 pm

Boa tarde, Marcos, muito bom o tutorial, parabéns.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Dez 13, 2016 2:34 pm

vlww Very Happy

E em breve sairá o asset. Está se encaminhando para o final.

Algumas correções aqui e ali devido ao lançamento da Unity 5.5, mas nada demais.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por rafaelllsd em Ter Dez 13, 2016 3:04 pm

MarcosSchultz escreveu:vlww Very Happy

E em breve sairá o asset. Está se encaminhando para o final.

Algumas correções aqui e ali devido ao lançamento da Unity 5.5, mas nada demais.
Conseguiu os modelos dos veiculos?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Dez 13, 2016 3:47 pm

rafaelllsd escreveu:
MarcosSchultz escreveu:vlww Very Happy

E em breve sairá o asset. Está se encaminhando para o final.

Algumas correções aqui e ali devido ao lançamento da Unity 5.5, mas nada demais.
Conseguiu os modelos dos veiculos?

Modelei todos U.U

Tem 9 no total.

Estou montando agora veículo por veículo e ajustando as propriedades de cada um. E também resolvendo uns 15 problemas que apareceram com o update da Unity 5.5

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por rafaelllsd em Ter Dez 13, 2016 4:00 pm

MarcosSchultz escreveu:
rafaelllsd escreveu:
MarcosSchultz escreveu:vlww Very Happy

E em breve sairá o asset. Está se encaminhando para o final.

Algumas correções aqui e ali devido ao lançamento da Unity 5.5, mas nada demais.
Conseguiu os modelos dos veiculos?

Modelei todos U.U

Tem 9 no total.

Estou montando agora veículo por veículo e ajustando as propriedades de cada um. E também resolvendo uns 15 problemas que apareceram com o update da Unity 5.5
Hum, então ele vai ser pago, tem um ideia de quantos vai o preço? Estou a espera do seu asset Smile. Estive tentando modelar alguns carros mais eles sai meio bugado kkkk, até agora só consegui modelar Helicopteros e Aviões (Sem interior).

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Dez 13, 2016 4:41 pm

rafaelllsd escreveu:
MarcosSchultz escreveu:
rafaelllsd escreveu:
MarcosSchultz escreveu:vlww Very Happy

E em breve sairá o asset. Está se encaminhando para o final.

Algumas correções aqui e ali devido ao lançamento da Unity 5.5, mas nada demais.
Conseguiu os modelos dos veiculos?

Modelei todos U.U

Tem 9 no total.

Estou montando agora veículo por veículo e ajustando as propriedades de cada um. E também resolvendo uns 15 problemas que apareceram com o update da Unity 5.5
Hum, então ele vai ser pago, tem um ideia de quantos vai o preço? Estou a espera do seu asset Smile. Estive tentando modelar alguns carros mais eles sai meio bugado kkkk, até agora só consegui modelar Helicopteros e Aviões (Sem interior).

Ainda pretendo que seja gratuito.

Estou pensando em uma arrecadação bem baixa, tipo $100. Se isto for alcançado, o asset sai de graça para todos, ou algo assim. A intenção é que seja gratuito mesmo.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.

Mensagem por Yuri Heinz em Sab Dez 17, 2016 12:08 am

ae pessoal atualizei o script, adicionei nitro e limitador de angulo para o veiculo n capotar, tambem inclui tração traseira e dianteira para escolher.


Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(Rigidbody))]
public class VeiculoSimples : MonoBehaviour {
 public Transform[] MeshRodas;
 public WheelCollider[] ColisorRodas;
 public float torque = 1000, pesoVeiculo = 1500, torqueMotor;
 private float angulo, direcao;
 private Rigidbody corpoRigido;

 [Header("Tração")]
 public bool Traseira;

 public bool Dianteira, Nitro;
 public float PotenciaNitro = 3000;
 public GameObject NitroDirecao;
 [Space(20)]

 public bool Acelerar, Freiar, RE, Planar, inclinar;
 public int InclinacaomaximaX = 40;
 public float EixoX;

 public int Inclinacaomaxima = 40;
 public float EixoZ;
 public bool capotar;


 public static float analogicoH, analogicoV;


 public Vector3 eulerAngleVelocity;
 public Rigidbody rb;

 void Start () {
 corpoRigido = GetComponent<Rigidbody> ();
 corpoRigido.mass = pesoVeiculo;
 rb = GetComponent<Rigidbody>();

 }
 void Update () {
 NitroDirecao.transform.rotation = Quaternion.Euler (0, (Input.GetAxis ("Horizontal") * 40) + transform.eulerAngles.y, 0);

 
 // -----------  Joystic ------------------------------
 if (!ColisorRodas [0].isGrounded & !ColisorRodas [1].isGrounded & !ColisorRodas [2].isGrounded & !ColisorRodas [3].isGrounded & gameObject) {
 Planar = true;
 // eulerAngleVelocity.x = Input.GetAxis ("Vertical") * 40;
 // eulerAngleVelocity.z = -Input.GetAxis ("Horizontal") * 40;

 } else {
 Planar = false;
 }


 EixoZ = transform.eulerAngles.z;
 
 if (EixoZ > Inclinacaomaxima & EixoZ < 180) {
 transform.rotation = Quaternion.Euler (gameObject.transform.rotation.eulerAngles.x, gameObject.transform.rotation.eulerAngles.y, Inclinacaomaxima);

 }
 if (EixoZ < 360 - Inclinacaomaxima & EixoZ > 180) {
 transform.rotation = Quaternion.Euler (gameObject.transform.rotation.eulerAngles.x, gameObject.transform.rotation.eulerAngles.y, 360 - Inclinacaomaxima);

 }
 
 EixoX = transform.eulerAngles.x;

 if (EixoX > InclinacaomaximaX & EixoX < 180) {
 transform.rotation = Quaternion.Euler (InclinacaomaximaX, gameObject.transform.rotation.eulerAngles.y,  gameObject.transform.rotation.eulerAngles.z);

 }
 if (EixoX < 360 - InclinacaomaximaX & EixoX > 180) {
 transform.rotation = Quaternion.Euler (360 - InclinacaomaximaX, gameObject.transform.rotation.eulerAngles.y, gameObject.transform.rotation.eulerAngles.z);

 }


 // eulerAngleVelocity.y = Input.GetAxis ("Horizontal") * 80;


 direcao = Input.GetAxis ("Horizontal");
 if (Input.GetAxis ("Horizontal") > 0.7f || Input.GetAxis ("Horizontal") < -0.7f) {
 angulo = Mathf.Lerp (angulo, direcao, Time.deltaTime * 4);
 } else {
 angulo = Mathf.Lerp (angulo, direcao, Time.deltaTime * 2);
 }

 // NitroDirecao.transform.eulerAngles.y = Input.GetAxis ("Horizontal") * 40;




 if (Input.GetButton (buttonName: "Rum")) {
 Nitro = true;
 } else {
 Nitro = false;

 }


 if (Input.GetButton (buttonName: "Acelerar")) {
 ColisorRodas [0].brakeTorque = (0);
 ColisorRodas [1].brakeTorque = (0);
 ColisorRodas [2].brakeTorque = (0);
 ColisorRodas [3].brakeTorque = (0);

 Acelerar = true;
 } else{
 Acelerar = false;
 }
 if (Input.GetButtonUp (buttonName: "Acelerar")) {
 ColisorRodas [0].motorTorque = 0;
 ColisorRodas [1].motorTorque = 0;
 ColisorRodas [2].motorTorque = 0;
 ColisorRodas [3].motorTorque = 0;

 
 }


 if (Input.GetButton (buttonName: "RE")) {
 ColisorRodas [0].brakeTorque = (0);
 ColisorRodas [1].brakeTorque = (0);
 ColisorRodas [2].brakeTorque = (0);
 ColisorRodas [3].brakeTorque = (0);
 RE = true;
 } else{
 RE = false;
 }

 if (Input.GetButtonUp (buttonName: "RE")) {
 ColisorRodas [0].motorTorque = 0;
 ColisorRodas [1].motorTorque = 0;
 ColisorRodas [2].motorTorque = 0;
 ColisorRodas [3].motorTorque = 0;
 }

 if (Input.GetButton (buttonName: "Freiar")) {
 // ColisorRodas [2].sidewaysFriction.extremumSlip.
 //ColisorRodas [2].mass = (1000);
 Freiar = true;
 } else {
 Freiar = false;

 }
 if (Input.GetButtonUp (buttonName: "Freiar")) {
 ColisorRodas [0].brakeTorque = (0);
 ColisorRodas [1].brakeTorque = (0);
 ColisorRodas [2].brakeTorque = (0);
 ColisorRodas [3].brakeTorque = (0);
 }


 }
 void FixedUpdate(){
 
 Quaternion deltaRotation = Quaternion.Euler (eulerAngleVelocity * Time.deltaTime);
 rb.MoveRotation (rb.rotation * deltaRotation);
 //corpoRigido.AddForce (transform.forward * torque *10);
 //transform.position = Vector3.Lerp(transform.position,new Vector3 (transform.localPosition.x +1 ,transform.localPosition.y,transform.localPosition.z) ,3*Time.deltaTime);
 

 torqueMotor = ColisorRodas [3].motorTorque;

 ColisorRodas [0].steerAngle = angulo * 50;
 ColisorRodas [1].steerAngle = angulo * 50;



 //
 if (Acelerar == true) {
 if (Planar == false) {
 if (Nitro == true) {
 corpoRigido.AddForce (NitroDirecao.transform.forward * PotenciaNitro * 10);

 }
 if (Dianteira == true) {
 ColisorRodas [0].motorTorque = torque;
 ColisorRodas [1].motorTorque = torque;
 }
 if (Traseira == true) {
 ColisorRodas [2].motorTorque = torque;
 ColisorRodas [3].motorTorque = torque;
 }
 }
 }
 if (RE == true) {
 if (Dianteira == true) {
 ColisorRodas [0].motorTorque = -torque;
 ColisorRodas [1].motorTorque = -torque;
 }
 if (Traseira == true) {
 ColisorRodas [2].motorTorque = -torque;
 ColisorRodas [3].motorTorque = -torque;
 }
 }
 
 if (RE == false & Acelerar == false) {
 if (Dianteira == true) {
 ColisorRodas [0].brakeTorque = (torque/4);
 ColisorRodas [1].brakeTorque = (torque/4);
 }

 if (Traseira == true) {
 ColisorRodas [2].brakeTorque = (torque/4);
 ColisorRodas [3].brakeTorque = (torque/4);
 }
 

 
 }
 
 if (Freiar == true) {
 if (Dianteira == true) {
 ColisorRodas [0].brakeTorque = (1000000);
 ColisorRodas [1].brakeTorque = (1000000);
 }
 if (Traseira == true) {
 ColisorRodas [2].brakeTorque = (1000000);
 ColisorRodas [3].brakeTorque = (1000000);
 }
 

 //ColisorRodas [3].sidewaysFriction.extremumSlip = (2);
 
 } else {
 // ColisorRodas [2].sidewaysFriction.extremumSlip = (0.02);
 // ColisorRodas [3].sidewaysFriction.extremumSlip = (0.02);
 // ColisorRodas [2].brakeTorque = (0);
 // ColisorRodas [3].brakeTorque = (0);
 // ColisorRodas [0].brakeTorque = (0);
 // ColisorRodas [1].brakeTorque = (0);
 }
 

 for (int x = 0; x < ColisorRodas.Length; x++) {
 Quaternion quat;
 Vector3 pos;
 ColisorRodas [x].GetWorldPose (out pos, out quat);
 MeshRodas [x].position = pos;
 MeshRodas [x].rotation = quat;
 }
 }
}
observação, precisão adicionar os inputs 

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