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[TUTORIAL] Melhorar a estabilidade dos veículos com Wheel Collider

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TUTORIAL [TUTORIAL] Melhorar a estabilidade dos veículos com Wheel Collider

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Fev 16, 2016 7:40 pm

Fala pessoal, elaborei um sistema simples para melhorar significativamente a estabilidade dos veículos feitos com wheel collider

Vídeo: 


Script utilizado:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class EstabilizarVeiculo : MonoBehaviour {
 public WheelCollider rodaTrazEsq, rodaTrazDir;
 public float forca = 10000, estabilidadeXvel = 800;
 private Rigidbody corpoRigido;
 private bool estaNoChao1, estaNoChao2;
 void Start () {
 corpoRigido = GetComponent<Rigidbody> ();
 corpoRigido.centerOfMass += new Vector3 (0, -0.3f, -0.3f);
 }
 void Update () {
 float forcaEsquerdaTraz = 1;
 float forcaDireitaTraz = 1;
 // CHECAR COLISOES
 WheelHit hit;
 estaNoChao1 = rodaTrazEsq.GetGroundHit (out hit);
 if (estaNoChao1) {
 forcaEsquerdaTraz = (-rodaTrazEsq.transform.InverseTransformPoint (hit.point).y - rodaTrazEsq.radius) / rodaTrazEsq.suspensionDistance;
 }
 estaNoChao2 = rodaTrazDir.GetGroundHit (out hit);
 if (estaNoChao2) {
 forcaDireitaTraz = (-rodaTrazDir.transform.InverseTransformPoint (hit.point).y - rodaTrazDir.radius) / rodaTrazDir.suspensionDistance;
 }
 // APLICAR FORCAS DESCOBERTAS
 float antiRollForce = (forcaEsquerdaTraz-forcaDireitaTraz)*forca;
 if (estaNoChao1) {
 corpoRigido.AddForceAtPosition (rodaTrazEsq.transform.up * -antiRollForce, rodaTrazEsq.transform.position);
 }
 if (estaNoChao2) {
 corpoRigido.AddForceAtPosition (rodaTrazDir.transform.up * -antiRollForce, rodaTrazDir.transform.position);
 }
 }
 void FixedUpdate(){
 if (estaNoChao1 || estaNoChao2) {
 corpoRigido.AddForce (-transform.up * (5000 + estabilidadeXvel * Mathf.Abs ((corpoRigido.velocity.magnitude * 3.6f))));
 }
 corpoRigido.velocity = Vector3.ClampMagnitude (corpoRigido.velocity, 300);
 }
}


Última edição por MarcosSchultz em Qua Jun 08, 2016 12:55 am, editado 1 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Melhorar a estabilidade dos veículos com Wheel Collider

Mensagem por ldmldm em Ter Fev 16, 2016 10:04 pm

Olá, Marcos.... que bom que voltou.... obrigado pelo seu empenho em nos ensinar, estou aprendendo muito com seus vídeos... nossa você caiu do Céu cara... Obrigado mesmo.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Melhorar a estabilidade dos veículos com Wheel Collider

Mensagem por luiz12345 em Qua Jun 22, 2016 8:39 pm

o meu tava com 2 erros como eu n sei tirar uma pergunta eu so vo editar memo '=' ótimo script o problema era q o carro tava sem suspenção ai so foi ver seu vídeo com mais atenção e coloquei tudo certin e n ta dando erro nenhum :D o q taria faltando e um frei melhor mais esta bão :D
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Melhorar a estabilidade dos veículos com Wheel Collider

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Jun 23, 2016 7:55 pm

@luiz12345 escreveu:o meu tava com 2 erros como eu n sei tirar uma pergunta eu so vo editar memo '=' ótimo script o problema era q o carro tava sem suspenção ai so foi ver seu vídeo com mais atenção e coloquei tudo certin e n ta dando erro nenhum :D o q taria faltando e um frei melhor mais esta bão :D

para fazer um freio descente, basta aplicar brakeTorque nas wheelColliders :D
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Melhorar a estabilidade dos veículos com Wheel Collider

Mensagem por deikson em Qua Nov 30, 2016 5:45 pm

ficou muito bom , mas meu carro ficou puxando para a direita :/
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Melhorar a estabilidade dos veículos com Wheel Collider

Mensagem por Weslley em Qui Dez 01, 2016 1:39 am

deve ser algo no seu script
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Melhorar a estabilidade dos veículos com Wheel Collider

Mensagem por Extreme Craft em Qui Dez 01, 2016 2:15 am

@deikson escreveu:ficou muito bom , mas meu carro ficou puxando para a direita :/
o meu tbm esta fazendo isto quando eu percebi a unity e tao boa q ela percebe q  o colisor do carro, e enfia um eixo no centro de massa (se o colisor ta torto o centro de massa também sera torto o carro andara torto) .

 verifica o transform do seu colisor isto pode esta afetando. no meu caso era isto.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Melhorar a estabilidade dos veículos com Wheel Collider

Mensagem por Weslley em Qui Dez 01, 2016 7:14 pm

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Melhorar a estabilidade dos veículos com Wheel Collider

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Dez 03, 2016 1:02 am

@deikson escreveu:ficou muito bom , mas meu carro ficou puxando para a direita :/

Vários fatores ocasionam isto, VÁRIOS mesmo.

A princípio, é um bug já relatado por várias pessoas, aonde você tem que controlar manualmente a distribuição do RPM, por que as rodas da direita tendem a rodar mais rápido -.-

Outros fatores que também podem ocasionar isto são o centro de massa, também como a posição não linear das rodas.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Melhorar a estabilidade dos veículos com Wheel Collider

Mensagem por dfop02 em Seg Dez 05, 2016 8:13 pm

Tem como passar o asset de algum carro para testes?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Melhorar a estabilidade dos veículos com Wheel Collider

Mensagem por Weslley em Seg Dez 05, 2016 8:15 pm

https://www.assetstore.unity3d.com/en/#!/content/69641
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