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Sex Out 05, 2018 12:53 am
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Qui Out 04, 2018 3:11 pm
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[TUTORIAL] Sistema de vida,morte,dano

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TUTORIAL [TUTORIAL] Sistema de vida,morte,dano

Mensagem por Callyde Jr em Dom Abr 01, 2018 11:51 pm

Aqui um tutorial bem simples sobre esse sistema
Script 1 essescript pode servi para o player ou enemy
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine.SceneManagement;

[RequireComponent(typeof(AudioSource))]
public class CharacterStats : MonoBehaviour {
 
 [Range(0, 100)] public float health = 100;//vida total
 
 public  float healthAtual;//vida atual
 public GameObject damageParticle;//particula do sangue
 public Animator anim;//Animator
 public static bool isDead = false;//variavel da morte
 
 public AudioClip danoSong,morteSong;//audios para dno ou morte
 private AudioSource audios;//o AudioSource
 
 void Start () {
 healthAtual = health;
 audios = GetComponent<AudioSource>();
 anim = GetComponent<Animator>();
 }
 void Update () {
 
 health = Mathf.Clamp (health, 0, 100);
 
 }
 public void Damage (int damage) {//Classe para o dano
 if(!isDead)
 {
 healthAtual -= damage;//Aqui tira o dano ao personagem
 Instantiate(damageParticle,transform.position,transform.rotation);//intacia a particula
 anim.SetTrigger("isHit");//Animaçao de dano
 PlaySong(danoSong);//Audio dano
 if (healthAtual <= 0) {//
 isDead = true;
 anim.SetTrigger("isMorte");//Animaçao de morte
 Dead ();
 }
 }
 
 }
 void Dead () {
 
 PlaySong(morteSong);//Audio de morte
 StartCoroutine (Morrer());
 }
 IEnumerator Morrer(){
 
    yield return new WaitForSeconds (2);
 Destroy (gameObject);
 SceneManager.LoadScene ("nome da scene");
 }
 
 public void PlaySong (AudioClip clip) //Classe dos audios
 { 
 audios.clip = clip;
    audios.Play();

   
    }
 
 }
 


Última edição por Callyde Jr em Qua Out 03, 2018 12:06 pm, editado 3 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de vida,morte,dano

Mensagem por niao em Seg Abr 02, 2018 12:46 am

vai ajudar bastante gente

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de vida,morte,dano

Mensagem por Callyde Jr em Qui Abr 05, 2018 12:23 am

Usando Raycast
Código:
RaycastHit pontoDeColisao;
 if (Physics.Raycast (transform.position, transform.forward, out pontoDeColisao)) {
 if (pontoDeColisao.transform.gameObject.tag == "Enemy") {
 pontoDeColisao.transform.gameObject.GetComponent<CharacterStats>().Damage(damage);
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de vida,morte,dano

Mensagem por Callyde Jr em Dom Maio 20, 2018 7:32 pm

Criando uma essa funçao ao comtrario para recuperaçao de vida,
Coloque no script do player
Código:
public void Acremage (int damage) {//Classe para o recuperaçao
 if(!isDead)
 {
 healthAtual += damage;
}
Medicamento     para recuperaçao da vidado  player
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;


public class Medicamento: MonoBehaviour {

 
  public int damage = 2;

 
 void OnTriggerEnter(Collider col){
    if(col.gameObject.tag("Player")){
  col.gameObject.GetComponent<CharacterStats> ().Acremage (damage);
  Destroy (gameObject,5);
  }
}
}
Voce tambem     pode adicionar sons ou particulas de  efeitos e tec...
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de vida,morte,dano

Mensagem por francisco barroso em Seg Out 01, 2018 8:11 pm

@Callyde Jr escreveu:Criando uma essa funçao ao comtrario para recuperaçao de vida,
Coloque no script do player
Código:
public void Acremage (int damage) {//Classe para o recuperaçao
 if(!isDead)
 {
 healthAtual += damage;
}
Medicamento     para recuperaçao da vidado  player
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;


public class Medicamento: MonoBehaviour {

  
   public int damage = 2;

 
 void OnTriggerEnter(Collider col){
     if(col.gameObject.tag("Player")){
  col.gameObject.GetComponent<CharacterStats> ().Acremage (damage);
  Destroy (gameObject,5);
   }
}
}
Voce tambem     pode adicionar sons ou particulas de  efeitos e tec...
Como faz pra quando o personagem morrer o jogo voltar com a vida no maximo denovo tipo como se desse game over o jogo recomeça?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de vida,morte,dano

Mensagem por Callyde Jr em Ter Out 02, 2018 12:00 pm

E simples e assim no start 
Código:
void Start () {
 healthAtual = health;
 audios = GetComponent<AudioSource>();
 
 }
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de vida,morte,dano

Mensagem por francisco barroso em Ter Out 02, 2018 12:20 pm

@Callyde Jr escreveu:E simples e assim no start 
Código:
void Start () {
 healthAtual = health;
 audios = GetComponent<AudioSource>();
 
 }
nao é isso é tipo um load level que o player morre volta volta pra cena do começo
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de vida,morte,dano

Mensagem por dstaroski em Ter Out 02, 2018 2:18 pm

@francisco barroso escreveu:
@Callyde Jr escreveu:E simples e assim no start 
Código:
void Start () {
 healthAtual = health;
 audios = GetComponent<AudioSource>();
 
 }
nao é isso é tipo um load level que o player morre volta volta pra cena do começo
Boa tarde! você saber usar o Scene.LoadLevel()? chamando ele ao morrer, a cena será recarregada e então tudo voltará ao seu estado inicial, inclusive a vida do seu player. Caso não souber, responda abaixo que te ensino como usar.

Abraço!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de vida,morte,dano

Mensagem por francisco barroso em Ter Out 02, 2018 4:28 pm

nao sei usar mano mas vi um video mostrando
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de vida,morte,dano

Mensagem por dstaroski em Ter Out 02, 2018 5:01 pm

@francisco barroso escreveu:nao sei usar mano mas vi um video mostrando
Adicione no topo do script o namespace da Biblioteca Scene Management:

using UnityEngine.SceneManagement;


para facilitar o seu gerenciamento, declare uma variável que irá receber o nome da cena que você quer carregar:

public string nomeDaCena; 


e no inspector você coloca o nome da cena no campo que irá aparecer em branco "Nome da Cena".

Depois na sua lógica (condição) você irá chamar o método que irá carregar a cena:

SceneManager.LoadScene(nomeDacena);


Bem simples cara.

Documentação: https://docs.unity3d.com/ScriptReference/SceneManagement.SceneManager.LoadScene.html

Abraço!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de vida,morte,dano

Mensagem por francisco barroso em Ter Out 02, 2018 8:58 pm

Valeu vou tentar
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Mensagem por francisco barroso em Qua Out 03, 2018 11:27 am

@Callyde Jr escreveu:E simples e assim no start 
Código:
void Start () {
 healthAtual = health;
 audios = GetComponent<AudioSource>();
 
 }
Ta pedindo um animator como faço?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de vida,morte,dano

Mensagem por Callyde Jr em Qua Out 03, 2018 12:09 pm

Coloque para animaçoes de morte e dano o personagem tem que ter o Animator com as animacoes e parametos nele
Código:
void Start () {
 healthAtual = health;
 audios = GetComponent<AudioSource>();
 anim = GetComponent<Animator>();
 }
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de vida,morte,dano

Mensagem por francisco barroso em Qui Out 04, 2018 10:09 pm

@Callyde Jr escreveu:Coloque para animaçoes de morte e dano o personagem tem que ter o Animator com as animacoes e parametos nele
Código:
void Start () {
 healthAtual = health;
 audios = GetComponent<AudioSource>();
 anim = GetComponent<Animator>();
 }
Porque vc apagou o script de vida do player?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de vida,morte,dano

Mensagem por Callyde Jr em Sex Out 05, 2018 8:24 pm

Olha ele la em cima
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de vida,morte,dano

Mensagem por francisco barroso em Sex Out 05, 2018 9:21 pm

@Callyde Jr escreveu:Olha ele la em cima
Depois que cria a animaçao de morte como faz pra ela aparecer na tela depois que personagem morre?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de vida,morte,dano

Mensagem por Callyde Jr em Sab Out 06, 2018 11:46 am

No script eu coloquei para quando o personagem morrer ele faz a animaçao de morte e depois destruo ele e chamo um scene game over 
do game over passa um tempo e vai para menu.
Mais voce pode fazer varias formas.
Ex: reniciar a scene e etc...
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de vida,morte,dano

Mensagem por francisco barroso em Sab Out 06, 2018 3:12 pm

@Callyde Jr escreveu:No script eu coloquei para quando o personagem morrer ele faz a animaçao de morte e depois destruo ele e chamo um scene game over 
do game over passa um tempo e vai para menu.
Mais voce pode fazer varias formas.
Ex: reniciar a scene e etc...
Ata cara eu sou iniciante..como faço a animaçao do perosnagem caindo pego a imagem dele olhando pra frente depois rotaciono ele olhando pro teto? Neutro
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de vida,morte,dano

Mensagem por Callyde Jr em Dom Out 07, 2018 4:23 pm

Deixei um asset de animaçoes Aqui
Para baixar sao para ThirdPersonCharacter
Ja se for FirstPersonCharacter voce tira as animaçoes do script
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de vida,morte,dano

Mensagem por francisco barroso em Dom Out 07, 2018 4:49 pm

@Callyde Jr escreveu:Deixei um asset de animaçoes Aqui
Para baixar sao para ThirdPersonCharacter
Ja se for FirstPersonCharacter voce tira as animaçoes do script
é fisrt person se tirar nao vai funcionar eu quero com animaçao mano
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de vida,morte,dano

Mensagem por Callyde Jr em Dom Out 07, 2018 4:56 pm

O fisrt person eu nao teho animaçoes aqui para ele achoque na asset store eu tinha umas aqui mais era mais para armas atira,recrregar e impunha-la
Com a unity ou usando o blender acho que da para fazer.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de vida,morte,dano

Mensagem por francisco barroso em Qua Out 10, 2018 2:21 pm

@Callyde Jr escreveu:O fisrt person eu nao teho animaçoes aqui para ele achoque na asset store eu tinha umas aqui mais era mais para armas atira,recrregar e impunha-la
Com a unity ou usando o blender acho que da para fazer.
Cara eu coloquei o primeiro script no player e nao funcionou a barra de vida nao aparece quando dou play
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de vida,morte,dano

Mensagem por Callyde Jr em Sex Out 12, 2018 6:12 am

Script de vida sem animaçoes
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine.SceneManagement;


public class CharacterStats : MonoBehaviour {
 
 public float health = 100;//vida total
 public  float healthAtual;//vida atual
 
 public GameObject damageParticle;//particula do sangue
 public static bool isDead = false;//variavel da morte
 public string SceneGameOver;
 public static CharacterStats instance;

 void Start () {
 instance = this;   
 healthAtual = health;
 
 }
 void Update () {
 
 if (healthAtual <= 0) {//
 isDead = true;
 anim.SetTrigger("isMorte");//Animaçao de morte
 Dead ();
 }
 
 }
 public void Damage (int damage) {//Classe para o dano
 if(!isDead)
 {
 healthAtual -= damage;//Aqui tira o dano ao personagem
 Instantiate(damageParticle,transform.position,transform.rotation);//intacia a particula
 
 
 }
 
 }
 void Dead () {
 
 
 StartCoroutine (Morrer());
 }
 IEnumerator Morrer(){
 
    yield return new WaitForSeconds (2);
 Destroy (gameObject);
 SceneManager.LoadScene(SceneGameOver);//chamar scene game over
 }
 
}
 

Script para barra de vida e texto

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

      
public class HUDStatus : MonoBehaviour {
   
   public Slider SliderLife;
   public Text lifeText;
   

   // Use this for initialization
   void Start () {
 
   SliderLife.value = SliderLife.maxValue;
   
   }
   
   // Update is called once per frame
   void Update () {
   AplicarBarras();
   }
   void AplicarBarras(){
   SliderLife.maxValue = CharacterStats.instance.health;
         
   lifeText.text = "HP:"+CharacterStats.instance.healthAtual +"|"+ CharacterStats.instance.health;
    SliderLife.value = CharacterStats.instance.healthAtual;
 
 }
   
   
}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de vida,morte,dano

Mensagem por SoullSec em Sex Out 12, 2018 2:56 pm

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de vida,morte,dano

Mensagem por Callyde Jr em Sex Out 12, 2018 10:42 pm

Código:
public static CharacterStats instance;//coloquei essa funçao no primeiro sript para poder instanciar o script e pode acessar as suas funçoes
instance = this;//

No outro script declaro que o atual e igual ao maximo
SliderLife.value = SliderLife.maxValue;//

SliderLife.maxValue = CharacterStats.instance.health;//Maximo valor e igual a maxima vida
       
lifeText.text = "HP:"+CharacterStats.instance.healthAtual +"|"+ CharacterStats.instance.health;//Vida atual | vida maxima
SliderLife.value = CharacterStats.instance.healthAtual;//Valor atual e igual a vida atual

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