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[TUTORIAL] Sistema de vida,morte,dano

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TUTORIAL [TUTORIAL] Sistema de vida,morte,dano

Mensagem por Callyde Jr em Dom Abr 01, 2018 11:51 pm

Aqui um tutorial bem simples sobre esse sistema
Script 1 essescript pode servi para o player ou enemy
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine.SceneManagement;

[RequireComponent(typeof(AudioSource))]
public class CharacterStats : MonoBehaviour {
 
 [Range(0, 100)] public float health = 100;//vida total
 
 public  float healthAtual;//vida atual
 public GameObject damageParticle;//particula do sangue
 public Animator anim;//Animator
 public static bool isDead = false;//variavel da morte
 
 public AudioClip danoSong,morteSong;//audios para dno ou morte
 private AudioSource audios;//o AudioSource
 
 void Start () {
 
 audios = GetComponent<AudioSource>();
 
 }
 void Update () {
 healthAtual = health;
 health = Mathf.Clamp (health, 0, 100);
 
 }
 public void Damage (int damage) {//Classe para o dano
 if(!isDead)
 {
 healthAtual -= damage;//Aqui tira o dano ao personagem
 Instantiate(damageParticle,transform.position,transform.rotation);//intacia a particula
 anim.SetTrigger("isHit");//Animaçao de dano
 PlaySong(danoSong);//Audio dano
 if (healthAtual <= 0) {//
 isDead = true;
 anim.SetTrigger("isMorte");//Animaçao de morte
 Dead ();
 }
 }
 
 }
 void Dead () {
 
 PlaySong(morteSong);//Audio de morte
 StartCoroutine (Morrer());
 }
 IEnumerator Morrer(){
 
     yield return new WaitForSeconds (2);
 Destroy (gameObject);
 SceneManager.LoadScene ("nome da scene");
 }
 
 public void PlaySong (AudioClip clip) //Classe dos audios
 {  
 audios.clip = clip;
     audios.Play();

    
    }
 
 
 
}

Script 2 esse script pode ser para uma espada,projetil etc...
Obs marcar opçao trigger no collisor
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;

public class ArmadoPlayer : MonoBehaviour {


  
   private int damage = 2;
  
 // Use this for initialization
 void Start () {
 
 
 }
 
 // Update is called once per frame
 void Update () {
    
 }
 void OnTriggerEnter(Collider col){
 if(col.gameObject.tag == "Enemy"){//Se for para o enemy tag como tal e player como player
 col.gameObject.GetComponent<CharacterStats>().Damage(damage);//Essa funçao chama no outro script
 
 
}
}

}
Script 3 esse serve para tirar vida do player ou enemy dentro da area trigger
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;


public class AreadePerigo : MonoBehaviour {

  
   public int damage = 2;

 
 void OnTriggerStay(Collider col){
     if(col.gameObject.tag("Player")){
  col.gameObject.GetComponent<CharacterStats> ().Damage(damage);

   }
}
}


Última edição por Callyde Jr em Seg Abr 02, 2018 2:03 pm, editado 1 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de vida,morte,dano

Mensagem por niao em Seg Abr 02, 2018 12:46 am

vai ajudar bastante gente

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de vida,morte,dano

Mensagem por Callyde Jr em Qui Abr 05, 2018 12:23 am

Usando Raycast
Código:
RaycastHit pontoDeColisao;
 if (Physics.Raycast (transform.position, transform.forward, out pontoDeColisao)) {
 if (pontoDeColisao.transform.gameObject.tag == "Enemy") {
 pontoDeColisao.transform.gameObject.GetComponent<CharacterStats>().Damage(damage);
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de vida,morte,dano

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