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[TUTORIAL] Script pra vida, morte em jogos 2D

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TUTORIAL [TUTORIAL] Script pra vida, morte em jogos 2D

Mensagem por gurgelg752 em Sex Maio 04, 2018 10:38 pm

Galera fiz esse script para jogos 2D, ele faz o inimigo dar dano quando toca o palyer. o dano, o dano por segundo e vida do player são configuraveis no script.

IMPORTANTE: 4 coisas para os script funcionar, 1 : Tanto o player quanto o inimigo devem ter um RigidBody2D e um Collider 2D. 2:Crie um tag chamada "Inimigo" e coloque-a no Inimigo, ou configure outra tag e mude no script. 3: Coloque o no nome do script de textb ou mude ele no "public class textb : MonoBehaviour", so colocar o nome do seu script. 4: e por ultimo o script deve ser colocado
no player, e não no inimigo.


Script 
    |
    |
    V



Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class textb : MonoBehaviour {

   public float vida = 100,tempoMax = 1f,tempoMin,Cronometro; /*Na variavel tempo Max coloque o tempo por segundo
   que seu player vai tomar dano, Na variavel vida coloque a vida do player */
   public bool dano; //variaveis publicas bool.

   

   void Update () {
      if (dano == true) {
         LevarDano ();
      }
      /*essa condição vai fazer o player morrer quando a vida dele for menor que 10*/
      if (vida < 0f) {
         Destroy (gameObject);
      }
   }
   /*Essa void vai dizer se o inimigo entrou na colisão do player*/
   void OnCollisionEnter2D(Collision2D C){
      if (C.gameObject.tag == "Inimigo") {
         dano = true;
      }
   }
   /*Essa void vai dizer se o inimigo saio da colisão do player*/
   void OnCollisionExit2D(Collision2D CE){
      if (CE.gameObject.tag == "Inimigo")
         dano = false;
   }

   void LevarDano(){ /*Essa void vai fazer o player tomar o dano. talvez se alguem tiver duvida eu trago um tutorial explicando como
   ela funciona*/
      Cronometro += Time.deltaTime;
      if (tempoMin < Cronometro) {
         tempoMin += tempoMax;
         vida -= 10;
      }
   }
}



É isso  :D, caso o script teja algum erro me falem, mas não se de seguir todas as minha instruções.
gurgelg752
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Script pra vida, morte em jogos 2D

Mensagem por FelipeSouza11 em Sex Maio 04, 2018 11:50 pm

boa noite,bem legal a iniciativa,parabéns man,,
FelipeSouza11
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Script pra vida, morte em jogos 2D

Mensagem por gurgelg752 em Sab Maio 05, 2018 1:57 am

felipehobs1 escreveu:boa noite,bem legal a iniciativa,parabéns man,,
Opa, boa noite, vlw  :lol!: .
gurgelg752
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Script pra vida, morte em jogos 2D

Mensagem por dstaroski em Sab Maio 05, 2018 6:26 am

@gurgelg752 escreveu:Galera fiz esse script para jogos 2D, ele faz o inimigo dar dano quando toca o palyer. o dano, o dano por segundo e vida do player são configuraveis no script.

IMPORTANTE: 4 coisas para os script funcionar, 1 : Tanto o player quanto o inimigo devem ter um RigidBody2D e um Collider 2D. 2:Crie um tag chamada "Inimigo" e coloque-a no Inimigo, ou configure outra tag e mude no script. 3: Coloque o no nome do script de textb ou mude ele no "public class textb : MonoBehaviour", so colocar o nome do seu script. 4: e por ultimo o script deve ser colocado
no player, e não no inimigo.


Script 
    |
    |
    V



Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class textb : MonoBehaviour {

 public float vida = 100,tempoMax = 1f,tempoMin,Cronometro; /*Na variavel tempo Max coloque o tempo por segundo
 que seu player vai tomar dano, Na variavel vida coloque a vida do player */
 public bool dano; //variaveis publicas bool.

 

 void Update () {
 if (dano == true) {
 LevarDano ();
 }
 /*essa condição vai fazer o player morrer quando a vida dele for menor que 10*/
 if (vida < 0f) {
 Destroy (gameObject);
 }
 }
 /*Essa void vai dizer se o inimigo entrou na colisão do player*/
 void OnCollisionEnter2D(Collision2D C){
 if (C.gameObject.tag == "Inimigo") {
 dano = true;
 }
 }
 /*Essa void vai dizer se o inimigo saio da colisão do player*/
 void OnCollisionExit2D(Collision2D CE){
 if (CE.gameObject.tag == "Inimigo")
 dano = false;
 }

 void LevarDano(){ /*Essa void vai fazer o player tomar o dano. talvez se alguem tiver duvida eu trago um tutorial explicando como
 ela funciona*/
 Cronometro += Time.deltaTime;
 if (tempoMin < Cronometro) {
 tempoMin += tempoMax;
 vida -= 10;
 }
 }
}



É isso  :D, caso o script teja algum erro me falem, mas não se de seguir todas as minha instruções.
Parabéns ai brow!
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