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[TUTORIAL] Serialização - JSON

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TUTORIAL [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por RenanMSV em Seg Ago 22, 2016 6:10 am

Olá, hoje vim falar sobre serialização (JSON), e como ela ajuda e muito em algumas tarefas do dia a dia.
Com ela podemos transformar qualquer coisa: string, int, array, instancias de classes...etc num formato string e depois recuperar esses valores e reconstruir o que era antes.
Ou seja, se serializarmos uma instancia de uma classe será dado uma string que podemos salvar em qualquer lugar, e ao desserializar a string ela voltará a ser uma instancia da mesma classe. Ou seja, podemos salvar tudo, de forma rápida e simples e recuperar quando quisermos!
Fiz um pequeno script que mostra como utilizar. Existem varias opções quando se fala de JSON em .NET, mas a Unity possui um próprio. E no site diz que ele é bem mais rápido que as outras opções... então bora pro script.

Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.IO;

[System.Serializable] // Isto deixa a classe Objeto visivel no inspector
public class Objeto { // Criamos uma classe que irá guardar os dados do objeto para teste.
   public int idObjeto;
   public Vector3 posicaoObjeto;
   public Vector3 rotacaoObjeto;
}


public class Serializacao : MonoBehaviour {

   public Objeto objeto,objeto2; // declaramos 2 variaveis de nossa classe

   void Start(){
      objeto = new Objeto() { // instanciamos a classe Objeto e declaramos seus valores manualmente
         idObjeto = 1,
         posicaoObjeto = new Vector3(93,-19,35.3565f),
         rotacaoObjeto = new Vector3(45,0,0),
      };
      serializar(objeto); // mandamos serializar e guardar os dados em um arquivo
      objeto2 = desserializar (); // mandamos desserializar e recuperar esses dados para uma nova instancia da classe Objeto.
   }
   void serializar(Objeto obj) { // pedimos um objeto
      string str = JsonUtility.ToJson(obj); // serializamos
      Directory.CreateDirectory(Application.dataPath + "/Save/"); // criamos uma pasta
      File.WriteAllText(Application.dataPath + "/Save/SaveGame.sav", str); // criamos o arquivo e escrevemos o texto
      //PlayerPrefs.SetString("SaveGame-Objeto",str); // Salvamento com PlayerPrefs
   }
   Objeto desserializar() {
      string str = File.ReadAllText (Application.dataPath + "/Save/SaveGame.sav"); // recuperamos o texto do arquivo
      //string str = PlayerPrefs.GetString("SaveGame-Objeto"); // Pegando os dados com o PlayerPrefs
      return JsonUtility.FromJson<Objeto>(str); // reconstruimos o objeto e retornamos.
   }
}


Ao serializar a string retornada será mais ou menos assim:

Código:

{"idObjeto":1,"posicaoObjeto":{"x":93.0,"y":-19.0,"z":35.35649871826172},"rotacaoObjeto":{"x":45.0,"y":0.0,"z":0.0},"layerObjeto":1}

https://docs.unity3d.com/Manual/JSONSerialization.html
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por Weslley em Seg Ago 22, 2016 11:36 am

Interessante Very Happy
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por artplayer em Seg Ago 22, 2016 11:48 am

Muito bom !
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por Matheus sonico em Ter Ago 23, 2016 12:54 pm

Legal
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por Callyde Jr em Ter Set 06, 2016 12:59 pm

Fantastico gostaria de mais exemplos
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por dstaroski em Ter Set 06, 2016 1:17 pm

Maravilha de script bem explicado! Uma pergunta RenanMSV, pelo que eu entendi, posso utilizar esse método para "Salvar" o progresso do jogo, certo?

Abraço!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por RenanMSV em Ter Set 06, 2016 1:53 pm

Sim, pode, é eficiente. Na verdade voce pode salvar tudo! Praticamente tudo que quiser.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por dstaroski em Ter Set 06, 2016 2:07 pm

Maravilha brother! Grande Abraço!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por Chilinger em Qui Set 22, 2016 10:38 am

Adorei mano bem simples e direto.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por Deiverson em Seg Dez 05, 2016 3:35 pm

Uma duvida em relação a serialização dos dados, teria como serializar aplicando alguma criptografia embutida? Minha preocupação é utilizar de forma segura para evitar que jogadores mal intencionados abram o arquivo serializado, alterem o conteudo e injetem dados com informações falsas para desbloquear niveis, colocar vida infinita, life infinito, etc.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por RenanMSV em Seg Dez 05, 2016 6:17 pm

Criptografe a string de saida. E descriptografe antes de desserializar.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Serialização - JSON

Mensagem por Extreme Craft em Sex Dez 01, 2017 6:39 pm

ehh, n entendi mt então tenho uma perguntas :/ , como eu colocaria algo pra salvar? so chamar a void serializar, depois colocar q objeto? daria pra salar qualquer variável q existe? onde boto esse script, no objeto que eu quero salvar ou num objeto vazio? 

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