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[TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

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TUTORIAL [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por marcos4503 em Qui Jun 15, 2017 1:08 pm

Bom. Marcos estava em mais uma de suas andanças pela internet, ele procurava conhecer mais da classe System.IO do unity.. Ele queria aprender a manipular arquivos na memoria do dispositivo.. Acidentalmente (ele derrubou o elemento X) ele encontrou um link nos fóruns em inglês da Unity, que ensinava como fazer um Save persistente de jogo, o sisteminha salva os dados do jogo no formato DAT, na memoria do dispositivo, com criptografia, para evitar de usuarios mais leigos editarem o arquivo e adicionar umas moedinhas a mais..


Bom! Achei isso fantastico, e hoje to resolvendo trazer pra vocês esse sisteminha.


Prós
- Possui criptografia
- Funciona em Android, PC, IOs etc..
- Salva tudo num arquivo externo, com a estrutura de um arquivo DAT, mais você pode alterar o formato pra dar aquela enganada, para que ninguem manipule o arquivo, assim possibilitando para que o jogador faça backup do seu progresso!
- É 10000000000X mais prático do que o PlayerPrefs
- Pode salvar variaveis String, Bool, Int, Float, Double etc.. (Isso mesmo, Booleanas!!)

Contras
- Não conheço bem esse sistema (Vi várias pessoas falando bem dele no fórum em ingles da Unity, ele parece ser bem útil, pratico e seguro)
- A criptografia talvez possa ser quebrada por usuarios mais avançados. Talvez algum usuario mais avançado possa usar um programa para editar o arquivo do jogo, mais fiz várias pesquisas por isso e não encontrei nada. Fora que esse tal usuario teria que dedicar muito tempo pra descobrir que se trata de um arquivo DAT.
- O jogador pode perder todo seu progresso em caso de corrupção do arquivo, ou até mesmo em caso do jogo ser encerrado durante o salvamento (se seu jogo é mais complexo, você pode criar um sisteminha de backup e restauração pro arquivo de save.)

Nível do tutorial: Intermediário

Bom. Dito isso tudo, vamos pra diversão..

(Eu empacotei tudo em um asset que você pode baixar e usar para estudar. Só possui 1 script, e uma cena com alguns botões pra você manipular e testar o esqueminha, o script esta totalmente comentado.)


Download:
http://www.mediafire.com/file/bmck7dk601wh4gk/exemploSaveGame.unitypackage

Para importar para seu projeto, é só ir na Aba "Assets" > "Import Package" > "Custom Package" e selecionar o local onde esta o arquivo do asset, que voce acabou de baixar.

Observação rápida: Em caso de PC, o arquivo é salvo na pasta "AppData", no Android, o arquivo é salvo na pasta "Data", no mesmo diretorio da "Obb".


Tem uma dúvida? Comente aqui e eu vou tentar te responder!!


PS: Tentei editar o arquivo de algumas formas, alterando os valores das variaveis e tal. Sempre que editei o arquivo o Unity dava erro. Resumindo, sempre que eu tento editar o arquivo, o arquivo é corrompido.


Última edição por marcos4503 em Qui Jun 15, 2017 10:29 pm, editado 1 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por DuViDoSo em Qui Jun 15, 2017 7:51 pm

Maravilhoso, lindo... Cara eu te amo!! e nois vlw. isso me ajudar pacas.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por marcos4503 em Qui Jun 15, 2017 10:28 pm

Opa!! Achei isso super interessante e útil e resolvi compartilhar com vocês! Sucesso!!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por dipode em Qui Jun 15, 2017 10:44 pm

sabe que criptografia utiliza?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por marcos4503 em Qui Jun 15, 2017 10:56 pm

Então, tipo, não sei se é beeem uma criptografia, eu utlizei este termo, porque eu dei uma pesquisada e o Unity monta o arquivo com uma estrutura do tipo DAT, que é um arquivo usado por programas para salvar dados. Mais é aí que ta.. Cada programa (no caso a Unity) salva o DAT da sua propria forma ou seja, com uma estrutura propria, o que faz o arquivo ter uma certa criptografia. Por isso não sei bem qual é a criptografia do Unity, só sei que é DAT. Posso estar errado, mais isso foi o que eu aprendi pesquisando e tals
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Mensagem por dipode em Qui Jun 15, 2017 11:39 pm

marcos4503 escreveu:Então, tipo, não sei se é beeem uma criptografia, eu utlizei este termo, porque eu dei uma pesquisada e o Unity monta o arquivo com uma estrutura do tipo DAT, que é um arquivo usado por programas para salvar dados. Mais é aí que ta.. Cada programa (no caso a Unity) salva o DAT da sua propria forma ou seja, com uma estrutura propria, o que faz o arquivo ter uma certa criptografia. Por isso não sei bem qual é a criptografia do Unity, só sei que é DAT. Posso estar errado, mais isso foi o que eu aprendi pesquisando e tals
Entendi, e aqui:

Código:
DiretorioDoArquivo = Application.persistentDataPath + "/" + NomeDoArquivo + "." + FormatoDoArquivo;

Porque a linha acima está no update?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por marcos4503 em Qui Jun 15, 2017 11:42 pm

O ideal é que ela vá no Start, mais no meu projeto eu só coloquei ela no update em caso de um de voces mudar algum detalhe como nome ou formato, o diretorio na UI se atualizar! Só isso mesmo!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por dipode em Qui Jun 15, 2017 11:56 pm

marcos4503 escreveu:O ideal é que ela vá no Start, mais no meu projeto eu só coloquei ela no update em caso de um de voces mudar algum detalhe como nome ou formato, o diretorio na UI se atualizar! Só isso mesmo!

De boa, vou dar uma estudada nisso aqui.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por marcos4503 em Sex Jun 16, 2017 12:01 am

Tranquilo! Se tiver mais alguma duvida, é só perguntar, eu acho que não expliquei direito no script.. Sou pessimo para explicar ;-;
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por dipode em Sex Jun 16, 2017 1:05 am

marcos4503 escreveu:Tranquilo! Se tiver mais alguma duvida, é só perguntar, eu acho que não expliquei direito no script.. Sou pessimo para explicar ;-;

Valeu, eu estava utilizando um sistema próprio, já tinha lido sobre isso, e visto esse aqui uns tempo atrás(é o video explicando como faz o script, é a mesma logica do seu, muda nada não, vou deixar aqui para quem quiser ver):

https://unity3d.com/pt/learn/tutorials/topics/scripting/persistence-saving-and-loading-data

mas ainda não estava na hora de criar o sistema de salve geral, ai nem liguei em usar o próprio, só para salvar onde estava sendo necessário, mas daqui uns dias vou ter que criar, vou ver se desse modo vai mais rápido kkkkk
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por marcos4503 em Sex Jun 16, 2017 1:13 am

Belezura!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por dipode em Sex Jun 16, 2017 1:52 am

marcos4503 escreveu:Belezura!

Mudei aqui para esse jeito, bem mais rápido que o meu criar string com variáveis, salvar em linha no arquivo, depois carregar dando um split nas linhas etc kkkkkkk agora vai rapidim, queria saber o que o método "Serialize" faz.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por Gabriel César O em Sex Jun 16, 2017 1:58 am

marcos4503 escreveu:Bom. Marcos estava em mais uma de suas andanças pela internet, ele procurava conhecer mais da classe System.IO do unity.. Ele queria aprender a manipular arquivos na memoria do dispositivo.. Acidentalmente (ele derrubou o elemento X) ele encontrou um link nos fóruns em inglês da Unity, que ensinava como fazer um Save persistente de jogo, o sisteminha salva os dados do jogo no formato DAT, na memoria do dispositivo, com criptografia, para evitar de usuarios mais leigos editarem o arquivo e adicionar umas moedinhas a mais..


Bom! Achei isso fantastico, e hoje to resolvendo trazer pra vocês esse sisteminha.


Prós
- Possui criptografia
- Funciona em Android, PC, IOs etc..
- Salva tudo num arquivo externo, com a estrutura de um arquivo DAT, mais você pode alterar o formato pra dar aquela enganada, para que ninguem manipule o arquivo, assim possibilitando para que o jogador faça backup do seu progresso!
- É 10000000000X mais prático do que o PlayerPrefs
- Pode salvar variaveis String, Bool, Int, Float, Double etc.. (Isso mesmo, Booleanas!!)

Contras
- Não conheço bem esse sistema (Vi várias pessoas falando bem dele no fórum em ingles da Unity, ele parece ser bem útil, pratico e seguro)
- A criptografia talvez possa ser quebrada por usuarios mais avançados. Talvez algum usuario mais avançado possa usar um programa para editar o arquivo do jogo, mais fiz várias pesquisas por isso e não encontrei nada. Fora que esse tal usuario teria que dedicar muito tempo pra descobrir que se trata de um arquivo DAT.
- O jogador pode perder todo seu progresso em caso de corrupção do arquivo, ou até mesmo em caso do jogo ser encerrado durante o salvamento (se seu jogo é mais complexo, você pode criar um sisteminha de backup e restauração pro arquivo de save.)

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Bom. Dito isso tudo, vamos pra diversão..

(Eu empacotei tudo em um asset que você pode baixar e usar para estudar. Só possui 1 script, e uma cena com alguns botões pra você manipular e testar o esqueminha, o script esta totalmente comentado.)


Download:
http://www.mediafire.com/file/bmck7dk601wh4gk/exemploSaveGame.unitypackage

Para importar para seu projeto, é só ir na Aba "Assets" > "Import Package" > "Custom Package" e selecionar o local onde esta o arquivo do asset, que voce acabou de baixar.

Observação rápida: Em caso de PC, o arquivo é salvo na pasta "AppData", no Android, o arquivo é salvo na pasta "Data", no mesmo diretorio da "Obb".


Tem uma dúvida? Comente aqui e eu vou tentar te responder!!


PS: Tentei editar o arquivo de algumas formas, alterando os valores das variaveis e tal. Sempre que editei o arquivo o Unity dava erro. Resumindo, sempre que eu tento editar o arquivo, o arquivo é corrompido.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por marcos4503 em Sex Jun 16, 2017 9:33 am

Bom, pelo que eu aprendi pesquisando e lendo as documentações e tal, é que basicamente o serialization é um comando que o Unity usa pra meio que compactar dados num arquivo que ele possa editar, salvar e ler mais tarde. E por ai vai.. Aqui ta o link se quiser dar uma aprofundada:

https://docs.unity3d.com/Manual/script-Serialization.html
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por Dom3000 em Sex Jun 16, 2017 11:59 am

cara vlw mesmo por compartilhar isso Smile
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por marcos4503 em Sex Jun 16, 2017 12:15 pm

De nada man! Sempre que acho algo daora assim eu tento trazer pra galera aqui!!
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