SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida Very Happy
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
(Dúvida) Photon - Slot de salas criadas.
BUG COM NAVMESH Alguem Sabe Arrumar?
Curso de unity presencial
Preciso de Designer/Artista Para Card Game 2D
Adicionar marcador de Tempo no jogo
ERRO SCRIPT
[TUTORIAL] Spawn de objetos aleatorios em lugares aleatorios
ferr2D vale a pena?
como fazer uma objeto se mover sozinho?
Itemlist
Teste de jogo multiplayer ILHAS
Ilumição
[Dúvida] Como fazer um corpo rígido receber velocidade em direção ao mouse.
(Animator)Voltar a um estado de animação mais nao executar a mesma
Modelagem Uvm
Precisamos de modeladores
Duvida sobre o Unet
Rigidbody2D AddForce - Como adicionar uma força oneshot.
visualizador de ritmo
SCRIPT TIRO - UNITY 3d
duvida
Frameworks/tutoriais para jogo 2D?
[DEVLOG] Projeto - Girl Blade (download Pré-Alpha)
Mesmo material mas objeto mais claro
✖ Projeto HOSPICE Horror Game !! ✖
Machado PBR | 3D Axe with PBR textures.
Em breve Ilhas Multiplayer, sobrevivencia PVP E PVM
Text multiplayer
[TUTORIAL] Avião Script
Colocar Gifs em uma UI Unity 5?
Como faço para a musica continuar tocando quando muda de cena?
MANTER TELA DO CELULAR LIGADA
Tirar Fotos no Unity 5 FPS
[TUTORIAL] Luz Principal,Luz de Freio,Piscas para Carro,Moto,Caminhão,Ônibus,Etc...
como posso colocar tempo em qualquer script?
SCRIPT ISOMETRICO PARA ROTACIONAR O PLAYER COM MOUSE
MEU JOGO DE TERROR EM DESENVOLVIMENTO E BLOGGUER
Alguém pode fazer um rig pra mão do meu personagem?
Verificar quantos objetos tem a seguinte tag na scena
the ŞỮŘVƗVΔŁ ƗŞŁΔŇĐ [Lançamento]
Time
Unity Banco de Dados
Grave no Som da Unity!
ESSE EO MEU JOGO QUE EU ESTOU DESENVOLVENDO (VERSAO ALPHA)
Assesar Script De Outra Script
Camera FPS atravessa paredes
R7 - GOOH (resident evil 7)
Formação de equipa para o Jogo Until the last
Suspensão carro com raycast
como criar um botao dentro do if() (em C# pq quero padronizar tudo na mesma linguagem)
Arquivos de Expanssão OBB
Formação de equipe para jogo estilo Rust/DayZ
[DUVIDA]como girar sprite somente no eixo X em direção do mouse
GRAVIDADE não é compatível com Camera.main.ScreenToViewportPoint ?
[SUPER ATUALIZAÇÃO] - Android - Night Hunter RPG, Faça um teste e avalie! Alpha #5
Recrutamento para jogo de sobrevivencia estilo DayZ/Rust/H1Z1
-[SCRIPT DE POSIÇÕES ]-
[Duvida] Unity5 - Physics2D.Raycast não obedece distância máxima.
[____APOIE O FÓRUM E O CANAL E GANHE RECOMPENSAS____]
como posso fazer sons dos passos do inimigo
Unity - Car engine sound - Primeiro teste
Dúvida sobre particulas
[RESOLVIDO] Executar animação após um X segundos
Como indentificar que estou escrevendo [Unity.UI inputField]
[RESOLVIDO] Blender - Mesh com ossos bugados
[RESOLVIDO] OntriggerEnter Bugado
[RESOLVIDO] Problema com o Reimport e atualização do modelo
Como fazer o raycast ignorar a primeira colisao?
[RESOLVIDO] Animações no script
Transição de Cores Entre Cenas!
Sistema de corrida
Como Detectar toques e destruir objetos no jogo
Terreno procedural com blocos para baixo
alguem poderia me ajudar??
[TUTORIAL] AI Enemy 2.0 + animações ( Jogos de terror )
alguem sabe um sistema/ideia/tutorial de nicknames/indentificaçao para NETWORK local???
Jogo na Play Store e atualmente tem 40 downloads.
Translate.rotate ( 0, 0, Erro )
[Duvida] Time.TimeScale em jogo multiplayer
Aplicativo Reseta o Banco de Dados - Sqlite
7 erros no script conectar
Audio Player C#
Divulgaçao de Battle of Worlds
Duvida sobre Screenshot e share
Sistema de Buscar o Inimigo Mais Perto
[TUTORIAL] Criar um Array ( lista de objetos )
Casa do CJ Remake unity 2017 + Blender
Fazer um objeto brilhar
criação de terreno realista
Navmesh em mapa gerado aleatoriamente existe?
Linkar Objetos FIlhos!
Seguir um raio no raycast a partir do ponto da tela clicado
Destruir Objetos Filhos
Como fazer um jogo Isometrico com Unity ?
[Duvida] Prefab instanciado não esta indo na direção correta
Sistema De dois Players
Formação de uma equipe pequena
Terreno Procedural
quero instanciar um obj vazio como faço?
Hoje à(s) 3:08 am
Hoje à(s) 12:29 am
Hoje à(s) 12:26 am
Ontem à(s) 11:11 pm
Ontem à(s) 10:44 pm
Ontem à(s) 9:57 pm
Ontem à(s) 9:42 pm
Ontem à(s) 9:36 pm
Ontem à(s) 8:17 pm
Ontem à(s) 7:04 pm
Ontem à(s) 5:52 pm
Ontem à(s) 5:33 pm
Ontem à(s) 4:44 pm
Ontem à(s) 3:42 pm
Ontem à(s) 3:39 pm
Ontem à(s) 2:13 pm
Ontem à(s) 1:27 pm
Ontem à(s) 12:16 pm
Ontem à(s) 11:53 am
Ontem à(s) 11:37 am
Ontem à(s) 9:58 am
Ontem à(s) 9:27 am
Ontem à(s) 6:10 am
Ontem à(s) 1:53 am
Seg Out 16, 2017 9:17 pm
Seg Out 16, 2017 8:06 pm
Seg Out 16, 2017 5:27 pm
Seg Out 16, 2017 4:26 pm
Seg Out 16, 2017 3:08 pm
Seg Out 16, 2017 12:52 pm
Seg Out 16, 2017 10:38 am
Seg Out 16, 2017 10:36 am
Seg Out 16, 2017 10:07 am
Seg Out 16, 2017 9:44 am
Seg Out 16, 2017 6:53 am
Seg Out 16, 2017 12:53 am
Dom Out 15, 2017 9:00 pm
Dom Out 15, 2017 8:42 pm
Dom Out 15, 2017 8:35 pm
Dom Out 15, 2017 7:23 pm
Dom Out 15, 2017 7:05 pm
Dom Out 15, 2017 6:36 pm
Dom Out 15, 2017 6:06 pm
Dom Out 15, 2017 5:59 pm
Dom Out 15, 2017 5:41 pm
Dom Out 15, 2017 5:08 pm
Dom Out 15, 2017 4:57 pm
Dom Out 15, 2017 4:11 pm
Dom Out 15, 2017 4:04 pm
Dom Out 15, 2017 3:29 pm
Dom Out 15, 2017 2:44 pm
Dom Out 15, 2017 1:59 pm
Dom Out 15, 2017 1:42 pm
Dom Out 15, 2017 1:37 pm
Dom Out 15, 2017 1:18 pm
Dom Out 15, 2017 12:44 pm
Dom Out 15, 2017 11:25 am
Dom Out 15, 2017 10:03 am
Dom Out 15, 2017 9:19 am
Dom Out 15, 2017 9:19 am
Dom Out 15, 2017 9:09 am
Dom Out 15, 2017 8:23 am
Dom Out 15, 2017 1:39 am
Sab Out 14, 2017 11:57 pm
Sab Out 14, 2017 11:30 pm
Sab Out 14, 2017 7:07 pm
Sab Out 14, 2017 6:01 pm
Sab Out 14, 2017 5:55 pm
Sab Out 14, 2017 4:25 pm
Sab Out 14, 2017 12:50 pm
Sab Out 14, 2017 12:46 pm
Sex Out 13, 2017 11:58 pm
Sex Out 13, 2017 11:05 pm
Sex Out 13, 2017 9:21 pm
Sex Out 13, 2017 8:27 pm
Sex Out 13, 2017 5:45 pm
Sex Out 13, 2017 5:37 pm
Sex Out 13, 2017 3:31 pm
Sex Out 13, 2017 2:59 pm
Sex Out 13, 2017 2:02 pm
Sex Out 13, 2017 11:17 am
Sex Out 13, 2017 9:27 am
Sex Out 13, 2017 2:17 am
Qui Out 12, 2017 11:57 pm
Qui Out 12, 2017 11:26 pm
Qui Out 12, 2017 11:23 pm
Qui Out 12, 2017 8:32 pm
Qui Out 12, 2017 7:23 pm
Qui Out 12, 2017 2:58 pm
Qui Out 12, 2017 12:51 pm
Qui Out 12, 2017 11:58 am
Qui Out 12, 2017 6:49 am
Qua Out 11, 2017 11:37 pm
Qua Out 11, 2017 10:01 pm
Qua Out 11, 2017 3:52 pm
Qua Out 11, 2017 12:45 pm
Qua Out 11, 2017 12:42 pm
Qua Out 11, 2017 8:38 am
Qua Out 11, 2017 12:31 am
rafaelllsd
rafaelllsd
rafaelllsd
fecirineu
fariscolucas
endersoneneilsa
natanael.olimpio
alxgames
glauco
Callyde Jr
Unidade3d5
WesClaudino
EvertonSantos
BRGC
michelly
Phph09
Phph09
ScorpionG4mer
AndyShow
EvertonSantos
diegopds
gabrielgrk
zZAndersonZz
Fagner
MRX
ScorpionG4mer
Unidade3d5
richerd
Matrirxp
Callyde Jr
colosso16
colosso16
Encracker
Joao07
Callyde Jr
EvertonSantos
EvertonSantos
Ghosthy
felipehobs1
MRX
Callyde Jr
Callyde Jr
Duarte
glauco
luis gustavo
Encracker
thales.ulisses
heliab125
marcelinodns
luis gustavo
Duarte
CodeZone
contaska
contaska
dstaroski
thales.ulisses
Weslley
dimmuo
dstaroski
glauco
dstaroski
Phph09
eusouoglaydson
Weslley
Fagner
alxgames
Fagner
Fagner
MRX
Callyde Jr
Callyde Jr
TrevorCrazy
luizmauro123
Madness
glauco
luiz12345
Fagner
Felipe Costa
Phph09
ubroly
PatifeCraft
dstaroski
Dom3000
raulframos
fecirineu
fecirineu
MateusWTP
Phph09
PatifeCraft
luizmauro123
Duarte
Phph09
dimmuo
EvertonSantos
BRGC
Callyde Jr
fecirineu
PatifeCraft
Dom3000

[TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TUTORIAL [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por marcos4503 em Qui Jun 15, 2017 1:08 pm

Bom. Marcos estava em mais uma de suas andanças pela internet, ele procurava conhecer mais da classe System.IO do unity.. Ele queria aprender a manipular arquivos na memoria do dispositivo.. Acidentalmente (ele derrubou o elemento X) ele encontrou um link nos fóruns em inglês da Unity, que ensinava como fazer um Save persistente de jogo, o sisteminha salva os dados do jogo no formato DAT, na memoria do dispositivo, com criptografia, para evitar de usuarios mais leigos editarem o arquivo e adicionar umas moedinhas a mais..


Bom! Achei isso fantastico, e hoje to resolvendo trazer pra vocês esse sisteminha.


Prós
- Possui criptografia
- Funciona em Android, PC, IOs etc..
- Salva tudo num arquivo externo, com a estrutura de um arquivo DAT, mais você pode alterar o formato pra dar aquela enganada, para que ninguem manipule o arquivo, assim possibilitando para que o jogador faça backup do seu progresso!
- É 10000000000X mais prático do que o PlayerPrefs
- Pode salvar variaveis String, Bool, Int, Float, Double etc.. (Isso mesmo, Booleanas!!)

Contras
- Não conheço bem esse sistema (Vi várias pessoas falando bem dele no fórum em ingles da Unity, ele parece ser bem útil, pratico e seguro)
- A criptografia talvez possa ser quebrada por usuarios mais avançados. Talvez algum usuario mais avançado possa usar um programa para editar o arquivo do jogo, mais fiz várias pesquisas por isso e não encontrei nada. Fora que esse tal usuario teria que dedicar muito tempo pra descobrir que se trata de um arquivo DAT.
- O jogador pode perder todo seu progresso em caso de corrupção do arquivo, ou até mesmo em caso do jogo ser encerrado durante o salvamento (se seu jogo é mais complexo, você pode criar um sisteminha de backup e restauração pro arquivo de save.)

Nível do tutorial: Intermediário

Bom. Dito isso tudo, vamos pra diversão..

(Eu empacotei tudo em um asset que você pode baixar e usar para estudar. Só possui 1 script, e uma cena com alguns botões pra você manipular e testar o esqueminha, o script esta totalmente comentado.)


Download:
http://www.mediafire.com/file/bmck7dk601wh4gk/exemploSaveGame.unitypackage

Para importar para seu projeto, é só ir na Aba "Assets" > "Import Package" > "Custom Package" e selecionar o local onde esta o arquivo do asset, que voce acabou de baixar.

Observação rápida: Em caso de PC, o arquivo é salvo na pasta "AppData", no Android, o arquivo é salvo na pasta "Data", no mesmo diretorio da "Obb".


Tem uma dúvida? Comente aqui e eu vou tentar te responder!!


PS: Tentei editar o arquivo de algumas formas, alterando os valores das variaveis e tal. Sempre que editei o arquivo o Unity dava erro. Resumindo, sempre que eu tento editar o arquivo, o arquivo é corrompido.


Última edição por marcos4503 em Qui Jun 15, 2017 10:29 pm, editado 1 vez(es)
avatar
marcos4503
Instrutor

Masculino PONTOS : 2207
REPUTAÇÃO : 455
Idade : 18
Áreas de atuação : Desenvolvimento Android
Básico de Design
Básico Blender
Unity
Programação em C#
Outras linguas.
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.windsoft.pe.hu

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por DuViDoSo em Qui Jun 15, 2017 7:51 pm

Maravilhoso, lindo... Cara eu te amo!! e nois vlw. isso me ajudar pacas.
avatar
DuViDoSo
Modelador

Masculino PONTOS : 1019
REPUTAÇÃO : 142
Idade : 18
Áreas de atuação : Modelagem LowPoly, Cozinha Daqui de Casa.
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.naotenho.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por marcos4503 em Qui Jun 15, 2017 10:28 pm

Opa!! Achei isso super interessante e útil e resolvi compartilhar com vocês! Sucesso!!
avatar
marcos4503
Instrutor

Masculino PONTOS : 2207
REPUTAÇÃO : 455
Idade : 18
Áreas de atuação : Desenvolvimento Android
Básico de Design
Básico Blender
Unity
Programação em C#
Outras linguas.
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.windsoft.pe.hu

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por dipode em Qui Jun 15, 2017 10:44 pm

sabe que criptografia utiliza?
avatar
dipode
ProgramadorMaster

PONTOS : 1014
REPUTAÇÃO : 38
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário https://github.com/perdugames

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por marcos4503 em Qui Jun 15, 2017 10:56 pm

Então, tipo, não sei se é beeem uma criptografia, eu utlizei este termo, porque eu dei uma pesquisada e o Unity monta o arquivo com uma estrutura do tipo DAT, que é um arquivo usado por programas para salvar dados. Mais é aí que ta.. Cada programa (no caso a Unity) salva o DAT da sua propria forma ou seja, com uma estrutura propria, o que faz o arquivo ter uma certa criptografia. Por isso não sei bem qual é a criptografia do Unity, só sei que é DAT. Posso estar errado, mais isso foi o que eu aprendi pesquisando e tals
avatar
marcos4503
Instrutor

Masculino PONTOS : 2207
REPUTAÇÃO : 455
Idade : 18
Áreas de atuação : Desenvolvimento Android
Básico de Design
Básico Blender
Unity
Programação em C#
Outras linguas.
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.windsoft.pe.hu

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por dipode em Qui Jun 15, 2017 11:39 pm

marcos4503 escreveu:Então, tipo, não sei se é beeem uma criptografia, eu utlizei este termo, porque eu dei uma pesquisada e o Unity monta o arquivo com uma estrutura do tipo DAT, que é um arquivo usado por programas para salvar dados. Mais é aí que ta.. Cada programa (no caso a Unity) salva o DAT da sua propria forma ou seja, com uma estrutura propria, o que faz o arquivo ter uma certa criptografia. Por isso não sei bem qual é a criptografia do Unity, só sei que é DAT. Posso estar errado, mais isso foi o que eu aprendi pesquisando e tals
Entendi, e aqui:

Código:
DiretorioDoArquivo = Application.persistentDataPath + "/" + NomeDoArquivo + "." + FormatoDoArquivo;

Porque a linha acima está no update?
avatar
dipode
ProgramadorMaster

PONTOS : 1014
REPUTAÇÃO : 38
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário https://github.com/perdugames

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por marcos4503 em Qui Jun 15, 2017 11:42 pm

O ideal é que ela vá no Start, mais no meu projeto eu só coloquei ela no update em caso de um de voces mudar algum detalhe como nome ou formato, o diretorio na UI se atualizar! Só isso mesmo!
avatar
marcos4503
Instrutor

Masculino PONTOS : 2207
REPUTAÇÃO : 455
Idade : 18
Áreas de atuação : Desenvolvimento Android
Básico de Design
Básico Blender
Unity
Programação em C#
Outras linguas.
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.windsoft.pe.hu

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por dipode em Qui Jun 15, 2017 11:56 pm

marcos4503 escreveu:O ideal é que ela vá no Start, mais no meu projeto eu só coloquei ela no update em caso de um de voces mudar algum detalhe como nome ou formato, o diretorio na UI se atualizar! Só isso mesmo!

De boa, vou dar uma estudada nisso aqui.
avatar
dipode
ProgramadorMaster

PONTOS : 1014
REPUTAÇÃO : 38
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário https://github.com/perdugames

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por marcos4503 em Sex Jun 16, 2017 12:01 am

Tranquilo! Se tiver mais alguma duvida, é só perguntar, eu acho que não expliquei direito no script.. Sou pessimo para explicar ;-;
avatar
marcos4503
Instrutor

Masculino PONTOS : 2207
REPUTAÇÃO : 455
Idade : 18
Áreas de atuação : Desenvolvimento Android
Básico de Design
Básico Blender
Unity
Programação em C#
Outras linguas.
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.windsoft.pe.hu

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por dipode em Sex Jun 16, 2017 1:05 am

marcos4503 escreveu:Tranquilo! Se tiver mais alguma duvida, é só perguntar, eu acho que não expliquei direito no script.. Sou pessimo para explicar ;-;

Valeu, eu estava utilizando um sistema próprio, já tinha lido sobre isso, e visto esse aqui uns tempo atrás(é o video explicando como faz o script, é a mesma logica do seu, muda nada não, vou deixar aqui para quem quiser ver):

https://unity3d.com/pt/learn/tutorials/topics/scripting/persistence-saving-and-loading-data

mas ainda não estava na hora de criar o sistema de salve geral, ai nem liguei em usar o próprio, só para salvar onde estava sendo necessário, mas daqui uns dias vou ter que criar, vou ver se desse modo vai mais rápido kkkkk
avatar
dipode
ProgramadorMaster

PONTOS : 1014
REPUTAÇÃO : 38
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário https://github.com/perdugames

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por marcos4503 em Sex Jun 16, 2017 1:13 am

Belezura!
avatar
marcos4503
Instrutor

Masculino PONTOS : 2207
REPUTAÇÃO : 455
Idade : 18
Áreas de atuação : Desenvolvimento Android
Básico de Design
Básico Blender
Unity
Programação em C#
Outras linguas.
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.windsoft.pe.hu

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por dipode em Sex Jun 16, 2017 1:52 am

marcos4503 escreveu:Belezura!

Mudei aqui para esse jeito, bem mais rápido que o meu criar string com variáveis, salvar em linha no arquivo, depois carregar dando um split nas linhas etc kkkkkkk agora vai rapidim, queria saber o que o método "Serialize" faz.
avatar
dipode
ProgramadorMaster

PONTOS : 1014
REPUTAÇÃO : 38
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário https://github.com/perdugames

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por Gabriel César O em Sex Jun 16, 2017 1:58 am

marcos4503 escreveu:Bom. Marcos estava em mais uma de suas andanças pela internet, ele procurava conhecer mais da classe System.IO do unity.. Ele queria aprender a manipular arquivos na memoria do dispositivo.. Acidentalmente (ele derrubou o elemento X) ele encontrou um link nos fóruns em inglês da Unity, que ensinava como fazer um Save persistente de jogo, o sisteminha salva os dados do jogo no formato DAT, na memoria do dispositivo, com criptografia, para evitar de usuarios mais leigos editarem o arquivo e adicionar umas moedinhas a mais..


Bom! Achei isso fantastico, e hoje to resolvendo trazer pra vocês esse sisteminha.


Prós
- Possui criptografia
- Funciona em Android, PC, IOs etc..
- Salva tudo num arquivo externo, com a estrutura de um arquivo DAT, mais você pode alterar o formato pra dar aquela enganada, para que ninguem manipule o arquivo, assim possibilitando para que o jogador faça backup do seu progresso!
- É 10000000000X mais prático do que o PlayerPrefs
- Pode salvar variaveis String, Bool, Int, Float, Double etc.. (Isso mesmo, Booleanas!!)

Contras
- Não conheço bem esse sistema (Vi várias pessoas falando bem dele no fórum em ingles da Unity, ele parece ser bem útil, pratico e seguro)
- A criptografia talvez possa ser quebrada por usuarios mais avançados. Talvez algum usuario mais avançado possa usar um programa para editar o arquivo do jogo, mais fiz várias pesquisas por isso e não encontrei nada. Fora que esse tal usuario teria que dedicar muito tempo pra descobrir que se trata de um arquivo DAT.
- O jogador pode perder todo seu progresso em caso de corrupção do arquivo, ou até mesmo em caso do jogo ser encerrado durante o salvamento (se seu jogo é mais complexo, você pode criar um sisteminha de backup e restauração pro arquivo de save.)

Nível do tutorial: Intermediário

Bom. Dito isso tudo, vamos pra diversão..

(Eu empacotei tudo em um asset que você pode baixar e usar para estudar. Só possui 1 script, e uma cena com alguns botões pra você manipular e testar o esqueminha, o script esta totalmente comentado.)


Download:
http://www.mediafire.com/file/bmck7dk601wh4gk/exemploSaveGame.unitypackage

Para importar para seu projeto, é só ir na Aba "Assets" > "Import Package" > "Custom Package" e selecionar o local onde esta o arquivo do asset, que voce acabou de baixar.

Observação rápida: Em caso de PC, o arquivo é salvo na pasta "AppData", no Android, o arquivo é salvo na pasta "Data", no mesmo diretorio da "Obb".


Tem uma dúvida? Comente aqui e eu vou tentar te responder!!


PS: Tentei editar o arquivo de algumas formas, alterando os valores das variaveis e tal. Sempre que editei o arquivo o Unity dava erro. Resumindo, sempre que eu tento editar o arquivo, o arquivo é corrompido.
TOP!
avatar
Gabriel César O
Programador

Masculino PONTOS : 1409
REPUTAÇÃO : 210
Idade : 16
Áreas de atuação : (ESTUDANDO SEGUNDO GRAU), (FUÇANDO NO UNITY)){
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por marcos4503 em Sex Jun 16, 2017 9:33 am

Bom, pelo que eu aprendi pesquisando e lendo as documentações e tal, é que basicamente o serialization é um comando que o Unity usa pra meio que compactar dados num arquivo que ele possa editar, salvar e ler mais tarde. E por ai vai.. Aqui ta o link se quiser dar uma aprofundada:

https://docs.unity3d.com/Manual/script-Serialization.html
avatar
marcos4503
Instrutor

Masculino PONTOS : 2207
REPUTAÇÃO : 455
Idade : 18
Áreas de atuação : Desenvolvimento Android
Básico de Design
Básico Blender
Unity
Programação em C#
Outras linguas.
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.windsoft.pe.hu

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por Dom3000 em Sex Jun 16, 2017 11:59 am

cara vlw mesmo por compartilhar isso Smile
avatar
Dom3000
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 1333
REPUTAÇÃO : 110
Idade : 21
Áreas de atuação : Blender, C#, Unity, Escritor, Game Disigner, System Particule, Gimp,Audacity, Texturizador, Makehuma
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Método simples de salvar progresso do jogo em um arquivo separado!

Mensagem por marcos4503 em Sex Jun 16, 2017 12:15 pm

De nada man! Sempre que acho algo daora assim eu tento trazer pra galera aqui!!
avatar
marcos4503
Instrutor

Masculino PONTOS : 2207
REPUTAÇÃO : 455
Idade : 18
Áreas de atuação : Desenvolvimento Android
Básico de Design
Básico Blender
Unity
Programação em C#
Outras linguas.
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.windsoft.pe.hu

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum