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[TUTORIAL] Salvar SCORE de um jogo e substituir caso faça mais.

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TUTORIAL [TUTORIAL] Salvar SCORE de um jogo e substituir caso faça mais.

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Set 23, 2014 12:10 am

@@ edit - tutorial atualizado

Este é um script muito simples, ele guarda o valor da variavel "distanciaAtual" e deixa amostra como record máximo... caso você supere este novo record ele salva este novo record e substitue o valor da variavel pelo novo valor... além de também mostrar os pontos atuais.

Para utilizar, basta criar um script em C# com o nome "pontos" e utilizar este código:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class pontos : MonoBehaviour {
   public TextMesh PontosAtuais, Maximo;
   private int posicInicX, distanciaAtual, maxDistanciaPercorrida;
   void Start () {
      posicInicX = (int) transform.position.x;
      if (PlayerPrefs.HasKey ("maxDistanciaPercorrida")) {
         maxDistanciaPercorrida = PlayerPrefs.GetInt ("maxDistanciaPercorrida");
      }
   }
   void Update () {
      distanciaAtual = -posicInicX + (int) transform.position.x;
      if(distanciaAtual>maxDistanciaPercorrida){
         maxDistanciaPercorrida = distanciaAtual;
         PlayerPrefs.SetInt("maxDistanciaPercorrida",maxDistanciaPercorrida);
      }
      PontosAtuais.text = distanciaAtual.ToString ();
      Maximo.text = maxDistanciaPercorrida.ToString ();
   }
}

Para mostrar o texto, basta criar 2 "3DText" e usar nas variáveis.

Este script guarda a distância percorrida pelo jogador no eixo X


Última edição por MarcosSchultz em Dom Jun 12, 2016 3:52 pm, editado 9 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar SCORE de um jogo e substituir caso faça mais.

Mensagem por iConnect em Ter Set 23, 2014 5:42 pm

Olá,
Obrigado por compartilhar connosco.

Até Mais...

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar SCORE de um jogo e substituir caso faça mais.

Mensagem por Édipo em Sex Jul 24, 2015 10:38 am

uma pergunta, mas se por um acaso eu fechar o aplicativo e abrir ele de novo, a pontuação máxima fica salva la ainda?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar SCORE de um jogo e substituir caso faça mais.

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Jul 24, 2015 10:46 am

sim, por que você está dando um PlayerPrefs no Update... permita-me desmembrar o script para você:

esta é a parte que nos interessa:

Código:

public static var pontos : float;
var MaxDistancia: float;
function Start () {
   MaxDistancia =PlayerPrefs.GetFloat("MaxDistancia");
}
function Update () {
   pontos = transform.position.x;
   if(pontos>MaxDistancia){
      MaxDistancia = pontos; 
      PlayerPrefs.SetFloat("MaxDistancia",MaxDistancia);
   }
}

a void OnGUI é apenas para mostrar as variaveis na tela...

enfim. no Update eu estou dizendo o tempo inteiro que os meus pontos vão receber a distância que eu percorri em X, com este comando:

Código:

pontos = transform.position.x;

então a variavel pontos está sendo atualizada o tempo inteiro, até o ultimo segundo em que você manteve o jogo aberto... Logo após, nós temos este if:

Código:

if(pontos>MaxDistancia){
      MaxDistancia = pontos; 
      PlayerPrefs.SetFloat("MaxDistancia",MaxDistancia);
}

nele eu pergunto se os pontos já ultrapassaram o record estabelecido, e esta checagem acontece a cada frame, ou seja, mais de 30 vezes por segundo.

caso os pontos tenham superado o record, você iguala o record aos pontos atuais com isto:

Código:

MaxDistancia = pontos; 

e lógo após salva a máxima distância que acabou de conseguir:

Código:

PlayerPrefs.SetFloat("MaxDistancia",MaxDistancia);

e lembrando, isto acontece o tempo inteiro, então se você superou seu próprio record, o script irá salvar o novo record o tempo inteiro...

e para completar, no start você resgata o valor salvo da ultima vez:

Código:

function Start () {
   MaxDistancia =PlayerPrefs.GetFloat("MaxDistancia");
}

Então a resposta é sim... os dados são salvados o tempo inteiro no Update e se o jogo é fechado repentinamente más o record foi superado, a pontuação é guardada Very Happy
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar SCORE de um jogo e substituir caso faça mais.

Mensagem por Édipo em Sex Jul 24, 2015 9:03 pm

muito obrigado amigo, vc é o melhor Wink

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar SCORE de um jogo e substituir caso faça mais.

Mensagem por Édipo em Sex Jul 24, 2015 10:12 pm

CARA DESCULPE mais uma duvida, eu tentei aqui de toda forma que pensei que poderia ser mas não deu certo, como eu faria pra colocar tipo uns 10 pontos maximos, sendo que o primeiro seria o de recorde e pra baixo dele fosse os records anteriores (recordes anteriores de pontos mais baixo)e assim que tipo eu fizer um recorde maior do que o recorde atual, ele ir pra primeiro lugar e o recorde anteior for para o segundo lugar e assim por diante.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar SCORE de um jogo e substituir caso faça mais.

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Jul 25, 2015 12:38 pm

Básicamente você terá que fazer um sistema talvez um pouco complexo, envolvendo Array ou list

já lidou com arrays? conforme eu mostro neste vídeo?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar SCORE de um jogo e substituir caso faça mais.

Mensagem por Édipo em Qua Ago 12, 2015 10:27 pm

cara, eu só tenho a agradecer toda a ajuda que vc me deu, até hj, meu jogo esta (quase) pronto
faltando somente alguns detalhes, mas a parte mais difícil ja passou, muito obrigado, muito obrigado messsmo, sem seu forum e sua ajuda nada
tinha dado certo, e se tivesse, tinha demoraaaaaaaado hehehehe
vc é fera, assim que eu lançar o joguinho, eu vou cobrar um valor simbólico, e se vc quiser me mande o numero de sua conta
que prometo depositar 5% de todo o valor que eu arrecadar com ele ^^

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar SCORE de um jogo e substituir caso faça mais.

Mensagem por VSouza em Sex Jun 10, 2016 9:24 pm

Como faz pra apagar o valor? Fui exportar o jogo pra windows porém o valor que eu fiz na unity ficou salvo. hahahah

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar SCORE de um jogo e substituir caso faça mais.

Mensagem por weslleyFx em Sex Jun 10, 2016 9:44 pm

PlayerPrefs.DeleteAll();
PlayerPrefs.DeleteKey("Nome Da Chave");

ou use o CCleaner
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar SCORE de um jogo e substituir caso faça mais.

Mensagem por VSouza em Sab Jun 11, 2016 11:31 am

Tentei dar uma incrementada no código pra salvar o valor do record tbm salvar o valor do ultimo score salvo. porém não deu certo, quero salvar para apresentar na tela de gameover.

Segue código.
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class pontos : MonoBehaviour {

   public int score;
   public TextMesh tes;
   public int best;
   public int melhor;
   public int atual;
   public TextMesh bests;
   public TextMesh atua;

   // Use this for initialization
   void Start () {
      //PlayerPrefs.DeleteAll ();
      melhor = PlayerPrefs.GetInt ("melhor");
      atual = PlayerPrefs.GetInt ("atual");

   }

   // Update is called once per frame
   void Update () {
      
      bests.text = melhor.ToString();
      atua.text = atual.ToString();
      tes.text = score.ToString ();
      best = score;
      atual = score;
      PlayerPrefs.SetInt ("atual", atual);

      if (best>melhor){
         melhor = best;
         PlayerPrefs.SetInt ("melhor", melhor);
      }


   }

   public void addpoints(int points) {

      score += points;
   }


}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar SCORE de um jogo e substituir caso faça mais.

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Jun 12, 2016 3:53 pm

Atualizei o script para esta nova versão:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class pontos : MonoBehaviour {
   public TextMesh PontosAtuais, Maximo;
   private int posicInicX, distanciaAtual, maxDistanciaPercorrida;
   void Start () {
      posicInicX = (int) transform.position.x;
      if (PlayerPrefs.HasKey ("maxDistanciaPercorrida")) {
         maxDistanciaPercorrida = PlayerPrefs.GetInt ("maxDistanciaPercorrida");
      }
   }
   void Update () {
      distanciaAtual = -posicInicX + (int) transform.position.x;
      if(distanciaAtual>maxDistanciaPercorrida){
         maxDistanciaPercorrida = distanciaAtual;
         PlayerPrefs.SetInt("maxDistanciaPercorrida",maxDistanciaPercorrida);
      }
      PontosAtuais.text = distanciaAtual.ToString ();
      Maximo.text = maxDistanciaPercorrida.ToString ();
   }
}

Mas para fazer isto que você quer, você vai precisa de um objeto que transite entre cenas, para guardar o record anterior...
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