SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Procuro freelancer
Novo Teaser do jogo Dark Age
Unity Admob Erro
Mais Um jogo!
DEATH ISLAND 0.2.5 SURVIVAL GAME 4 ANOS EM DESENVOLVIMENTO
Player travando na colisão com o chão Unity 2D
Sombras estão quadradas na build
nao consigo fazer o player sentar no sofa alguem me ajuda
Unity - Ao mudar de scene, todas as Lights são deletadas
210 Linhas de código para inimigo é muito grande?
modelar avatar e skins para um jogo web
Collider (mesh?)
ShapeKeys do Blender para a Unity altera áreas próximas
COMO EVITAR QUE UM OBJETO (PLAYER,ITEM ETC...) ATRAVESSE UMA PAREDE.
Ajuda em Script de Verificação de Ação e Reação
unity Failed to load PlayerSettings (internal index #0). Most likely data f
PRECISO FAZER QUE MEU GAME FIQUE ONLINE
Materiais do Blander não aparecem no MeshRendere do Objeto na Unity
Repetiçoes de Textura no Terreno
SERVER IS DOWN - UNITY+MSQL
Procuro programadores - Novo jogo
Problema com o MS VEHICLES
Preciso de ajuda com a Unity
Problema com vídeo em 360° na Unity
Problemas no MS Vehicles
unity- eventos na Animação com Armature/Bones vinda do blender não funciona
ajuda exibir resultados simulados em uma liga Game Unity
Unity - ParticleSystem não é redirecionado no rawimage no canvas
Como resolver o problema de "face orientation" no Blender.
[DÚVIDA] Tive um problema com meu Canvas
erro na Directional Light
Problemas com o Directional Light da Unity 3D
Novo jogo da franquia Sphere game em desenvolvimento
malha da roda não girando com wheel collider unity
Problemas com ambiguidade
Touch mobile
INVALID TOKEN
Como acessar o "HD Render Pipeline" do HDRP por script?
CHAT GPT PRA JOGO DE TIRO? comentem
Tutorial script inimigo segue e foge do player
Ainda vale a pena lançar Asset na Asset Store?
Ajuda com tabela de historico de pontuaçao.
[TUTORIAL] Entrar no carro estilo GTA
Como derrapar um Whell Collider
Como altertar o valor do "Asymptote Value" do Whell Collider via Script
Preciso de ajuda para substituir valor de variavel em outro script
Ajuda com Top Down Shooter utilizando Photon
Duvida com Netcode
[RESOLVIDO] Unity - Movendo a Câmera na Horizontal/Vertical com Touch
Alguém me ajuda com os anúncios pfv
Segundo Trailer do jogo Dark Age, Feliz Natal a todos!
Unity - ScrollRect, Viewport, Content - O Conteúdo ñ inicia no topo
Coleta de itens
Unity - Cadastro do email do jogador
[GRATIS] PACK DE MODELOS 3D PARA JOGO DE TERROR
Onde Conseguir músicas para meu Jogo?
error CS0246 em Script
Alguem teve ja esse problema?
[Projeto em Andamento] Draug, um jogo de hordas
DISPONIVEL PARA FAZER MODELOS 3D
Unity-Loja.Como os Jogadores terão acesso aos ítens comprados na PlayStore?
Bugando depois do Build.
Primeiro Trailer do jogo Dark Age
Problema com sombra
Mesh e Material do objeto trocando para uma instancia no inicio do jogo
[RESOLVIDO] Unity - RawImages_Layer_Camera
INVESTIMENTO EM JOGOS E BANCO DE TALENTO
Teaser do meu novo projeto pessoal, Dark Age
Preciso de ajuda com mudança para mobile androide.
[RESOLVIDO] Posição final do objeto em jogo 2D
Input.GetAxis() obedercer a orientação de um objeto.
Interação com elementos UI
Meu primeiro jogo na steam
Minimap/Radar/GPS Estilo GTA V
[RESOLVIDO] Erro no console depois que formatei o pc
PACK GRÁTIS de Músicas ELETRÔNICAS para ajudar vocês em seus Jogos Indies!
[TUTORIAL] Entenda como funciona: ENUM, SWITCH, BREAK, CASE no C#
O Labirinto II - Baixe o Jogo
Qual e o codigo de Botões na unity para saber seus estados?
Como carregar itens pequenos dentro do carro sem que atravesse os colliders
[Duvida] Script pegar itens
Travamento ao trocar de cena
Colisão zoada e movimentação
Salvar objetos que foram destruidos entre cenas na unity
Quero começa a desenvolver um jogo de luta porem eu queria aprender a faze
Pegar qual objeto colidiu com o Linecast.
movimentação e camera?
[RESOLVIDO] Unity - SceneManager.LoadScene abre scene com objeto "vazio"
[RESOLVIDO] ajuda sobre skybox
MEU SIMULADOR DE CARRO
[_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY
[RESOLVIDO] Ausencia da funçao NavMesh na Unity 2022.2.12
[_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY - 2
Roll Up Um jogo de aventura e desáfios
Terminologia da Unity em outras engines
Como criar a iluminação do Sol no Sistema Solar?
Conexão de lobby pelo OnConnectedToMaster
Problema na exportção de projeto unity
[RESOLVIDO] Unity - Áudios estão emitindo som só Depois do Botão ser solto
Qui Abr 25, 2024 3:34 pm
Seg Abr 22, 2024 5:15 pm
Seg Abr 15, 2024 12:23 pm
Sáb Abr 13, 2024 11:37 am
Qua Abr 10, 2024 1:33 am
Ter Abr 09, 2024 10:28 am
Seg Abr 08, 2024 9:27 pm
Seg Abr 08, 2024 8:01 am
Sáb Abr 06, 2024 8:05 pm
Qui Abr 04, 2024 11:34 pm
Qui Abr 04, 2024 11:13 pm
Qui Abr 04, 2024 11:10 pm
Sex Mar 22, 2024 2:41 pm
Dom Mar 10, 2024 2:30 pm
Sex Mar 01, 2024 1:27 pm
Qui Fev 22, 2024 9:57 pm
Ter Fev 20, 2024 9:28 am
Ter Fev 20, 2024 12:15 am
Seg Fev 19, 2024 1:06 pm
Seg Fev 12, 2024 1:56 pm
Seg Fev 12, 2024 1:17 pm
Dom Fev 11, 2024 8:55 pm
Dom Fev 11, 2024 11:16 am
Seg Fev 05, 2024 4:18 pm
Dom Fev 04, 2024 9:39 pm
Qua Jan 31, 2024 11:59 pm
Ter Jan 30, 2024 7:37 pm
Ter Jan 23, 2024 6:33 pm
Dom Jan 21, 2024 6:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 7:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:58 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:39 pm
Sex Jan 19, 2024 8:40 am
Dom Jan 14, 2024 5:30 pm
Qua Jan 10, 2024 10:29 pm
Qua Jan 10, 2024 8:55 pm
Qua Jan 10, 2024 7:14 pm
Ter Jan 09, 2024 3:55 pm
Ter Jan 09, 2024 8:04 am
Sáb Jan 06, 2024 8:02 pm
Sex Jan 05, 2024 7:01 am
Sex Jan 05, 2024 12:12 am
Qui Jan 04, 2024 6:55 pm
Qui Jan 04, 2024 12:52 pm
Qui Jan 04, 2024 4:34 am
Ter Jan 02, 2024 11:48 pm
Dom Dez 31, 2023 7:25 pm
Qua Dez 27, 2023 5:44 pm
Qua Dez 27, 2023 3:08 pm
Sáb Dez 23, 2023 7:27 pm
Sáb Dez 23, 2023 5:06 pm
Qui Dez 21, 2023 8:10 pm
Seg Dez 18, 2023 2:04 pm
Sex Dez 15, 2023 5:11 pm
Qui Dez 14, 2023 9:13 pm
Qui Dez 14, 2023 2:47 pm
Qui Dez 14, 2023 1:48 pm
Qua Dez 13, 2023 8:58 pm
Ter Dez 12, 2023 2:32 pm
Seg Dez 11, 2023 1:53 pm
Qua Dez 06, 2023 8:13 pm
Sáb Dez 02, 2023 8:06 pm
Qui Nov 30, 2023 7:49 am
Seg Nov 27, 2023 1:35 am
Qua Nov 22, 2023 7:37 am
Qui Nov 09, 2023 1:22 pm
Seg Nov 06, 2023 11:59 am
Ter Out 31, 2023 9:53 am
Dom Out 29, 2023 8:05 pm
Dom Out 29, 2023 3:03 am
Sex Out 27, 2023 3:43 pm
Sex Out 27, 2023 3:28 pm
Qua Out 25, 2023 1:20 pm
Seg Out 23, 2023 10:34 am
Dom Out 22, 2023 6:55 pm
Qui Out 19, 2023 11:57 pm
Qui Out 19, 2023 6:39 pm
Ter Out 17, 2023 6:37 pm
Ter Out 17, 2023 6:18 pm
Seg Out 16, 2023 1:59 pm
Sáb Out 14, 2023 12:15 pm
Qua Out 11, 2023 6:07 pm
Seg Out 09, 2023 4:19 pm
Qua Out 04, 2023 12:12 pm
Qua Out 04, 2023 12:11 pm
Ter Out 03, 2023 9:18 pm
Ter Out 03, 2023 9:08 pm
Ter Out 03, 2023 6:05 pm
Ter Set 26, 2023 12:45 pm
Seg Set 25, 2023 9:02 pm
Seg Set 25, 2023 9:47 am
Sáb Set 23, 2023 2:10 pm
Sex Set 22, 2023 9:01 pm
Qui Set 21, 2023 11:04 am
Qua Set 20, 2023 4:40 pm
Qua Set 20, 2023 9:15 am
Dom Set 17, 2023 12:17 pm
Sex Set 15, 2023 7:24 pm
Sex Set 15, 2023 5:41 pm



































































































[TUTORIAL] Salvando e carregando dados com serialização (Parte 2)

2 participantes

Ir para baixo

TUTORIAL [TUTORIAL] Salvando e carregando dados com serialização (Parte 2)

Mensagem por MayLeone Sex Out 08, 2021 3:21 pm

Introdução:

Bem vindos de volta! Neste tópico nós vamos entender um outro conceito importante para nossa estruturação de save/load com serialização que é a ferramenta: PlayerPrefs.

O que é PlayerPrefs?

O PlayerPrefs é uma ferramenta bem antiga da Unity, que permite que você salve valores de variáveis de forma rápida, sem complicação nenhuma.
Como o próprio nome sugere, essa tool é responsável por armazenar preferências do usuário, ou seja, valores esporádicos e simples, como por exemplo, aspect ratio que o jogador prefira, preferência de idioma, e coisas assim mais simples, que não precisem de uma estrutura mais complexa para serem consumidos.
Nativamente, podemos armazenar três tipos de valores com PlayerPrefs: strings, floats e ints.



Armazenando valores com PlayerPrefs:

Para armazenar um valor é bem simples, basta declarar a variável desejada, e através do PlayerPrefs, setá-la para que possa ser usada posteriormente.
O PlayerPrefs trabalha com armazenamento em chave, onde você passa uma string para servir como chave daquele valor.

Vamos supor que desejamos salvar um simples texto no PlayerPrefs, pra isso, vamos criar uma variável do tipo string em nosso script, e criar uma chave com o nome "simpleTextKey":

Código:
using UnityEngine;

public class Example : MonoBehaviuor{
public string myText = "Texto de exemplo";
public const string playerPrefKey = "simpleTextKey";
}

Para armazenar o valor da variável "myText" no PlayerPrefs, basta utilizar o método "SetString", passando a chave do valor, e a variável desejada, e depois chamar o método "Save", assim:

Código:
using UnityEngine;

public class Example : MonoBehaviuor{
public string myText = "Texto de exemplo";
public const string playerPrefKey = "simpleTextKey";

private void Start(){
PlayerPrefs.SetString(playerPrefKey, myText);
PlayerPrefs.Save();
}
}

Para resgatar um valor armazenado no PlayerPrefs, você só precisa chamar o método "GetString" e passar a chave do valor que deseja carregar.
O valor retornado do GetString, é exatamente o valor que estava salvo, por isso, é interessante armazenar esse retorno numa variável que você deseja utilizar na sua classe que contenha esse dado, no nosso caso, a própria variável "myText" vai resgatar seu valor anteriormente salvo.

É uma boa prática também fazer uma validação antes, para testar se aquela chave já existe no PlayerPrefs para não receber um erro de referência nula:

Código:
private void OnEnable(){
if(!string.IsNullOrEmpty(PlayerPrefs.GetString(playerPrefKey)))
myText = PlayerPrefs.GetString(playerPrefKey);
}

*Esse trecho de código está inserido no script "Example", já mostrado nesse tópico.

Desvantagem:

Parece tudo muito simples e rápido carregar e salvar dados com o PlayerPrefs, não? É intensão ser simples, porque ele justamente permite armazenar dados simples, mas a grande desvantagem da utilização desse recurso para salvar e carregar dados, é exatamente a questão de que não é possível realizar essas ações para estruturas mais complexas, pois ele só aceita três tipos de valores, como já citado anteriormente.

Então se por exemplo quiséssemos guardar a struct que criamos no tutorial anterior "PlayerData", não poderíamos, pois aqui teríamos uma struct, e não um dado simples. 

Serialização + PlayerPrefs

Frente a isso, uma solução bem interessante para esse tipo de situação seria unir a simplicidade do PlayerPrefs com a versatilidade da serialização.

Lembre-se que o processo de serialização é você simplesmente converter uma estrutura de dado mais complexa para uma única string, então o que podemos fazer é serializar uma estrutura ou classe, e armazenar essa string no PlayerPrefs (já que ele aceita strings, como vimos no exemplo acima).
Dessa forma, vamos fazer com que o PlayerPrefs nos sirva como um "container" de informações, que seriam nossos dados serializados, convertidos para string.

Para serializar um objeto na Unity, utilizamos o método "ToJson" da classe "JsonUtility":

Código:
using UnityEngine;

public class Example2 : MonoBehaviour{
private PlayerData _playerData; // variável que vai conter os dados persistentes

private const string playerDataKey = "Player_Data_Key"; // chave do playerprefs

private void Start(){
string saveData = JsonUtility.ToJson(_playerData);

PlayerPrefs.SetString(playerDataKey, saveData);
PlayerPrefs.Save();
}
}


Observe no script acima que criamos uma variável do tipo da nossa struct para que ela armazene os valores carregados posteriormente, e também para que possamos passar essa estrutura para o processo de serialização.
Também criamos uma chave para o PlayerPrefs.

Depois definimos dentro do Start uma variável do tipo string, para armazenar a nossa estrutura serializada (convertida para string).
Serializamos nosssa struct "_playerData", utilizando o método "ToJson" do JsonUtility.
Após isso, teremos nossa estrutura convertida para string, então podemos armazenar essa string no PlayerPrefs, utilizando a chave que definimos.

Assim, estamos salvando todas aquelas informações do jogador, como: nome, vida, pontos, moedas, e tudo mais o que tínhamos na struct do tutorial anterior.

Uma observação importante a se fazer é que: uma classe ou estrutura só pode ser serializada se possuir o atributo "Serializable" definido em seu escopo, assim:

Código:
[System.Serializable]
public struct PlayerData{...}

*Estrutura retirada do tópico anterior.

Desserialização + PlayerPrefs:

Já o processo de carregar esses valores, é através da desserialização.

Para desserializar uma estrutura no Unity, basta utilizar o método "FromJson" e definir o tipo da estrutura para o qual aquele objeto serializado deverá ser convertido novamente, assim:

Código:
private void OnEnable(){
if(!string.IsNullOrEmpty(PlayerPrefs.GetString(playerDataKey))){
string loadedData = PlayerPrefs.GetString(playerDataKey);
_playerData = JsonUtility.FromJson<PlayerData>(loadedData);
}
}


Neste código, estamos validando se a chave existe no PlayerPrefs para evitar erros de referência nula.
Depois, estamos pegando o valor vindo do PlayerPrefs através da chave fornecida, e armazenando esse valor numa string.
Por fim, realizamos o processo de desserialização deste objeto, armazenando o valor retornado na variável de referência da nossa struct. Para isso, utilizamos o método "FromJson", especificamos o tipo de estrutura que deve ser desserializado esse objeto, e passamos o objeto serializado pra ele (a string retornada do PlayerPrefs).

Pronto, com este processo, temos um carregamento e save de estrutura e classes, de uma forma rápida e simples.

Importante:

Mas não é ó isso! Ainda falta uma parte deste tutorial, onde irei mostrar como criar uma arquitetura robusta, simples e segura em seu código, para que você carregue e salve objetos do seu jogo, sem precisar chamar esses comandos diversas vezes!
Por isso, é muito importante acompanhar a última parte deste tutorial aqui, pois lá eu mostro diversos conceitos avançados do C# e como manter seu código reutilizável e seguro. Nos Vemos lá!  Simpático
MayLeone
MayLeone
Instrutor

Feminino PONTOS : 3602
REPUTAÇÃO : 598
Áreas de atuação : Unity & C#
Respeito as regras : [TUTORIAL] Salvando e carregando dados com serialização (Parte 2) Aad8pUi

http://compilemosfacil.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvando e carregando dados com serialização (Parte 2)

Mensagem por Fagner Sáb Out 09, 2021 2:00 pm

Muito bom May, só complementando, os Get's do Playerprefs permitem definir um valor padrão caso ainda não exista um valor armazenado, caso você queira pegar um dado armazenado com a chave "coins" mas não queira começar com 0, basta colocar:
int coins = Playerprefs.GetInt("coins", 10);
caso exista o "coins", ele retorna o valor salvo, se for a primeira vez carregando, ele retorna 10.
Fagner
Fagner
Moderador

Masculino PONTOS : 4234
REPUTAÇÃO : 665
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras : [TUTORIAL] Salvando e carregando dados com serialização (Parte 2) Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos