SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Procuro freelancer
Novo Teaser do jogo Dark Age
Unity Admob Erro
Mais Um jogo!
DEATH ISLAND 0.2.5 SURVIVAL GAME 4 ANOS EM DESENVOLVIMENTO
Player travando na colisão com o chão Unity 2D
Sombras estão quadradas na build
nao consigo fazer o player sentar no sofa alguem me ajuda
Unity - Ao mudar de scene, todas as Lights são deletadas
210 Linhas de código para inimigo é muito grande?
modelar avatar e skins para um jogo web
Collider (mesh?)
ShapeKeys do Blender para a Unity altera áreas próximas
COMO EVITAR QUE UM OBJETO (PLAYER,ITEM ETC...) ATRAVESSE UMA PAREDE.
Ajuda em Script de Verificação de Ação e Reação
unity Failed to load PlayerSettings (internal index #0). Most likely data f
PRECISO FAZER QUE MEU GAME FIQUE ONLINE
Materiais do Blander não aparecem no MeshRendere do Objeto na Unity
Repetiçoes de Textura no Terreno
SERVER IS DOWN - UNITY+MSQL
Procuro programadores - Novo jogo
Problema com o MS VEHICLES
Preciso de ajuda com a Unity
Problema com vídeo em 360° na Unity
Problemas no MS Vehicles
unity- eventos na Animação com Armature/Bones vinda do blender não funciona
ajuda exibir resultados simulados em uma liga Game Unity
Unity - ParticleSystem não é redirecionado no rawimage no canvas
Como resolver o problema de "face orientation" no Blender.
[DÚVIDA] Tive um problema com meu Canvas
erro na Directional Light
Problemas com o Directional Light da Unity 3D
Novo jogo da franquia Sphere game em desenvolvimento
malha da roda não girando com wheel collider unity
Problemas com ambiguidade
Touch mobile
INVALID TOKEN
Como acessar o "HD Render Pipeline" do HDRP por script?
CHAT GPT PRA JOGO DE TIRO? comentem
Tutorial script inimigo segue e foge do player
Ainda vale a pena lançar Asset na Asset Store?
Ajuda com tabela de historico de pontuaçao.
[TUTORIAL] Entrar no carro estilo GTA
Como derrapar um Whell Collider
Como altertar o valor do "Asymptote Value" do Whell Collider via Script
Preciso de ajuda para substituir valor de variavel em outro script
Ajuda com Top Down Shooter utilizando Photon
Duvida com Netcode
[RESOLVIDO] Unity - Movendo a Câmera na Horizontal/Vertical com Touch
Alguém me ajuda com os anúncios pfv
Segundo Trailer do jogo Dark Age, Feliz Natal a todos!
Unity - ScrollRect, Viewport, Content - O Conteúdo ñ inicia no topo
Coleta de itens
Unity - Cadastro do email do jogador
[GRATIS] PACK DE MODELOS 3D PARA JOGO DE TERROR
Onde Conseguir músicas para meu Jogo?
error CS0246 em Script
Alguem teve ja esse problema?
[Projeto em Andamento] Draug, um jogo de hordas
DISPONIVEL PARA FAZER MODELOS 3D
Unity-Loja.Como os Jogadores terão acesso aos ítens comprados na PlayStore?
Bugando depois do Build.
Primeiro Trailer do jogo Dark Age
Problema com sombra
Mesh e Material do objeto trocando para uma instancia no inicio do jogo
[RESOLVIDO] Unity - RawImages_Layer_Camera
INVESTIMENTO EM JOGOS E BANCO DE TALENTO
Teaser do meu novo projeto pessoal, Dark Age
Preciso de ajuda com mudança para mobile androide.
[RESOLVIDO] Posição final do objeto em jogo 2D
Input.GetAxis() obedercer a orientação de um objeto.
Interação com elementos UI
Meu primeiro jogo na steam
Minimap/Radar/GPS Estilo GTA V
[RESOLVIDO] Erro no console depois que formatei o pc
PACK GRÁTIS de Músicas ELETRÔNICAS para ajudar vocês em seus Jogos Indies!
[TUTORIAL] Entenda como funciona: ENUM, SWITCH, BREAK, CASE no C#
O Labirinto II - Baixe o Jogo
Qual e o codigo de Botões na unity para saber seus estados?
Como carregar itens pequenos dentro do carro sem que atravesse os colliders
[Duvida] Script pegar itens
Travamento ao trocar de cena
Colisão zoada e movimentação
Salvar objetos que foram destruidos entre cenas na unity
Quero começa a desenvolver um jogo de luta porem eu queria aprender a faze
Pegar qual objeto colidiu com o Linecast.
movimentação e camera?
[RESOLVIDO] Unity - SceneManager.LoadScene abre scene com objeto "vazio"
[RESOLVIDO] ajuda sobre skybox
MEU SIMULADOR DE CARRO
[_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY
[RESOLVIDO] Ausencia da funçao NavMesh na Unity 2022.2.12
[_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY - 2
Roll Up Um jogo de aventura e desáfios
Terminologia da Unity em outras engines
Como criar a iluminação do Sol no Sistema Solar?
Conexão de lobby pelo OnConnectedToMaster
Problema na exportção de projeto unity
[RESOLVIDO] Unity - Áudios estão emitindo som só Depois do Botão ser solto
Qui Abr 25, 2024 3:34 pm
Seg Abr 22, 2024 5:15 pm
Seg Abr 15, 2024 12:23 pm
Sáb Abr 13, 2024 11:37 am
Qua Abr 10, 2024 1:33 am
Ter Abr 09, 2024 10:28 am
Seg Abr 08, 2024 9:27 pm
Seg Abr 08, 2024 8:01 am
Sáb Abr 06, 2024 8:05 pm
Qui Abr 04, 2024 11:34 pm
Qui Abr 04, 2024 11:13 pm
Qui Abr 04, 2024 11:10 pm
Sex Mar 22, 2024 2:41 pm
Dom Mar 10, 2024 2:30 pm
Sex Mar 01, 2024 1:27 pm
Qui Fev 22, 2024 9:57 pm
Ter Fev 20, 2024 9:28 am
Ter Fev 20, 2024 12:15 am
Seg Fev 19, 2024 1:06 pm
Seg Fev 12, 2024 1:56 pm
Seg Fev 12, 2024 1:17 pm
Dom Fev 11, 2024 8:55 pm
Dom Fev 11, 2024 11:16 am
Seg Fev 05, 2024 4:18 pm
Dom Fev 04, 2024 9:39 pm
Qua Jan 31, 2024 11:59 pm
Ter Jan 30, 2024 7:37 pm
Ter Jan 23, 2024 6:33 pm
Dom Jan 21, 2024 6:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 7:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:58 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:39 pm
Sex Jan 19, 2024 8:40 am
Dom Jan 14, 2024 5:30 pm
Qua Jan 10, 2024 10:29 pm
Qua Jan 10, 2024 8:55 pm
Qua Jan 10, 2024 7:14 pm
Ter Jan 09, 2024 3:55 pm
Ter Jan 09, 2024 8:04 am
Sáb Jan 06, 2024 8:02 pm
Sex Jan 05, 2024 7:01 am
Sex Jan 05, 2024 12:12 am
Qui Jan 04, 2024 6:55 pm
Qui Jan 04, 2024 12:52 pm
Qui Jan 04, 2024 4:34 am
Ter Jan 02, 2024 11:48 pm
Dom Dez 31, 2023 7:25 pm
Qua Dez 27, 2023 5:44 pm
Qua Dez 27, 2023 3:08 pm
Sáb Dez 23, 2023 7:27 pm
Sáb Dez 23, 2023 5:06 pm
Qui Dez 21, 2023 8:10 pm
Seg Dez 18, 2023 2:04 pm
Sex Dez 15, 2023 5:11 pm
Qui Dez 14, 2023 9:13 pm
Qui Dez 14, 2023 2:47 pm
Qui Dez 14, 2023 1:48 pm
Qua Dez 13, 2023 8:58 pm
Ter Dez 12, 2023 2:32 pm
Seg Dez 11, 2023 1:53 pm
Qua Dez 06, 2023 8:13 pm
Sáb Dez 02, 2023 8:06 pm
Qui Nov 30, 2023 7:49 am
Seg Nov 27, 2023 1:35 am
Qua Nov 22, 2023 7:37 am
Qui Nov 09, 2023 1:22 pm
Seg Nov 06, 2023 11:59 am
Ter Out 31, 2023 9:53 am
Dom Out 29, 2023 8:05 pm
Dom Out 29, 2023 3:03 am
Sex Out 27, 2023 3:43 pm
Sex Out 27, 2023 3:28 pm
Qua Out 25, 2023 1:20 pm
Seg Out 23, 2023 10:34 am
Dom Out 22, 2023 6:55 pm
Qui Out 19, 2023 11:57 pm
Qui Out 19, 2023 6:39 pm
Ter Out 17, 2023 6:37 pm
Ter Out 17, 2023 6:18 pm
Seg Out 16, 2023 1:59 pm
Sáb Out 14, 2023 12:15 pm
Qua Out 11, 2023 6:07 pm
Seg Out 09, 2023 4:19 pm
Qua Out 04, 2023 12:12 pm
Qua Out 04, 2023 12:11 pm
Ter Out 03, 2023 9:18 pm
Ter Out 03, 2023 9:08 pm
Ter Out 03, 2023 6:05 pm
Ter Set 26, 2023 12:45 pm
Seg Set 25, 2023 9:02 pm
Seg Set 25, 2023 9:47 am
Sáb Set 23, 2023 2:10 pm
Sex Set 22, 2023 9:01 pm
Qui Set 21, 2023 11:04 am
Qua Set 20, 2023 4:40 pm
Qua Set 20, 2023 9:15 am
Dom Set 17, 2023 12:17 pm
Sex Set 15, 2023 7:24 pm
Sex Set 15, 2023 5:41 pm



































































































Dúvida sobre PlayerPrefs

2 participantes

Ir para baixo

DÚVIDA Dúvida sobre PlayerPrefs

Mensagem por TIKO Dom Out 03, 2021 3:13 pm

Olá, queria saber como usar o PlayerPrefs, o que eu queria fazer é: Eu tenho um int Saldo, eu queria que salvasse essa Int no PlayerPrefs toda vez que eu matasse um inimigo, pra quando eu sair e voltar para o menu eu tenha esse valor salvo para a compra de novos itens, como eu poderia fazer isso? Não sei se o PlayerPrefs é o melhor a se usar, se alguém tiver outra sugestão agradeço.
Obrigado
TIKO
TIKO
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1585
REPUTAÇÃO : 29
Idade : 16
Áreas de atuação : Modelagem 3D (Básico), Programação (Mais básico ainda), Unity 3D, C#
Respeito as regras : Dúvida sobre PlayerPrefs WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dúvida sobre PlayerPrefs

Mensagem por TIKO Dom Out 03, 2021 4:03 pm

Bem, arrumei um jeito aqui, ficou assim:
Código:
public int coins;   

    void Start (){       

        if (PlayerPrefs.HasKey("Coins"))
        {
            coins = PlayerPrefs.GetInt("Coins");
        }
        else
        {
            PlayerPrefs.SetInt("Coins", coins);
            http://Debug.Log("CriouSet");
        }
    }

    private void Update()
    {
        saldo.text  = ("Wallet: " + coins);
        if (coins > PlayerPrefs.GetInt("Coins", coins))
        {
            PlayerPrefs.SetInt("Coins", coins);
            http://Debug.Log("Setou 1");
        }
    }
TIKO
TIKO
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1585
REPUTAÇÃO : 29
Idade : 16
Áreas de atuação : Modelagem 3D (Básico), Programação (Mais básico ainda), Unity 3D, C#
Respeito as regras : Dúvida sobre PlayerPrefs WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dúvida sobre PlayerPrefs

Mensagem por MayLeone Dom Out 03, 2021 6:16 pm

Vamos lá.
PlayerPrefs é muito útil caso você queira armazenar preferências do jogador (como o próprio nome sugere, e também a documentação da Unity.) Ou seja, valores esporádicos como por exemplo, se o jogador prefere que o áudio do jogo esteja ativado/desativado, resolução da tela, idioma, essas coisas...

Caso queira armazenar estruturas de dados mais complexas, como classes e structs, aí o PlayerPrefs não vai te ajudar sozinho.

O que gosto de fazer é unir o PlayerPrefs com o processo de serialização via JSON, através da classe JSONUtility da Unity, que faz esse processo de serialização e deserialização pra gente.

Serializar uma estrutura com JSON, nada mais é que você pegar uma classe por exemplo, e "converter" ela pra uma string.
Então o processo de deserilização é vc pegar essa string com os dados, e "desconverter" pro tipo da classe original. Isso, claro, de grosso-modo falando, caso queira se aprofundar mais nesse assunto, dê um google por aí, ou clique no link que deixei de referência lá encima.

Enfim, esse processo de serialização faz com que os dados contidos na nossa classe/struct se tornem persistentes, ou seja, eles poderão ser salvos e carregados em nosso jogo.

Já o PlayerPrefs serve como um "container" para armazenar esses dados serializados, utilizando o processo de save com as strings, com os metódos "GetString" e "SetString".

Abaixo vou mostrar um exemplo de esquema de como eu salvo e carrego dados nos meus jogos, de um jeito bem simples e genérico (servindo pra qualquer tipo de dado):

1º Como vc sabe, vc pode carregar do PlayerPrefs uma string para resgatar o dado salvo, mas eu pessoalmente acho muito inseguro guardar essas informações via string, pois pode ocorrer erro de digitação e outros problemas.
Uma forma mais segura pra gerar as chaves do PlayerPrefs é através do tipo enum, assim eu posso criar "tipo de dados" a serem armazenados, como por exemplo, dados do jogador, de uma loja, das cenas e tudo o que eu mais precisar:

Código:
using UnityEngine;

namespace Data
{

   public enum DataTypes
    {
        PLAYER_DATA,
        STORAGE_DATA,
        SCENE_DATA
        // ... e todo tipo de dado que seu jogo possa ter...
    }
}


2º Eu crio uma estrutura pra armazenar esses dados: Essa estrutura (uma struct, mas pode ser uma classe, se vc preferir) vai conter o modelo de dados que quero armazenar.
Vamos supor que sejam dados do jogador, tais como: nome, vida, dinheiro, pontos e etc...
Também acho interessante criar uma interface para estipular um tipo em comum sobre esses dados, e lá posso assinar dois métodos: GetDataType e SetDataType (assim, posso retornar e setar o enum da chave pro PlayerPrefs, conforme o dado que quero manter, então, faço essa estrutura implementar a interface:

Código:
using Data;

public interface IPersistentDataBase {

    void SetDataType();
    DataTypes GetDataType();
}

Essa é a interface.

Abaixo, a estrutura implementada:

Código:
using Data;

[System.Serializable]
public struct PersistentDataPlayer : IPersistentDataBase
{
    public string name;
    public float coins;
    public float health;
    public int score;

    private DataTypes dataType;

    public void SetDataType()
    {
        dataType = DataTypes.PLAYER_DATA;
    }

    public DataTypes GetDataType()
    {
        return dataType;
    }
}

Note que essa estrutura está marcada com o atributo "Serializable", isso faz com que ela possa ser serializada e deserializada via json.

3º Crio uma classe estática que vai gerenciar as ações de save e load no jogo:

Código:
using Data;

public static class DataManager
    {
        public static void Save(IPersistentDataBase persistentData)
        {
            string keyToSave = persistentData.GetDataType().ToString();

            if (keyToSave == null)
                return;

            string objectToSave = JsonUtility.ToJson(persistentData);

            PlayerPrefs.SetString(keyToSave, objectToSave);
            PlayerPrefs.Save();
        }

        public static T Load<T>(DataTypes dataType) where T : IPersistentDataBase
        {
            string keyToLoad = dataType.ToString();

            string objectLoaded = PlayerPrefs.GetString(keyToLoad);

            return JsonUtility.FromJson<T>(objectLoaded);
        }

        public static void DeleteAllData() => PlayerPrefs.DeleteAll();
    }

O primeiro método irá salvar a estrutura passada como argumento, através do processo de serialização, e depois salvando essa string no PlayerPrefs, com a chave referente ao objeto que quero salvar.
Note que precisamos passar qual é a estrutura que queremos salvar.

O segundo método carrega esse dado através da deserialização, e retorna esse objeto, então agora toda a estrutura que foi carregada será retornada desse método.
Note que precisamos passar a chave para ser carregado do PlayerPrefs.

O terceiro método simplesmente limpa todos os dados, deletando tudo o que há no PlayerPrefs.

4º Agora sim, no script que quero usar e atualizar esses dados, eu carrego minha estrutura e a gerencio da forma que preciso:

Código:
using UnityEngine;
using Data;

public class PlayerManager : MonoBehaviour
{
    private PersistentDataPlayer _playerData;
    private const DataTypes key = DataTypes.PLAYER_DATA;

    private void Awake()
    {
        if(!string.IsNullOrEmpty(PlayerPrefs.GetString(key.ToString()))){

            _playerData = DataManager.Load<PersistentDataPlayer>(key);
        }

        UpdateData();
        ShowDataOnConsole();
    }

Agora posso atualizar esses dados, conforme desejo (é só um exemplo):

Código:
private void UpdateData()
    {
        _playerData.name = "May";
        _playerData.score += 120;
        _playerData.health += 10;
        _playerData.coins += 300;

        DataManager.Save(_playerData);
    }

É muito importante observar que após atualizar os dados, eu chamo o método para salvar essas informações, assim eu mantenho esses dados armazenados para serem mais tarde carregados com os valores corretos e atualizados.

E posso ler esses dados para algum propósito. 
Neste exemplo eu apenas mostro essas informações no console:

Código:
private void ShowDataOnConsole()
    {
        Debug.Log($"Nome do jogador: {_playerData.name}");
        Debug.Log($"Pontos do jogador: {_playerData.score}");
        Debug.Log($"Vida do jogador: {_playerData.health}");
        Debug.Log($"Moedas do jogador: {_playerData.coins}");
    }
}


Veja que na primeira vez que eu atualizo os dados, as informações estão assim no console:

Dúvida sobre PlayerPrefs S8X98PK

E assim que eu fecho e abro o jogo, os dados são atualizados a partir do que estava salvo:

Dúvida sobre PlayerPrefs IZ5ZWSg

Esse esquema que lhe mostrei serve para o jogo todo, qualquer dado q vc queira guardar e carregar, então é interessante se vc tentar replicar essas entidades no seu projeto, porque no futuro pode ser bem útil.

Caso seu jogo realmente só tenha esse único dado pra salvar, aí realmente o PlayerPrefs supre a sua necessidade.

Espero ter ajudado em algo com esse post.
MayLeone
MayLeone
Instrutor

Feminino PONTOS : 3602
REPUTAÇÃO : 598
Áreas de atuação : Unity & C#
Respeito as regras : Dúvida sobre PlayerPrefs Aad8pUi

http://compilemosfacil.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dúvida sobre PlayerPrefs

Mensagem por TIKO Dom Out 03, 2021 7:00 pm

Sim, nesse caso o único valor que tenho que guardar é esse(pelo menos por enquanto), mas tenho outros projetos que vou precisar disso mesmo, Obrigado
TIKO
TIKO
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1585
REPUTAÇÃO : 29
Idade : 16
Áreas de atuação : Modelagem 3D (Básico), Programação (Mais básico ainda), Unity 3D, C#
Respeito as regras : Dúvida sobre PlayerPrefs WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dúvida sobre PlayerPrefs

Mensagem por TIKO Dom Out 03, 2021 7:14 pm

Mas estou tendo outro problema, não sei se é o correto falar aqui mas vou falar, se precisar crio outro tópico.

Eu fiz como coloquei lá em cima, daí quando dou play e mato um inimigo, ele adiciona o valor que vc ganhou (por outro script) na Int coins, até ai tudo certo, mas quando eu volto para o menu do game(sem fechar o jogo, por um botão) e dou play dnv, quando eu mato os inimigos ele não adiciona nenhum valor! Não sei se tem a ver com o PlayerPrefs, porque nem na variável ele está adicionando o valor, mas ele simplesmente não funciona! E além disso, eu tenho um sistema de desbloquear Players (com esses coins), e novamente, quando abro o jogo, ele funciona normal, subtrai o valor do saldo e tals, mas dps que eu dou play e volto para o menu(sem sair do game), ele consegue comprar, mas não mexe no valor das coins! E tipo, se eu tenho 300, e eu compro um personagem de 200, era pra sobrar 100, mas mesmo não mudando o valor da variavel(continua 300), e eu tento outro personagem de 200, ele não deixa! Como se tivesse menos dinheiro que o preço do player, e realmente tem, mas na variável continua a mesma coisa; E tudo isso acontece dps que eu entro no jogo e volto para o Menu.
TIKO
TIKO
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1585
REPUTAÇÃO : 29
Idade : 16
Áreas de atuação : Modelagem 3D (Básico), Programação (Mais básico ainda), Unity 3D, C#
Respeito as regras : Dúvida sobre PlayerPrefs WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dúvida sobre PlayerPrefs

Mensagem por MayLeone Seg Out 04, 2021 11:12 am

Ok, no código q está no tópico, eu percebo duas coisas q podem mudar:

1° Depois que vc está setando as coins, vc não chama o PlayerPrefs.Save() recomendo q faça isso;

2° Na validação dentro do Update, vc seta o novo valor para coins se oq há no valor atual for maior do q tem no PlayerPrefs, assim, quando o valor for menor, vc não está atualizando o valor, somente quando ele é maior.

Troque para:

Código:
if (coins != PlayerPrefs.GetInt("Coins"))

Assim ele valida se os valores são diferentes um do outro.

Em relação a sua segunda dúvida, não creio q tenha algo a ver com o PlayerPrefs porque ele eh responsável por carregar/salvar dados, e se o problema ocorre ainda com o jogo rodando, pode ser problema em outro script, se possível, poste ele aqui pra darmos uma olhada.


Última edição por MayLeone em Seg Out 04, 2021 6:30 pm, editado 2 vez(es)
MayLeone
MayLeone
Instrutor

Feminino PONTOS : 3602
REPUTAÇÃO : 598
Áreas de atuação : Unity & C#
Respeito as regras : Dúvida sobre PlayerPrefs Aad8pUi

http://compilemosfacil.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dúvida sobre PlayerPrefs

Mensagem por TIKO Seg Out 04, 2021 11:16 am

Ok, se não der certo isso que vc falou eu posto os Scripts aqui
TIKO
TIKO
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1585
REPUTAÇÃO : 29
Idade : 16
Áreas de atuação : Modelagem 3D (Básico), Programação (Mais básico ainda), Unity 3D, C#
Respeito as regras : Dúvida sobre PlayerPrefs WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dúvida sobre PlayerPrefs

Mensagem por TIKO Seg Out 04, 2021 6:58 pm

Aqui vai os Scripts:

GameController - Vai na cena do Menu:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class GameController : MonoBehaviour {

    public int playerID;
    public static GameController instance;
    public GameObject[] data;

    public int coins, valorCoins;
    public Text saldo;
    public GameObject texto, canvasar, CanvasPrefab;
    public GameObject[] canvas;

    void Start () {
        valorCoins = PlayerPrefs.GetInt("Coins");

      // Instantiate(CanvasPrefab);

        texto = GameObject.FindGameObjectWithTag("TextoSaldo");
        saldo = texto.gameObject.GetComponent<Text>();
        canvasar = GameObject.FindGameObjectWithTag("Canvas");

        data = GameObject.FindGameObjectsWithTag("GameController");
        canvas = GameObject.FindGameObjectsWithTag("Canvas");

        if (canvas.Length >= 2)
        {
            Destroy(canvas[1]);
        }
        if (data.Length >= 2)
        {
            Destroy(data[1]);
        }

        DontDestroyOnLoad(this);
        DontDestroyOnLoad(canvasar);

        if (PlayerPrefs.HasKey("Coins"))
        {
            coins = PlayerPrefs.GetInt("Coins");
        }
        else
        {
            PlayerPrefs.SetInt("Coins", coins);
        }

        PlayerPrefs.SetInt("Coins", coins);
        saldo.text = ("Wallet: " + coins);
    }

    void Awake () {
        instance = this;
        for (int i = 0; i < canvas.Length; i++)
        {
            if (canvas.Length > 2)
            {
                Destroy(canvas[1]);
            }
        }
    }

    private void Update()
    {
        valorCoins = coins;
        if (coins != PlayerPrefs.GetInt("Coins"))
        {
            PlayerPrefs.SetInt("Coins", valorCoins);
            PlayerPrefs.Save();
        }
      //    PlayerPrefs.SetInt("Coins", valorCoins);
        saldo.text = ("Wallet: " + coins);
    }
}

PlayerSelection - Vai no Canvas na cena do menu:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class GameController : MonoBehaviour {

    public int playerID;
    public static GameController instance;
    public GameObject[] data;

    public int coins, valorCoins;
    public Text saldo;
    public GameObject texto, canvasar, CanvasPrefab;
    public GameObject[] canvas;

    void Start () {
        valorCoins = PlayerPrefs.GetInt("Coins");

      // Instantiate(CanvasPrefab);

        texto = GameObject.FindGameObjectWithTag("TextoSaldo");
        saldo = texto.gameObject.GetComponent<Text>();
        canvasar = GameObject.FindGameObjectWithTag("Canvas");

        data = GameObject.FindGameObjectsWithTag("GameController");
        canvas = GameObject.FindGameObjectsWithTag("Canvas");

        if (canvas.Length >= 2)
        {
            Destroy(canvas[1]);
        }
        if (data.Length >= 2)
        {
            Destroy(data[1]);
        }

        DontDestroyOnLoad(this);
        DontDestroyOnLoad(canvasar);

        if (PlayerPrefs.HasKey("Coins"))
        {
            coins = PlayerPrefs.GetInt("Coins");
        }
        else
        {
            PlayerPrefs.SetInt("Coins", coins);
        }

        PlayerPrefs.SetInt("Coins", coins);
        saldo.text = ("Wallet: " + coins);
    }

    void Awake () {
        instance = this;
        for (int i = 0; i < canvas.Length; i++)
        {
            if (canvas.Length > 2)
            {
                Destroy(canvas[1]);
            }
        }
    }

    private void Update()
    {
        valorCoins = coins;
        if (coins != PlayerPrefs.GetInt("Coins"))
        {
            PlayerPrefs.SetInt("Coins", valorCoins);
            PlayerPrefs.Save();
        }
      //    PlayerPrefs.SetInt("Coins", valorCoins);
        saldo.text = ("Wallet: " + coins);
    }
}

PlayerInstance - Vai na cena do jogo:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class PlayerInstance : MonoBehaviour {

    public PlayerInstantiate[] playerInstantiate;

    [System.Serializable]
    public struct PlayerInstantiate
    {
        public string playerName;
        public int ID;
        public GameObject player;
    }
    void Start () {
        for (int i = 0; i < playerInstantiate.Length; i++)
        {
            if (playerInstantiate[i].ID == GameController.instance.playerID)
            {
                Instantiate(playerInstantiate[i].player, transform.position, Quaternion.identity).transform.position = new Vector3 (0,0,0);
            }
        }

        if (GameController.instance.playerID == 0)
        {
            Instantiate(playerInstantiate[0].player, transform.position, Quaternion.identity).transform.position = new Vector3(0, 0, 0);
        }
   }
   
   public void Voltar () {
        SceneManager.LoadScene("PlayerSelection");
   }
}

MataPlayer - Vai no inimigo(não sei pq é mata player então kkk):

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class MataPlayer : MonoBehaviour {

    public GameObject player, me;
    public bool meBateu;
    public int quantoGanha;

    void Start()
    {
        me = gameObject;
    }
   void Update () {
        GameObject.FindGameObjectWithTag("Player");
    }

    void OnTriggerEnter(Collider other)
    {
        if (other.gameObject.tag == "Espada")
        {
            GameController.instance.coins = PlayerPrefs.GetInt("Coins") + quantoGanha;
            meBateu = true;
            Destroy(me);
        }
    }
}

Acho que é só isso que estou usando no momento.
TIKO
TIKO
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1585
REPUTAÇÃO : 29
Idade : 16
Áreas de atuação : Modelagem 3D (Básico), Programação (Mais básico ainda), Unity 3D, C#
Respeito as regras : Dúvida sobre PlayerPrefs WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dúvida sobre PlayerPrefs

Mensagem por MayLeone Seg Out 04, 2021 8:00 pm

Vc tá querendo acessar a mesma variável em vários lugares diferentes, mas com valores setados em cada local, aí pode estar gerando esse conflito.
Tente encapsular todo esse processo em um local só, assim:

Código:
using UnityEngine;

public static class CoinsManager{

public static float coins = {get; private set;} = 0;

static CoinsManager(){
coins = PlayerPrefs.GetInt("Coins");
}

public static void IncreaseCoins(float value){
coins += value;
SaveCoins();
}

public static void DecreaseCoins(float value){
coins -= value;
SaveCoins();
}

public static void SetCoinsValue(float value){
coins = value;
SaveCoins();
}

private static void SaveCoins(){
PlayerPrefs.SetInt("Coins", coins);
PlayerPrefs.Save();
}
}

Agora o carregamento e save da quantidade de coins está num local só, vc não precisa ficar gerenciando essas ações em vários locais diferentes.

Quando o jogo é iniciado, a quantidade de coins é carregada através do construtor estático da classe.

Quando vc quiser incrementar o valor das coins, basta chamar:

Código:
CoinsManager.IncreaseCoins(200);

Aqui nesse exemplo, estou adicionando 200 ao valor de coins, com o valor que já tinha lá, então se por exemplo o valor estava 300, "coins" vai valer 500 agora.

Depois que ele atualiza o valor das coins, ele salva isso no PlayerPrefs.

Para decrementar um valor, só fazer:

Código:
CoinsManager.DecreaseCoins(100);

Subtraindo 100 do valor atual das coins.

Para setar um valor diretamente (não é aumentar nem diminuir, é setar mesmo), chame:

Código:
CoinsManager.SetCoinsValue(1200);

Aqui coins passa a valer 1200 direto.

Vc não terá mais uma variável em cada script pra visualizar/atualizar o valor das coins, caso vc queira ler esse valor (num if ou qualquer outra coisa), vc pode fazer assim, por exemplo:

Código:
if(CoinsManager.coins > 10) Debug.Log("Moedas maior q 10");


Para testar tudo isso, antes de implementar oq eu passei aqui, chame no inicializador do seu jogo isso aqui:

Código:
PlayerPrefs.DeleteAll();

Assim os valores q estavam armazenados errados antes, serão limpos.

Depois disso, tire do modo play, apague a linha acima, salve o script do inicializador, e adicione a classe q mostrei aqui, chamando os métodos nas suas classes conforme vc tenha necessidade.
MayLeone
MayLeone
Instrutor

Feminino PONTOS : 3602
REPUTAÇÃO : 598
Áreas de atuação : Unity & C#
Respeito as regras : Dúvida sobre PlayerPrefs Aad8pUi

http://compilemosfacil.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dúvida sobre PlayerPrefs

Mensagem por TIKO Seg Out 04, 2021 8:44 pm

Oq é esse {get; private set;}?
public static float coins = {get; private set;} = 0;
TIKO
TIKO
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1585
REPUTAÇÃO : 29
Idade : 16
Áreas de atuação : Modelagem 3D (Básico), Programação (Mais básico ainda), Unity 3D, C#
Respeito as regras : Dúvida sobre PlayerPrefs WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dúvida sobre PlayerPrefs

Mensagem por TIKO Seg Out 04, 2021 8:54 pm

Po algum motivo ele não estava salvando quando eu fechava e abria o game, dai eu fui ver e esqueci de tirar "PlayerPrefs.DeleteAll()" kkkkkk, mas deu tudo certo, Obrigado!
TIKO
TIKO
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1585
REPUTAÇÃO : 29
Idade : 16
Áreas de atuação : Modelagem 3D (Básico), Programação (Mais básico ainda), Unity 3D, C#
Respeito as regras : Dúvida sobre PlayerPrefs WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dúvida sobre PlayerPrefs

Mensagem por MayLeone Seg Out 04, 2021 11:39 pm

TIKO escreveu:Oq é esse {get; private set;}?
public static float coins = {get; private set;} = 0;

O get e o set são métodos acessores da sua variável, eles vão ditar como essa variável vai ser acessada externamente por outras classes.

O get diz respeito à leitura da variável, ou seja, se essa variável vai poder ser lida externamente por outras classes.
No nosso caso, sim, tanto q vc pode usar isso aqui: CoinsManager.coins, dentro de um if por exemplo, pra ler o seu valor.

Já no caso do set, ele vai gerenciar se essa variável poderá ser setada externamente.
Como coloquei a palavra "private" no Set, significa q sua ação de setar é privado, ou seja, não pode ser setada externamente, ou seja, vc não pode fazer isso aqui em outra classe: CoinsManager.coins = 300;
Pra setar um valor na nossa variável, chamamos um dos métodos ali: Increase, Decrease e SetValues, só podemos setar valores pra essa variável passando por algum desses métodos, pq eles são responsáveis por salvar nossa variável no PlayerPrefs.

Eu estou no celular agora, mas caso queira conhecer mais sobre esse assunto de "proteção de variáveis", eu tenho um artigo sobre, chamado "Encapsulamento na orientação a objetos", só não posso passar o link por estar digitando do celular, mas vc pode fazer uma pesquisa sobre. As palavras-chave são: Propriedades, Métodos acessores, Getters e Setters, Encapsulamento, Dados somente leitura.
MayLeone
MayLeone
Instrutor

Feminino PONTOS : 3602
REPUTAÇÃO : 598
Áreas de atuação : Unity & C#
Respeito as regras : Dúvida sobre PlayerPrefs Aad8pUi

http://compilemosfacil.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dúvida sobre PlayerPrefs

Mensagem por TIKO Ter Out 05, 2021 7:14 pm

É pq deu erro quando coloquei ele no script, daí eu comentei ele e funcionou
TIKO
TIKO
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1585
REPUTAÇÃO : 29
Idade : 16
Áreas de atuação : Modelagem 3D (Básico), Programação (Mais básico ainda), Unity 3D, C#
Respeito as regras : Dúvida sobre PlayerPrefs WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dúvida sobre PlayerPrefs

Mensagem por MayLeone Ter Out 05, 2021 7:30 pm

Tenta por assim:

Código:
public static int coins {get; private set;} = 0;
MayLeone
MayLeone
Instrutor

Feminino PONTOS : 3602
REPUTAÇÃO : 598
Áreas de atuação : Unity & C#
Respeito as regras : Dúvida sobre PlayerPrefs Aad8pUi

http://compilemosfacil.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dúvida sobre PlayerPrefs

Mensagem por TIKO Ter Out 05, 2021 7:48 pm

Agora apareceu isto:

Código:
CS8025   O recurso 'inicializador de autopropriedade' não está disponível em C# 4. Use a versão de linguagem 6 ou superior.   Arivia   C:\Users\Public\Documents\Unity Projects\FPS-Game-Tutorial-master\FPS-Game-Tutorial-master\Arivia\Assets\Scripts\GameController.cs   12   Ativo

Mas ai acho que não é problema do script mais, obrigado!
TIKO
TIKO
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1585
REPUTAÇÃO : 29
Idade : 16
Áreas de atuação : Modelagem 3D (Básico), Programação (Mais básico ainda), Unity 3D, C#
Respeito as regras : Dúvida sobre PlayerPrefs WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dúvida sobre PlayerPrefs

Mensagem por TIKO Ter Out 05, 2021 8:20 pm

Mas se eu tiro o " = 0;" do final funciona.
TIKO
TIKO
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1585
REPUTAÇÃO : 29
Idade : 16
Áreas de atuação : Modelagem 3D (Básico), Programação (Mais básico ainda), Unity 3D, C#
Respeito as regras : Dúvida sobre PlayerPrefs WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dúvida sobre PlayerPrefs

Mensagem por MayLeone Ter Out 05, 2021 9:01 pm

Então, vc está com uma versão meio antiga do C#, por isso não funcionou, esse recurso tá disponível numa versão mais atualizada, acho que a 5 ou a 6.
Mas tudo bem, pode deixar sem a inicialização, eu só coloco por costume e pra ser explícito.
MayLeone
MayLeone
Instrutor

Feminino PONTOS : 3602
REPUTAÇÃO : 598
Áreas de atuação : Unity & C#
Respeito as regras : Dúvida sobre PlayerPrefs Aad8pUi

http://compilemosfacil.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos