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[TUTORIAL] Mover objetos 2D e conectar em lugares específicos

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TUTORIAL [TUTORIAL] Mover objetos 2D e conectar em lugares específicos

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Dez 28, 2018 11:09 am

Olá galera, trago-lhes mais um tutorial sobre Unity, desta vez em 2D. Neste tutorial eu explico como fazer uma espécie de quebra cabeças, onde é possível arrastar objetos em 2D e conectá-los em lugares específicos, e ainda, checar se todos estão em seus devidos lugares :D

Vídeo Explicando:



Código da peça:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

//requer um boxCollider2D
[RequireComponent(typeof(Rigidbody2D))]
public class MoveObject2D : MonoBehaviour { // funciona apenas com cameras ortograficas

 Vector3 posicInicial;
 Vector3 posicDestino;
 Vector3 vetorDirecao;
 Rigidbody2D _rigidbody2D;
 bool estaArrastando;
 float distancia;

 [HideInInspector]
 public bool estaConectado;

 [Range(1, 15)]
 public float velocidadeDeMovimento = 10;
 [Space(10)]
 public Transform conector;
 [Range(0.1f, 2.0f)]
 public float distanciaMinimaConector = 0.5f;

 void Start () {
 _rigidbody2D = transform.root.GetComponent<Rigidbody2D> ();
 _rigidbody2D.gravityScale = 1;
 }

 void OnMouseDown(){
 posicInicial = transform.root.position - Camera.main.ScreenToWorldPoint (Input.mousePosition);
 _rigidbody2D.gravityScale = 0;
 estaArrastando = true;
 estaConectado = false;
 }

 void OnMouseDrag(){
 posicDestino = posicInicial + Camera.main.ScreenToWorldPoint (Input.mousePosition);
 vetorDirecao = posicDestino - transform.root.position;
 _rigidbody2D.velocity = vetorDirecao * velocidadeDeMovimento;
 }

 void OnMouseUp(){
 _rigidbody2D.gravityScale = 1;
 estaArrastando = false;
 }

 void FixedUpdate(){
 if (!estaArrastando && !estaConectado) {
 distancia = Vector2.Distance (transform.root.position, conector.position);
 if (distancia < distanciaMinimaConector) {
 _rigidbody2D.gravityScale = 0;
 _rigidbody2D.velocity = Vector2.zero;
 transform.root.position = Vector2.MoveTowards (transform.root.position, conector.position, 0.02f);
 }
 if (distancia < 0.01f) {
 estaConectado = true;
 transform.root.position = conector.position;
 }
 }
 }
}


Código para checar:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class ChecarEstado : MonoBehaviour {

 public bool completou;
 float cronometro;

 MoveObject2D[] objetos;

 void Start () {
 cronometro = 0;
 completou = false;
 objetos = FindObjectsOfType<MoveObject2D> ();
 }

 void Update () {
 cronometro += Time.deltaTime;
 if (cronometro >= 0.2f) { //5Hz
 cronometro = 0;
 int soma = 0;
 for (int x = 0; x < objetos.Length; x++) {
 if (objetos [x].estaConectado) {
 soma++;
 }
 }
 if (soma >= objetos.Length) {
 completou = true;
 }
 }
 }
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover objetos 2D e conectar em lugares específicos

Mensagem por NKKF em Sex Dez 28, 2018 7:16 pm

Aí sim! Like!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover objetos 2D e conectar em lugares específicos

Mensagem por henriquegames501 em Ter Mar 12, 2019 11:20 pm

gostei desse mais tem como adaptatar pra objetos 3d? pq tipo eu to tentando mais ta dando erro

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover objetos 2D e conectar em lugares específicos

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Mar 14, 2019 9:42 pm

@henriquegames501 escreveu:gostei desse mais tem como adaptatar pra objetos 3d? pq tipo eu to tentando mais ta dando erro

Pra 3D é esse aqui soh: http://www.schultzgames.com/t7737-tutorial-mover-arremessar-e-girar-objetos-com-o-mouse#61602
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