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[TUTORIAL] Mover um Rigidbody com TOUCH

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TUTORIAL [TUTORIAL] Mover um Rigidbody com TOUCH

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Nov 30, 2014 1:16 am

ATENÇÃO, A PRIMEIRA PARTE DO TUTORIAL SERVE NA UNITY 3 OU UNITY 4... SE VOCÊ JÁ ESTIVER USANDO A UNITY 5, UTILIZE OS SCRIPTS DA SEGUNDA PARTE DO TUTORIAL, QUE SÃO ESPECIFICAMENTE DIRECIONADOS A UNITY 5, PARA EVITAR ERROS 



Criei este script básico, ele divide a tela em 2 partes

lado esquerdo ( se manter pressionado move para a esquerda )
lado direito ( se manter pressionado move para a direita)

e tem um espaço livre em cima sem nenhum comando para acrescentar botoes de menu, etc...


para fazer funcionar é simples, adicione este script no seu Player ( ESTE SCRIPT É PARA JOGOS 3D )

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Movimento : MonoBehaviour {
 public float Forca = 11500f;
 void Update (){
 Rect Esquerda = new Rect (Screen.width / 2 - Screen.width / 2, Screen.height / 2-Screen.height / 3.3f, Screen.width / 2, Screen.height /1.2f);
 Rect Direita = new Rect (Screen.width / 2 , Screen.height / 2-Screen.height / 3.3f, Screen.width / 2, Screen.height /1.2f);
 foreach (Touch t in Input.touches) {
 Vector2 vec = t.position;
 vec.y = Screen.height - vec.y;
 if (Esquerda.Contains (vec)) {
 this.rigidbody.AddForce (-Time.deltaTime * Forca / 15, 0, 0, ForceMode.Acceleration);
 }
 if (Direita.Contains (vec)) {
 this.rigidbody.AddForce (Time.deltaTime * Forca / 15, 0, 0, ForceMode.Acceleration);
 }
 }
 }
}

( Seu player deve conter rigidbody, trave os eixos se for necessário )

Altere o valor da variavel "Forca" conforme a massa do seu rigidbody






Em jogos 2D, é bem parecido, muda apenas o comando de AddForce. Segue o script abaixo



( SCRIPT PARA JOGOS 2D )

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Movimentos : MonoBehaviour {
 public float Forca = 11500f;
 void Update (){
 Rect Esquerda = new Rect (Screen.width / 2 - Screen.width / 2, Screen.height / 2-Screen.height / 3.3f, Screen.width / 2, Screen.height /1.2f);
 Rect Direita = new Rect (Screen.width / 2 , Screen.height / 2-Screen.height / 3.3f, Screen.width / 2, Screen.height /1.2f);
 foreach (Touch t in Input.touches) {
 Vector2 vec = t.position;
 vec.y = Screen.height - vec.y;
 if (Esquerda.Contains (vec)) {
 this.rigidbody2D.AddForce (-Vector2.right*Forca* Time.deltaTime*4);
 }
 if (Direita.Contains (vec)) {
 this.rigidbody2D.AddForce (Vector2.right*Forca* Time.deltaTime*4);
 }
 }
 }
}

altere o valor da variavel Forca e pronto



SE VOCÊ ESTIVER USANDO A UNITY 5:





Se estiver utilizando a Unity 5, use os scripts abaixo:





Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class NomeDoSeuScript : MonoBehaviour {
 public float Forca = 11500f;
 void Update (){
 Rect Esquerda = new Rect (Screen.width / 2 - Screen.width / 2, Screen.height / 2-Screen.height / 3.3f, Screen.width / 2, Screen.height /1.2f);
 Rect Direita = new Rect (Screen.width / 2 , Screen.height / 2-Screen.height / 3.3f, Screen.width / 2, Screen.height /1.2f);
 foreach (Touch t in Input.touches) {
 Vector2 vec = t.position;
 vec.y = Screen.height - vec.y;
 if (Esquerda.Contains (vec)) {
 this.GetComponent<Rigidbody>().AddForce (-Time.deltaTime * Forca / 15, 0, 0, ForceMode.Acceleration);
 }
 if (Direita.Contains (vec)) {
 this.GetComponent<Rigidbody>().AddForce (Time.deltaTime * Forca / 15, 0, 0, ForceMode.Acceleration);
 }
 }
 }
}

2º script:







Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class NomeDoSeuScript : MonoBehaviour {
 public float Forca = 11500f;
 void Update (){
 Rect Esquerda = new Rect (Screen.width / 2 - Screen.width / 2, Screen.height / 2-Screen.height / 3.3f, Screen.width / 2, Screen.height /1.2f);
 Rect Direita = new Rect (Screen.width / 2 , Screen.height / 2-Screen.height / 3.3f, Screen.width / 2, Screen.height /1.2f);
 foreach (Touch t in Input.touches) {
 Vector2 vec = t.position;
 vec.y = Screen.height - vec.y;
 if (Esquerda.Contains (vec)) {
 this.GetComponent<Rigidbody2D>().AddForce (-Vector2.right*Forca* Time.deltaTime*4);
 }
 if (Direita.Contains (vec)) {
 this.GetComponent<Rigidbody2D>().AddForce (Vector2.right*Forca* Time.deltaTime*4);
 }
 }
 }
}


Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 8:46 pm, editado 1 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover um Rigidbody com TOUCH

Mensagem por BananaSmith em Seg Set 14, 2015 6:37 pm

Tenho uma dúvida. Seu usar esse script e tentar usar o click do mouse para mover o objeto, vai dar certo????
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover um Rigidbody com TOUCH

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Set 14, 2015 11:09 pm

Não, pois este Input é feito com um foreach sobre o touch do aparelho... Pode ver por esta linha:

Código:
foreach (Touch t in Input.touches) {

}

Se quiser testar algo de android enquanto edita na Unity sem precisar ficar exportando, pode utilizar o Unity remote, conforme o vídeo Very Happy

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover um Rigidbody com TOUCH

Mensagem por BananaSmith em Seg Set 14, 2015 11:41 pm

Obrigado!!!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover um Rigidbody com TOUCH

Mensagem por breno1086 em Seg Set 21, 2015 6:55 pm

como cria um controle pra fps?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover um Rigidbody com TOUCH

Mensagem por Giliarde em Sab Fev 13, 2016 10:53 am

Como fazer o personagem pular usando touch unity 5 2D?


Última edição por Giliarde em Ter Fev 16, 2016 12:04 am, editado 3 vez(es)

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover um Rigidbody com TOUCH

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Fev 15, 2016 8:57 pm

Cara, depende do método de Input que você deseja colocar... 

Vai usar rect no Update igual a esse tuto ai ou vai querer usar Canvas para fazer os botões??
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover um Rigidbody com TOUCH

Mensagem por Giliarde em Ter Fev 16, 2016 12:07 am

Criei três GameObject e adicionei a cada um deles o Gui Texture, pois estou usando o Unity 5. Três GameObject, pois criei um para cada botão(pular, esquerda e direita), daí usei o seguinte código!

foreach (UnityEngine.Touch touch in Input.touches)
{
if(this.GetComponent().HitTest(touch.position))
{
if(touch.phase != TouchPhase.Ended)
{
if(this.name == "btnDireita")
{
animator.SetBool ("Run", true);
http://animator.SetBool ("rumPlayer", true);
player.transform.Translate(Vector2.right * velocidade * Time.deltaTime);
player.transform.eulerAngles = new Vector2(0,0);
}
if(this.name == "btnEsquerda")
{
animator.SetBool ("Run", true);
http://animator.SetBool ("rumPlayer", true);
player.transform.Translate(Vector2.right * velocidade * Time.deltaTime);
player.transform.eulerAngles = new Vector2(0,180);
}


if((this.name == "btnCima") && (grouded == true)){
player.GetComponent ().AddForce(transform.up * force);
animator.SetBool("jumpPlayer",true);
grouded = false;
}else{
animator.SetBool("jumpPlayer",false);
}
}
if(touch.phase == TouchPhase.Ended)
{
animator.SetBool ("Run", false);
http://animator.SetBool("rumPlayer", false);

}
}

}
Já tentei de Algumas formas resolver o problema do pulo, mas não consegui. Como faço? Lembrando que o movimento está funcionando perfeitamente!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover um Rigidbody com TOUCH

Mensagem por darkz em Qua Fev 24, 2016 4:32 pm

Eu usei o script para Rigidbody 2D (Unity 5), esta funcionando, mas se manter pressionado ou ficar tocando um lado a velocidade dele vai aumentando, como faço para essa velocidade ser fixa, não quero que ela aumente. E também quero que o player se mova só quando tocar em um dos lados, no caso eu teria que usar o else? Como devo fazer?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover um Rigidbody com TOUCH

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Fev 24, 2016 4:35 pm

em vez de AddForce, você pode usar velocity, por exemplo

Código:
GetComponent<Rigidbody2D>().velocity = new Vector2(5,0);

Isto deixa a velocidade fixada em 5 no eixo X

quanto aos inputs, um simples else já resolve
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover um Rigidbody com TOUCH

Mensagem por darkz em Qua Fev 24, 2016 4:43 pm

MarcosSchultz escreveu:quanto aos inputs, um simples else já resolve

Como seria esse else?

Obs.: To aprendendo ainda. Embarassed
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover um Rigidbody com TOUCH

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Fev 24, 2016 4:50 pm

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Player : MonoBehaviour {
   public float velocidade = 5;
   private Rigidbody2D corpoRigido;
   private Vector2 ProximaVelocidade;
   void Start(){
      corpoRigido = GetComponent<Rigidbody2D> ();
   }
   void Update (){
      Rect Esquerda = new Rect (Screen.width / 2 - Screen.width / 2, Screen.height / 2-Screen.height / 3.3f, Screen.width / 2, Screen.height /1.2f);
      Rect Direita = new Rect (Screen.width / 2 , Screen.height / 2-Screen.height / 3.3f, Screen.width / 2, Screen.height /1.2f);
      foreach (Touch t in Input.touches) {
         Vector2 vec = t.position;
         vec.y = Screen.height - vec.y;
         if (Esquerda.Contains (vec)) {
            ProximaVelocidade = new Vector2 (1, 0);
         } else if (Direita.Contains (vec)) {
            ProximaVelocidade = new Vector2 (-1, 0);
         } else {
            ProximaVelocidade = new Vector2 (0, 0);
         }
      }
      corpoRigido.velocity = Vector2.Lerp (corpoRigido.velocity, ProximaVelocidade*velocidade, Time.deltaTime*5);
   }
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover um Rigidbody com TOUCH

Mensagem por darkz em Qua Fev 24, 2016 5:04 pm

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Player : MonoBehaviour {
   
   void Update (){
      Rect Esquerda = new Rect (Screen.width / 2 - Screen.width / 2, Screen.height / 2-Screen.height / 3.3f, Screen.width / 2, Screen.height /1.2f);
      Rect Direita = new Rect (Screen.width / 2 , Screen.height / 2-Screen.height / 3.3f, Screen.width / 2, Screen.height /1.2f);
      foreach (Touch t in Input.touches) {
         Vector2 vec = t.position;
         vec.y = Screen.height - vec.y;
         if (Esquerda.Contains (vec)) {
            this.GetComponent<Rigidbody2D>().velocity = new Vector2(-5,0);
         }
         if (Direita.Contains (vec)) {
            this.GetComponent<Rigidbody2D>().velocity = new Vector2(5,0);
         }
      }
   }
}

Usando esse script, oque eu devo mudar ou adicionar para o player se mover só quando tocar no Rect Esquerda/Rect Direita
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover um Rigidbody com TOUCH

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Fev 24, 2016 6:56 pm

Más n é o que eu acabei de fazer???
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover um Rigidbody com TOUCH

Mensagem por dfop02 em Qua Fev 24, 2016 7:51 pm

MarcosSchultz escreveu:Não, pois este Input é feito com um foreach sobre o touch do aparelho... Pode ver por esta linha:



Não consegui acessar o jogo pelo celular usando o video, o meu é Moto G 3 Geração, segui passo a passo mas no fim não funcionou =/
(Já add o code ao script)

---- EDIT ----

Fui em Build Setting e descobri que o Android não está selecionado e nem consigo selecionar, talvez seja esse o problema... só uma hipótese


Última edição por dfop02 em Qua Fev 24, 2016 8:18 pm, editado 1 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover um Rigidbody com TOUCH

Mensagem por darkz em Qua Fev 24, 2016 7:59 pm

MarcosSchultz escreveu:Más n é o que eu acabei de fazer???

O script que você mandou continuou a mesma coisa, quando toco pra ir pra esquerda ele vai pra esquerda mas ele continua indo mesmo tirando o dedo da tela, quero aprender o script que faço para ele parar de ir para um dos lados quando tiro o dedo da tela.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover um Rigidbody com TOUCH

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Fev 25, 2016 2:28 pm

Estou estudando a possibilidade de implementar este sistema com a UI da unity... Retorno quando tiver novidades
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover um Rigidbody com TOUCH

Mensagem por Yuri Alexs em Dom Maio 22, 2016 10:58 pm

Como posso usar para colocar um botão com touch por exemplo?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover um Rigidbody com TOUCH

Mensagem por PabloDayvid em Qui Set 29, 2016 5:43 pm

Amigo, sou iniciante em Unity ainda e estou terminando um trabalho da minha faculdade, um jogo 2D, gostaria de saber como posso utilizar esse código para ter acesso ao restante da tela, e em qual componente tenho que colocar o script, no canvas ou no cenario? (tipo arrastar a tela para o lado e mostrar os botoes R, Q e W.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover um Rigidbody com TOUCH

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Set 30, 2016 3:55 pm

PabloDayvid escreveu:Amigo, sou iniciante em Unity ainda e estou terminando um trabalho da minha faculdade, um jogo 2D, gostaria de saber como posso utilizar esse código para ter acesso ao restante da tela, e em qual componente tenho que colocar o script, no canvas ou no cenario? (tipo arrastar a tela para o lado e mostrar os botoes R, Q e W.

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Basta ler o tutorial passo por passo... eu explico como configurar, aonde colocar o script e tudo mais, tanto para jogos 2D, quanto para 3D, etc.
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