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Ajuda com Rigidbody eixo Y mover constante

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DÚVIDA Ajuda com Rigidbody eixo Y mover constante

Mensagem por Yuri Alexs em Qui Abr 28, 2016 8:21 pm

Boa noite

Quero fazer um foguete que quando for pressionada a tecla "W" ele comece a decolar (eixo Y) acelerando e depois ficar com uma velocidade constante. Se o "W" for solto ele para de acelerar.
Queria ajuda com o script, pois com esse script o foguete está apenas pulando:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;




public class Play : MonoBehaviour {

   public Rigidbody2D rigidbody2D;
   public float velMax;
   public Vector2 jumpForce = new Vector2(0, 280);

   public float velAtual;

   // Use this for initialization
   void Start () {
      this.rigidbody2D = GetComponent<Rigidbody2D>();
   }
   
   // Update is called once per frame
   void Update () {

      velAtual = rigidbody2D.velocity.y;

      if (Input.GetKeyDown("w"))
      {
         
         
             acelera();
             
      }
   
   }

   void acelera() {
      
      if (rigidbody2D.velocity.y < velMax) {
         rigidbody2D.AddForce(jumpForce);
      }
 
   }
   

}

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DÚVIDA Re: Ajuda com Rigidbody eixo Y mover constante

Mensagem por Weslley em Qui Abr 28, 2016 8:37 pm

@Yuri Alexs escreveu:Boa noite

Quero fazer um foguete que quando for pressionada a tecla "W" ele comece a decolar (eixo Y) acelerando e depois ficar com uma velocidade constante. Se o "W" for solto ele para de acelerar.
Queria ajuda com o script, pois com esse script o foguete está apenas pulando:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;




public class Play : MonoBehaviour {

 public Rigidbody2D rigidbody2D;
 public float velMax;
 public Vector2 jumpForce = new Vector2(0, 280);

 public float velAtual;

 // Use this for initialization
 void Start () {
 this.rigidbody2D = GetComponent<Rigidbody2D>();
 }
 
 // Update is called once per frame
 void Update () {

 velAtual = rigidbody2D.velocity.y;

 if (Input.GetKeyDown("w"))
 {
 
 
 acelera();
  
 }
 
 }

 void acelera() {
 
 if (rigidbody2D.velocity.y < velMax) {
 rigidbody2D.AddForce(jumpForce);
 }
 
 }
 

}

use o velocity e diminua o jumpForce

Código:

 
 if (rigidbody2D.velocity.y < velMax) {
 rigidbody2D.velocity = jumpForce;
 }
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DÚVIDA Re: Ajuda com Rigidbody eixo Y mover constante

Mensagem por Yuri Alexs em Qui Abr 28, 2016 8:43 pm

Código:

 
 if (rigidbody2D.velocity.y < velMax) {
 rigidbody2D.velocity = jumpForce;
 }

Fiz isso, mas apenas pula mais alto do que antes.

Yuri Alexs
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DÚVIDA Re: Ajuda com Rigidbody eixo Y mover constante

Mensagem por Weslley em Qui Abr 28, 2016 9:05 pm

então pela logica do script que vc fez era isso mesmo que iria acontecer

faz a sim adiciona um bool para ele decolar
logo se a velocidade for maior que a determinada ele vai voar suave

leve em conta que  eu não testei então pode não funfa leve como uma dica
Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Play : MonoBehaviour
{

    public Rigidbody2D m_rigidBody;
    public float velMaxToFly;
    public float startForce;
    public float softFlySpeed;
    public float velAtual;
    public bool toFly;

    void Start()
    {
        m_rigidBody = GetComponent<Rigidbody2D>();
    }

    void Update()
    {
        velAtual = m_rigidBody.velocity.y;

        if (Input.GetKeyDown("w") && velAtual == 0)
        {
            toFly = true;
        }

        if (toFly)
        {
            StartFly();
        }

        if (velAtual > velMaxToFly)
        {
            ToflySoft();
            toFly = false;
        }
    }

    void ToflySoft()
    {
        m_rigidBody.velocity = new Vector2(0, softFlySpeed);
    }

    void StartFly()
    {
        m_rigidBody.velocity = new Vector2 (0,startForce);
    }
}

EDIT1 : a variável softFly não pode ser muito menor que a startForce caso seja o foguete perdera força e cairá
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DÚVIDA Re: Ajuda com Rigidbody eixo Y mover constante

Mensagem por Flávio em Qua Jan 10, 2018 10:46 pm

aproveito o topico para pedir ajuda em um movimento constante de um projetil no ar usando rigidbody2D

até eu fiz isso:

Código:
void Update () {
        rbAsteroide.AddForce(new Vector2(5, 0));
    }

funciona e o objeto se move para a direita, mas ele vai acelerando e não é isso que eu quero, preciso que a velocidade seja constante.

o que dá p fazer com rigidbody p corrigir isso?
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DÚVIDA Re: Ajuda com Rigidbody eixo Y mover constante

Mensagem por Phph09 em Qua Jan 10, 2018 11:45 pm

Tente usar o .velocity do Rigidbody;
No lugar de AddForce();
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DÚVIDA Re: Ajuda com Rigidbody eixo Y mover constante

Mensagem por Flávio em Qua Jan 10, 2018 11:55 pm

@Phph09 escreveu:Tente usar o .velocity do Rigidbody;
No lugar de AddForce();

valeu amigo, funcionou assim:

Código:
rbAsteroide.velocity = new Vector2(-5, 0);
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DÚVIDA Re: Ajuda com Rigidbody eixo Y mover constante

Mensagem por Flávio em Qui Jan 11, 2018 8:07 pm

Phph09 , percebi que fazendo o movimento dessa forma com rigidbody ele vai para a direção que eu quero mas quando por exemplo o objeto colidir com outro igual que vem de uma direção diferente, ele nao rebate, como num jogo de sinuca por exemplo em que dependendo de como uma bola bate na outra elas vão para direções diferentes, elas quicam.

quero fazer esse efeito, de um objeto bater e ir para uma direção diferente ao colidir com outro igual ou outro anteparo qualquer.

como faço isso com o rigidbody?  ou é melhor usar outra forma, como o AddForce mesmo?
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DÚVIDA Re: Ajuda com Rigidbody eixo Y mover constante

Mensagem por Água Sem Hidrogênio em Qui Jan 11, 2018 8:32 pm

@Flávio escreveu:Phph09 , percebi que fazendo o movimento dessa forma com rigidbody ele vai para a direção que eu quero mas quando por exemplo o objeto colidir com outro igual que vem de uma direção diferente, ele nao rebate, como num jogo de sinuca por exemplo em que dependendo de como uma bola bate na outra elas vão para direções diferentes, elas quicam.

quero fazer esse efeito, de um objeto bater e ir para uma direção diferente ao colidir com outro igual ou outro anteparo qualquer.

como faço isso com o rigidbody?  ou é melhor usar outra forma, como o AddForce mesmo?
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DÚVIDA Re: Ajuda com Rigidbody eixo Y mover constante

Mensagem por Flávio em Qui Jan 11, 2018 8:34 pm

@Água Sem Hidrogênio escreveu:
@Flávio escreveu:Phph09 , percebi que fazendo o movimento dessa forma com rigidbody ele vai para a direção que eu quero mas quando por exemplo o objeto colidir com outro igual que vem de uma direção diferente, ele nao rebate, como num jogo de sinuca por exemplo em que dependendo de como uma bola bate na outra elas vão para direções diferentes, elas quicam.

quero fazer esse efeito, de um objeto bater e ir para uma direção diferente ao colidir com outro igual ou outro anteparo qualquer.

como faço isso com o rigidbody?  ou é melhor usar outra forma, como o AddForce mesmo?
Você precisa usar os materials Physics

onde eu os encontro, como faço isso?
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DÚVIDA Re: Ajuda com Rigidbody eixo Y mover constante

Mensagem por Água Sem Hidrogênio em Qui Jan 11, 2018 9:00 pm

@Flávio escreveu:
@Água Sem Hidrogênio escreveu:
@Flávio escreveu:Phph09 , percebi que fazendo o movimento dessa forma com rigidbody ele vai para a direção que eu quero mas quando por exemplo o objeto colidir com outro igual que vem de uma direção diferente, ele nao rebate, como num jogo de sinuca por exemplo em que dependendo de como uma bola bate na outra elas vão para direções diferentes, elas quicam.

quero fazer esse efeito, de um objeto bater e ir para uma direção diferente ao colidir com outro igual ou outro anteparo qualquer.

como faço isso com o rigidbody?  ou é melhor usar outra forma, como o AddForce mesmo?
Você precisa usar os materials Physics

onde eu os encontro, como faço isso?
Vá na aba project , clique com o botão direito do mouse, e crie um Physic Material.

E coloque em Bounciness: 1, ou o valor que quiser, e teste.
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DÚVIDA Re: Ajuda com Rigidbody eixo Y mover constante

Mensagem por Flávio em Qui Jan 11, 2018 9:07 pm

@Água Sem Hidrogênio escreveu:
@Flávio escreveu:
@Água Sem Hidrogênio escreveu:
@Flávio escreveu:Phph09 , percebi que fazendo o movimento dessa forma com rigidbody ele vai para a direção que eu quero mas quando por exemplo o objeto colidir com outro igual que vem de uma direção diferente, ele nao rebate, como num jogo de sinuca por exemplo em que dependendo de como uma bola bate na outra elas vão para direções diferentes, elas quicam.

quero fazer esse efeito, de um objeto bater e ir para uma direção diferente ao colidir com outro igual ou outro anteparo qualquer.

como faço isso com o rigidbody?  ou é melhor usar outra forma, como o AddForce mesmo?
Você precisa usar os materials Physics

onde eu os encontro, como faço isso?
Vá na aba project , clique com o botão direito do mouse, e crie um Physic Material.

E coloque em Bounciness: 1, ou o valor que quiser, e teste.

ok, e aí eu tenho que anexar esse material no objeto em questão?
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DÚVIDA Re: Ajuda com Rigidbody eixo Y mover constante

Mensagem por Água Sem Hidrogênio em Qui Jan 11, 2018 9:48 pm

@Flávio escreveu:
@Água Sem Hidrogênio escreveu:
@Flávio escreveu:
@Água Sem Hidrogênio escreveu:
@Flávio escreveu:Phph09 , percebi que fazendo o movimento dessa forma com rigidbody ele vai para a direção que eu quero mas quando por exemplo o objeto colidir com outro igual que vem de uma direção diferente, ele nao rebate, como num jogo de sinuca por exemplo em que dependendo de como uma bola bate na outra elas vão para direções diferentes, elas quicam.

quero fazer esse efeito, de um objeto bater e ir para uma direção diferente ao colidir com outro igual ou outro anteparo qualquer.

como faço isso com o rigidbody?  ou é melhor usar outra forma, como o AddForce mesmo?
Você precisa usar os materials Physics

onde eu os encontro, como faço isso?
Vá na aba project , clique com o botão direito do mouse, e crie um Physic Material.

E coloque em Bounciness: 1, ou o valor que quiser, e teste.

ok, e aí eu tenho que anexar esse material no objeto em questão?
Sim.. Mas é óbvio, não é?  lol!
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DÚVIDA Re: Ajuda com Rigidbody eixo Y mover constante

Mensagem por Flávio em Qui Jan 11, 2018 11:31 pm

@Água Sem Hidrogênio escreveu:
@Flávio escreveu:
@Água Sem Hidrogênio escreveu:
@Flávio escreveu:
@Água Sem Hidrogênio escreveu:
@Flávio escreveu:Phph09 , percebi que fazendo o movimento dessa forma com rigidbody ele vai para a direção que eu quero mas quando por exemplo o objeto colidir com outro igual que vem de uma direção diferente, ele nao rebate, como num jogo de sinuca por exemplo em que dependendo de como uma bola bate na outra elas vão para direções diferentes, elas quicam.

quero fazer esse efeito, de um objeto bater e ir para uma direção diferente ao colidir com outro igual ou outro anteparo qualquer.

como faço isso com o rigidbody?  ou é melhor usar outra forma, como o AddForce mesmo?
Você precisa usar os materials Physics

onde eu os encontro, como faço isso?
Vá na aba project , clique com o botão direito do mouse, e crie um Physic Material.

E coloque em Bounciness: 1, ou o valor que quiser, e teste.

ok, e aí eu tenho que anexar esse material no objeto em questão?
Sim.. Mas é óbvio, não é?  lol!

sim claro.. XP  XP
blz eu já anexei e testei, mas o efeito foi de um objeto quicar no outro e voltarem entre si, é a mesma coisa de uma bola quicar no chao.
eu queria na verdade é um colidir com o outro e cada um ir para uma direção diferente, indo embora para o espaço mundo
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DÚVIDA Re: Ajuda com Rigidbody eixo Y mover constante

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Jan 15, 2018 2:35 pm

poste uma print das configurações do Rigidbody de cada objeto e do PhysicsMaterial de cada objeto

Uma boa é deixar o Drag dos Rigidbody e 0, e o angular Drag também
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MarcosSchultz
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