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Ajuda com Rigidbody eixo Y mover constante

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DÚVIDA Ajuda com Rigidbody eixo Y mover constante

Mensagem por Yuri Alexs em Qui Abr 28, 2016 8:21 pm

Boa noite

Quero fazer um foguete que quando for pressionada a tecla "W" ele comece a decolar (eixo Y) acelerando e depois ficar com uma velocidade constante. Se o "W" for solto ele para de acelerar.
Queria ajuda com o script, pois com esse script o foguete está apenas pulando:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;




public class Play : MonoBehaviour {

   public Rigidbody2D rigidbody2D;
   public float velMax;
   public Vector2 jumpForce = new Vector2(0, 280);

   public float velAtual;

   // Use this for initialization
   void Start () {
      this.rigidbody2D = GetComponent<Rigidbody2D>();
   }
   
   // Update is called once per frame
   void Update () {

      velAtual = rigidbody2D.velocity.y;

      if (Input.GetKeyDown("w"))
      {
         
         
             acelera();
             
      }
   
   }

   void acelera() {
      
      if (rigidbody2D.velocity.y < velMax) {
         rigidbody2D.AddForce(jumpForce);
      }
 
   }
   

}

Yuri Alexs
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DÚVIDA Re: Ajuda com Rigidbody eixo Y mover constante

Mensagem por weslleyFx em Qui Abr 28, 2016 8:37 pm

Yuri Alexs escreveu:Boa noite

Quero fazer um foguete que quando for pressionada a tecla "W" ele comece a decolar (eixo Y) acelerando e depois ficar com uma velocidade constante. Se o "W" for solto ele para de acelerar.
Queria ajuda com o script, pois com esse script o foguete está apenas pulando:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;




public class Play : MonoBehaviour {

 public Rigidbody2D rigidbody2D;
 public float velMax;
 public Vector2 jumpForce = new Vector2(0, 280);

 public float velAtual;

 // Use this for initialization
 void Start () {
 this.rigidbody2D = GetComponent<Rigidbody2D>();
 }
 
 // Update is called once per frame
 void Update () {

 velAtual = rigidbody2D.velocity.y;

 if (Input.GetKeyDown("w"))
 {
 
 
 acelera();
  
 }
 
 }

 void acelera() {
 
 if (rigidbody2D.velocity.y < velMax) {
 rigidbody2D.AddForce(jumpForce);
 }
 
 }
 

}

use o velocity e diminua o jumpForce

Código:

 
 if (rigidbody2D.velocity.y < velMax) {
 rigidbody2D.velocity = jumpForce;
 }

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DÚVIDA Re: Ajuda com Rigidbody eixo Y mover constante

Mensagem por Yuri Alexs em Qui Abr 28, 2016 8:43 pm

Código:

 
 if (rigidbody2D.velocity.y < velMax) {
 rigidbody2D.velocity = jumpForce;
 }

Fiz isso, mas apenas pula mais alto do que antes.

Yuri Alexs
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DÚVIDA Re: Ajuda com Rigidbody eixo Y mover constante

Mensagem por weslleyFx em Qui Abr 28, 2016 9:05 pm

então pela logica do script que vc fez era isso mesmo que iria acontecer

faz a sim adiciona um bool para ele decolar
logo se a velocidade for maior que a determinada ele vai voar suave

leve em conta que  eu não testei então pode não funfa leve como uma dica
Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Play : MonoBehaviour
{

    public Rigidbody2D m_rigidBody;
    public float velMaxToFly;
    public float startForce;
    public float softFlySpeed;
    public float velAtual;
    public bool toFly;

    void Start()
    {
        m_rigidBody = GetComponent<Rigidbody2D>();
    }

    void Update()
    {
        velAtual = m_rigidBody.velocity.y;

        if (Input.GetKeyDown("w") && velAtual == 0)
        {
            toFly = true;
        }

        if (toFly)
        {
            StartFly();
        }

        if (velAtual > velMaxToFly)
        {
            ToflySoft();
            toFly = false;
        }
    }

    void ToflySoft()
    {
        m_rigidBody.velocity = new Vector2(0, softFlySpeed);
    }

    void StartFly()
    {
        m_rigidBody.velocity = new Vector2 (0,startForce);
    }
}

EDIT1 : a variável softFly não pode ser muito menor que a startForce caso seja o foguete perdera força e cairá

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