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dstaroski
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dstaroski
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[TUTORIAL] Otimização Simples por distância

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TUTORIAL [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Nov 26, 2014 12:51 pm

Tutorial em vídeo:





Elaborei este simples script que é MUITO funcional e facil de usar

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Otimizacao : MonoBehaviour {
 public GameObject[] _OBJETOS;
 private GameObject JOGADOR;
 private float DistanciaDoPlayer;
 public float DistanciaMaxima = 40;
   void Start (){
   JOGADOR = GameObject.FindWithTag("Player");
   }
 void Update (){
 for(int i = 0; i <_OBJETOS.Length; i++){
 DistanciaDoPlayer = Vector3.Distance(JOGADOR.transform.position,_OBJETOS[i].transform.position);
 if(DistanciaDoPlayer >= DistanciaMaxima){
 _OBJETOS[i].SetActive (false);
 }else{
 _OBJETOS[i].SetActive (true);
 }
 }
 }
}

este script vai no seu Player. linke Objetos na variavel _OBJETOS, e estes serão desativados quando sua distancia for maior do que "DistanciaMaxima" em relação ao player...

gosto de fazer salas e colocar todos os objetos dela dentro de um unico gameObject, e então linkar este gameObject na variavel. se minha distancia for maior do que "DistanciaMaxima", todos os objetos da sala serao desativados...


simples não?

Lembre-se de colocar a tag " Player " no seu player

________________________________________________________________________________________________________________
@@ UM SCRIPT OPCIONAL PARA QUEM QUISER

Se você não quiser linkar objeto por objeto na array, e quiser que o script busque os objetos pela sua tag, basta utilizar este script:
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
public class Otimizacao : MonoBehaviour {
   public string[] tags;
   private List<GameObject> _OBJETOS = new List<GameObject>();
   private GameObject JOGADOR;
   private float DistanciaDoPlayer;
   public float DistanciaMaxima = 40;
   void Start (){
      JOGADOR = GameObject.FindWithTag("Player");
      for (int x = 0; x < tags.Length; x++) {
         _OBJETOS.AddRange (GameObject.FindGameObjectsWithTag (tags [x]));
      }
   }
   void Update (){
      for(int i = 0; i <_OBJETOS.Count; i++){
         DistanciaDoPlayer = Vector3.Distance(JOGADOR.transform.position,_OBJETOS[i].transform.position);
         if(DistanciaDoPlayer >= DistanciaMaxima){
            _OBJETOS[i].SetActive (false);
         }else{
            _OBJETOS[i].SetActive (true);
         }
      }
   }
}

Com este novo script, basta ter um jogador com a tag "Player" e configurar as variáveis "tags" e "DistânciaMaxima"

nas tags, você coloca o número de tags que você pretende usar e da um enter, depois disso, coloque o nome das tags que você pretende usar (diferenciando maiúsculo de minúsculo)

Todos os objetos que possuir as tags que você colocar nesta lista, serão afetados pelo script Very Happy


Última edição por MarcosSchultz em Qui Jul 21, 2016 12:52 am, editado 8 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por bruninnho em Qui Nov 27, 2014 7:47 pm

deixando o jogo mais fluido né?!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Nov 27, 2014 9:22 pm

mais fluido e mais leve, você pode desativar grandes blocos de cenário aumentando em muito os Draw Calls
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por bruninnho em Qui Nov 27, 2014 9:42 pm

eu tenho que linkar o objeto da hierarquia no "_Objeto"? É isso né?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Nov 27, 2014 10:59 pm

no _objetos, coloque uma quantidade e de um enter, ai aparecerão variaveis para você linkar os objetos, ou o objeto pai dos outros

ai é so linkar
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por eumarcio em Ter Nov 10, 2015 9:42 am

Muito bom vou usar este as vezes, mas eu vi que um pessoa comentou sobre qualidade no you tube, não teria com reduzi e a qualidade

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por RenanMSV em Ter Nov 10, 2015 10:09 am

teria, LOD
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Nov 10, 2015 12:40 pm

Da pra fazer algumas coisas com oclusion culling, também da pra reduzir a malha, más necessita usar LOD, e isso já é um pouco mais complexo
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por GibsonDKS em Qua Nov 11, 2015 3:59 pm

Isso é tipo o sistema de chuncks do minecraft?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Nov 12, 2015 12:42 am

Sim, só que reduzindo a malha...

Minecraft tem uns 6 sistemas de otimização rodando juntos... é algo bem complexo de se fazer
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por Yuri Heinz em Qua Dez 02, 2015 4:01 am

Esse código vai servir pra muita coisa. Muita mesmo, tava precisando bastante desse código, principalmente pras lights, Mas vou ussar para Tudo.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por luKkaSs em Sab Mar 12, 2016 10:08 am

mais no caso seria melhor usar um script do q o LOD certo? pq o lod por exemplo nao desativa a colisao do objeto, ele so troca as malhas.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Mar 12, 2016 12:38 pm

luKkaSs escreveu:mais no caso seria melhor usar um script do q o LOD certo? pq o lod por exemplo nao desativa a colisao do objeto, ele so troca as malhas.

Depende, por que há casos que não da para desativar os objetos, pois ficaria estranho se eles sumissem da cena, no caso de cenários abertos... Ai não tem jeito a não ser usar o LOD
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por luKkaSs em Sab Mar 12, 2016 3:28 pm

sim claro, mas ate o LOD tem um limete de distancia q no caso e CULLED, nesse ele não renderiza mais o bj, so q os scripts, colisões etc, ainda estariam ativos e consumindo desempenho de forma desnecessária, já q o objeto não e mais visível por esta muito longe.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por ElielsonRitter em Dom Maio 08, 2016 11:22 pm

Funciona para unity 5 ?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por weslleyFx em Dom Maio 08, 2016 11:27 pm

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Jul 21, 2016 12:52 am

@@ tutorial atualizado para buscar os objetos pela sua tag Very Happy
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por WerehogGamer em Qui Jul 21, 2016 5:51 pm

Cade o tutorial?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Jul 21, 2016 6:23 pm

Como assim? esse tópico é o tutorial ué, o primeiro post é o tutorial O.o
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por weslleyFx em Qui Jul 21, 2016 6:26 pm

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por WerehogGamer em Qui Jul 21, 2016 7:22 pm

Esse script funciona com o Unity 5?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por weslleyFx em Qui Jul 21, 2016 7:28 pm

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por WerehogGamer em Sex Jul 22, 2016 3:55 pm

Uma pergunta só. O script que usa tags em vez de ter que colocar os objetos na array, funciona da mesma forma do outro, só mudando que ao invés de colocar os objetos na array só precisa colocar uma tag neles?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por WerehogGamer em Sex Jul 22, 2016 4:02 pm

Quando eu coloco esse segundo script no unity dá erro ;-;
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por weslleyFx em Sex Jul 22, 2016 7:21 pm

Qual erro ? existe objetos com as tags definidas no script  na cena ?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por WerehogGamer em Sex Jul 22, 2016 9:53 pm

weslleyFx escreveu:Qual erro ? existe objetos com as tags definidas no script  na cena ?
Não lembro direito, eu tirei o script pra poder testar o jogo, é alguma coisa com object ter sido destrupido ou coisa assim
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Jul 23, 2016 2:46 pm

Você não pode "otimizar" objetos que vão ser destruídos ou vão desaparecer da cena. Isto serve apenas para objetos estáticos.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por WerehogGamer em Ter Jul 26, 2016 9:44 am

Mas dá o erro quando eu coloco o script no player, sem ter feito nada nos objetos ainda
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Jul 26, 2016 1:14 pm

Manda prints do erro, mas provavelmente você está errando o ultra básico, que é o nome do script. Tem que ser igual ao nome da classe, conforme o tutorial.
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