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[TUTORIAL] Otimização Simples por distância

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TUTORIAL [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por MarcosSchultz em Qua 26 Nov - 10:51

Tutorial em vídeo:





Elaborei este simples script que é MUITO funcional e facil de usar

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Otimizacao : MonoBehaviour {
 public GameObject[] _OBJETOS;
 private GameObject JOGADOR;
 private float DistanciaDoPlayer;
 public float DistanciaMaxima = 40;
   void Start (){
   JOGADOR = GameObject.FindWithTag("Player");
   }
 void Update (){
 for(int i = 0; i <_OBJETOS.Length; i++){
 DistanciaDoPlayer = Vector3.Distance(JOGADOR.transform.position,_OBJETOS[i].transform.position);
 if(DistanciaDoPlayer >= DistanciaMaxima){
 _OBJETOS[i].SetActive (false);
 }else{
 _OBJETOS[i].SetActive (true);
 }
 }
 }
}

este script vai no seu Player. linke Objetos na variavel _OBJETOS, e estes serão desativados quando sua distancia for maior do que "DistanciaMaxima" em relação ao player...

gosto de fazer salas e colocar todos os objetos dela dentro de um unico gameObject, e então linkar este gameObject na variavel. se minha distancia for maior do que "DistanciaMaxima", todos os objetos da sala serao desativados...


simples não?

Lembre-se de colocar a tag " Player " no seu player

________________________________________________________________________________________________________________
@@ UM SCRIPT OPCIONAL PARA QUEM QUISER

Se você não quiser linkar objeto por objeto na array, e quiser que o script busque os objetos pela sua tag, basta utilizar este script:
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
public class Otimizacao : MonoBehaviour {
   public string[] tags;
   private List<GameObject> _OBJETOS = new List<GameObject>();
   private GameObject JOGADOR;
   private float DistanciaDoPlayer;
   public float DistanciaMaxima = 40;
   void Start (){
      JOGADOR = GameObject.FindWithTag("Player");
      for (int x = 0; x < tags.Length; x++) {
         _OBJETOS.AddRange (GameObject.FindGameObjectsWithTag (tags [x]));
      }
   }
   void Update (){
      for(int i = 0; i <_OBJETOS.Count; i++){
         DistanciaDoPlayer = Vector3.Distance(JOGADOR.transform.position,_OBJETOS[i].transform.position);
         if(DistanciaDoPlayer >= DistanciaMaxima){
            _OBJETOS[i].SetActive (false);
         }else{
            _OBJETOS[i].SetActive (true);
         }
      }
   }
}

Com este novo script, basta ter um jogador com a tag "Player" e configurar as variáveis "tags" e "DistânciaMaxima"

nas tags, você coloca o número de tags que você pretende usar e da um enter, depois disso, coloque o nome das tags que você pretende usar (diferenciando maiúsculo de minúsculo)

Todos os objetos que possuir as tags que você colocar nesta lista, serão afetados pelo script Very Happy


Última edição por MarcosSchultz em Qua 20 Jul - 23:52, editado 8 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por bruninnho em Qui 27 Nov - 17:47

deixando o jogo mais fluido né?!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por MarcosSchultz em Qui 27 Nov - 19:22

mais fluido e mais leve, você pode desativar grandes blocos de cenário aumentando em muito os Draw Calls
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por bruninnho em Qui 27 Nov - 19:42

eu tenho que linkar o objeto da hierarquia no "_Objeto"? É isso né?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por MarcosSchultz em Qui 27 Nov - 20:59

no _objetos, coloque uma quantidade e de um enter, ai aparecerão variaveis para você linkar os objetos, ou o objeto pai dos outros

ai é so linkar
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por eumarcio em Ter 10 Nov - 7:42

Muito bom vou usar este as vezes, mas eu vi que um pessoa comentou sobre qualidade no you tube, não teria com reduzi e a qualidade

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por RenanMSV em Ter 10 Nov - 8:09

teria, LOD
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por MarcosSchultz em Ter 10 Nov - 10:40

Da pra fazer algumas coisas com oclusion culling, também da pra reduzir a malha, más necessita usar LOD, e isso já é um pouco mais complexo
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por GibsonDKS em Qua 11 Nov - 13:59

Isso é tipo o sistema de chuncks do minecraft?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por MarcosSchultz em Qua 11 Nov - 22:42

Sim, só que reduzindo a malha...

Minecraft tem uns 6 sistemas de otimização rodando juntos... é algo bem complexo de se fazer
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por Yuri Heinz em Qua 2 Dez - 2:01

Esse código vai servir pra muita coisa. Muita mesmo, tava precisando bastante desse código, principalmente pras lights, Mas vou ussar para Tudo.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por luKkaSs em Sab 12 Mar - 9:08

mais no caso seria melhor usar um script do q o LOD certo? pq o lod por exemplo nao desativa a colisao do objeto, ele so troca as malhas.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por MarcosSchultz em Sab 12 Mar - 11:38

luKkaSs escreveu:mais no caso seria melhor usar um script do q o LOD certo? pq o lod por exemplo nao desativa a colisao do objeto, ele so troca as malhas.

Depende, por que há casos que não da para desativar os objetos, pois ficaria estranho se eles sumissem da cena, no caso de cenários abertos... Ai não tem jeito a não ser usar o LOD
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por luKkaSs em Sab 12 Mar - 14:28

sim claro, mas ate o LOD tem um limete de distancia q no caso e CULLED, nesse ele não renderiza mais o bj, so q os scripts, colisões etc, ainda estariam ativos e consumindo desempenho de forma desnecessária, já q o objeto não e mais visível por esta muito longe.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por ElielsonRitter em Dom 8 Maio - 22:22

Funciona para unity 5 ?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por Weslley em Dom 8 Maio - 22:27

funciona
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por MarcosSchultz em Qua 20 Jul - 23:52

@@ tutorial atualizado para buscar os objetos pela sua tag Very Happy
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por WerehogGamer em Qui 21 Jul - 16:51

Cade o tutorial?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por MarcosSchultz em Qui 21 Jul - 17:23

Como assim? esse tópico é o tutorial ué, o primeiro post é o tutorial O.o
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por Weslley em Qui 21 Jul - 17:26

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por WerehogGamer em Qui 21 Jul - 18:22

Esse script funciona com o Unity 5?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por Weslley em Qui 21 Jul - 18:28

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por WerehogGamer em Sex 22 Jul - 14:55

Uma pergunta só. O script que usa tags em vez de ter que colocar os objetos na array, funciona da mesma forma do outro, só mudando que ao invés de colocar os objetos na array só precisa colocar uma tag neles?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por WerehogGamer em Sex 22 Jul - 15:02

Quando eu coloco esse segundo script no unity dá erro ;-;
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por Weslley em Sex 22 Jul - 18:21

Qual erro ? existe objetos com as tags definidas no script  na cena ?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por WerehogGamer em Sex 22 Jul - 20:53

weslleyFx escreveu:Qual erro ? existe objetos com as tags definidas no script  na cena ?
Não lembro direito, eu tirei o script pra poder testar o jogo, é alguma coisa com object ter sido destrupido ou coisa assim
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por MarcosSchultz em Sab 23 Jul - 13:46

Você não pode "otimizar" objetos que vão ser destruídos ou vão desaparecer da cena. Isto serve apenas para objetos estáticos.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por WerehogGamer em Ter 26 Jul - 8:44

Mas dá o erro quando eu coloco o script no player, sem ter feito nada nos objetos ainda
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Otimização Simples por distância

Mensagem por MarcosSchultz em Ter 26 Jul - 12:14

Manda prints do erro, mas provavelmente você está errando o ultra básico, que é o nome do script. Tem que ser igual ao nome da classe, conforme o tutorial.
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