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Sistema de spawn de monstros multiplayer

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DÚVIDA Sistema de spawn de monstros multiplayer

Mensagem por igorobm em Sab Jul 28, 2018 2:32 am

Guys estou estudando e tendo fazer um game multiplayer no photon, cheguei em um ponto que travei de como fazer um gerenciamento de respawn para os monstros.

Pensei em em usar um banco de dados, como eu já usava o mySql para salvar dados de login, dados dos personagens. Pensei em criar uma tabela onde eu salvaria o spawn dos monstro, digamos que eu tenha um respawn em uma floresta, então teria todos os dados desse spawn no banco de dados. E isso seria carregado quando o player chegasse perto desse spawn. A tabela teria o ID do spawn, nome, e o tempo para spawn, e a vida do monstro. 

Digamos que o player matou o monstro então o game atualizaria esse spawn, dando update no "tempo de spawn" onde pegaria a hora do banco e adicionaria o cooldown de respawn. 

   matei o monstro as meia dia(2018-07-28 12:00:00 data / hora), e o spawn tem um cooldown de 1 hora, então o campo "tempo de spawn" receberia "2018-07-28 13:00:00", Ai o spawn receberia esse time e assim respawnando o monstro só depois desse horário.

Se eu ataquei um monstro de vida 1000 e tirei uma quantidade de 200 entao o campo "vida do monstro" receberia 800. Ai quando o player chegasse perto ele spawn o monstro com essa vida.

Só que eu que nao e assim que gerencia isso. 

Lembrando o game e um RPG Online um MMO. E estou usando o matcing make mesmo por isso meio q pensei no banco de dados..

To aceitando qualquer dica Piscadinha
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DÚVIDA Re: Sistema de spawn de monstros multiplayer

Mensagem por igorobm em Sab Jul 28, 2018 2:34 am

desculpa os erros de português meu teclado ta estragado...
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DÚVIDA Re: Sistema de spawn de monstros multiplayer

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Jul 29, 2018 1:46 am

Nuss, isso é complexo. O spawn é até simples, mas como você está fazendo um Multiplayer, ai complica um bocado. Não sei responder.
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DÚVIDA Re: Sistema de spawn de monstros multiplayer

Mensagem por igorobm em Ter Jul 31, 2018 9:47 pm

Estou usando o photon pun, e não tem um host que controla tudo. sempre que alguém for conectar no jogo, o jogo checa se já tem uma sala criada com o nome do server se tiver ela só entra. E para controlar o sistema de respawn a única forma que eu pensei foi essa, pois o cara pode deslogar e logar novamente para o monstro nasce e eu não quero isso. 
 Estou usando o banco para fazer isso. Criei um php que eu passo o id do respawn e ele retorna um json com as infos do respawn. Ai quando o player chegar perto do respawn, o respawn pega as infos retornadas do php e checa se já pode spawnar o monstro.
Agora quero saber se existe uma forma mais leve ou mais pratica de fazer esse sistema? Piscadinha
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DÚVIDA Re: Sistema de spawn de monstros multiplayer

Mensagem por artplayer em Qua Ago 01, 2018 8:51 am

Não uso o PUN, tenho mais experiência com Photon Bolt/Unet. 

Quando uma sala "troca de host" ele não mantém os valores das variáveis no próximo host? Se não mantém, então não faz muito sendo pra mim.
Alguns amigos que utilizam PUN reclamaram justamente desse tipo de problema na troca de host.

Eu sempre pensei em matchmaking como uma forma casual de criar salas de jogo rápidas. Porque no final das contas você sempre vai ter pelo menos um problema de segurança: O Host.

Eu pesquisaria um pouco mais pra ter certeza se dá pra manter uma variável após a troca de host. Tendo certeza de que não dá, eu repensaria na possibilidade de usar um host "fixo".

Lógico, depende do seu tipo de jogo, em que pé ele está e tudo mais...
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