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[RESOLVIDO][AJUDA] Sistema de spawn de Árvores

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Resolvido [RESOLVIDO][AJUDA] Sistema de spawn de Árvores

Mensagem por DavydMaker em Dom Maio 22, 2016 6:49 pm

Seguinte, meu cenário é cheio de árvores e isso faz o Unity deixar meu pc lento, então ao invés disso pensei em marcar locais para spawnar árvores ao iniciar jogo. Tentei usar um script que o Marcos postou em outro post porém ele spawna sempre, e eu quero por exemplo, quando eu cortar uma árvore ai demora 10 segundos para ela spawnar novamente e se já tiver uma árvore ali eu não quero que spawne outra por cima e eu não sei fazer essa adaptação.

Tutorial usado como suporte

Se alguém puder me ajudar agradeço muito.  Very Happy


Última edição por DavydMaker em Seg Maio 23, 2016 3:30 pm, editado 1 vez(es)

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Resolvido Re: [RESOLVIDO][AJUDA] Sistema de spawn de Árvores

Mensagem por weslleyFx em Dom Maio 22, 2016 9:37 pm

os lugares onde as arvores são instanciado tem lugares pré-definidos digo são vários transfom ?

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Resolvido Re: [RESOLVIDO][AJUDA] Sistema de spawn de Árvores

Mensagem por DavydMaker em Dom Maio 22, 2016 9:39 pm

Sim. Mas se tiver um jeito mais fácil de fazer isso também aceito sugestões.
Obrigado por responder Very Happy.

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Resolvido Re: [RESOLVIDO][AJUDA] Sistema de spawn de Árvores

Mensagem por weslleyFx em Dom Maio 22, 2016 10:12 pm

bom o que vc pode fazer e instanciar as arvore e torna ló filho ao transform
depois vc perguntar se existe algum objeto filho
se existe vc não instância e passa pra próximo da lista ate achar um que não tenha objeto filho

em positionToSpawn passe todas a posições de spawn
em tree passe a arvore
em tempToSpawn passe o tempo de spawn


Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;

public class TreeSpawnController  : MonoBehaviour
{

 public List<Transform> positionToSpawn;
 public GameObject tree;

 public float tempToSpawn;

 void Update()
 {
 CheckParent ();
 }

 private IEnumerator Instace(Transform localPosition)
 {
 GameObject newTree = Instantiate (tree) as GameObject;
 newTree.transform.parent = localPosition;
 newTree.transform.position = localPosition.position;
 newTree.SetActive (false);
 yield return new WaitForSeconds(tempToSpawn);
 newTree.SetActive (true);
 }

 private void CheckParent()
 {
 foreach (Transform position in positionToSpawn)
 {
 if (position.childCount <= 0)
 {
 StartCoroutine (Instace (position));
 }
 }
 }
}

@EDIT1 : Tirei um Erro


Última edição por weslleyFx em Seg Maio 23, 2016 4:43 pm, editado 2 vez(es) (Razão : TIrando Um Erro)

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Resolvido Re: [RESOLVIDO][AJUDA] Sistema de spawn de Árvores

Mensagem por DavydMaker em Seg Maio 23, 2016 3:10 pm

Opa vlw vou testar, cheguei da escola quase agora. Já já dou edit na resposta para dizer como ficou e tirar alguma dúvida se for preciso.  Surprised

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Resolvido Re: [RESOLVIDO][AJUDA] Sistema de spawn de Árvores

Mensagem por weslleyFx em Seg Maio 23, 2016 3:13 pm

certo amigo

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Resolvido Re: [RESOLVIDO][AJUDA] Sistema de spawn de Árvores

Mensagem por DavydMaker em Seg Maio 23, 2016 3:29 pm

Funcionou mano, perfeitamente *-* vlw, eheh.
E na linha 22 coloca um ponto e vírgula no final, porque ta faltando, no caso de alguém vier a usar esse script para não ter problemas(mesmo sendo um problema simples como esse).

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Resolvido Re: [RESOLVIDO][AJUDA] Sistema de spawn de Árvores

Mensagem por weslleyFx em Seg Maio 23, 2016 4:46 pm

Adicionei nem tinha visto malz ai

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Resolvido Re: [RESOLVIDO][AJUDA] Sistema de spawn de Árvores

Mensagem por DavydMaker em Seg Maio 23, 2016 7:13 pm

Mano, só mais uma coisa, eu queria que as árvores já começassem instanciadas no jogo, porque quando coloco tempo ele passa o tempo para poder criar as árvores.
Tentei fazer aqui mas não consegui, se puder ajudar agradeço e explica também vlw ^-^.

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Resolvido Re: [RESOLVIDO][AJUDA] Sistema de spawn de Árvores

Mensagem por weslleyFx em Seg Maio 23, 2016 7:58 pm

bom existe outras formas de se fazer isso
mas basta pedir outro parâmetro na método Instace e CheckParent
do tipo float que será o tempo assim poderemos reutilizar o método CheckParent
na Awake

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;

public class TreeSpawnController  : MonoBehaviour
{

   public List<Transform> positionToSpawn;
   public GameObject tree;

   public float tempToSpawn;

   void Awake ()
   {
      CheckParent(0);
   }
   
   void Update()
   {
      CheckParent (tempToSpawn);
   }

   private IEnumerator Instace(Transform localPosition, float temp)
   {
      GameObject newTree = Instantiate (tree) as GameObject;
      newTree.transform.parent = localPosition;
      newTree.transform.position = localPosition.position;
      newTree.SetActive (false);
      yield return new WaitForSeconds(temp);
      newTree.SetActive (true);
   }

   private void CheckParent(float temp)
   {
      foreach (Transform position in positionToSpawn)
      {
         if (position.childCount <= 0)
         {
            StartCoroutine (Instace (position,temp));
         }
      }
   }
}

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Resolvido Re: [RESOLVIDO][AJUDA] Sistema de spawn de Árvores

Mensagem por DavydMaker em Seg Maio 23, 2016 10:45 pm

Vlw Very Happy. Tentei fazer de um jeito bem bosta, mas também to começando agora em programação Unity.

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