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[TUTORIAL] Salvar SCORE e substituir caso faça mais pontos.

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TUTORIAL [TUTORIAL] Salvar SCORE e substituir caso faça mais pontos.

Mensagem por MarcosSchultz Sáb Jun 30, 2018 10:54 pm

Fala galera, estou trazendo este tutorial simples mostrando como utilizar o PlayerPrefs para salvar o Score do seu jogo e substituir caso faça mais pontos.
Este código pode ser utilizado em várias cenas.

Vídeo explicando: 



Código utilizado:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class SalvarScore : MonoBehaviour {

 public int scoreAtualDoNivel;
 public int scoreMaximoSalvo;
 string nomeDaCena;

 void Start () {
 scoreAtualDoNivel = 0;
 scoreMaximoSalvo = 0;
 nomeDaCena = SceneManager.GetActiveScene ().name;
 //PlayerPrefs.DeleteKey (nomeDaCena + "score");
 if (PlayerPrefs.HasKey (nomeDaCena + "score")) {
 scoreMaximoSalvo = PlayerPrefs.GetInt (nomeDaCena + "score");
 }
 }

 void Update () {
 scoreAtualDoNivel = (int) transform.position.x;
 ChecarScore ();
 }

 void ChecarScore(){
 if (scoreAtualDoNivel > scoreMaximoSalvo) {
 scoreMaximoSalvo = scoreAtualDoNivel;
 PlayerPrefs.SetInt (nomeDaCena + "score", scoreMaximoSalvo);
 }
 }
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar SCORE e substituir caso faça mais pontos.

Mensagem por NKKF Dom Jul 01, 2018 1:34 am

Nice Marcos, poderia fazer um tutorial explicando sobre criar e ler arquivos com a Unity, tipo uma criptografia e tals xD
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar SCORE e substituir caso faça mais pontos.

Mensagem por MarcosSchultz Dom Jul 01, 2018 3:03 am

NKKF escreveu:Nice Marcos, poderia fazer um tutorial explicando sobre criar e ler arquivos com a Unity, tipo uma criptografia e tals xD

Criar e ler arquivos? de que tipo??? Teria algum exemplo de utilidade?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar SCORE e substituir caso faça mais pontos.

Mensagem por NKKF Dom Jul 01, 2018 9:38 am

É, tipo fazer um save game customizado, sabe?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar SCORE e substituir caso faça mais pontos.

Mensagem por dstaroski Dom Jul 01, 2018 4:25 pm

MarcosSchultz escreveu:Fala galera, estou trazendo este tutorial simples mostrando como utilizar o PlayerPrefs para salvar o Score do seu jogo e substituir caso faça mais pontos.
Este código pode ser utilizado em várias cenas.

Vídeo explicando: 



Código utilizado:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class SalvarScore : MonoBehaviour {

 public int scoreAtualDoNivel;
 public int scoreMaximoSalvo;
 string nomeDaCena;

 void Start () {
 scoreAtualDoNivel = 0;
 scoreMaximoSalvo = 0;
 nomeDaCena = SceneManager.GetActiveScene ().name;
 //PlayerPrefs.DeleteKey (nomeDaCena + "score");
 if (PlayerPrefs.HasKey (nomeDaCena + "score")) {
 scoreMaximoSalvo = PlayerPrefs.GetInt (nomeDaCena + "score");
 }
 }

 void Update () {
 scoreAtualDoNivel = (int) transform.position.x;
 ChecarScore ();
 }

 void ChecarScore(){
 if (scoreAtualDoNivel > scoreMaximoSalvo) {
 scoreMaximoSalvo = scoreAtualDoNivel;
 PlayerPrefs.SetInt (nomeDaCena + "score", scoreMaximoSalvo);
 }
 }
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar SCORE e substituir caso faça mais pontos.

Mensagem por Flávio Dom Ago 05, 2018 4:29 pm

Marcos vc pode depois fazer um tutorial sobre como usar 'Dictionary'?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar SCORE e substituir caso faça mais pontos.

Mensagem por MarcosSchultz Seg Ago 06, 2018 7:29 pm

Flávio escreveu:Marcos vc pode depois fazer um tutorial sobre como usar 'Dictionary'?

Será feito!!! Acho que vai ser o próximo na série de C#
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar SCORE e substituir caso faça mais pontos.

Mensagem por teyroberto1 Sáb Jul 27, 2019 11:03 am

Código:
ta dando esse erro
Assets/Script/gameControlle.cs(4,19): error CS0234: The type or namespace name `SceneManagement' does not exist in the namespace `UnityEngine'. Are you missing an assembly reference?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar SCORE e substituir caso faça mais pontos.

Mensagem por Magnatah Sáb Jul 27, 2019 12:03 pm

Subistitui a linha do erro por isto:

Código:
using UnityEngine.SceneManagement;
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar SCORE e substituir caso faça mais pontos.

Mensagem por GGUI Qua Set 04, 2019 12:30 am

Alguem poderia me ajudar? Eu queria fazer os Scores aparecerem no slider no canto da tela, sou novo em criar jogos, queria a ajuda para fazer isso Piscadinha

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar SCORE e substituir caso faça mais pontos.

Mensagem por MarcosSchultz Sex Set 13, 2019 4:17 am

GGUI escreveu:Alguem poderia me ajudar? Eu queria fazer os Scores aparecerem no slider no canto da tela, sou novo em criar jogos, queria a ajuda para fazer isso Piscadinha
slider?

mas slider é um input e não um objeto de visualização...

não é melhor uma imagem onde você altera o fill horizontal dela?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar SCORE e substituir caso faça mais pontos.

Mensagem por raphaelperez Seg Jul 27, 2020 5:45 pm

to com uma dificuldade terrível em colocar este codigo no meu jogo e fazer ele funcionar corretamente com o que ja tenho criado. Ainda to começando a mexer no unity e gostaria que o highscore aparece na tela tambem assim como a pontuação atual
poderiam me ajudar?

meu codigo atual é

using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class Principal : MonoBehaviour
{

    public GameObject jogador;
    public GameObject felpudoIdle;
    public GameObject felpudoBate;

    public GameObject blocoEsq;
    public GameObject blocoDir;
    public GameObject blocoCentro;
    public GameObject barra;

    public Text textoScore;

    public AudioClip somBate;
    public AudioClip somPerde;


    bool acabou;
    bool comecou;
    bool ladoJogador;
    int scoreJogo;


    private float escalaHorizontalJogador;

    private List<GameObject> listaBlocos;

    void Start()
    {
        felpudoBate.SetActive(false);
        escalaHorizontalJogador = jogador.transform.localScale.x;
        listaBlocos = new List<GameObject>();
        CriaBlocosNaCena();

        textoScore.transform.position = new Vector2(Screen.width / 2, Screen.height / 2);
        textoScore.text = "Toque para iniciar!";
        textoScore.fontSize = 25;
    }

    void Update()
    {
        if (!acabou)
        {
            if (Input.GetButtonDown("Fire1"))
            {

                if (!comecou)
                {
                    comecou = true;
                    barra.SendMessage("ComecouJogo");
                }

                if (Input.mousePosition.x > Screen.width / 2)
                {
                    bateDireita();
                }
                else
                {
                    bateEsquerda();
                }
                Invoke("VoltaAnimacao", 0.25f);

                felpudoBate.SetActive(true);
                felpudoIdle.SetActive(false);

                listaBlocos.RemoveAt(0);
                ReposicionaBlocos();
                confereJogada();
            }
        }
    }

    void bateDireita()
    {
        ladoJogador = false;
        listaBlocos[0].SendMessage("TomaPancadaDireita");
        jogador.transform.position = new Vector2(1.1f, jogador.transform.position.y);
        jogador.transform.localScale = new Vector2(-escalaHorizontalJogador, jogador.transform.localScale.y);
    }

    void bateEsquerda()
    {
        ladoJogador = true;
        listaBlocos[0].SendMessage("TomaPancadaEsquerda");
        jogador.transform.position = new Vector2(-1.1f, jogador.transform.position.y);
        jogador.transform.localScale = new Vector2(escalaHorizontalJogador, jogador.transform.localScale.y);
    }

    void VoltaAnimacao()
    {
        felpudoBate.SetActive(false);
        felpudoIdle.SetActive(true);
    }

    void CriaBlocosNaCena()
    {
        for (int i = 0; i <= 7; i++)
        {
            GameObject novoObj = CriaNovoBarril(new Vector2(0, -1.792f + (i * 0.835f)));
            listaBlocos.Add(novoObj);
        }
    }

    void ReposicionaBlocos()
    {
        GameObject novoBarril = CriaNovoBarril(new Vector2(0, -1.792f + (8 * 0.835f)));
        listaBlocos.Add(novoBarril);

        for (int i = 0; i <= 7; i++)
        {
            listaBlocos[i].transform.position = new Vector2(listaBlocos[i].transform.position.x, listaBlocos[i].transform.position.y - 0.835f);
        }
    }

    GameObject CriaNovoBarril(Vector2 posicao)
    {
        GameObject novoBarril;
        if ((Random.value > 0.5f) || listaBlocos.Count < 2)
        {
            novoBarril = Instantiate(blocoCentro);
        }
        else
        {

            if (Random.value > 0.5f)
            {
                novoBarril = Instantiate(blocoDir);
            }
            else
            {
                novoBarril = Instantiate(blocoEsq);
            }
        }
        novoBarril.transform.position = posicao;
        return novoBarril;
    }

    void confereJogada()
    {
        if (listaBlocos[0].gameObject.CompareTag("Inimigo"))
        {


            if ((listaBlocos[0].name == "inimigoEsq(Clone)" && ladoJogador) || (listaBlocos[0].name == "inimigoDir(Clone)" && !ladoJogador))
            {
                FimDeJogo();
                GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot(somPerde);

            }
            else
            {
                barra.SendMessage("AumentaBarra");
                MarcaPonto();
            }

        }
        else { MarcaPonto(); }
    }
    void RecarregaCena()
    {
        Application.LoadLevel("Menu");
    }


    void MarcaPonto()
    {
        scoreJogo++;
        textoScore.text = scoreJogo.ToString();
        textoScore.transform.position = new Vector2((Screen.width / 32) * 2, (Screen.height / Cool * 7);
        textoScore.fontSize = 70;
        textoScore.color = new Color(0.95f, 1.0f, 0.35f);


        GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot(somBate);
    }

    void FimDeJogo()
    {
        acabou = true;

        felpudoBate.GetComponent<SpriteRenderer>().color = new Color(1f, 0.25f, 0.25f, 1.0f);
        felpudoIdle.GetComponent<SpriteRenderer>().color = new Color(1f, 0.25f, 0.25f, 1.0f);
        jogador.GetComponent<Rigidbody2D>().isKinematic = false;
        jogador.GetComponent<Rigidbody2D>().AddTorque(100f);

        if (ladoJogador)
        {
            jogador.GetComponent<Rigidbody2D>().velocity = new Vector2(-5, 3);
        }
        else { jogador.GetComponent<Rigidbody2D>().velocity = new Vector2(5, 3); }

        Invoke("RecarregaCena", 1);

    }

}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar SCORE e substituir caso faça mais pontos.

Mensagem por lewoaragao Sex Ago 06, 2021 3:39 pm

esse fórum me ajuda pra caramba, sou novo na área de games, curti muito desenvolver games, tô descobrindo uma paixão por essa área, se tudo der certo um dia vai sair de hobbie pra minha profissão!  :D
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