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Como alterar todos os materiais de um mesh renderer?

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DÚVIDA Como alterar todos os materiais de um mesh renderer?

Mensagem por Fluttershy28 em Ter Abr 10, 2018 9:08 pm

Basicamente isto, quero alterar todos os materiais de um gameObject para outro, posso alterar apenas o primeiro material usando gameObject.GetComponent<MeshRenderer> ().material = materialQueEuDesejar;, mas não consigo usar o <MeshRenderer>().materials[];
todos os tópicos que vi no fórum da unity são da idade da pedra e não funcionam mais, ou são em javascript que não entendo nada. Uma ajuda seria de grande beneficio. Obrigado.
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DÚVIDA Re: Como alterar todos os materiais de um mesh renderer?

Mensagem por NKKF em Ter Abr 10, 2018 9:16 pm

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DÚVIDA Re: Como alterar todos os materiais de um mesh renderer?

Mensagem por Fluttershy28 em Ter Abr 10, 2018 9:47 pm

não funcionou
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DÚVIDA Re: Como alterar todos os materiais de um mesh renderer?

Mensagem por ffabim em Ter Abr 10, 2018 10:51 pm

Tbm estava precisando de algo parecido igual a este, mais acabei desistindo
mas tenta ai pode ser que funcione

Código:
   public MeshRenderer[] rend;
 
 void Start(){rend = GetComponentsInChildren<MeshRenderer>();}

    public void MudarMateriais(Material a){
    foreach(MeshRenderer b in rend){
    b.material = a;
    }
    }
}

ou
Código:
   public MeshRenderer[] rend;

    public void MudarMateriais(Material a){
 foreach (MeshRenderer b in GetComponentsInChildren<Renderer>())
    b.material = a;
    }
    }
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DÚVIDA Re: Como alterar todos os materiais de um mesh renderer?

Mensagem por Fluttershy28 em Ter Abr 10, 2018 11:20 pm

não da certo, primeiro porque é uma array, segundo porque não quero uma array com os mesh renderers"ate porque usualmente so tem 1 por gameobjects" e sim uma array com todos os materiais no mesh renderer.
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DÚVIDA Re: Como alterar todos os materiais de um mesh renderer?

Mensagem por ffabim em Qua Abr 11, 2018 9:49 pm

Estranho, mais não entendi você tem uma mesh com vários materiais e não quer usar array?
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DÚVIDA Re: Como alterar todos os materiais de um mesh renderer?

Mensagem por Fluttershy28 em Qua Abr 11, 2018 10:10 pm

to falando que não da de usar 
rend = GetComponent<MeshRenderer>();
Porque a variável rend é uma array [] , segundo porque eu não quero fazer um loop nas minhas mesh renderers, logo porque o objeto só tem uma, no caso seria feito um loop em cada material dentro da mesh renderer, mas já tentei de vários jeitos e não consegui nenhum resultado
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DÚVIDA Re: Como alterar todos os materiais de um mesh renderer?

Mensagem por ffabim em Qua Abr 11, 2018 11:19 pm

Entendi, veja ai se funciona estou sem unity no momento
Código:
public Material[] materials;
 public MeshRenderer rend;
 public void MudarMateriais(Material newMaterial)
 {Material[] materials = new Material[rend.materials.Length];
 for (int i = 0; i < materials.Length; ++i)
 {
 materials[i] = newMaterial;
 }
 rend.materials = materials;
         }
     }
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DÚVIDA Re: Como alterar todos os materiais de um mesh renderer?

Mensagem por Fluttershy28 em Qui Abr 12, 2018 12:09 am

Ja deixei funcionando, apenas importei outro modelo com um material apenas vai me servir perfeitamente, melhor do que programar sem saber ashsahashsahas
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DÚVIDA Re: Como alterar todos os materiais de um mesh renderer?

Mensagem por ffabim em Qui Abr 12, 2018 12:15 am

rsrsrs, no caso resolveu o seu problema?
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DÚVIDA Re: Como alterar todos os materiais de um mesh renderer?

Mensagem por Fluttershy28 em Qui Abr 12, 2018 1:00 am

Sim, eu queria fazer isso porque estava com preguiça de importar uma copia do modelo com apenas um material, então tecnicamente já esta resolvido, nem testei seu código mals.
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DÚVIDA Re: Como alterar todos os materiais de um mesh renderer?

Mensagem por Dom3000 em Qui Abr 12, 2018 9:55 am

cara eu fiz isso de mudar o material para poder tornar meus personagens em pedra, kkk
puta merda que foi tenso pacas,acho que vou fazer um tuto

Public MeshRenderer[] Meshs;
Public Materials[] Material;

 Meshs.materials = Material; dessa maneira os material vão ser substituido pelo material
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DÚVIDA Re: Como alterar todos os materiais de um mesh renderer?

Mensagem por Fluttershy28 em Dom Abr 15, 2018 1:44 pm

Da para fazer uma variável do tipo materials? tenho quase certeza que testei isso e não dava
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DÚVIDA Re: Como alterar todos os materiais de um mesh renderer?

Mensagem por NKKF em Dom Abr 15, 2018 2:34 pm

Material sempre será no singular, você deve utilizar ele no plural apenas se quiser denominar esta variável assim. Para criar um conjunto de materiais, utilize:

Código:
Material[] mats;

//Ou faça assim:

List<Material> mat;

^ Lembre-se de importar as bibliotecas corretamente.
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DÚVIDA Re: Como alterar todos os materiais de um mesh renderer?

Mensagem por Fluttershy28 em Dom Abr 15, 2018 9:22 pm

Então como você conseguiu @Dom3000?
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DÚVIDA Re: Como alterar todos os materiais de um mesh renderer?

Mensagem por Fluttershy28 em Dom Abr 15, 2018 9:23 pm

Você usou naquele poder da medusa certo?
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DÚVIDA Re: Como alterar todos os materiais de um mesh renderer?

Mensagem por NKKF em Dom Abr 15, 2018 9:34 pm

É meio complicado entender o que você quer. Tente explicar-se novamente, assim podemos lhe ajudar.

@Edit: Você quer mudar o material do objeto?
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DÚVIDA Re: Como alterar todos os materiais de um mesh renderer?

Mensagem por Fluttershy28 em Dom Abr 15, 2018 10:59 pm

Tenho alguns mesh renderer que tem de 5 a 7 materiais diferentes cada um, quero trocar todos esses materiais por um outro. Desculpe a falta  de  clareza, tenho problemas para me expressar.
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DÚVIDA Re: Como alterar todos os materiais de um mesh renderer?

Mensagem por Callyde Jr em Seg Abr 16, 2018 6:32 am

Eu fiz assim para mudar a cor do carro ele tinha como voce falou materiais diferentes mesma cor mais cada parte do carro tinhao ceu, entao eu coloquei o mesmo material neles todos entao quando eu mudo a cor ele muda todo objecto entedeu?
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DÚVIDA Re: Como alterar todos os materiais de um mesh renderer?

Mensagem por Dom3000 em Seg Abr 16, 2018 9:41 am

eu fiz assim: criei uma classe e nessa classe coloquei uma variavel de array de material, ai criei uma aray dessa nova classe assim fica uma array de aray de materiais, no start eu chamo a função de getcomponetsInChildren das meshes e skinsmeshes, ai eu guardo os materials de cada mesh e skinmeshes nessa minha nova classe, ai quando mudo o material eu substituo o material um por um pelo material da pedra assim as meshes e skinsmesh ficam com o numero de materials original, tipo se a meshes ter 7 materiais ela continua com os 7 materiais so que seram os mesmos, quando quer voltar ao material original, se faz a mesma coisa so em vez de colocar o material se coloca o material original correspondente para cada skinmesh ou mesh;


não sei exatamente se vai funcionar pois não testei mas por esse script vc pode ter uma ideia do que falei em cima
Código:





// Variaveis dos Materiais
   [Serializable]
   public class MatsOriginal {

      [Space(10)]
   [HideInInspector]   public SkinnedMeshRenderer[] Skins;
      [Space(20)]
      [HideInInspector]   public MeshRenderer[] Meshes;
      [Space(10)]
      public    List<SkinnedMeshRenderer> SkinsAchados;
      public    List<MeshRenderer> MeshesAchados;
   

      [Space(20)]
      public List<Mats> SkinsMats;

      [Space(20)]
      public List<Mats> MeshesMats;

   

      [Serializable]
      public class Mats {

         public Material [] Materiais;


      }


   }



float CroGuard;
void GuardarMateriais(){


      if (CroGuard == 0) {
         
         MaterialOriginal.Skins = GetComponentsInChildren<SkinnedMeshRenderer> ();


         for (int x = 0; x < MaterialOriginal.Skins.Length; x++) {

            if (!MaterialOriginal.SkinsAchados.Contains (MaterialOriginal.Skins [x])) {
               
               MaterialOriginal.SkinsAchados.Add (MaterialOriginal.Skins [x]);
               MaterialOriginal.SkinsMats.Add (new MatsOriginal.Mats ());
               MaterialOriginal.SkinsMats [x].Materiais = MaterialOriginal.Skins [x].materials;

            }
         }
      }


      CroGuard += Time.deltaTime;

      if (CroGuard <= 1) {

         MaterialOriginal.Meshes = GetComponentsInChildren<MeshRenderer> ();

         for (int x = 0; x < MaterialOriginal.Meshes.Length; x++) {

            if (!MaterialOriginal.MeshesAchados.Contains (MaterialOriginal.Meshes [x])) {

               MaterialOriginal.MeshesAchados.Add (MaterialOriginal.Meshes [x]);

               MaterialOriginal.MeshesMats.Add (new MatsOriginal.Mats());
               MaterialOriginal.MeshesMats [x].Materiais = MaterialOriginal.Meshes [x].materials;

            }}
      }






   



   }

public Material MatPedra;
void TransformarEmPedra(){

     


                                        SkinnedMeshRenderer[] Skins = GetComponentsInChildren<SkinnedMeshRenderer>();
                                        // torna o material de pedra nas Skins
                                        for (int s = 0; s < Skins.Length; s++)
                                        {

                                            Material[] Mats = Skins[s].materials;

                                            for (int m = 0; m < Mats.Length; m++)
                                            {

                                                MateriaisOriginais.Add(Skins[s].materials[m]);

                                                Mats[m] = MagiasDeATK.MatPedra;

                                            }

                                            Skins[s].materials = Mats;

                                        }



                                        MeshRenderer[] Meshs = GetComponentsInChildren<MeshRenderer>();

                                        // Torna pedra todas as meshes

                                        for (int s = 0; s < Meshs.Length; s++)
                                        {

                                            Material[] Mats = Meshs[s].materials;

                                            for (int m = 0; m < Mats.Length; m++)
                                            {

                                                MateriaisOriginais.Add(Skins[s].materials[m]);

                                                Mats[m] = MagiasDeATK.MatPedra;

                                            }

                                            Meshs[s].materials = Mats;

                                        }










}


OnDestoy(){// esta void toca quando o obj é destruido e nesse caso serve para tornar os materiais originais novamente

       

                        SkinnedMeshRenderer[] Skins = GetComponentsInChildren<SkinnedMeshRenderer> ();

         // torna o material de pedra nas Skins
         for (int s = 0; s < Skins.Length; s++) {

         Skins [s].materials = MaterialOriginal.SkinsMats[s].Materiais;
                        
         }



         MeshRenderer[] Meshs = AtingidosMagia [p].gameObject.GetComponentsInChildren<MeshRenderer> ();

         // Torna pedra todas as meshes

         for (int s = 0; s < Meshs.Length; s++) {

         Meshs [s].materials = MaterialOriginal.MeshesMats[s].Materiais;
                        
         }



}

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DÚVIDA Re: Como alterar todos os materiais de um mesh renderer?

Mensagem por Fluttershy28 em Ter Abr 17, 2018 4:18 pm

Consegui, valeu doom, aparentemente o meshRenderer.materials [0] = outromaterial não funciona,
 o meu código ficou assim no final;
Código:
MeshRenderer rend;
public Material materialATrocar;
Material[] materiais;

void Start(){
 materiais = rend.materials;
}

void Update(){
rend.materials = materiais;
 TrocarMateriais();
}

void TrocarMateriais(){
 if(trocarMaterias == true){
  for (int i = 0; i < materiais.Length; i++) {
   materiais [i] = materialATrocar;
    }
  }
}
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DÚVIDA Re: Como alterar todos os materiais de um mesh renderer?

Mensagem por Dom3000 em Ter Abr 17, 2018 7:11 pm

@Fluttershy28 escreveu:Consegui, valeu doom, aparentemente o meshRenderer.materials [0] = outromaterial não funciona,
 o meu código ficou assim no final;
Código:
MeshRenderer rend;
public Material materialATrocar;
Material[] materiais;

void Start(){
 materiais = rend.materials;
}

void Update(){
rend.materials = materiais;
 TrocarMateriais();
}

void TrocarMateriais(){
 if(trocarMaterias == true){
  for (int i = 0; i < materiais.Length; i++) {
 materiais [i] = materialATrocar;
    }
  }
}
dessa maneira vc vai conseguir mudar o material , mas não vai conseguir devolver o material original
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DÚVIDA Re: Como alterar todos os materiais de um mesh renderer?

Mensagem por Fluttershy28 em Ter Abr 17, 2018 7:14 pm

Sim, eu não preciso devolver o material para o que eu quero, basicamente é meu sistema de construção, quando eu terminar esse sistema vou postar mais um vídeo de como o jogo esta ficando , faz um tempo desde a ultima vez
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DÚVIDA Re: Como alterar todos os materiais de um mesh renderer?

Mensagem por Dom3000 em Ter Abr 17, 2018 7:37 pm

então blz, fico ansioso para ver o projeto, quero ver um projeto melhor que o meu, ate agora não achei, nenhum
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DÚVIDA Re: Como alterar todos os materiais de um mesh renderer?

Mensagem por Dom3000 em Ter Abr 17, 2018 7:51 pm

vou postar igual um tutorial aqui no forum sobre isso
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DÚVIDA Re: Como alterar todos os materiais de um mesh renderer?

Mensagem por Dom3000 em Ter Abr 17, 2018 8:02 pm

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DÚVIDA Re: Como alterar todos os materiais de um mesh renderer?

Mensagem por Fluttershy28 em Ter Abr 17, 2018 8:55 pm

Os melhores projetos que já vi aqui no site são o seu e  o do marcos4503
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DÚVIDA Re: Como alterar todos os materiais de um mesh renderer?

Mensagem por Dom3000 em Ter Abr 17, 2018 9:49 pm

não vi os do marcos4503@ pode me mandar algum link 
o que vi no brasil são jogos indie nada perto de profissional, na gringa já vi muitos bem legais como o do Emushit  https://www.youtube.com/channel/UC7T8ybogdDIv0Xncvf09z3w
mas mesmo ele não supera e cara eu achava impossível fazer igual, mas atualmente meu projeto superou o dele ate fiz um Golpe do Dragão que ficou muito foda o shen long se move como no anime mesmo  :P,  mas o cara deve estar trabalhando em algum outro projeto quero ver só o que ele vai fazer, deve que sera incrível;
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DÚVIDA Re: Como alterar todos os materiais de um mesh renderer?

Mensagem por Fluttershy28 em Ter Abr 17, 2018 9:52 pm

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DÚVIDA Re: Como alterar todos os materiais de um mesh renderer?

Mensagem por Dom3000 em Ter Abr 17, 2018 9:55 pm

cara ta ficando bom mesmo;
cara será que meu projeto vende?
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